JEREZ, DIA 4

SÃO PAULO (empacota) – Acabou a primeira bateria. E a grande conclusão que se pode tirar dos quatro dias de Jerez é que a Red Bull, pela primeira vez desde o início de 2010, tem problemas e vai sofrer. Vai sofrer porque os novos carros da F-1 são muito sofisticados, complicados e melindrosos (vou publicar hoje mesmo uma espécie de guia para esclarecer as mudanças todas, em linguajar muito técnico e de difícil compreensão; nem precisam ler, que não vão entender). E no caso rubrotaurino, a grande dificuldade é refrigerar a unidade de força (motor é coisa antiga) com suas caixas eletrônicas, baterias acopladas e dutos e cabos por todos os lados. Se essa bagaça toda esquenta, não funciona. Simples assim. Vocês viram aí embaixo que Newey mandou abrir um buraco na lateral. A coisa está feia. Na prática, os tetracampeões perderam os testes. Foram apenas 21 voltas com Vettel e Ricciardo. Até a Marussia andou mais. E a Caterham. E o trator-pipa.

Falando nele, a Pirelli nem precisou molhar a pista de manhã para mais testes com pneus de chuva, porque choveu. Por isso a discrepância de tempos. Massa foi o mais rápido com 1min28s229 obviamente no seco, ou quase isso, meio seco, meio úmido. Kabayashi (oba!) virou 1min43s193 em sua melhor volta, obviamente no molhado. O resumo do dia está aqui, mas é claro que sem os detalhes sórdidos que seguem. E hoje num texto enorme e cheio de fotos, porque descobri muita coisa agora à tarde em trocas de telefonemas, e-mails, whatsapps e SMSs. Sim, plural de SMS é SMSs. Aprendam.

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Comecemos com Massa, o mais rápido do dia. Ele disse que nem se lembrava de quando tinha sido primeiro colocado em alguma coisa. E disparou: “Treino é treino [jogo é jogo]”, sendo o complemento entre colchetes aquilo que ele pensou, ou que se subentende, ou o que o redator imagina que ele diria se tivesse se lembrado na hora do ditado inteiro.

(Aliás, se alguém conseguir me explicar o uso de colchetes na imprensa escrita, agradeço. Neguinho acha chique. E coloca entre colchetes trechos de frases que o entrevistado disse, que não disse, que pensou, ou que deveria pensar. Tem de ver isso aí.)

Felipe está feliz e o começo de vida na Williams não poderia ser melhor. O carro teve poucos problemas técnicos, a Mercedes não tem tido grandes dificuldades com os sistemas de recuperação de energia, nem com refrigeração dos próprios. Claro que é cedo e pode parecer precipitado, mas dá para dizer que a equipe fará um ano bem melhor que 2013 — o que não é muito difícil, eu com meu Lada andaria na frente da Williams no ano passado. Se me perguntassem no ar se já dá para afirmar isso, que será um ano melhor, eu seria cauteloso, mas cravaria: “Ainda não podemos conjugar o verbo já, mas as perspectivas são boas”.

(Homenagem a um velho amigo repórter de futebol.)

Massa falou umas coisas interessantes que estarão na abertura do dia amanhã no Grande Prêmio, já que não teremos notícias melhores, mas já vou antecipar. Gosto de furar meu próprio site. O brasileiro disse que se fosse da Red Bull, estaria preocupado. E que no fundo é bom ver os rivais se estrepando. “Melhor do que se eles já estivessem dois segundos mais rápidos que todos, como tem sido ultimamente”, declarou, usando também o verbo já.

Sobre os novos carros, a maior dificuldade foi se adaptar aos freios eletrônicos (calma, depois explico). “Tem de mudar o jeito de frear, é diferente e meio estranho. As rodas patinam muito, e temos menos pressão aerodinâmica que no ano passado, por isso o carro está mais difícil de guiar. E é importante entender o câmbio e o motor.” Problemas de idioma, claro. Felipe usou a vida toda motores e câmbios italianos. Ele fala bem italiano. Entender alemão é foda.

ok_logoFalemos agora da Ferrari, segunda colocada do dia com Alonso depois de 115 voltas. Fominha. No total, 252 voltas em quatro dias. Não quebrou nada sério, o que já é um alívio para os vermelhos.

