CANADIÈNNES (1)

molson01SÃO PAULO (chuva e sol dá espanhol) – Sexta-feira típica em Montreal. O primeiro treino, com chuva no início, serviu para molhar macacões e Di Resta aparecer em primeiro, quando a pista já secava. Nenhuma grande conclusão.

De tarde, foi diferente. No seco, Alonso e Hamilton duelaram pelos melhores tempos e o espanhol se deu melhor por um pentelhésimo. O espanhol já ganhou lá uma vez, em 2006, com a Renault. O inglês faturou três: em 2007 (a primeira de sua carreira), 2010 e 2012. Tudo pela McLaren, que nas últimas sete edições da prova venceu cinco.

Não será assim neste ano, claro, a não ser que algo de muito excepcional aconteça. O que não é tão impossível assim, em se tratando de GP do Canadá. Pelos muros próximos, pelo clima às vezes traiçoeiro, pela quantidade de acidentes, por várias razões em Montreal de quando em quando pintam umas surpresas. Alboreto, Boutsen, Alesi e Kubica estão entre os pilotos que venceram essa prova quando neles ninguém apostava um dólar canadense furado.

A vitória de Alesi, única, aliás, foi das mais emocionantes de todos os tempos. O cara ralava feito um condenado na Ferrari e não ganhava nunca. Schumacher teve algum problema, não lembro qual, câmbio, acho, e ele assumiu a liderança. Depois da corrida, contou que começou imediatamente a chorar quando viu que iria vencer. E que nas freadas as lágrimas espirravam na viseira.

Não sei se foi apenas uma figura de linguagem, mas seja como for, o capacete com as lágrimas e tudo foi atirado para a torcida na arquibancada. E o pódio foi fechado por Barrichello e Irvine, a dupla da Jordan.

Se amanhã estiver seco, Hamilton e Alonso brigam pela pole, mas ninguém deve esquecer a Red Bull, que sempre dá uma de joão-sem-braço às sextas. Pneus não serão um problema. Não na pista. Mas fora, estão sendo para a Mercedes, que vai ter de se explicar nos tribunais por ter usado um carro de 2013 nos testes da Pirelli.

Deveremos ter novidades sobre o assunto hoje na entrevista coletiva obrigatória, que tem Ross Brawn na escala e Paul Hembrey, orientado por advogados, fora da mesa. Fiquem ligados no Grande Prêmio, pois.

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Moacir
Moacir
10 anos atrás

A Vitoria do Alesi com um Ferrari numero 27 em plena Montreal (Québec) teve um valor ainda maior para o público aqui!! As arquibancadas deliraram com a vitoria do carro que uma vez fora do ídolo maior Quebecois, Gilles Villeneuve!!! Ferrari 27, piloto que tbm falava Francês!! Tudo q sonhava um povo que foi o primeiro a colonizar a America do Norte mas nunca teve um país… Que teve um dos maiores pilotos de todos os tempos mas que q não teve um título…

Ricardo Soares
Ricardo Soares
10 anos atrás

Aposto em “ámilton”…está na hora dele “responder” aos alemães, acho eu! (Nada a ver com a F1, mas essa cerveja que escolheste para o “tipo-post”, é uma m… ; muito ruim mesmo). Abraços

Giovanni
Giovanni
10 anos atrás

Acabei de ler no site a notícia que eu imaginava: Ross Brawn assume a responsabilidade por teste secreto. É impressionante como esse cara se envolve em situações “questionáveis”, de ética e boa conduta. Com a Benetton, Ferrari, Brawn e agora com a Mercedes. Sem falar nas cagadas de jogo de equipe. Parece que ele passa o tempo inteiro pensando em tirar vantagem de alguma situação. E se defende com o histórico de impunidade, dizendo: “eu acho que já ouvimos alguns rumores antes e nada aconteceu”. Já to achando que ele é um brasileirinho de sangue criado na Inglaterra.

Jose Brabham
Jose Brabham
10 anos atrás

Grande Molson… boa parceria com a Labatt!!

Oi?
Oi?
10 anos atrás

Esse novo “XaÇi” do carro do Massa trabalha como um reloginho: sempre meio décimo mais lento do que o Don Sabotajón de las Trapaçuras…

AS
AS
10 anos atrás

A chuva que cai em New England chegará no domingo em Montreal… muita chuva… muita.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
10 anos atrás

Isso vai dar no maximo uma multa para equipe Mercedes, ou eles vão arriscar que a mesma tire seu time de campo e deixe muita gente com as calças na mão.

Polesitter
Polesitter
10 anos atrás

Todo mundo mandando e-mail para a globo… Que pelo menos liberem a corrida pela Sportv…

Pablo Vargas
Pablo Vargas
10 anos atrás

Ao final da corrida, a cena do Alesi sendo levado por Schumacher na Benneton é emblemática.

http://www.youtube.com/watch?v=LJhiPQNp4Fo

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Alonso ir bem em treinos e classificação, o mérito é total do carro porque o espanhol sempre foi fraco nessa parte. Brigar por poles sempre foi ponto fraco de Alonso.

Hamilton resolveu problemas com os freios? Se não, basta pegar dicas com Button(especialista em freios em 2009). Se Lewis for atrás, leva o título de 2013 graças as dicas do velho companheiro.

