3 VEZES INTERLAGOS

SÃO PAULO (não deixem de ver!) – O Fábio Amparo mandou três vídeos de GPs do Brasil. Às vezes tenho a impressão de que já vi todos, e postei aqui algum tempo atrás. Ou não. Na dúvida, vão todos. Porque as imagens são simplesmente maravilhosas. Os carros, as cores, o público, os pilotos, a polícia, os boxes, os bombeiros, Villeneuve num Fiat 147, as garotas da Coca-Cola, as sombrinhas da Globo, os jornalistas com câmeras enormes, o pódio singelo… Nenhum deles é longo, então percam um tempinho. Valem cada segundo. Pela ordem, as corridas de 1975, 1976 e 1980. Divirtam-se e matem a saudade do nosso templo. E de outros tempos.

Cara, era outro planeta.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago Sabino
Thiago Sabino
10 anos atrás

Os 3 são demais…icônicos de cada ano.

1975 com Pace vencendo, e o último ano das chaminés, que parece terem durado até montjuich’75. Pra mim, o auge do design de um F-1 aspirado.

1976 com o copersucar…

1980 por tudo: Villeneuve num 147 junto como Schectker, e ainda dando uma britada, é impagável! Sensacional…

E a pilotada italiana no voo da Alitalia num 747-200…todo mundo na dog class…

Já imaginaram hoje uma cena igual?

Demais.

E os caras fazendo a 1, 2 e 3 em Interlagos sem asa dianteira….

Serviço de macho.

Eduardo
Eduardo
10 anos atrás

Esses carros dos anos 70 eram as coisas mais lindas do mundo. Uns diferentes dos outros, todos muito realmente belos, simples e complexos ao mesmo tempo.

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

– O abraço de Piquet e Fittipaldi no pódio de Long Beach é uma imagem sensacional.

– Do lado de fora dos carros (que eram espetaculares) tudo ao redor na F1 parecia amadorismo puro. Não parceiam boxes de F1. Pareciam garagens…

– Nas imagens do GP de Interlagos, tinha tanta gente (malucos) ao lado da pista, tanto na largada como também ao longo do circuito (uma escapada de um carro e “saco”!), só faltou a imagem de uma família fazendo piquenique no gramado da curva do “laranjinha”.

– Temos de reconhecer. As grid girls de hoje são muito mais gostosas. Faltava “curva” e ‘carne’ naquelas mulheres do grid de 1980.

Jo LIma
Jo LIma
10 anos atrás

Acho que o contribui para essa feiura de hoje é as regras para a construção do carro. Antes, me parece, eles seguiam a linha constituição dos EUA = poucas regras. E isso permitia uma variação incrível em uma mesma temporada. Há uma foto neste blog em que a gente vê uns 5 carros diferentes na mesma pista. Infelizmente, a F1 substituiu essa ‘constituição tamanho americano’ pela nossa, longuíssima, detalhando tudo, até o tamanho da porca da rebinboca da parafuseta. Dei nisso = tudo igual e, pra lascar, feio.

Caipira
Caipira
10 anos atrás

Aquilo sim era F1. Na pista havia V12, V8 e V6 Turbo juntinhos, disputas sensacionais, carros inovadores, pilotos de verdade, enfim, aqueles foram anos incriveis.

Edson Luis de Paula
Edson Luis de Paula
10 anos atrás

Duas coisas.
Os carros de hoje parecem de autorama não dão nem uma derrapadinha.
Será que so eu acho que o Pace parecido fisicamente com o Senna?

Clayton Araujo
Clayton Araujo
10 anos atrás

E…s…p….e…t….a…..c…..u…..l….a…….r….!!!!

Jack
Jack
10 anos atrás

hahahahah Villeneuve fritando o ”fietinho”

muito bom os videos

Wallace - BH
Wallace - BH
10 anos atrás

Surreal o Villeneuve indo pro circuito de Fiat 147. Imagina hoje o Alonso indo pra interlegados de Mille….

Nilton Marcelino
Nilton Marcelino
10 anos atrás

Outros tempos!
Villeneuve guiando um Fiat 147 amarelo (será que o carro chegou inteiro ao autódromo?)
Bombeiro dormindo no meio da corrida.
Arnoux dando uns agarros na modelo no pódium (será que ele comeu?).
Colin Chapman correndo atrás do carro do De Angelis ao retornar aos boxes.