Depois de encerrados os trabalhos, El Fodón reuniu-se com os engenheiros por duas horas e marcou de conversar mais durante o jantar. Raikkonen, por sua vez, mandou um relatório por escrito para ajudar na avaliação dos quatro dias de testes ao qual tivemos acesso e reproduzimos a íntegra do texto ao lado, com a caligrafia do piloto.

Daniel Juncadella foi o escolhido pela Force India para andar hoje, e foi bem, com 81 voltas e o terceiro lugar.

Quem?

Juncadella, meninos e meninas, é espanhol e sobrinho de Luiz Pérez-Sala, lembram dele? Correu de DTM no ano passado pela Mercedes. Mas é claro que para não deixar vocês no vácuo, fui buscar mais informações sobre o rapaz. Onde? No seu site oficial, óbvio. Recorri à página “Bio“, onde supostamente encontraria um histórico de sua carreira.

Mas fiquei com medo. Porque o que encontrei lá foi assustador. Leiam:

Nimilis conseque late officiusa corerruntio officideni ut es recatur eruptus moluptate delestia volupta tquiae veliquatem tio ea si untiunt, cus, vel id etur si ut voluptae.

Isso aí é coisa do capeta. Esse rapaz é um illuminati, Opus Dei, essas coisas. Não quero papo com ele, não.

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Pula a Force India.

Vamos para a McLaren, equipe cristã e de boa família, que completou 110 voltas com o jovenzinho Magnussen, muito bom piloto e devoto de São Francisco de Assis, como o pai. Andou muito na chuva, para aprender. No fim se empolgou e deu uma batidinha de leve. Batizado está. Descontando o problemas das chaves no primeiro dia, prontamente resolvido com uma sessão de espancamento em Martin Whitmarsh, o resto foi tudo bem para os prateados.

Como também para os outros prateados, da Mercedes, que dividiram o carro entre Rosberguinho, de manhã, e Hamilton, de tarde. Nico se disse feliz por ter conseguido simular uma corrida apenas no quarto dia de testes. “Acharam melhor eu parar na hora do almoço para almoçar”, esclareceu. Paddy Lowe, garantiu que o alemão foi para a pista exatamente às 9 da manhã. Mas advertiu Hamilton por este ter deixado os boxes “pouco antes das 15h”, atrapalhando seu obsessivo controle do tempo. Lewis deu 41 voltas e Rosberg, 91. “Tirando isso, foi tudo bem”, afirmou o engenheiro-ampulheta.

A Marussia, que chegou mais tarde a Jerez, conseguiu fazer 25 voltas com Bianchi e fechou o dia em sexto. Já a Sauber encerrou os testes com Sutil e 69 voltas, o alemão relevando eventuais problemas porque “o carro é muito jovem”. Assim como Hülkenberg, ele evitou dar as costas para o automóvel. Sabe como são os jovens, sempre prontos para qualquer coisa.

Legal foi a volta de Kobayashi, e o japonês deu 54 voltas com a Caterham pela manhã, saindo do carro cheio de sorrisos com o retorno ao seu habitat. Só que o motor, desculpem, a unidade de força da Renault deu problemas e de tarde ele nem andou. Mas foi bom ver os olhinhos puxados de novo num F-1.

kobacat

E deixamos as duas energéticas para o fim porque a coisa está definitivamente feia com Toro Rosso e Red Bull. E a conta vai para a Renault. O soviético Daniil Kvyat conseguiu completar apenas nove voltas e o motor, desculpem, a unidade de força foi para o vinagre. “Eu confio na Renault”, falou o jovem bolchevique. Na matriz, um desastre. Ricciardo fechou meros sete giros e quando a lista de defeitos já não cabia mais em 140 caracteres abreviados, a Red Bull decidiu encerrar os testes, empacotar tudo e jogar no lixo.

No momento mesmo em que a caçamba estava pronta para levar carro, unidades de força, panelas e caçarolas, além de um motorhome, Christian Horner apareceu gritando e se dizendo arrependido pediu para o operador do caminhão de lixo, Maldonado, colocar a tranqueirada toda num canto que ele ia dar um jeito de levar para a Inglaterra, onde o custo de descarte de dejetos metálicos é mais baixo.

