VALE TUDO

SÃO PAULO (sabíamos disso?) – Imagine um campeonato que reúna carros de F-1, GP2, F-3000, Indy, World Series, Champcar e F-Nippon. Tudo junto, mas com classificações separadas para três classes distintas, correndo em pistas como Imola, Nürburgring, Zandvoort, Dijon, Hockenheim, Spa, Monza, Nogaro e Zeltweg (hoje Red Bull Ring).

Demais, não? Pois existe.

Chama-se BOSS GP (Big Open Single Seaters) e tem feito muito barulho, com grids de respeito (ano passado, foram 37 pilotos que participaram de ao menos uma corrida), geralmente fazendo preliminares de outras categorias.

Os carros pertencem a pilotos-colecionadores e andam tanto quanto andavam quando disputavam campeonatos com os melhores pilotos do mundo. Tem muitos vídeos no YouTube que merecem ser vistos e, principalmente, ouvidos — ronco de motor de verdade, não esse zumbido chato dos V8 de hoje na F-1.

Quem descobriu a BOSS GP para nosotros foi meu amigo Rogério Gonçalves, colecionador de F-1 antigos com residência em Mônaco e Xerém.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Snowmeow
Snowmeow
11 anos atrás

Em 2010 eu já tinha postado sobre Abba kogan, um brasileiro (nascido em Macau) que corria com um Tyrrel-Yamaha na BOSS GP.
http://blogpossante.blogspot.com.br/2010/12/brasileiros-que-voce-nao-conhece-abba.html

Também tenho no meu blog outros exemplos de “Vale Tudo” com monopostos:
Fórmula Libre Irlandesa
http://blogpossante.blogspot.com.br/2009/10/la-fora-formula-libre-irlandesa.html

Interserie (Alemanha)
http://blogpossante.blogspot.com.br/2009/09/interserie-formula-mistureba.html

E a nossa Fórmula Premium, direto do Paraná (Não é “big”, mas é um começo)
http://blogpossante.blogspot.com.br/2013/03/renascimento-das-formulas-no-brasil.html

carloviche
carloviche
11 anos atrás

bem legal a categoria…. mas guardadas as devidas proporções,o publico de lá é igual ao nosso regional… tirando uma pequena parte do “estádio”, publico zero nas arquibancadas!!!

Eduardo Casola Filho
11 anos atrás

Tem até um piloto chamado de Luke Skywalker! Por que ele não equipou o carro dele com o R2?

Flavio
Flavio
11 anos atrás

Xará, fui na etapa de Monza ano passado:

http://www.youtube.com/watch?v=DNCjPL1fufM
http://www.youtube.com/watch?v=p80nwf2l-dQ

Achei interessante pela variedade de carros. Tinha até um Indy de noventa e poucos com motor Alfa Romeo do Roberto Guerreiro. O único porém é que os pilotos são “gentlemen” drivers, logo a disputa não é tão acirrada.

Wallace
Wallace
11 anos atrás

A F1 bem que podia fazer uma corrida no sábado com os modelos antigos todos juntos, com certeza ia dar ibope.

Gustavo R.
Gustavo R.
11 anos atrás

Flávio, sem querer descobri à venda a Ferrari do Massa que venceu o GP Brasil de 2006!!! Veja o link: http://www.classicandsportscar.com/classiccarsforsale/ferrari-f1-f248/51274
Vamos fazer uma vaquinha??? rsrsrs E a gente bota pra correr nesse Boss GP…

John McClane
John McClane
11 anos atrás

A única coisa ruim desse vídeo é ver como esse imbecil chamado Hermann Tilke trucidou Hockenheim.

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Avisa o Barrichello!!

Gerson
Gerson
Reply to  Gerson
11 anos atrás

…Antes que o Schumacher apareça por lá!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Leon
Leon
11 anos atrás

Muito legal, tem até o site com mais informações dos pilotos e qual carro está utilizando.
http://www.bossgp.com/drivers/2012

Ray Charles
Ray Charles
11 anos atrás

O carro que venceu por um acaso era um McLaren do tempo de Raikkonen/Montoya (~2005), com a pintura alterada? Tinha mais algum F-1 com pintura alterada? Só reconheci a Arrows (2002 provavelmente), a Jordan (1991) e a Dallara (1991 provavelmente), de pinturas originais.

