ONE QUESTION

Pode ter sido a zebra? Eu já respondo: pode. A tese do repórter, Gary Anderson (lembram?), é clara. O carro sobe na zebra e “escorrega” nela para dentro da pista de novo. Aquela quina ali é quase um prego, uma faca, uma lâmina.

Subscribe
Notify of
guest
38 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
emerson dias camargo
emerson dias camargo
8 anos atrás

na minha opinião ,houve sim uma conspiração pra que equipes como Ferrari, Lótus e Force índia com a possibilidade de treinar nos dias 17,18 e 19 em Silverstone/ Inglaterra com esses pneus novos consigam trazer conhecimento dos pneus e ainda introduzam melhorias aerodinâmicas pra enconstar em Mercedes e Red bull. Fica claro que Ferrari vai jogar todas as suas fichas pra melhorar na classificação e corrida. Acredito que a FIA já que não teve coragem pra punir a Mercedes e estar cansada de Red bull vencer tudo, vai liberar a ferrrari pra que nesses dias aproveite a ocasião e como diz aquele ditado “Kill two birds with one stone . ainda assim vejo que a lótus e force índia conseguirão uma pequena evolução mas menos que a poderosa Ferrari, pois F.Alonso quer ganhar esse campeonato. Nada como ter uma aliada pois a pirelli é italiana. Acho estranho em Silverstone ter havido tantos dechapamento de pneus , não estava quente é bem provável que a pirelli deixou alguns jogos de pneus defeituosos para as equipes e fica claro que Lewis Hamilton, Felipe Massa, Jean-Éric Vergne e Sergio Pérez foram as cobaias para que criasse uma situação de perigo para que o campeonato não seja decidido agora e sim no ultimo gp. Muitas aguas vão rolar certeza mesmo é que o campeonato vai pegar fogo pois Vettel não tem esse carrão e mercedes entra na briga e Alonso sabe que tem que ir pro pódio na Alemanha se quiser pensar em titulo e a Ferrari deve e muito pra ele.

Fabio Tust
8 anos atrás

Lembro que durante a transmissão a Red Bull falou ter encontrado marcar de cortes nos pneus do carro do Vettel. Isso bate com a zebra “com laminas” da pista.

Gabriel
Gabriel
8 anos atrás

Que nada, foram a Ferrari e o Alonso que pediram para construírem as zebras desse jeito.
Sacrificaram o Massa, só para disfarçar. ( Se bem que já está acostumado à esta altura).
E a RBR que trate de saber onde andaram os mecânicos que “cuidaram” da caixa de cambio do carro do Vettel e disseram que as zebras estavam perigosas.( no caso, um bom álibi)

Nelson
Nelson
8 anos atrás

Só posso dizer que a FIA , o Eclestone e a Pirelli estão brincando com coisa séria. Como diria o Flavio, estes pilotos são uns bundões, pois os deles é que estão na reta e eles não berram !!!

Jonny'O
Jonny'O
8 anos atrás

Gary Anderson entende do riscado.

Helton Fernandes
Helton Fernandes
8 anos atrás

O Emerson, falou numa entrevista na TV, na transmissão do treino de classificação que Silverstone pega pesado com os pneus por ter curvas muito longas.

João Carrieri
João Carrieri
8 anos atrás

Mas os pobres equinos listrados não foram anteriormente absolvidos???

Gabriel
Gabriel
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Aliás, vai ver que foi ideia dele.

Rafa
Rafa
8 anos atrás

Por que somente esse ano que deu M*?

E os outros anos?

E outras categorias, outros carros, outros pneus?