Antes de encerrar, e para quem gosta de números, a Pirelli divulgou vários, a saber:

– 22 pilotos participaram dos quatro dias de testes
– Eles completaram 1.470 voltas e 6.509 km; no ano passado, em Jerez, foram 3.531 voltas e 15.634 km
– O melhor tempo foi de Magnussen, 1min23s276, ontem, com pneus médios; ano passado, Massa foi o mais rápido com 1min17s879
– Rosberguinho, com 188 voltas, foi quem mais andou nos treinos
– 99 jogos de pneus foram utilizados, sendo 1 supermacio, 2 macios, 23 médios, 11 duros, 32 de inverno, 20 intermediários e 10 de chuva
– as temperaturas ficaram entre 5°C e 17°C, com 6°C e 23°C no asfalto

E fim de papo. As equipes voltam à pista entre os dias 19 e 22 no Bahrein. Até lá, trabalho monstruoso nas fábricas. Especialmente da Renault e da Red Bull. Que estão vivendo um longo e tenebroso inverno.

Essa foi boa, longo e tenebroso inverno.

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Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Talvez esteja falando uma tremenda besteira sobre motores na F1 (já que acompanho essa “bagaça” desde 1971), aguardem pelos motores Mercedes esse ano! O carro (que for) que tiver um desses engatados …. vai acelerar!
Os alemães (dos motores), são especialistas e interpretar novas diretrizes técnicas, elaborar e projetar boas soluções técnicas logo de início, confiáveis. Fabricam unidades protótipos que já podem disputar o título, e a coisa virar lisinha na pista, esbanjando potência e resistência. É assim com Audi, Porsche, BMW …. mas depois, durante o ano, tem o desenvolvimento “estável”, quase nulo, termina o ano quase como começou, mas os pontos foram ganhos no início, enquanto os outros quebravam.
Os Italianos da Ferrari interpretam, projetam e também fabricam foguetes, que começam quebrando, mas depois se “estabilizam”, se acertarem nas soluções de resistência, podem disputar até o título no fim do ano!
Os ingleses parecem que perderam o “bonde”, mas estão sempre “por aí”.
Os Franceses demoram. Mudam-se as regras e a coisa engatinha, começam lerdos e quebrando …. no 1º ano …. mas depois vão se acertando. A inércia de mudanças nos franceses é maior, mas depois que acertam (demora) …… ninguém pega. Foi assim com os carros turbos, lembam?
Acho que a RedBull vai pastar esse ano, mas no ano que vem …. vão vir com tudo novamente, enchendo o saco de todos!

Ulisses
Ulisses
Reply to  Ulisses
10 anos atrás

Me esqueci dos japoneses, que projetam, fabricam e testam os motores em segredo, na fábrica.
Depois me tudo aprovado, engatam eles em algum chassi bom, e todos ficam contentes.
A Honda, com certeza, está com o motor de 2014 (desde 2013) virando em algum laboratório secreto nos subterrâneos da fábrica.
É só instalar um desses na McLaren para ela virar um “capeta”!

Renato F1
Renato F1
10 anos atrás

Atualizando os comentários de Jerez, dia 3:

Resultados de hoje:

1º – Massa (Williams MERCEDES)
2º – Alonso (Se Ferrari)
3º – Juncadella (Force India MERCEDES)
4º – Hamilton (MERCEDES)
5º – Magnussen (McLaren MERCEDES)

Ou seja, excluindo o Alonso, que sempre anda mais que o carro, todos os outros são impulsionados por motores da Mercedes-Benz!

Vou torcer para a McLaren ser campeã este ano e no ano que vem se arrastar com motores Honda!

E a Williams fez bem: trocou de motor na hora certa e começa muito bem os testes! Hülkenberg também se deu bem: em vez de Lotus-Que Horror, vai de Force India Mercedes! Maldonado é que se deu mal!

E a Red Bull está apelando: ver a equipe fazer buraco no carro para cessar os problemas de aquecimento do motor Que Horror! Gambiarra chinfrim! Motorzinho fraco! Vai fazer carro horroroso na casa do caramba: Que Horror Clio, Que Horror Logan, Que Horror Sandero, Que Horror Duster…

ba
ba
10 anos atrás

Power Unit Trend with Assistance. Vulgo PUTA.

ms
ms
10 anos atrás

Flávio, vc realmente acha que Newey e a Red Bull estão realmente em apuros? ou vc diz isso pra colocar um pouco de pilha nessa mesmice que ficou a F1 depois do domínio absoluto da trinca Vettel, Newey e Red Bull? Newey com a bagagem, experiência e competência que tem certamente vai correr atrás do prejuízo e o que ficar faltando fazer Vettel concerta com o braço na pista…

ms
ms
Reply to  ms
10 anos atrás

Sorry, conSertando o “concerta”….

