WILLIAMS FW35

fw35ladoSÃO PAULO (ah as águas…) – Hoje de manhã a Williams apresentou em Barcelona o FW35.  Quando vi essa imagem aí em cima, achei que tinham cortado o bico sem querer. Depois, nas outras fotos, percebi que é o suporte da asa dianteira que foi levado até o limite extremo, como diz o outro. Na hora, pensei: “Isso aí é para otimizar a passagem do ar”. Batata. Logo depois, minha tese foi confirmada pelas declarações dos engenheiros nas entrevistas coletivas.

Sim, eu sei que tem o S do Senna nesses suportes das asas dianteiras. Não, não é novidade. Sim, foi colocado depois que ele morreu. Não, nunca mais tiraram. Sim, já recebi dezenas de e-mails de pessoas histéricas com a “novidade”. Não, não me importo de receber esses e-mails. Sim, todos os anos alguém “descobre” esse S do Senna nos carros da Williams e pergunta por e-mail se eu já tinha visto. Não, não respondo nenhum.

fw35frente

Subscribe
Notify of
guest

103 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Apache
Rafael Apache
11 anos atrás

Ainda espero o dia em que os engenheiros terão a idéia de utilizar essa área sob o bico como entrada de ar ( tipo um F-16 ou um Rafalle ) para os radiadores e assim reduzirão os sidepods…”otimizando o fluxo de ar” na parte lateral do carro na direção dos difusores hehehehe…

Armando Junior
11 anos atrás

Como ficou bonito este carro da Williams…

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Armando Junior
11 anos atrás

Achei medonho.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

Reparei no patrocínio da Experian. Essa empresa no Brasil é a atual proprietária do Serasa, onde boa parte dos brasileiros ( eu inclusive ) já teve ou tem a “honra” de ver o nome registrado em seu banco de dados. Lembrei-me de uma promoção feita pela Honda, cuja carenagem ostentava fotos enviadas por fãs do mundo inteiro. Embora hoje em dia eu não tenha mais problemas de restrição de crédito, me preocupei com o fato de a Williams adotar uma promoção parecida com alguns nomes de negativados.

Pedro Santos
Pedro Santos
11 anos atrás

A SERASA tá patrocinando a Willians? hahahahahah

http://www.serasaexperian.com.br/

Gabriel Maluf
Gabriel Maluf
11 anos atrás

Boa tarde Flávio,

você viu que a McLaren fez um site tributo para o Senna. segue link se achar interessante divulgar http://senna.mclaren.com/#/intro

Parabéns pelo site e principalmente pelas críticas, em um país como nosso é satisfatório saber que ainda contamos com jornalistas de ética

abs

Sebastiao
Sebastiao
11 anos atrás

Achei lindo o carro! Agora francamente, não entendo nada esse monte de aletas nas asas dianteiras, ô coisa complicada!!! Pra mim as asas dianteiras estão ficando muito feias, mas isto visualmente, aerodinamicamente deve funcionar..

Claudio Aun
Claudio Aun
11 anos atrás

Li que este carro tem o sistema de escapamento fora do regulamento e a Caterham idem
Usaram o sistema de escape com efeito coanda ( eita nome feio da porra) e a já foram informados da irregularidade

Armando Junior
Reply to  Claudio Aun
11 anos atrás

coanda acrônimo Caga Olha e Anda. kkk

Lucas Martin
Lucas Martin
11 anos atrás

A traseira foi claramente inspirada no Fusca, carro com excelente tração. Mas, para garantir, ainda deram uma esticadinha nas bandejas para trás, inspirados nas motos de subida de montanha. Pelo visto estão bastante focados na tração este ano!

Gus
Gus
11 anos atrás

Gostei, ficou super agressivo!

Zeno
Zeno
11 anos atrás

tb achei que tinham cortado o bico…., alias vc já percebeu que colocaram um “S” do Senna no bico?

Ricardo Arcuri
11 anos atrás

Olha, vou ser bem honesto sobre o S do Senna ali: eu descobri sua existencia em 1999, quando ainda era colocado na parte interna dos “dentes de tubarao”.

De resto, fiquei intrigado com esse bico e com a caixa do motor, que está em forma de gota, mais ou menos oq a McLaren fez com seus radiadores 2 anos atras. De resto, soa simples.

Maxwell barbosa Medeiros
Maxwell barbosa Medeiros
11 anos atrás

Flávio, se você achou os macacões da Ferrari feios, nem queira ver os da Williams.