Na minha opinião, nao deu zebra. rs

Giu SPFC
Giu SPFC
8 anos atrás

A zebra pode ter tido um papel importante, mas sendo assim, acho que mais pilotos poderiam ter tido problemas, já que todo mundo passa em cima delas. Acho que os compostos de borrachas moles demais, estão forçando em demasia a cintas de aço usadas na construção do pneus,

José Angelo
José Angelo
8 anos atrás

Concordo que pode (provável, aliás) ter sido causado pela zebra. Mas li uma besteira num comentário aí que “os ingleses construíram uma zebra de forma errada”, pois as zebras também tem projetos detalhados de como devem ser executadas. Basta entrar no site da FIA que lá tem todos os parâmetros que são exigidos para o projeto de um autódromo (você mesmo pode projetar um autódromo para ser homologado pela FIA, mas ele deve cumprir todos os parâmetros, isso não quer dizer que é “só” fazer e mandar pra FIA). O único porém é que isso vale para todos os autódromos, ou seja, não é novidade que a zebra tem aquele “dente”. Claro que contribuiu para os estouros, mas os pneus estão uma me***. E não é culpa da Pirelli, eles apenas cumpriram o que lhes foi pedido. Para mim, erro total da FIA e pressão do Bernie em transformar o esporte em entretenimento. Coisas que andam juntas mas são diferentes.

Allez Alonso
Allez Alonso
8 anos atrás

Se deixassem eles fariam um belo pneu, know how eles têm…
http://m.youtube.com/watch?v=J6DMnQcqYTM

Tales Nogueira
Tales Nogueira
8 anos atrás

Este é o ponto. Se as zebras são as mesmas desde 2009 então … a Pirelli se fineu.

Ric
Ric
8 anos atrás

A Varzea de Rodas – Capitulo Internacional
Autodromo de Silverstone Padrao CBA –
Segura o Pintoeiro agora.

Sinal dos Tempos

Giovanni
Giovanni
8 anos atrás

Certamente a zebra tem seu peso. Mas como disseram, os pneus estão muito frágeis e não suportam circuitos com curvas de alta. Todos os pneus estourados foram o traseiro esquerdo, sendo que Silverstone tem umas 5 curvas à direita feitas em altíssima velocidade, onde duas delas a mais de 250km/h.Tanto que em Barcelona, que é outra pista com curvas de alta à direita, estourou o pneu traseiro esquerdo de uma Sauber, se não me engano.

eduardo costa
eduardo costa
8 anos atrás

não me resta outra alternativa a não ser concordar com a teoria do Giorgio Tsoukalos do Alienígenas do Passado (History Channel): que isso tudo é obra de alienígenas infiltrados na Pirelli a mando de outra forncedora de pneu que foi defenestrada da F1 por causa de um pneu que estourava nas curvas de Indianápolis e que ficava mais largo quando aquecido.

Jayme
Jayme
8 anos atrás

Não sei ao certo se a calibragem estava errada, mas na corrida foi mostrado a Ferrari recalibrando os pneus.

josé marinho
josé marinho
8 anos atrás

Nova regra, depois ter que andar devagar pra “salvar” pneus, agora é zebra não é pista a pilotaiada tem que parar de andar em cima dela pra “salvar” pneus! kkkk

Diego Corgosinho
8 anos atrás

Flávio, acredito que você já conhece esse cara, mas vou mandar mesmo assim:
http://www.jalopnik.com.br/este-cara-salva-antigos-saab-e-os-transforma-em-carros-de-rali/

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
8 anos atrás

Tudo pode ser, durante o GP já tinha reparado nos “dentes” dessas zebras.

Uma coisa é certa, a Pirelli errou “na mão” já faz algum tempo. Tá na hora de consertar o estrago feito em sua imagem.

Imperador

Giovani Jardim
Giovani Jardim
Reply to  Ricardo Bigliazzi
8 anos atrás

Não acho que foi a Pirelli que errou “na mão”. Ela apenas produziu os pneus que lhe pediram, apenas isso.

E particularmente não associo a os pneus que esfarelam feitos para a F1, aos destinados ao comércio. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, como dizia o outro.

rcastro
rcastro
Reply to  Giovani Jardim
8 anos atrás

meu pensamento também é este.

do Pandeiro
do Pandeiro
8 anos atrás

Perguntado sobre o estouro dos pneus, após a corrida, o Raikkonen disse exatamente isso aí, que foi uma aresta na zebra que provocou esse estouro. Aliás, essa declaração está no site grande prêmio.