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Se analisarmos bem, a Lotus economizou uns “caraminguás” não participando dos testes. Isso sem contar que por causa do motor,a galera ia enterrar a equipe e Maldanado ia se escabelar.. Uma dúvida paira sobre minha mente….De acordo com o atual e rígido regulamento da F1, o fato de um piloto encostar o bico do carro na traseira de outro será considerado ato libidinoso???

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  RENE FERNANDES
10 anos atrás

Somente se houver penetração.

André
André
10 anos atrás

Não é pq o Massa está na Williams, mas só de olhar a aparência, dá pra ver que fizeram um carro de verdade pra esse ano, mas lógico, ainda não tem possibilidades de disputar um campeonato, mas pode até ser que tenha chances de pontuar em todas as corridas. Já o campeonato mesmo, para mim, vai ficar entre Mercedes e Ferrari, isso se a RedBull não conseguir consertar a “Unidade de Força” dela.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Motores Mercedes na frente , Ferrari , em seguida , e Renault nem saiu, e a Honda
em 2015 vai pegar tudo mastigado , oferecido pela MACLAREM.

sandro
sandro
10 anos atrás

No final das contas quem mais andou com motor renaut foi a Catherman a que tem menos condições das três. E a lotus que perdeu um monte de mecânico, sem dinheiro e sem ter participado do primeiro treino. Tenho impressão que o Maldonado vai ter o carro dele “sabotado” toda corrida

dyego
dyego
10 anos atrás

esse carro todo azul da williams ta demais. Tomara que nao inventem mais uma pintura “retrô” ridicula..

Ulisses
Ulisses
Reply to  dyego
10 anos atrás

Concordo!

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  dyego
10 anos atrás

Isso daí não é “pintura” como das outras. É FALTA DE PATROCÍNIO.

E não tem nada de original.

A Equipe Prost tinha um carro com a mesma cor…e a mesma dificuldade pra arranjar patrocínio.

cleber
cleber
10 anos atrás

Teria Maldonado errado na troca de equipe e investido mal seu rico dinheirinho,ou ainda é cedo para dizer??

Cranio
Cranio
Reply to  cleber
10 anos atrás

Não acho cedo não… Ele fez cagada sim! A Williams já mostrou potencial e a Lotus nem saiu do papel…

VELOZ0003
VELOZ0003
10 anos atrás

Desculpe Flavio, nem sou de postar nada… Achei outro vídeo interessante sobre 2014. Esse mostra a Ferrari na fabrica ainda sem os patrocínios e justamente passando em video acelerado todo o processo de adesivagem dos mesmos. Quem sabe você acha interessante e posta do seu blog com menções honrosa a mim o garimpeiro… hehe!! Brincadeira em… Abraço

http://www.youtube.com/watch?v=6WkTww_6Ujg

VELOZ0003
VELOZ0003
10 anos atrás

Achei um vídeo interessante e que pode ser útil. Ele mostra perfeitamente as mudanças no chassi em comparação ao modelo 2013. Vale apena assistir! mudou ate a posição de pilotar o carro…

http://www.youtube.com/watch?v=9jSTNd6Mqqs&list=TL8kCvq8wVOIhkyExAvoTZDnj2FZ_90yCa

Itamar
Itamar
10 anos atrás

Realmente o Flavio Gomes está muito bem esse ano de 2014. Todos os textos dos testes de Jerez foram animadíssimos. Adorei todos. Obrigado, FG, pelos bons momentos de leitura. Abraços.

Bruz
Bruz
10 anos atrás

A RBR sempre da um jeito de fazer marketing, kakakakakaka.
Espero que quando o Vettel esteja festejando o Penta, tenha menos idiotas dizendo que sempre Newey deu um foguete, ou que sempre teve o melhor carro, etc.
Jerez é Jerez, Australia será Australia.

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

Essa Williams toda azul desse jeito está a cara da Prost.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
10 anos atrás

O plural é SMSs? Achei que fosse “esseemeésses”… Estamos ditando tendências para a próxima reforma ortográfica do idioma luso-brasileiro.