Agora o que mais me impressiona são as imagens dos carros dos anos 70 fazendo curva!
A forma como eles “escorregavam” era sensacional!
O antigo traçado de Interlagos era foda!

Valmir Passos
Valmir Passos
10 anos atrás

Sensacional. Que saudade.
Ainda acho um crime o que fizeram com o traçado de Interlagos. A pista antiga era incrível.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
10 anos atrás

Pessoal

Existem uma série de outros vídeos como estes no YouTube com o título F1 Review Interlagos, onde sempre há um resumo da corrida.

No dia em que enviei os vídeos ao Flávio fui dormir às 3 da manhã só zapeando essas imagens incríveis.

Queria muito ver os caras de hoje (Alonso, Vettel, Massa) em um carro desses e tentar andar rápido… seria hilário vê-los procurando o botão do HERS… rs.

Abraços.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Fabio Amparo
10 anos atrás

Em primeiro lugar, o nome do sistema a que você se referiu é KERS.

Até chegar á F1, os “pilotos de hoje” correm (e correram) em outras categorias menores, passaram pelo kart (que também não tem ‘conforto’ nenhum e dá pra fazer uma curva ‘de lado’.) SEM KERS.

Havia muito piloto genial nas décadas de 60, 70,80 e haviam também os pilotos perebas.

Exatamente como hoje.

Talento é talento. Será que os pilotos das décadas de 60,70, 80 conseguiriam ficar “apertando botão” , controlando o peso e os freios do carro, controlando o fluxo de ar durante a corrida, com o rádio na orelha falando toda hora, tudo isso a quase 300km/h na média…e sem errar?

Eu preferiria ter que me concentrar só na corrida, nos adversários pisar no acelerador , ultrapassar e me manter na pista a té o final. Como era nos velhos tempos.

Os pilotos de hoje tem de fazer tudo isso, mais o que escrevi no parágrafo ali em cima. Acha fácil??

Acho melhor rever seus conceitos.

Todo talento dentro de sua época, e depois, merece respeito.

Salatiel Neto
10 anos atrás

Em 1975 estava lá, junto a meu irmão e pai……….

Carlos Henrique Barros
Carlos Henrique Barros
10 anos atrás

Como esses caras estragaram o circuito… maldade. Hoje só tem estes TIKE sem graça.

Thiago Giordano
Thiago Giordano
10 anos atrás

Muito legal..nuca tinha visto esse carro amarelo da skol..alguém sabe que equipe era?

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
Reply to  Thiago Giordano
10 anos atrás

Equipe Fittipaldi, pilotos Emerson e Keke Rosberg.

Luiz AG
Luiz AG
Reply to  Thiago Giordano
10 anos atrás

Carro da Fittipaldi. Não sei te dizer se esse já era projetado pelo Adrian Newan

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
Reply to  Luiz AG
10 anos atrás

O projetista desse carro, o Fittipaldi F7, era o Harvey Postlethwaite. O Adrian Newey era um novato na época, estava começando na Fittipaldi em 1980 (tinha 21 anos) e não era responsável ainda por projetos de carros. Só foi fazer isso em 1988, com o March 881.

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
10 anos atrás

No GP Brasil 1980, 9 carros diferentes nas 9 primeiras posições. Bons tempos.

chambel
chambel
10 anos atrás

Videos sensacionais sobretudo o de 1980…fantástico !!!!

gustavo maia
gustavo maia
10 anos atrás

Maldade, passa a semana com as aberrações desse ano, daí mostra essas belezuras.
Antes qualquer criança traçava as linhas essenciais de um F1. Agora tem que tem PhD em dinâmica de fluidos só para conseguir enxergar o carro.

Falando em aberração, enquanto os Niva enfrentavam a neve russa sem dificuldade, vejam o que tiveram que fazer para os jogos de Sochi:
Volkswagen Polar Expedition Amarok
http://gearpatrol.com/2014/01/30/breakdown-volkswagen-polar-expedition-amarok/

Alessandro Neri
Alessandro Neri
10 anos atrás

Simplesmente os melhores anos da história da F1. Os inesquecíveis anos 70 e 80. Quem viu viu.

Paulo Pinto
Reply to  Alessandro Neri
10 anos atrás

E quem não viu, perdeu.