FAB1000
FAB1000
8 anos atrás

Pode ser que sim, assim como a pressão baixa e a cambagem além do permitido.

Temos que lembrar que os estouros se deram no pneus do lado esquerdo do carro, enquanto que essa zebra mostrada foi do lado direito da pista. Assumindo que do lado de lá a construção seja a mesma, dando diversas porradas em pontos como esses, e usando baixa pressão nos pneus, um rasgo seria possível.

Após o aumento na pressão dos pneus, indicada pela Pirelli, e orientações para que fossem evitadas as zebras, não aconteceram mais rasgos. Então pode ter sido uma combinação de fatores.

marcão
marcão
Reply to  FAB1000
8 anos atrás

O Pneu do Perez estourou nas últimas voltas…Seria muita pressão????

Fabio Perin
Fabio Perin
8 anos atrás

Zebras podem causar danos em pneus, podem sim principalmente se forem mal feitas como no caso dos autódromos do Brasil, principalmente no caso do de Brasília como vimos na Stockcar ou de Cascavel ano passado, mas não é o caso das zebras bem feitas em Silverstone. Mas ainda assim contribuíram para isso? Pode ser que sim mas não podem levar a culpa sozinha pois senão ano passado e nos anteriores também teria acontecido a mesma coisa!

marcão
marcão
8 anos atrás

É !!!! A pista não sabe se defender. Então ela é a culpada por tudo!!!
O resto é resto!!! Pneus com baixa pressão não explodem desse jeito.
Falta de qualidade também não deve ser, a empresa coloca o seu nome em jogo nesses pneus….
Está faltando é equalizar capacidade de aceleração normal e laterais com o que a Pirelli construiu a pedido da FIA…
Lógico que tem um culpado nisso tudo, é claro!!!!Mas o show é mais importante..Tão importante que até esqueceram o principio da F-1.. Que não é esse apenas…
Só que eu, não ligo muito mais pra F-1, não tenho F-1 na garagem e não tenho a tal super licença de Bozo..
Então os caras é que se virem..
Eu vou ver claro até onde vai isso tudo!!!!
Só espero que a FIA não invente essa moda também pros carros da WEC…

Luis M.
Luis M.
8 anos atrás

Que a zebra é uma faca é óbvio, mas os pneus estão uma porcaria.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
8 anos atrás

No Bahrein foi detrito. Eu acho que a zebra pode ser, de fato, um elemento novo.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
8 anos atrás

e agora algumas equipes propondo usar os pneus de 2012 até a “pendenga ” ser resolvida….

Thiago
Thiago
8 anos atrás

O reporter é simplesmente Gary Anderson, ex projetista da Jordan (91-98 e 2001-2003) e Stewart 99, Jaguar 2000 e na Reynard em 2001.

Acho que ele tem conhecimento pra saber que isso é possível.

Se quiserem duvidar, o atestado de burrice é livre…

Luciano
Luciano
Reply to  Thiago
8 anos atrás

Aquela zebra NÃO é cortada pra além do ponto pois o carro já está em understeer ali. Basta assistir as voltas no onboard.
O único lugar que o piloto cortaria ali é num videogame.

Francês
Francês
8 anos atrás

Imagina se fosse GP Brasil. Difícil é engolir, que em pleno século 21, os ingleses construíram uma zebra de forma errada.

marcão
marcão
Reply to  Francês
8 anos atrás

concordo !!!

Arlindo
Arlindo
8 anos atrás

Só falta mostrar se os carros que tiveram o pneu furado passaram naquele ponto da zebra.

Rafael Bilibio
8 anos atrás

Nossa! Com isso me supreende que foram “somente” 4 pneus.
E mais um detalhe: Hamilton e Massa, pilotos com pneus estourados, são pilotos bem “agressivos”, certamente devem ter atorado a zebra no meio…