Luciano
Luciano
10 anos atrás

Será que vc poderia traduzir, na íntegra, o relatório do Raikkonen. Meu finlandês é muito fraco!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Luciano
10 anos atrás

Claro! Aí vai (na íntegra): É. Sim. Não. Talvez (pausa para o sorvete, que ninguém é de ferro).
Continuando (na íntegra): V6? Seis doses de vodka. Alonso? Mesmo box (fim do relatório).

Gustavo
Gustavo
10 anos atrás

Flávio, foi mal o puxa-saquismo, mas acabei de escrever pra um amigo:

“Cara, sei que você ia ler de qualquer jeito, mas o texto do Flávio Gomes sobre os testes de hoje é uma obra-prima da desprentensão!! Com um assunto que pode ser totalmente desinteressante, ele fez um texto maravilhoso, livre, diria que genial! E ninguém vai perceber… Tem todos os tiques deles de texto, mas numa quantidade muito grande. Diria Nachbin [nosso chefe – colchetes em homenagem ao texto] que não ralenta nunca.

É o ‘Jerez, dia 4’.”

Ricardo Soares
Ricardo Soares
10 anos atrás

Gostaria de fazer “apenas” um comentário bem machista (fora do padrão “bom-termo-politicamente-correto” de hoje em dia)…quanto aos “colchetes”, “vadinho”, do eterno livro de Jorge Amado “GABRIELA” eternizado pela “globe network” por um “impagável de bom” José Wilker, disse: “Essa mulher está estourando os colchetes” !!! (falando da própria Gabriela); Ahhh, os colchetes, no nosso tempo (né Flávio) queria dizer outra coisa…rsrsrs Abraços.

Caipira
Caipira
Reply to  Ricardo Soares
10 anos atrás

Colchetes sao umas presilhas simples e simplorias encontradas em diversos sutias e vestidos, que se soltam facilmente, quando nao enroscam complicando a esfregacao.
Ja os [colchetes] presentes no seu teclado sao diferentes das “aspas” que voce tanto gostou de usar.

luck
luck
10 anos atrás

no final, a red bull leva outra, méritos de vettlel e horner.

luck
luck
Reply to  luck
10 anos atrás

e newey, o mago!!

Mr
Mr
Reply to  luck
10 anos atrás

Calma, muita calma nesta hora. Tudo nesta vida passa, até a uva passa.
Aguardemos.

Araçatubaiano
Araçatubaiano
10 anos atrás

Carro turbo sempre terá problema de aquecimento, ainda mais os franceses (Eike Batista que o diga, com sua falecida JPX). O Newey irá penar para conciliar a aerodinâmica e os intercoolers eficientes para os Renault.
O Massa pode ter se dado bem além treino, pois os alemães são bons em fazer motores turbo, assim como os japoneses. A Renault é competente, mas não me recordo de um Renault turbo vencedor. A sorte da Ferrari é que ela se tornou mais alemã e britânica do que qualquer outra coisa nos últimos anos, senão iria enfrentar outro looongo hiato como o de 79-2000…

Victor Lourenço
Victor Lourenço
10 anos atrás

Primeiramente, Já não é verbo. Na boa véio, fui bem legal a tua falação sobre os testes da f1. Mas o que lamento profundamente a ausência, o sumiço inexplicado do analista de f1 Máximo Bueno. Tens notícias do gajo?

Victor
Victor
Reply to  Victor Lourenço
10 anos atrás

Alguns pedem por pancada.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
10 anos atrás

esses treinos que não significam nada, acho que significam mais que os do ano passado correto.
quem está melhor, não se sabe, mas pelo visto, não dar pau como williams, ferrari etc..já é um ÓTIMO sinal.

a Lotus meu deus, eu teria desespero em ver todos na pista, e ela olhando de fora. tempo precioso perdido. e eles também usam Renault

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

A Lotus fez bem em não ir pra Jerez, deve estar rindo à toa. Economizaram grana e ainda vão receber um relatório da Renault com os problemas que todas as equipes tiveram em seu powertrain (mais chique). Meus olhos acostumados a analisar o fluxo de ar não me enganaram e os treinos confirmaram, a Macca vem forte, Marrusia e Williams vão andar mais na frente e Force Índia e Sauber parecem pouco animadoras. A Ferrari tem uma base sólida pra evoluir. A RBR pode ter dado um passo maior que a perna, falta uns dois dedos de cada lado no carro, haja calha!

