WOLFGANG SAUER

SÃO PAULO – Presidente da Volkswagen do Brasil entre 1973 e 1989, morreu ontem à noite em São Paulo o alemão naturalizado brasileiro Wolfgang Sauer, aos 83 anos. “Em sua gestão, a Volkswagen lançou modelos de sucesso, como Gol, Voyage, Parati, Saveiro, Santana, Passat, entre outros. Foi responsável pela implementação da segunda fábrica da marca no Brasil, em Taubaté (SP), em 1976, onde são fabricados os modelos Gol e Voyage, introduzindo novas tecnologias e conceitos de produção”, escreve o site “Carpress”.

Foi um cara muito importante para a indústria automobilística do país.

wsauer

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Luiz
Luiz
6 anos atrás

Pois é… um super carisma. A empresa acaba de divulgar que nessa EXATA época, sob direção desse alemão ímpar, a empresa obteve facilidades com a ditadura militar e entregava seus funcionários da produção para tortura.
Adoro a classe média brasileira, aplaudam mais a figura. Extremista de direita viúvo-nazista que não tinha mais espaço na Alemanha e veio esquentar lombos por aqui e, é claro, classe média amou. Essa mesma gente q pede a volta da ditadura aplaude atitudes como essa, entregar os funcionários para o regime. Meu Deus!

Paulo Franco
10 anos atrás

Era um caso raro.
Alemão com carisma.
Nem sei porque, mas gostava dele…

Rodrigo Abreu
Rodrigo Abreu
10 anos atrás

Parece o meu TS 81 Branco paina, a alcool…

Pode até ser…

Wagner
Wagner
10 anos atrás

Eu era estagiário na fábrica II. Um dia, ao cumprir a rotina de circular nas alas, me perdi e acabei dando de cara na porta das salas dele e do Phillip Schmidt, diretor da engenharia. As salas davam de frente para a linha de produção.
Bom, eu dei no pé rapidinho, antes que alguém resolvesse saber quem era eu…Um simples estagiário…

iverson
iverson
Reply to  Wagner
10 anos atrás

Ele estava morando aqui perto de Juiz de Fora, em Paula Lima. Fui no aniversário del ano passado. Era gente boa. Uma pena.

Macario
Macario
10 anos atrás

Respeito a opinião de todos os amantes dos VW feitos no Brasil – também gosto de alguns -, mas não dá para esquecer da péssima influência política que ele exerceu por aqui. Foi um dos mais duros e irredutíveis na relação com os sindicatos no ABC, sempre atuou em sintonia com os governos militares e sempre utilizou do peso da VW, e dos possíveis investimentos, para conseguir benesses do governo. E foi um dos principais responsáveis pelo atraso tecnológico dos carros brasileiros, mesmo obtendo lucros proporcionalmente maiores que os das vendas na Europa.

Alguém pode argumentar que as outras montadoras fizeram o mesmo. Concordo, mas ele foi o mais longevo desses executivos e o mais influente, já que a VW sempre teve uma importância enorme no Brasil.

Concordo que ajudou a desenvolver tecnologias aqui, como a do carro à álcool, mas no balanço final de suas ações, no meu entender, não deixou um legado tão positivo como a maioria está escrevendo.

Acarloz
Acarloz
Reply to  Macario
10 anos atrás

Foi duro com os sindicatos? Ponto pra ele.

Gustavo A.
Gustavo A.
Reply to  Macario
10 anos atrás

Como se sindicato só tivesse santo…

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
10 anos atrás

Tem alguma coisa errada nessa foto,no lugar de um VW ele esta sentado em cima de um Audi 80.

Jose Brabham
Jose Brabham
Reply to  antonio stricagnolo filho
10 anos atrás

É um Passat TS… o ícone de uma geração!

PauloZ
PauloZ
Reply to  antonio stricagnolo filho
10 anos atrás

Tive a mesma impressão.

totiy
totiy
10 anos atrás

Fez tudo isso e ….principalmente instituiu no Brasil o lucro por unidade após a recessão de 1978 e 1980 e com o advento da “Inflação do século”(segundo capa da Veja)adotou a pratica do lucro por unidade ,em vez do lucro por lote produzido,todas as fabricanes foram atrás de suas formulas e graças a ele temos os carros mais caros do mundo!
GRANDE WOLFEGAN WONDERBAR MANAGER!