Quem liderou mais voltas seria um GP2 (preto)? De quem teria sido esse carro?

Deu pra ver que tinha 1 ou 2 Indy/Champ cars, mas não reconheci as pinturas. Não me lembro de carro da Indy patrocinado pela cerveja Labatt’s, quem seria?

Como é linda a Jordan 191, pelamor!

John McClane
John McClane
Reply to  Ray Charles
11 anos atrás

Tinha carro patrocinado pela Labatt´s sempre que a corrida era em Toronto ou Vancouver, porque a marca é canadense. A Jordan 191 eu tenho a miniatura também, montadinha hehehehe

paulo
paulo
Reply to  Ray Charles
11 anos atrás

O carro que venceu é um Jaguar 2005.

Raphael
Raphael
11 anos atrás

Tem as informações dos carros e pilotos aqui:

http://www.bossgp.com/drivers/2012

Roberto Fróes
Roberto Fróes
11 anos atrás

Pena que sejam só os carros (antigos).
Teria que ser na pista antiga também, não só no stadium. A floresta e suas grandes retas continuam lá…

Raphael
Raphael
11 anos atrás

Muito bacana esta categoria. poderiam vir correr aqui em Interlagos para nós apreciarmos esta bela orquestra. Mas Flávio, aos 1:48, do vídeo, tive uma leve impressão de ter visto o Gerd tentando se disfarçar usando o #269 ao lado da ambulância. Você notou?

Aliandro Miranda
11 anos atrás

Se eu fosse colecionador até poderia diputar estas corridas.

Mas morrendo de medo de bater um carro desses!

Cristiano
Cristiano
11 anos atrás

Credo! Fico imaginado a bagunça que deve ser isto.

John McClane
John McClane
11 anos atrás

Vai parecer a coisa mais óbvia para alguns, mas dei um google e me chamou a atenção como há oferta e procura por carros de competição antigos. Sempre achei que esses carros iriam para um museu ou para a fábrica do time, ou para a casa do piloto – até porque as equipes faziam 4 ou 5 modelos para o ano, na F-1. Pelo menos era assim, acho.

Tinha uma Eurobrun 88/89 à venda…

http://www.classiccarsforsale.co.uk/classic-car-page/136318/eurobrun-189/

Diego Ximenes
Diego Ximenes
11 anos atrás
Snowmeow
Snowmeow
Reply to  Diego Ximenes
11 anos atrás

149 mil euros?!? Tá barato pra caramba!!! O_O”

Zeno
Zeno
11 anos atrás

que som!!!

luiz caco
luiz caco
11 anos atrás

Muito legal . Acho q é tudo q tio Bernie não queria. Mais vamos a alguns detalhes.
Na década de 70, mais precisamente em 1972. foi transmitida uma prova, se não me
engano pela tv tupi direto de Brands Hatc em que era composta por carros de diversas
categorias aos mesmo tempo. Havia f1, f2, f5000, protótipos todos juntos. As informações
não chegavam como hoje, por isso conto apenas com minha memoria. O vencedor,
Emerson com a Lotus 72d patrocinada pela JPS.
Tentaram fazer uma prova de F1 clássicos em interlagos a dois anos atras, mais com
preços dos ingressos muito caro. Outra coisa q notei, foram as arquibancadas também
vazias o q prova q não é só aqui q o automobilismo verdadeiro está perdendo adeptos.
Mais também vi ( 1.49 ) o irmão mais novo do Meianov pronto para entra na briga juntos com alguns protótipos.

Sanzio
Reply to  luiz caco
11 anos atrás

talvez eles só tivessem aberto o setor que está atrás do primo do Meianov. Lá estava lotado!

marcos
marcos
Reply to  luiz caco
11 anos atrás

É fato. E os carros não eram de coleção e nem com pilotos aposentados, era prá valer mesmo, se não me engano era um festival de final de temporada. O Emerson havia comentado que os F5000 aceleravam demais nas retas, davam pau no F1!