Daniel Ramos
Daniel Ramos
10 anos atrás

E a Lotus? Só têm uma coisa a dizer:”Tá fudida”, e não é no sentido malicioso, com esses problemas na Renault, com problema de refrigeração na Red Bull e Toro Rosso, e a Caterham se deu melhorzinho (a nanica entrou um caminho pra meter ar pra dentro, que só Deus sabe onde tava o buraco kkkkk), quero ver o que vai acontecer com a Lotus, será que ela vai pro o Bahrein? Olha sei não, algo me diz que a Lotus não vai tá lá também não…Só o tempo dirá, mas ainda acho que ela tá fudida.

Pedro
Pedro
10 anos atrás

Se o Willians filhote de Quasimodo for bem, iremos cantarolar:

Se tem bigodes de foca
Nariz de tamanduá
Parece mesmo estranho, heim!
Também um bico de pato
E um jeitão de sabiá
Mas se é amigo
Não precisa mudar
E é tão lindo
Deixa assim como está
E eu adoro, adoro
Difícil é a gente explicar
Que é tão lindo.

Vitor
Vitor
10 anos atrás

Prevejo um desastre total na lotus O.o

Vitor
Vitor
Reply to  Vitor
10 anos atrás

So o Grojean que ta em evolução e uma sorte daquele bico estranho,pra salvar.Falta de testes,os motores renault ,perda de pessoal da equipe,Maldonado(KKKKKKKKKKK)numero 13(KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK).Ta dificil pra eles.E mais fácil a Catheram andar mais que a Lotus!

A.Vandelay
A.Vandelay
10 anos atrás

1. Quem usava esse logo OK? Ford? GM?

2. “Descontando o problemas das chaves no primeiro dia, prontamente resolvido com uma sessão de espancamento em Martin Whitmarsh, o resto foi tudo bem para os prateados.” é digno de Monty Python. Rachei.

3. E finalmente, o que o suposto ambigrama dos Illuminati faz no carro da Force India?

Saulo Lopes
Saulo Lopes
Reply to  A.Vandelay
10 anos atrás

GM

Luis Felipe
Luis Felipe
10 anos atrás

Eu lembro do Luiz Perez-Sala. Piloto espanhol fraquinho, fraquinho que andou de Minardi nos anos 80, pintura preta e amarela e motores turbo da Motori Moderni. O carro até que era bonito, mas não andava niente. Aí Sala cansou e abriu uma casa de frios especialiazada em jamón na sua Espanha natal. Bem que ele fez.

Luis Felipe
Luis Felipe
Reply to  Luis Felipe
10 anos atrás

Ah, sim. Repito aquilo que disse e podem anotar aí: Massa tirou a sorte grande de ter ido para a Williams, que também tirou a sorte grande de ter trocado a Renault pela Mercedes. Então, são duas sortes grandes. Ou grandes sortes, o que dá na mesma. O carro, este da Williams, é “bem nascido” como diria aquele narrador famosérrimo da Rede Globo cujo nome esqueci, grife Pat Symonds, o que não é poca roba. Symonds aprontou aquela cachorrada junto com o Briatore em Cingapura em 2008, tomou um gancho da FIA, voltou à F1 pela Williams e o resultado está aí. Ponto para a Williams. O gajo ainda sabe muito bem como projetar um carro de F1, embora não acho que a Williams tenha o melhor carro. McLaren e Mercedes estão um pouco à frente. Mas logo atrás, vem o time de Grove.

RenatoS.
RenatoS.
10 anos atrás

E pensar que o Nasr, que ainda não acertou com a Williams, já bateu tanto o Magnussen, qto. o Juncadella nas Fórmulas BMW e 3 Inglesa.

Vitor
Vitor
10 anos atrás

Massa e Koba estão de parabens!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Vitor
10 anos atrás

Estão aniversariando?

Levi Davet
Levi Davet
10 anos atrás

Os carros de Newey, embora de elegante desenho, sempre tiveram problemas de refrigeração. Em 2005 foi o ápice, com vários motores Mercedes estourados numa McLaren que, pela performance, deveria ter ganho o título.