Dú
10 anos atrás

Quando nem se pensava em exportação de veículos, o cara desbravou o Iraque. Assisti uma palestra dele. No final dos anos 80 ele brincava que nada do mundo dos Jetsons no século 21, que iríamos viver o caos no trânsito.

alexandre reis
alexandre reis
10 anos atrás

!!figura historica em nossa industria!!

assumiu e presidiu a volks. em duas crises do petroleo (73/79)
negociou com os sindicatos as interminaveis greve de metalurgicos do abc. uma decada perdida. economica e sobretudo politica (anos 80)
construiu a fabrica de taubate (fabrica-2)
investiu no desenvolvimento dos primeiros motores a alcool .lancou um dos melhores carros ja feitos no brasil (passat)
e ainda sim. lancou nesse periodo conturbado de nossa historia. a linha mais legal da volkswagen no brasil
(linha bx-gol/voyage/paraty/saveiro) santana/quantum

para os amantes de carros classicos. !!sao pessoas que deixam boas lembrancas!!

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
10 anos atrás

Foi a melhor fase da VWB, sem dúvida.

retka
retka
10 anos atrás

ele criou o gol e o passat ! ja ta no céu por causa disto, quem ta criticando aqui e dono de suvs corolla ou civic! vão a merda

Duílio
Duílio
Reply to  retka
10 anos atrás

O Passat já existia na Europa.

Muller
Muller
10 anos atrás

Principalmente, se atribui a ele o incentivo de criação de tecnologia aqui mesmo no Brasil, tanto através dos alemães que aqui já estavam trabalhando na VW quanto pelos engenheiros brasileiros que foram contratados nessa mesma época. Até então, o “alto escalão” da engenharia da VW era quase exclusividade dos alemães e com ele que isso foi mudando.
O resultado, todos que conhecem a história do automóvel no Brasil já sabem: Família BX, Santana/Quantum… sem falar de projetos iniciados antes dele concluídos depois, como Passat e Brasília. Alguns feitos a partir de projetos alemães, outros inteiramente “do zero”.

O único “senão” dele foi a estranha união com a Ford (a famosa Autolatina) que todo mundo dentro da VW sabia que não daria muito certo a longo prazo – e não deu. O boato era de que ele era contra, mas enfim… foi na gestão dele.

Jose Brabham
Jose Brabham
Reply to  Muller
10 anos atrás

Mas deu certo para a VW… quem se lascou com a AL foi a Ford.

Ferdinandes
Ferdinandes
10 anos atrás

Palmas para um cara que não inovou em nada, que tinha como estratégia transferir maquinário depreciado da matriz para fazer carroças tupiniquins e que comandou a transferência de milhões (bilhões?) de dólares da sociedade brasileira para o usufruto do capital alemão, com a conivência e satisfação do governo militar??? Ah, Flávio, incogruente seu posicionamento como esquerdista, não?

Ferdinandes
Ferdinandes
Reply to  Ferdinandes
10 anos atrás

incongruente, antes que faça alguma piadinha com o erro de digitação

José Quintana
José Quintana
Reply to  Ferdinandes
10 anos atrás

KKkk só VW?cara trouxe o Passat que estava afinado com o que tinha na europa quando lançado aqui e que foi a base para todos os vw a agua na decada de 80 que mesmo com a transição para a agua manteve a liderença por mais alguns anos
Bom devia ser a gm com o Frankenstein carroceria de opel dos anos 60 e mecânica Chevrolet dos anos 30…ou a ford com seus renault’s?

…mas num país onde se prefere dacias ao invés de renauilt’s, não da certo trazer passat, monza… ficamos com nossas carroças made in brasil com preço de made in europe…

Renato
Renato
Reply to  Ferdinandes
10 anos atrás

Fez o todos os outros também fizeram, mas desenvolveu produtos aqui.

Renato
Renato
Reply to  Renato
10 anos atrás

Fez o que todos …

Muller
Muller
Reply to  Ferdinandes
10 anos atrás

Antes dele, o que era a indústria automobilística, no Brasil? Se o seu argumento estivesse correto, a VW só lançaria Polos, Golfs e Passats com alguns anos de atraso, como certas empresas fizeram nesse mesmo período.

Peter Losch
Peter Losch
Reply to  Ferdinandes
10 anos atrás

Bingo! O povo brasileiro feliz com seus Gols, Voyages e afins, a preço de Audi, BMW e Mercedes. Somos fodões! Obrigado Wolfgang Sauer! Chupem essa, alemãozada tosca!

