MENU

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014 - 10:39F-1

MP4-29

SÃO PAULO (correndo muito) – Não vou ter tempo de elaborar muito os textos dos lançamentos de carros de hoje, porque daqui a pouco temos a estreia oficial do Fox Sports 2. Por isso, voando primeiro com a McLaren MP4-29. Vendo de frente, o bico tem formato de “M”. Conversei com uma figura de alto escalão em Woking agora há pouco e perguntei o por quê desse “M”. “Ora, ora”, ele começou. “Óbvio que fizemos uma temporada muito ruim no ano passado. Por isso, para o carro deste ano, procuramos uma forma de melhorar a passagem dos fluxos de ar.”

Compreendi perfeitamente. Aí está o MP4-29 sem Vodafone e sem patrocinador principal. Não sei atrás de quem a McLaren está correndo para pintar o nome nas laterais. E é o último com motor Mercedes, porque no ano que vem o time vai de Honda.

McLaren Mercedes MP4-29

65 comentários

  1. Luciano disse:

    De novo? PÔ, mas tá chato já essa história da otimização dos fluxos de ar. Vira o disco.

  2. Ron disse:

    Vou reproduzir um comentário que vi no Google+: “Congratulations! It’s a boy!”

  3. Speed Racer da Mooca disse:

    Na minha opinião o McLaren é de longe o mais bonito até agora. Neste momento, a Ferrari já lançou seu modelo, que diga-se, é horroroso. Até o Lotus tomada é mais bonito.

  4. eduardo costa disse:

    ignorante é a pergunta que não é feita. tb não sei direito, mas acredito deve levar o ar para o turbo. nos modelos anteriores tb eram aplicados para a alimentação… isso não deve ter mudado.

    falando de entradas de ar, nada supera a década de 70. dê uma olhada nestes:
    http://f1corradi.blogspot.com.br/2013/10/no-ano-de-rush.html

  5. eduardo costa disse:

    São os “Long Dong Silver”.

  6. Allez Alonso! disse:

    Se o som for esse, eu gostei:
    http://youtu.be/FkMh_PCfWTo

  7. Celio Ferreira disse:

    Carros de F1 não é desfile de beleza, é de competitividade, o que importa é
    fazer a pole e ganhar corridas.

  8. Ricardo disse:

    Esse carro com essa pintura ficou um espetáculo. Uma das pinturas mais bonitas que eu já vi da McLaren pro meu gosto. E a solução do bico que eles encontraram ficou a menos feia esteticamente até agora.

  9. Cláudio F1 disse:

    A maneira mais eficiente de se melhorar a penetração aerodinâmica deste carro é com o uso de viagra e gel lubrificante!! Neste ano, os carros carros da F1 não irão se tocar mas sim se encoxar, só de serem exibidos em público já cometem o crime de ato obsceno.

  10. Allez Alonso! disse:

    Meus olhos treinados, acostumados em analisar imediatamente o fluxo de ar, não me enganam, esse é um carro rápido, rsrs.

  11. Maurício Rocha disse:

    Quem não se lembra de soluções aerodinâmicas ridículas do passado, que não vingaram? Criar um regulamento desses, que obriga a criação de projetos feios que doem, é dar tiro no pé. Ou o automobilismo de competição também não leva em conta a beleza do design, das formas harmoniosas, das cores dos patrocinadores? Não dou nem a metade da temporada para mudarem isso. Perto desses bicos de trapizonga, o degrau do ano passado é uma obra de Oscar Niemeyer. Perto disso os carros da Indy são jóias do design contemporâneo. Tomara que a transmissão desse ano tenha a tecla “On Board”, pra assistirmos toda a corrida de acordo com a visão do piloto, onde se enxerga só traseira de quem vai à frente.

    • eduardo costa disse:

      já há um movimento para mudança… mas nõ acredito que possa vingar.
      o cara que comanda a Caterham, o Cyril… Cyril… pô, o sobrenome dele é difícil de decorar… bem… vamos lá o Cyril da Caterham falou esta semana que as equipes podem se reunir para mudar alguma coisa nestas monstruosidades que estão nascendo. o assunto, se para frente for, pode ser levado para FIA. (smj é o que diz a reportagem. corrijam-me se estiver falando merda)

  12. diogo disse:

    Alguém qual o significado de MP/4 nos nomes dos carros da McLaren ?

