WILLIAMS FW35
SÃO PAULO (ah as águas…) – Hoje de manhã a Williams apresentou em Barcelona o FW35. Quando vi essa imagem aí em cima, achei que tinham cortado o bico sem querer. Depois, nas outras fotos, percebi que é o suporte da asa dianteira que foi levado até o limite extremo, como diz o outro. Na hora, pensei: “Isso aí é para otimizar a passagem do ar”. Batata. Logo depois, minha tese foi confirmada pelas declarações dos engenheiros nas entrevistas coletivas.
Sim, eu sei que tem o S do Senna nesses suportes das asas dianteiras. Não, não é novidade. Sim, foi colocado depois que ele morreu. Não, nunca mais tiraram. Sim, já recebi dezenas de e-mails de pessoas histéricas com a “novidade”. Não, não me importo de receber esses e-mails. Sim, todos os anos alguém “descobre” esse S do Senna nos carros da Williams e pergunta por e-mail se eu já tinha visto. Não, não respondo nenhum.
Ainda espero o dia em que os engenheiros terão a idéia de utilizar essa área sob o bico como entrada de ar ( tipo um F-16 ou um Rafalle ) para os radiadores e assim reduzirão os sidepods…”otimizando o fluxo de ar” na parte lateral do carro na direção dos difusores hehehehe…
Como ficou bonito este carro da Williams…
Achei medonho.
Reparei no patrocínio da Experian. Essa empresa no Brasil é a atual proprietária do Serasa, onde boa parte dos brasileiros ( eu inclusive ) já teve ou tem a “honra” de ver o nome registrado em seu banco de dados. Lembrei-me de uma promoção feita pela Honda, cuja carenagem ostentava fotos enviadas por fãs do mundo inteiro. Embora hoje em dia eu não tenha mais problemas de restrição de crédito, me preocupei com o fato de a Williams adotar uma promoção parecida com alguns nomes de negativados.
A SERASA tá patrocinando a Willians? hahahahahah
http://www.serasaexperian.com.br/
Boa tarde Flávio,
você viu que a McLaren fez um site tributo para o Senna. segue link se achar interessante divulgar http://senna.mclaren.com/#/intro
Parabéns pelo site e principalmente pelas críticas, em um país como nosso é satisfatório saber que ainda contamos com jornalistas de ética
abs
Achei lindo o carro! Agora francamente, não entendo nada esse monte de aletas nas asas dianteiras, ô coisa complicada!!! Pra mim as asas dianteiras estão ficando muito feias, mas isto visualmente, aerodinamicamente deve funcionar..
Li que este carro tem o sistema de escapamento fora do regulamento e a Caterham idem
Usaram o sistema de escape com efeito coanda ( eita nome feio da porra) e a já foram informados da irregularidade
coanda acrônimo Caga Olha e Anda. kkk
A traseira foi claramente inspirada no Fusca, carro com excelente tração. Mas, para garantir, ainda deram uma esticadinha nas bandejas para trás, inspirados nas motos de subida de montanha. Pelo visto estão bastante focados na tração este ano!
Gostei, ficou super agressivo!
tb achei que tinham cortado o bico…., alias vc já percebeu que colocaram um “S” do Senna no bico?
Olha, vou ser bem honesto sobre o S do Senna ali: eu descobri sua existencia em 1999, quando ainda era colocado na parte interna dos “dentes de tubarao”.
De resto, fiquei intrigado com esse bico e com a caixa do motor, que está em forma de gota, mais ou menos oq a McLaren fez com seus radiadores 2 anos atras. De resto, soa simples.
Flávio, se você achou os macacões da Ferrari feios, nem queira ver os da Williams.
Pintura linda gostei da cor laranja do patrocinador
Esse bico grandão aí me lembrou da Williams de 2002 (acho), chamada à época de “Batmóvel”. E essa traseira ficou tosca. Em “alegorias e adereços”, nota 2. O que interessa é tirar 10 em “evolução” e “harmonia”…
Foi o que me veio a mente também quando vi a foto, na verdade o modelo “batmovél” é de 2004. Curiosamente, perece que a asa dianteira é da Williams sempre é fixado mais a frente no bico que os demais.
Espero que tenha desempenho parecido com a de 2004.
idem , iniciei um comentario ontem å noite falando disso mas caindo de sono decidi fechar o book e ir pra cama; a única diferença é que denominei bico ‘prestobarba’ – que me lembre foi tal fracasso de resultados que o aerodinamicista foi demitido logo após descartarem o uso do bico.
uma coisa interessante do logo do Instituto Ayrton Senna é que seu desenho foi tirado do S que havia na pista do Estoril, pouco antes da reta principal – o circuito foi reformado, não sei se há mais esse trecho da pista como era então.
Esse suporte da asa dianteira está do mesmo jeito que o atual carro da Ferrari, podem olhar nas fotos.
Será que a Williams está devendo tanto na praça que fez um acordo com o Serasa para exibir a marca Experian?
Mas, agora falando sério Flavio, CÊ VIU QUE TEM O S DO SENNA NO SUPORTE DA ASA DIANTEIRA??? Desculpe, não resisti, he he he!
O s do senna , esta desde quando ele morreu,
É curioso como os F-1 em geral estão cada vez com menos patrocínios em suas “latarias”…
Só posso dizer pelo texto… “uhauhauhauhauhauhauha”
Olhando de lado a frente do carro, parece o Mustang GT 500 ” Eleonora “.
