DICA DO DIA

SÃO PAULO (gênio, o Douglas) – Maravilhosa a história contada pelo “São Paulo Antiga” sobre o uso da suástica como logotipo da Shell (ainda Anglo-Mexican Petroleum) nos anos 20 do século passado — e isso nada tinha a ver com nazismo. Leiam aqui.

27abril1920x

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Pinto
10 anos atrás

Suástica e Sovástica: dois símbolos místicos e milenares. O nome varia de acordo para qual lado está virada a cruz gamada.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Pelo que pesquisei… esses Mexicanos recusaram uma oferta de compra da Royal Dutch Shell entre 1912 e 1913…

Eles foram lideres na industria Petrolifera Mexicana até 1938, nesse ano houve a nacionalização da industria do óleo o que desencadeou o aparecimento da Petroleos Mexicanos… mais conhecida como PEMEX.

Podemos chegar a conclusão que essa suástica desconhecida por todos ajudou de maneira grandiosa a conquista de pelo um dos titulos do Nelson Piquet… em 1981 com o combustivel da PEMEX

Abraços

Imperador.

Obs.: Depois alguém me explica como comercializava gasolina mexicana no brasil no começo do seculo 20… pode ser por causa da Eagle Oil Transport Company.. mas isso já outra historia.

sergio povedano
10 anos atrás

A suastica é um símbolo comum nas religiões orientais e representa o ciclo perpétuo do universo. Os nazistas o adotaram invertendo seu desenho e seu significado.
Ela sempre deve ser desenhada como uma hélice que roda no sentido horário, representando
a evolução. A nazista é retratada ao contrário, como se girasse no sentido anti horário .

Rodrigo
Rodrigo
10 anos atrás

As diversas formas da suástica são um tipo de símbolo que remonta aos primórdios da raça ariana, ou raça mãe que para algumas linhas teóricas seriam os humanos que se dispersaram a partir de um continente perdido no Oceano Pacífico chamado de Mu. Este continente teria entrado em colapso, que de tal forma mudou a geografia mundial, destruindo também a lendária Atlântida. Esses símbolos, também como a serpente, certos números, riscos, bolas, estrelas… são encontrados em torno de todo o planeta, o que suscita as mais diversas teorias e devaneios. Hitler se apossou deste símbolo, além de outros, como muitos símbolos romanos e gregos. Há um livro já secular de um Coronel britânico que se chama o continente perdido de Mu, que fala muito desses símbolos e outras coisas mais.

Paulo F.
Paulo F.
10 anos atrás

Sim é uma suástica. Mas note que é ao contrario da usada pelos nazis. Salvo engano as forças nacionalistas da Finlandia também usaram uma igual a esta, que é um antigo símbolo hindu.

Bruno
Bruno
10 anos atrás

Uai! A Shell tem o símbolo da concha desde a sua fundação. Então por que mudaram o símbolo aqui no Brasil?

Herik
Herik
10 anos atrás

Na verdade, a suástica é invertida.

Glaucio Branco
Glaucio Branco
10 anos atrás

O texto é informativo, cultural e muito bem escrito. Parabens ao autor !

AXÉ

JT
JT
10 anos atrás

Reproduzo aqui o comentário deixado no “São Paulo Antiga”:

“Recomendo aos leitores deste valoroso blog que assistiam ao filme documentário “Arquitetura da Destruição”. Nele fica claro que Hitler era obcecado pelo classicismo greco-romano e, paralelamente à guerra, seu desejo era reconstruir a Alemanha nos moldes do que seria a beleza clássica, e isso inclui a emulação do que seria a raça ariana.

A suástica era um símbolo muito usado na decoração de cornijas e entablamentos nas fachadas dos prédios. Alinhadas lado a lado, elas formam o que se denomina como a linha do movimento perpétuo, algo que fascinava muito os nazistas.”

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
10 anos atrás

A história é muito legal, mesmo.

Mas o símbolo atual da Shell também é mui simpático.

Lucas Martin
Lucas Martin
10 anos atrás

Muito legal, acho incrível como coisas boas podem ter sua imagem denegrida por mau uso. Não lembro de exemplos agora, mas já vi vários ícones se tornarem piada após ações de propaganda de baixa qualidade, uma espécie de injustiça abstrata, afinal o ícone e sua reputação não tem culpa da incompetência da agência. Pode parecer bobo, mas sempre que vejo isso acontecer perco algum tempo imaginando o que poderia ser feito para reverter o caso e salvar o ícone. O caso da Svastika é muito mais complexo.

Minoru
Minoru
10 anos atrás

A suástica é um simbolo milenar, encontrado em templos budistas na India e que entre outros, era usado como o cocar da Força Aérea Finlandesa até a Segunda Guerra Mundial e que por conta de ser associada ao nazismo caiu em desgraça.

Vale notar que a suástica nazista difere da tradicional pelo seu direcionamento ao contrário da original, além do angulo da cruz que era na diagonal.

Luciano M
10 anos atrás

E viva a luta contra o monopólio…rsrsrs