    • Cláudio F1 disse:

      “M” de Marlboro e “P/4″ de Project Four, explico, no início da década de 80 um cabra chamado Ron Dennis tinha uma equipe chamada Project 4 que disputava corridas na F2 e F3, tendo como patrocínio principal a Phillips Morris (Marlboro). No ano de 1980, a McLaren estava em crise e foi adquirida por Dennis e pela Marlboro, dispensando o antigo dono Teddy Mayer, e a partir de então todo carro McLaren é batizado de “MP/4″ alguma coisa, justamente em homenagem à antiga equipe de Ron Dennis e a Marlboro (apesar desta última não ter mais vínculos com a equipe desde 1997, quando a equipe passou a “fumar” cigarros West).

    • Luiz disse:

      MP4 sempre foi a designação de chassis para todos os carros de Fórmula 1 projetados pela McLaren à partir de 1981. A sigla define-se então como McLaren Project 4, o / (barra) é usado para os diversos desenvolvimentos da McLaren, como o deste anos que já é o MP4/29.
      Aproveitando, concordo com o Maurício, penso que estes bicos não vão permanecer ao longo do ano, vão acabar apelando para desenhos mais tradicionais.

    • Leonardo Costa disse:

      Alguém já deve ter respondido com mais precisão. O Ron Dennis tinha uma equipe em outras categorias chamada de Project Four Racing, e quando ele se juntou à McLaren os carros dela passaram a se chamar MP4 mais a numeração. Algo do tipo McLaren Project Four.

    • Alan disse:

      Em 1981, a McLaren e o Project 4 de Ron Dennis se uniram. A partir daí os carros foram batizados com MP4.

    • eduardo costa disse:

      M de Mclaren
      P4 de Project four

      a fusão ocorreu em 1981, mas, o salto quântico ocorreu em 1983/1984 com a chegada da TAG e a grana do Mansour Ojjeh… com ele veio o motor Porsche… o resto da vitoriosa história vc já sabe. entretanto a equipe já havia sido campeã em 74 com Emerson usando o chassis M23.

      o primeiro carro a usar o MP4 foi o MP4/1 na temporada de 1981, pilotos: John Watson e (acredite) Andrea DeCesaris.

  13. Glauber disse:

    Visto do frente o “M” formado, lembra muito o “M” da operadora de telefonia Movistar que opera na Espanha e países da América Latina. Seria de certa forma legal se ela fechasse um patrocínio logo agora que a Vodafone saiu.

    • eduardo costa disse:

      bem notado. porém a movistar é uma operadora da Telefonica que só opera na espanha e na américa latina. para outros mercados a telefonica opera como telefonica mesmo. ficando então o patrocinio adstrito àqueles mercados, o que comercialmente não é interessante.
      boa jogada faz , resguardadas as devidas proporções, a Telmex com suas marcas. Onde a Operadora é Telmex, ela coloca Telmex, onde é Claro, ela coloca Claro, onde é Verizon, ela coloca Verizon… esse tal de Carlos Slim tem grana para cacete…

  14. artur melo disse:

    E já pipocam as brincadeiras com o novo bico.Dizem que a MacLaren pariu um menino.Alusão é claro ao formato do novo bico

  15. Evandro disse:

    A julgar pelo nariz que parece ter sido inspirado ou no Fittipaldi ou no Castroneves deverá ter uma aerodinâmica surpreendente….boa ou ruim somente os resultados dirão….

    • eduardo costa disse:

      não… o maluco que desenha estas soluções havia acabado de assistir Sex freaks, estrelado por Long Dong Silver…. aproveitou o silver da cor da McLaren e o “long dong” como apêndice aerodinâmico. deu isso.

  16. Paulo F. disse:

    Deveria ser laranja…

  17. Alessandro Silva disse:

    Esta pintura cromada me incomoda… Tirano isso, esta divertida esta pré temporada. Os carros com soluções das mais criativas e diferentes esta causando uma sensação de que teremos um ano surpreendente.

