DICA DO DIA
SÃO PAULO (eu queria um desses) – O Luís Augusto Malta mandou isso aqui na semana passada. Eu não sabia que no final dos anos 50 os malucos da SAAB juntaram dois motores de 3 cilindros dois tempos (o mesmíssimo DKW que todos conhecemos) para fazer um 6 cilindros em linha, transversal! E enfiaram num 93, um dos carros de rali mais espetaculares jamais criados desde o Big Bang.
Ele está aqui, nestas fotos. Uma coisa linda. O apelido dele, adequadamente, era “Monstro”. Nâo sei se funcionou bem.
Eu lembro que a Auto Union, nos anos 60, chegou a desenvolver um motor dois tempos de 6 cilindros, também, só que em V. Já vi esse motor, inclusive, na Alemanha. Mas quando a VW comprou a empresa, descontinuou os dois tempos. Uma pena.
Olhando desse ângulo… Hum! Lembra um gordini vitaminado… Ou alucinado mais propriamente dito…
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
:-)
FG: para sua lembrança em 25/fev/2009
3+3=6+6
http://flaviogomes.warmup.com.br/2009/02/3366/
“…acoplaram-nos a uma espécie de diferencial e usaram uma caixa de câmbio longitudinal, na posição normal.”
Vendo agora o desenho esquemático confirmei o que achava que tinha visto no Museu da Saab.
Flavio preciso procurar mas já ví um video de DKW 6 cilindros que não é esse da foto se achar te envio
ABÇ
claudio aun
Legal. Tem até uma foto do Schumacher junto ao(s) motor(es)…
Deve beber mais que eu…
Realmente dá gosto de ver esse Monster. Parece que ficou no museu de Trollhättan junto com outros ícones da marca. Alguns números interessantes: o bicho gerava 138 cv líquidos (bhp) e atingiu 198 km/h, valor que não pode ser oficializado porque faltaram alguns critério para homologação da FIA. A relação peso-potência era de 7,7 kg por cv. O calcanhar da Aquiles foi a caixa de marchas que não aguentou tamanho upgrade de potência e torque e acabou quebrando. O projeto foi conduzido por Rolf Meddle com apoio da fábrica.
Nossa, imagina esse V6 2T nas mãos do mago Jorge Lettry…
Flávio, não tem nada a ver com SAAB, mas olha só o que os caras fizeram na Alemanha, utilizando a carroceria de um Goggomobil: colocaram um motor russo radial VEDENEYEV MP14P de 9 cilindros, 360 HP, 10 lts (usado no avião de acrobacias Sukhoi SU-29):
http://www.streetfire.net/video/goggomobil-10liter-radialengine-360hp-9cylinder_691751.htm
abraços Luis
Flávio,
V. poderia divulgar a estória do e os detalhes do motor DKW Iwers de 4 cilindros ?
Eu já vi um seis cilindros em linha DKW aqui no Rio Grande do Sul, lindo de ver, o motor.
Prefiro a solução da DKW. Esse motor da SAAB é muito largo, por isso não teria aplicação prática na minha opinião.
E, Flavio, lendo umas coisas por aí, quem matou o dois-tempos foi a Mercedes, que financiou o desenvolvimento de um quatro cilindros quatro-tempos pela DKW (à época de propriedade da marca da estrela). A VW foi lá, comprou a DKW e finalizou o projeto, que resultou no primeiro Audi moderno. A VW poderia ter usado a marca DKW, mas preferiu matá-la por estar associada aos motores dois-tempos, que o mercado via como antiquados.
Com base nesse novo projeto, a VW construiu para a Audi uma imagem própria, distinta do passado de Auto Union e, no pós-guerra, DKW. A Audi tornou-se excelência em tração nas quatro rodas após empregar a tecnologia com sucesso no rali e adotou muitas das soluções VW, abandonando completamente o passado dos motores dois-tempos. Por isso sou bastante crítico em relação à Audi e à maneira como ela se apropria de um passado que a VW um dia renegou.
Meia verdade. Havia um motor da NSU, também 4 tempos refrigerado a ar, pensado para equipar o que seria o VW K70. Este motor era uma evolução do fantástico motor NSU refrigerado a ar (o mesmo usado na moto Munch tts 1200).
Desses dois motores, o Audi 4T (que foi desenvolvido ainda sob a égide da MB) e do motor NSU refrigerado à água que os engenheiros da VW AG criam o que seria o avó do AP!
Quanto a junção de dois motores, não podemos esquecer do VW dos irmãos Fittipaldi com seu 8c de 3200cc, feito a partir de dois VW boxer.
Motores 2 Tempos são ecologicamente incorretos.
Foda-se.
Rsss … A KTM relançou umas trail´s… alinhadas com os índices de emissões…
Ihihihi…
Sempre um lord…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Por que não há interesse em colocar a tecnologia actual (como injecção directa) neles.
Seria tão poluentes quanto qualquer 4t moderno!
Emmo,
Pela forma do seu comentário, me parece ser alguém que nunca pilotou algo com um motor 2T e se o fez, deve ser um daqueles que só encharcavam as velas e saia dizendo que 2T era uma porcaria… então te digo que não sabes o que perdestes!
O que é ecologicamente incorreto hoje poderá ser correto amanhã, veja o exemplo das lampadas fluorescentes compactas que já foram a opção ecológica e hoje são defenestradas pelo uso de produtos altamente nocivos na sua confecção e o direcionamento para o uso de lampadas LED, muito mais eficientes e duráveis.
O 2T é um motor mais leve que produz muito mais potência que um motor 4T de mesma cilindrada – em termos ecológicos significa um maior aproveitamento energético dos recursos aplicados e daí o slogan 3 = 6 da DKW – e mesmo a Honda, que sempre foi uma amante dos motores 4T, chegou a testar no rallye Paris-Dakar um protótipo com um motor 2T que não soltava fumaça e se hoje este motor ainda não saiu da prancheta da HRC, é porque apenas está aguardando progressos em vários campos, em especial na metalurgia e lubrificantes, para que possa retornar em toda sua glória!
Dois tempos, bons tempos!
Na industria náutica os motores 2 tempos sao super modernos, existe também um motor de moto com injeção da fabricante espanhola Ossa, que é super compacto e muito moderno. Aliás, as motos 4 tempos de enduro vieram com tudo, grandes modificações diminuiram o peso e praticamente aposentaram os 2 tempos, mas se metade desse investimento fosse feito nos motores 2 tempos teríamos motores muito melhores, leves potentes e menos poluentes.
Os motores com a tecnologia “Orbital” não são “ecologicamente Incorretos”: necessitam de menor quantidade de metal, mais leves,mais simples,menor manutenção, o gasto de óleo 2T é insignificante, e o consumo é bem próximo de um 4T. Está havendo uma redenção nas motos equipadas com esta nova tecnologia.
Me lembrou o bimotor Jamaro feito com VW a ar… se bem que o DKW veio bem antes.
se,
3 = 6
6 = 12 ?