John McClane
John McClane
Reply to  luiz caco
11 anos atrás

Teve a F-Aurora, não?

Snowmeow
Snowmeow
Reply to  John McClane
11 anos atrás

A Aurora AFX F1 Championship, também conhecida como British F1 Championship, era um campeonato reservado aos ingleses, com chassis de temporadas passdas, e participação de carros de F-2 pra encher linguiça.
Foi na “F-Aurora” que os Fittipaldi (os carros, não os pilotos!) tiveram suas únicas duas vitórias, nas mãos de pilotos ingleses.

pedro ar reflexivo
pedro ar reflexivo
Reply to  luiz caco
11 anos atrás

Esta prova acontecia uma vez por ano e acredito que se chamava corrida dos campeóes, a mistura eclética era o maior charme e lembro bem das balas imagens dos carros de diversas categorias correndo juntos a “VERA” , o rato é que deve ter as melhores lembranças e histórias para contar…

mm
mm
11 anos atrás

Na mesma volta uma deliciosa variade de “tenores”.
Enquanto uns preservam outros no ficam no vale tudo – vale um quilo de sucata de mini challenge.

Steve Wonder
Steve Wonder
11 anos atrás

tem um cara correndo com um Lola Indy de 1989 e outro com um Reynard f3000 de 91!! muito legal, quando eu for milionário vou comprar um desses : http://www.racecarsforsale.com/single-seat-race-cars/benetton-benetton-1995-b195-chassis-no-02.html pra correr por lá

Ray Charles
Ray Charles
Reply to  Steve Wonder
11 anos atrás

Sacanagem, enfiaram um Judd nele!

John McClane
John McClane
Reply to  Ray Charles
11 anos atrás

Eles fazem isso. Afinal, o motor é o que mais vale.

John McClane
John McClane
11 anos atrás

O cara que compra um bólido desses deve se ver no seguinte dilema: ou bota o carro na “conserva” e fica com as mãos coçando, ou pega o bicho e vai pra pista, talvez se cagando de medo de bater, de algo quebrar. Não o motor, porque algum mecânico das antigas deve fazer. Mas, por ex., deve ser meio problemático quando quebra um bico, como aconteceu com a Dallara. Ou não tem dilema nenhum, vai lá, acelera e é feliz. Tomara que seja assim.
Invejinha, mas daquela saudável. Eu, se pudesse, compraria a Ligier JS27, de 1986 ou então o Lola/Chevy-89 do Al Unser Jr pra correr lá. Vocês comprariam qual?

Steve Wonder
Steve Wonder
Reply to  John McClane
11 anos atrás

tem esse Penske que o Fittipaldi em 89, só $100,000.00 obamas, corre que tá na promoção.
http://www.race-cars.com/carsales/march/1299871385/1299871385ss.htm

John McClane
John McClane
Reply to  Steve Wonder
11 anos atrás

A vontade eu tenho, só não tenho as obamas rsrs. Uma pechincha, é o carro campeão de 1989. Topa fazer uma vaca, aí a gente racha a propriedade? Aliás, uma pergunta: se eu compro um desses, que impostos (além dos de importação) terei de pagar?

John McClane
John McClane
Reply to  Steve Wonder
11 anos atrás
Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  John McClane
11 anos atrás

Me pergunto onde os caras encontram pneus de antigamente…

John McClane
John McClane
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

Eles botam uns Avon genéricos. Também é muito comum, eu estava vendo, eles tirarem o motor original. Então, não se espante se você vir um Benetton B196 com motor Judd 4.0, e não o Renault.

Julio Cezar Kronbauer
11 anos atrás
John McClane
John McClane
11 anos atrás
charles
charles
11 anos atrás

Copiando o título de uns posts abaixo ” GENTE QUE SABE VIVER”.

Alisson
Alisson
11 anos atrás

Belo achado ! Fantástico!