DICA DO DIA

SÃO PAULO(faltarão horas…) – Isso aqui é espetacular, especialmente para quem vive em cidades do interior de São Paulo. O Eugenio Chiti que mandou. É o site do Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo, que tem algumas áreas de imagens simplesmente sensacionais. Esta aqui é de fotos aéreas de quase todas as cidades do Estado, incluindo a capital, feitas entre 1939 e 1940. A série é composta, como explica a página, “por aerofotos tomadas em ângulo de 45º retratando núcleos urbanos, instalações fabris, estabelecimentos rurais e acidentes naturais referentes a 369 municípios paulistas. O trabalho foi realizado a mando do Governo Federal, sob supervisão do IGC, pela empresa ENFA (Empresa Nacional de Fotos Aéreas) como etapa da entrega dos Mapas Municipais elaborados em cumprimento do Decreto Federal 311 de 1938”.

Aqui tem um índice de outras coleções, como fotos tiradas no solo entre 1938 e 1960 e marcos de coordenadas geográficas.

Ver sua cidade como ela era há décadas vai ser uma viagem e tanto. Para ilustrar, escolhi uma de Interlagos, legendada como “Autódromo em Santo Amaro”. A navegação no site não é das melhores, mas vale muito a pena perder um tempinho nele.

Sao_Paulo_1699

Comentários