Me chamou a atencao o patrocinio da Experian, um Bureau de Credito aqui no Reino Unido. A Williams eh pioneira nesse aspecto – nao bastando o patrocinio da Randstad, uma agencia de empregos, agora o de um Bureau de Credito. Acho boa ideia, abre novas oportunidades para a F1 em termos de patrocinio.
Falta só o patrocínio do Primeiramão agora.
E o modelo de escape já está sendo visto pela FIA. Esse tipo de inovação já tinha sido comentada em Janeiro, no possível modelo de escape GOTA COANDA, que poderia aparecer nos novos modelos desta temporada……..
http://www.designerbira.blogspot.com.br
desses novos carros fiquei bolado com 2 coisas
1° como é pequeno o compartimento do motor/cambio da willians, tem uma ilusão de ótica na tampa do motor, se liga.
2° como o carro da sauber é estreito, a entrada de ar é uns bons centímetros menor q dos outros carros (menos arrasto)
de resto achei a ferrari linda
A Williams fornecia caixas de câmbio para a HRT. E agora é patrocinada pela Experian. Será que o tio Frank descobriu que os espanhóis estavam com nome sujo no Serasa? Hehehe.
A Williams anda tão mal das pernas que teve que anunciar a Serasa Experian na asa dianteira do bólido, na esperança de sensibilizar os credores a não meter a equipe no “cadastro de inadimplentes com a vitória”. Querem evitar que se suje o honrado nome de Sir Frank.
E agora a questão mais importante: Isso corre?
Matam o piloto, numa lambança digna de um mau encanador e depois ficam homenageando o finado, ano a ano.
Ridículo.
É a consciência pesada…
Flavio, meu email sobreo “S” vc respondeu….ja faz uns 5 anos , acho que ainda nao estava tao saturado dessa corrente kkkk
E você viu que, em baixo da Câmera, ali no meio do carro, tem um “E”, de Eduardo?
Gostei da singela homenagem!
Valeu Williams!
Imagino a conta dos spoilers quebrados pelo Maldonado no final do ano.
A asa dianteira é normalzinha. A impressão que se tem é que ela vai adiante do bico ??….Errado…é sómente um problema de perspectiva. Note a asa trazeira onde se vê em primeiro plano o lado supostamente avançado e ao fundo o outro lado, supostamente menos avançado. Vejam na foto de frente…o bico vem antes da asa.
Cria-se a ilusão de que o bico é super curto…
FG, alguém já mandou email dizendo que a Willians devia tirar o S de Senna uma vez que chutaram o Bruno de lá, o que é uma falta de respeito com o eterno Ayrton Senna Cheio-de-Viuvas-Frenéticas da Silva…
hehehe
Podiam colocar um parachoque de Fusca nessa asa “avançada”, em homenagem ao Maldonado.
e tem patrocínio “quase” brasileiro aí. Experian, que tem no Brasil uma de seus maiores negócios: a Serasa.
Será que eles colocaram o nome do Bruno Senna na lista da Serasa, e por isso ele caiu fora?
HAHAHAHAHAAHAHAHA…desculpa…hoje foi um dia meio enfadonho…e teu texto e essa foto aqui, salvaram…tanks
Quantas asas dianteiras de reserva será que vão levar para o Maldonado?
A novidade é que colaram por fora…
Flavio,
Você viu que tem o S do Senna no suporte das asas dianteiras?
Brincadeirinha.
Em alguns anos o “S” ficou no suporte da asa, em outros no meio da asa, mas sempre esteve lá, para que chegue sempre na frente, como foi dito na época.
Na frente de quem?
O logo de Senna está mais evidente este ano. E o carro dá impressão que foi capado…
Está mais evidente porque a consciência doeu em dobro: mataram o tio e agora despediram o sobrinho.
Patrocínio do Serasa Experian?
Para mim, lembra demais a frente de um Mustang. Bem agressivo.
O aerofólio, além de otimizar a passagem do ar, servirá para fatiar pneus dos carros à frente. E repare que tem diversas graduações, para que Maldanado escolha a espessura da fatia….Fala sério, é feio pra cascalho!
Williams patrocinada pela Serasa. Não devem contratar pilotos com cheques devolvidos na praça.
Os degraus no bico dos carros ano passado eram por causa de uma nova regra que limitava a altura do bico, não? O que me causa estranheza é que tanto a Williams quanto a Ferrari parecem ter bicos bem altos, em comparação com a concorrência – alguns até mantiveram os degraus, ou usaram a capa protetora de feiúra aprovada pela FIA.
Certamente esses dois carros conseguiram otimizar a passagem do ar.
Faltou explicar o FW35.
Suspeito que seja Frank Williams alguma coisa com 35.
Lindo carro. Um dos +++ da temporada 2013.
Depois, esses mesmos “descobridores” do “S” do Senna dizem que entendem tudo de F1 e ainda brigam com quem os contrariam.
Eu sei desse “S” do Senna desde que colocaram, e também sempre estou aqui brigando porque eu entendo de F1. ;)
Putz, tem o “S” no bico!
e percebam que nao existe carenagem nenhuma sobre o eixo da roda traseira..claramente uma tentativa de otimizar o fluxo de ar….
O último parágrafo foi demais. kkkkkkkkkk
“Cortaram o bico fora!”, exclamou o estudante que aqui comenta