Luís
Luís
11 anos atrás

Pintura linda gostei da cor laranja do patrocinador

Fanfarrão
Fanfarrão
11 anos atrás

Esse bico grandão aí me lembrou da Williams de 2002 (acho), chamada à época de “Batmóvel”. E essa traseira ficou tosca. Em “alegorias e adereços”, nota 2. O que interessa é tirar 10 em “evolução” e “harmonia”…

Leandro Duarte
Leandro Duarte
Reply to  Fanfarrão
11 anos atrás

Foi o que me veio a mente também quando vi a foto, na verdade o modelo “batmovél” é de 2004. Curiosamente, perece que a asa dianteira é da Williams sempre é fixado mais a frente no bico que os demais.

Espero que tenha desempenho parecido com a de 2004.

borduna
borduna
Reply to  Leandro Duarte
11 anos atrás

idem , iniciei um comentario ontem å noite falando disso mas caindo de sono decidi fechar o book e ir pra cama; a única diferença é que denominei bico ‘prestobarba’ – que me lembre foi tal fracasso de resultados que o aerodinamicista foi demitido logo após descartarem o uso do bico.

uma coisa interessante do logo do Instituto Ayrton Senna é que seu desenho foi tirado do S que havia na pista do Estoril, pouco antes da reta principal – o circuito foi reformado, não sei se há mais esse trecho da pista como era então.

Luis
Luis
Reply to  Fanfarrão
11 anos atrás

Esse suporte da asa dianteira está do mesmo jeito que o atual carro da Ferrari, podem olhar nas fotos.

Fanfarrão
Fanfarrão
11 anos atrás

Será que a Williams está devendo tanto na praça que fez um acordo com o Serasa para exibir a marca Experian?

Mas, agora falando sério Flavio, CÊ VIU QUE TEM O S DO SENNA NO SUPORTE DA ASA DIANTEIRA??? Desculpe, não resisti, he he he!

marcos quarties
marcos quarties
Reply to  Fanfarrão
11 anos atrás

O s do senna , esta desde quando ele morreu,

Alex
Alex
11 anos atrás

É curioso como os F-1 em geral estão cada vez com menos patrocínios em suas “latarias”…

Huller Moreno
Huller Moreno
11 anos atrás

Só posso dizer pelo texto… “uhauhauhauhauhauhauha”

sérgio castro
sérgio castro
11 anos atrás

Olhando de lado a frente do carro, parece o Mustang GT 500 ” Eleonora “.

Antonio
Antonio
11 anos atrás

Me chamou a atencao o patrocinio da Experian, um Bureau de Credito aqui no Reino Unido. A Williams eh pioneira nesse aspecto – nao bastando o patrocinio da Randstad, uma agencia de empregos, agora o de um Bureau de Credito. Acho boa ideia, abre novas oportunidades para a F1 em termos de patrocinio.

Luis
Luis
Reply to  Antonio
11 anos atrás

Falta só o patrocínio do Primeiramão agora.

Bira
11 anos atrás

E o modelo de escape já está sendo visto pela FIA. Esse tipo de inovação já tinha sido comentada em Janeiro, no possível modelo de escape GOTA COANDA, que poderia aparecer nos novos modelos desta temporada……..

http://www.designerbira.blogspot.com.br

hendrix
hendrix
11 anos atrás

desses novos carros fiquei bolado com 2 coisas

1° como é pequeno o compartimento do motor/cambio da willians, tem uma ilusão de ótica na tampa do motor, se liga.

2° como o carro da sauber é estreito, a entrada de ar é uns bons centímetros menor q dos outros carros (menos arrasto)

de resto achei a ferrari linda

Diogo
Diogo
11 anos atrás

A Williams fornecia caixas de câmbio para a HRT. E agora é patrocinada pela Experian. Será que o tio Frank descobriu que os espanhóis estavam com nome sujo no Serasa? Hehehe.

Leonardo Lago
Leonardo Lago
11 anos atrás

A Williams anda tão mal das pernas que teve que anunciar a Serasa Experian na asa dianteira do bólido, na esperança de sensibilizar os credores a não meter a equipe no “cadastro de inadimplentes com a vitória”. Querem evitar que se suje o honrado nome de Sir Frank.

Thiago Barbosa
Thiago Barbosa
11 anos atrás

E agora a questão mais importante: Isso corre?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
11 anos atrás

Matam o piloto, numa lambança digna de um mau encanador e depois ficam homenageando o finado, ano a ano.

Ridículo.

Roberto Moreira
Roberto Moreira
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

É a consciência pesada…

Marcelo Carvalho
Marcelo Carvalho
11 anos atrás

Flavio, meu email sobreo “S” vc respondeu….ja faz uns 5 anos , acho que ainda nao estava tao saturado dessa corrente kkkk

Êduardo
Êduardo
11 anos atrás

E você viu que, em baixo da Câmera, ali no meio do carro, tem um “E”, de Eduardo?
Gostei da singela homenagem!

Valeu Williams!