Jaime Boueri
10 anos atrás

Não conhecia o sujeito nem sua história (seus feitos e tal). Mas, parece que foi um grande cara para a indústria automobilística e até pela VW nas pistas… Né?!

Rafinha Dias
10 anos atrás

Foi esse cara que teve que descascar o abacaxi da troca da tradicional linha a ar no mercado, né?

Fabio
Fabio
Reply to  Rafinha Dias
10 anos atrás

yes…ar não ferve

Scarps
Scarps
10 anos atrás

Para os mais interessados existe o livro com a biografia dele
Tempassagen interessantes como a transição de adolescente no contexto da Segunda Guerra para a América Latina

Edson Jr
Edson Jr
10 anos atrás

É por causa de um lixo como esse que as famílias no Brasil tem 3 carros na garagem; que o transito nas cidades é caótico; que a educação no transito é inexistente, pois a prioridade é “tirar carta” a qualquer custo. Essa gente fazia contratos debaixo do pano com governos, impedindo o investimento em ferrovias e hidrovias. Um bosta de um alemão que criou no país o hábito e a mentalidade que não existem no país dele. Espero que vá para o inferno. Gosto de carros, mas não tenho que gostar desse coxinha por isso, pois ele e a sua fábrica de merda mudaram a cultura das cidades brasileiras para pior. Morreu tarde demais.

rogerioV
rogerioV
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Quanta merda 2!

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
Reply to  Edson Jr
10 anos atrás

e depois o outro é que é o ” Coxinha “… Jó, Jó, Jó……

Victor Bulascoschi
Victor Bulascoschi
Reply to  Edson Jr
10 anos atrás

Cala a boca MAGDA!!!!!!

Jr.
Jr.
Reply to  Edson Jr
10 anos atrás

Um tipo de comentário desses não agrega valor a nada.
Ser agressivo gratuitamente contra alguém que sequer conheceu pessoalmente, é de uma imbecilidade sem tamanho. Daí pra coisa pior falta pouco.

Angela Christiane Vogel
Angela Christiane Vogel
Reply to  Jr.
10 anos atrás

O Dr. Wolfgang Sauer foi um visionário, sem duvidas. Na época que eu trabalhei para ele, em 2009, o objetivo era trazer a industria da energia solar fotovoltaica para o Brasil. Não deu certo, já que não tinha demanda pela energia solar, como até hoje realmente não tem. Talvez a visão da realidade fosse um pouco distorcida, já que para por em prática alguma coisa neste pais, temos que considerar forças em contra em todos os âmbitos. Ele investiu energia no gol (e que sucesso foi o gol, saveiro, parati), no etanol e em milhares de outros temas. Sei lá, afinal a gente tem que se olhar no espelho a cada dia. O Dr. Wolfgang Sauer, com todos os seus defeitos, foi uma pessoa que vestia a camisa todo dia até o final e lutou sempre pela melhora do Brasil. Quero ver alguém fazer melhor.

Lion Georgio
Lion Georgio
Reply to  Angela Christiane Vogel
10 anos atrás

A Angela disse ” quero ver alguem fazer melhor ” Eu digo Fernando Collor de Melo fez muito melhor .Sauer teve a Ideia de fechar as Importaçoes de carros em 1976 em conjunto com o conluiu do Governo Militar na epoca e deixou só as 4 Fabricas Volks,Ford,GM e FIat ( a unica que foi contra este fechamento absurdo foi a FIAT ) E ai poderia fabriar as carroças que quizessem e vender super caro para os Hotarios Brasileiros e isso aconteceu ate 1990 quando Collor entrou e era apaixonado por carros com seu amigo de infancia Nelson Piquet ai Collor ABRIU as IMPORTAÇOES e foi na Alemanha e disse NOSSA CRRO É UMA CARROÇA O PIOR CARRO DE VCS AQU NA Alemanha I É MIL VEZES MELHOR QUE O O CARRO MELHOR NOSSO …Ai pegou um avião e foi para a italia e ficou hospedado na Fiat ( que era contra desde 1976 ) e isentou quem fizesse carros 1.0 a Fiat tinha o motor ..e começou a fazer o UNO Campeão d vendas ate hoje.O Atraso que Sauer deu ao Brasil fechando importaçoes ..ate hoje não recupermos…Mas o ENORME LUCROque deu para a Volks Alemã isso é verdade foi um genio do mau ..mas foi E como tudo na vida a Volks esta pagando por ter errado ..esta sempre em baixa nas vendas faz anos..só vende o Gol ( pra mané que não entende de carros Revistas especializadas sempre cobraram quando a Volks ia fazer um GOL que prestasse e o resto de mau a pior..Santana parou..Kombi parando ) e a Fiat tem uns 10 carros em primeiro lugar é UNO antigo Uno moderno,Pick,perua tudo vende FIAT FABRICA HONESTA colhe resultados honestos é a vida …é a Lei de Deus tanto faz a gente que é pequeno como uma Firma fez coisa errada paga.. 10 vezes mais fez coisa certa recebe 10 vezes mais …