Mercedes tem que ser punida porque usou carro 2013 e pilotos titulares. Vamos ver o que acontece com um time de fábrica, porque time pequeno já sei o que acontece. MERCEDES SERÁ JULGADA NO TRIBUNAL DA FIA, a coisa é gravíssima…

Em 1984, a Tyrrell era a única equipe daquela temporada a ainda utilizar os motores Ford Cosworth V8 aspirado, enquanto que as demais tinham motores Turbo. Após a corrida de Detroit, nos Estados Unidos, na vistoria do Tyrrell número 3 do 2º colocado, o inglês Martin Brundle, descobriram esferas de chumbo no tanque de gasolina para assim atingir o peso mínimo necessário(uso de lastro), além de suspeitas de modificação de combustível com substâncias proibidas. Conclusão: verificaram que o carro dele corria com peso abaixo do permitido pelo regulamento.

No dia 18 de Julho, uma semana antes do Grande Prêmio da Inglaterra, a FISA (Federação Internacional de Automobilismo Esportivo) decidiu aplicar a decisão mais radical de todas: desclassificar e banir a Tyrrell da Fórmula 1 nesse ano e retirar os 13 pontos que tinha conquistado até então: acompanhados de dois pódios dos estreantes (Brundle e o alemão Stefan Bellof – que tinha feito uma corrida brilhante em Monte Carlo, saindo da última colocação e, sob forte chuva, alcançando o 3º lugar).

Ken Tyrrell decidiu apelar da decisão, e enquanto esperava pela sentença do Tribunal de apelo da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), foi-lhe permitido correr em Brands Hatch. Foi aí que apresentou o substituto de Brundle em Detroit: o sueco Stefan Johansson , que alinharia ao lado de Bellof. A equipe participaria em mais três provas, até que se retirou definitivamente do campeonato.

Bom lembrar, em 1983, Ken Tyrrel desceu a ripa contra os caríssimos motores turbos:

“A Formula 1 não é mais um esporte, quem tem mais dinheiro compra motor turbo e leva a vitória. Vencer dessa forma é vencer de forma artificial, acabou a competição! Projetista que cria um bom chassis fica em segundo plano, o que manda é ter motor forte”

Curiosamente a Tyrrel só voltou aos pódios depois do banimento do motor turbo…

Imaginem Ken Tyrrel vendo as trapaças da Mclaren em 07, Renault em 08 e agora Mercedes 2013.

O velho deve estar se revirando na tumba, sinto cheio de pizza!

Em 1982 a Brabham de Piquet e Williams de Rosberg, foram desclassificadas no GP Brasil pelo mesmo motivo, “Weight infringement” ou violação de peso.

http://www.statsf1.com/en/keke-rosberg/grand-prix.aspx
http://www.statsf1.com/en/nelson-piquet.aspx

A Tyrrel em 84 foi pega, julgada, condenada e sacrificada pelo mesmo motivo, violação de peso!

o time de Ken Tyrrel com seus pilotos foi excluída do campeonato 84, já Brabham e Williams perderam apenas uma corrida.

http://www.statsf1.com/en/tyrrell/grand-prix.aspx?year=1984

Nos anos 80, aconteceu muitas barbaridades, punição entre pilotos com times de ponta, o prejuízo era sempre minimizado…

Essa vitória do Alboreto no Canadá em 85, teve ordens de equipe! Era para Stefan Johansson ultrapassar Alboreto e vencer(nas últimas 20 voltas, o sueco estava voando na pista), mas a Ferrari colocou a placa “slow” para os pilotos manterem as posições. Era apenas a quinta prova na temporada, a Ferrari não permitiu que Johansson vencesse a primeira corrida na carreira. O vídeo abaixo mostra tudo…

F1 1985 FIA Review 05 Canada
http://www.youtube.com/watch?v=sH6cNwEF5fY

George McCrae
George McCrae
10 anos atrás

A corrida vencida em 1995 por Alesi foi como disse o “Russo-Luso do 69” das mais emocionantes por ser a única vitória dele e pelo segundo lugar com direito a bandeira e “sambadinha” do brasileiro que esnobou um contrato com a McLaren a partir daquele ano.

George McCrae
George McCrae
Reply to  George McCrae
10 anos atrás

E o foda de tudo que ele venceu bem no dia de seu “niver”. Engraçado como o Destino da Silva apronta com a gente, né?

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
10 anos atrás

Agora pra finalizar que eu esqueci, pequenino Rosberg perdeu uma grande oportunidade de ficar calado em seu papo íntimo com Tiãozinho hein??

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
10 anos atrás

Usaram o carro de 2013, fato.

Em Monaco (tudo bem, não serve de parâmetro pra ninguém) ganharam.

Se tiverem um ritmo de corrida pra ganhar, levando-se em consideração as primeiras provas onde eles eram engolidos rapidamente, como alguém vai explicar essa milagrosa melhora.

Se ficar por isso mesmo, olha, é realmente muito feio, tão feio quanto o caso de espionagem da Ferrari ou aquela merda que Briattore/Piquezinho fizeram ( e El Fodón das Astúrias não sabia de nada..rsrsrs).

Oi?
Oi?
Reply to  Nelson Barreiros Neto
10 anos atrás

Don Amnesión de las Esqueceduras.

Jose Brabham
Jose Brabham
Reply to  Oi?
10 anos atrás

hahahahaha. boa!