  18. Ricardo disse:

    Imagine um choque frontal entre a McLaren e a Lotus. Vai ser uma verdadeira transa.

  19. RenatoS. disse:

    A napa é estranha. Uma plástica bem feita no narizinho, seria bom, mas, no geral, este é o modelo mais bonito até aqui.

  20. Clenio Azevedo Vilela disse:

    Para onde irá Martin Whitmarrsh? Sabe alguma coisa a repeito?

  21. Mauricio disse:

    A mim esse tal “M” parece outra coisa. Só não falo pois sei que serei censurado, afinal é pornográfico! He! He!

    :-)

  22. victor disse:

    O Carro ficou bem melhor de lado do que de frente.. esse prata é lindo demais… espero que os patrocinadores não sujem todo…..torço tb pela volta do laranja

  23. RENE FERNANDES disse:

    Podem me enxovalhar em praça de rolezinho mas isso parece um clítoris avantajado…( que baixaria…me desculpem…)

  24. Maxwell disse:

    Bico em homenagem ao “peru” dos japoneses.

  25. Deni Williams disse:

    Minha reação ao olhar esse caro de frente: JESUS AMADO!!!

  26. Michel disse:

    Esse ano teremos os carros bico de tamanduá! À exceção da Lotus que fez um bico dividido ao meio!

  27. Fernando Silva disse:

    Não é tão feio. Li em algum lugar que a Sony bancaria a turma de Woking, mas, pelo jeito, não venderam tantos Playstations 4 como gostariam e o dinheiro não pingou na conta.

  28. jrg disse:

    Se fosse azul, o chamaria de Gonzo!

  29. Diogo disse:

    Para patrocinador principal os boatos indicam a Sony e uma empresa chinesa. E, dá pra ver no macacão que eles continuam com o apoio do Santander.

    Quanto ao nariz do Gonzo, que coisa horrível. E o pessoal que ainda falava dos novos carros da Indy não poderia imaginar que viria coisa pior…

  30. Daniel disse:

    Mais bonito ate agora….

  31. leo disse:

    Cada vez mais parecido com o carro da Mercedez, pelo menos na cor!

  32. Fernando disse:

    Dá pra chamar este carro de MP4-29 Gonzo. Que nariz feio da porra.

  33. eduardo costa disse:

    será tendencia. mas a que ponto poderá melhorar o fluxo de ar sob o carro? só na pista para ver se funciona ou não… afinal, por enquanto foi só CFD, simulador e túnel de vento..

    ademais, temos que ver tb o que o Neway apresentar o novo RB. ele sempre tem uma carta na manga.

  34. Grande FG, essa temporada da F1 não tá parecendo com aquelas da década de 70, que a cada corrida, aparecia uma trapizonga nova? Não discuto beleza, mas que pelo menos vai quebrar a monotonia dos últimos anos. O que achas?

    Há, até agora, a Willimans me parece o carro menos feio.

    []‘s

  35. Farah disse:

    Não achei feio. Só não tem cara de McLaren. Tem cara de Mercedes.

  36. Seinfeld disse:

    Mais do mesmo, com um cinza Mercedes e sem o logo da “Vodafone”.

    Ficaria melhor laranja.

    Quem sabe ano que vem.

    • eduardo costa disse:

      se for verdade que negociam patrocínio master com a Sony, continuará preto e prata até 2015, vez que a cor padrão da escrita da Sony é preta.

      o que me chama a atenção nesta questão do patrocínio da Sony que vem sendo especulado há um tempo é que até ano retrasado a empresa amargava prejuízo astronômico dado a perda de market shere para as coreanas

  37. Rud disse:

    To achando que a Maclaren vai ganhar todas esse ano, pq com esse “membro” frontal ninguém terá coragem de seguir na frente kkkkkkkkk.

  38. Paulo Penna disse:

    Até que não ficou feia, eu esperava algo bem pior!
    FG, quando a net terá fox2?

  39. Felipe AG disse:

    Desculpem a ignorância, mas não posso evitar a pergunta: se os motores são turbo, por que entrada de ar acima da cabeça do piloto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>