José Quintana
José Quintana
Reply to  Lion Georgio
10 anos atrás

KKKKKKKKKKKK

Fiat honesta…

Muller
Muller
Reply to  Lion Georgio
10 anos atrás

Como você, esperto em Fiat, explica o Uno ter a mesma plataforma há décadas? O carro teve 2 reestilizações nos anos 90 na Itália e há muito tempo nem é mais fabricado.

Enquanto aqui, umas mudanças estéticas aqui e ali num projeto de 30 anos… só pq vendia bem? Será, mesmo, que a Fiat seguiu essa “visão” do Collor?

Wagner
Wagner
Reply to  Lion Georgio
10 anos atrás

4…

Ed Kaefer
Reply to  Edson Jr
10 anos atrás

quanta merda…

Muller
Muller
Reply to  Edson Jr
10 anos atrás

Não existem no país dele? Você mora na Alemanha, pra poder dizer isso?
E ele é culpado pela ausência de Estado que nós temos aqui? É como aquele sindicalista que culpa as lojas por fazer os vendedores ficarem em pé alegando que “eles já sofrem ficando em pé nos ônibus, nas filas…”

É cada um…

Nikolas Spagnol
Nikolas Spagnol
Reply to  Edson Jr
10 anos atrás

Famílias com 3 carros na garagem? Só se for a sua. Só faltou dizer que na Alemanha NINGUÉM tem carro.

Duílio
Duílio
Reply to  Edson Jr
10 anos atrás

Rapaz, que incrível capacidade de escrever merda.

Robertom
Robertom
Reply to  Edson Jr
10 anos atrás

Socorro, acabou o estoque de Gardenal…

Wagner
Wagner
Reply to  Edson Jr
10 anos atrás

3…

Acarloz
Acarloz
Reply to  Edson Jr
10 anos atrás

Ainda bem que falar merda é de graça …..

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
Reply to  Edson Jr
10 anos atrás

Ainda bem que minha internet não tem cheiro, porque vc deu uma bostejada monstro! Guarde para sí e baixe a tampa do vaso…

Paulo César_PCB
Paulo César_PCB
10 anos atrás

Um presidente de empresa que valia a pena acompanhar o que ele falava.

Hoje os presidentes são uns….bostas !

Acarloz
Acarloz
10 anos atrás

Foi realmente muito importante, seu nome ainda é muito lembrado.

Rodrigo Mattar
10 anos atrás

Não só para a indústria automobilística. Também para o automobilismo nacional, posto que foi em sua gestão que se implementou e cresceu a Fórmula Super Vê, depois Fórmula VW 1600, sem contar a volta da Fórmula Vê (VW 1300) e o Torneio Nacional Passat, após o fim da Divisão 1.

Robertom
Robertom
Reply to  Rodrigo Mattar
10 anos atrás

O apoio da VW, que começou em 1974 com Sauer, revelou muitos e muitos grandes pilotos, preparadores e mecânicos.
Surgiram novos fabricantes de Chassis e de equipamentos de competição.
Também contribuiu para a profissionalização do esporte motor no país.
Pena que devido a uma pequena crise no mercado automotivo brasileiro, no final de 1980 a VW “tirou o time de campo” deixando uma legião de “orfãos”.

Dú
Reply to  Robertom
10 anos atrás

Até o dia na porta da VW, que o Lula disse que a fábrica bancava playboys correndo em Interlagos…

Acarloz
Acarloz
Reply to 
10 anos atrás

Pois é

Jr
Jr
Reply to  Acarloz
10 anos atrás

E quem corre de automóvel não é playboyzada? Sejamos honestos…