Emerson Fernando
11 anos atrás

Imagino a conta dos spoilers quebrados pelo Maldonado no final do ano.

chambel
chambel
11 anos atrás

A asa dianteira é normalzinha. A impressão que se tem é que ela vai adiante do bico ??….Errado…é sómente um problema de perspectiva. Note a asa trazeira onde se vê em primeiro plano o lado supostamente avançado e ao fundo o outro lado, supostamente menos avançado. Vejam na foto de frente…o bico vem antes da asa.

Roberto Moreira
Roberto Moreira
Reply to  chambel
11 anos atrás

Cria-se a ilusão de que o bico é super curto…

Gabriel
Gabriel
11 anos atrás

FG, alguém já mandou email dizendo que a Willians devia tirar o S de Senna uma vez que chutaram o Bruno de lá, o que é uma falta de respeito com o eterno Ayrton Senna Cheio-de-Viuvas-Frenéticas da Silva…

Pedro Araújo
Pedro Araújo
11 anos atrás

hehehe

Yuri Nehy
Yuri Nehy
11 anos atrás

Podiam colocar um parachoque de Fusca nessa asa “avançada”, em homenagem ao Maldonado.

Marcio Vieira
Marcio Vieira
11 anos atrás

e tem patrocínio “quase” brasileiro aí. Experian, que tem no Brasil uma de seus maiores negócios: a Serasa.

Será que eles colocaram o nome do Bruno Senna na lista da Serasa, e por isso ele caiu fora?

Julius Ckvalheiyro
11 anos atrás

HAHAHAHAHAAHAHAHA…desculpa…hoje foi um dia meio enfadonho…e teu texto e essa foto aqui, salvaram…tanks

comment image

Luiz Guimarães
Luiz Guimarães
11 anos atrás

Quantas asas dianteiras de reserva será que vão levar para o Maldonado?

André Micheloto
André Micheloto
11 anos atrás

A novidade é que colaram por fora…

Moacyr Lopes
Moacyr Lopes
11 anos atrás

Flavio,

Você viu que tem o S do Senna no suporte das asas dianteiras?

Brincadeirinha.

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
11 anos atrás

Em alguns anos o “S” ficou no suporte da asa, em outros no meio da asa, mas sempre esteve lá, para que chegue sempre na frente, como foi dito na época.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Ricardo Sarmento
11 anos atrás

Na frente de quem?

Jose Brabham
Jose Brabham
11 anos atrás

O logo de Senna está mais evidente este ano. E o carro dá impressão que foi capado…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Jose Brabham
11 anos atrás

Está mais evidente porque a consciência doeu em dobro: mataram o tio e agora despediram o sobrinho.

Rogério
Rogério
11 anos atrás

Patrocínio do Serasa Experian?

Leonidas G. filho
Leonidas G. filho
11 anos atrás

Para mim, lembra demais a frente de um Mustang. Bem agressivo.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
11 anos atrás

O aerofólio, além de otimizar a passagem do ar, servirá para fatiar pneus dos carros à frente. E repare que tem diversas graduações, para que Maldanado escolha a espessura da fatia….Fala sério, é feio pra cascalho!

Rafael
Rafael
11 anos atrás

Williams patrocinada pela Serasa. Não devem contratar pilotos com cheques devolvidos na praça.

EduardoRS
EduardoRS
11 anos atrás

Os degraus no bico dos carros ano passado eram por causa de uma nova regra que limitava a altura do bico, não? O que me causa estranheza é que tanto a Williams quanto a Ferrari parecem ter bicos bem altos, em comparação com a concorrência – alguns até mantiveram os degraus, ou usaram a capa protetora de feiúra aprovada pela FIA.

Certamente esses dois carros conseguiram otimizar a passagem do ar.

Luciano Marino
11 anos atrás

Faltou explicar o FW35.

Suspeito que seja Frank Williams alguma coisa com 35.

Luis
Luis
11 anos atrás

Lindo carro. Um dos +++ da temporada 2013.

charles
charles
11 anos atrás

Depois, esses mesmos “descobridores” do “S” do Senna dizem que entendem tudo de F1 e ainda brigam com quem os contrariam.

Renato Rolim
Renato Rolim
Reply to  charles
11 anos atrás

Eu sei desse “S” do Senna desde que colocaram, e também sempre estou aqui brigando porque eu entendo de F1. ;)

Wladimir
Wladimir
Reply to  Renato Rolim
11 anos atrás

Putz, tem o “S” no bico!

Paulo Z.
Paulo Z.
11 anos atrás

e percebam que nao existe carenagem nenhuma sobre o eixo da roda traseira..claramente uma tentativa de otimizar o fluxo de ar….

Alexandre
Alexandre
11 anos atrás

O último parágrafo foi demais. kkkkkkkkkk

Eugenio Bastos
Eugenio Bastos
11 anos atrás

“Cortaram o bico fora!”, exclamou o estudante que aqui comenta