MENU

terça-feira, 3 de junho de 2014 - 8:28F-1

MÔNACO, 1984

RIO (choveu) – Hoje, 3 de junho, 30 anos do GP de Mônaco de 1984, que mostrou Ayrton Senna ao mundo — ou àqueles que ainda não o conheciam direito. A história daquela corrida está aqui. Aproveitando: para você, foi a melhor prova da carreira de Ayrton? Vamos brincar de listas, então: quais as cinco melhores corridas de Senna na F-1? Minha relação eu coloco depois.

senna84monacochuva

136 comentários

  1. Leandro disse:

    Minha relação pela ordem .

    Europa 1993
    Portugal 1985
    Mônaco 1984
    Brasil 1991
    Japão 1988

  2. Francesco disse:

    “Se a corrida fosse até o fim, o vencedor seria Beloff”. Lol

    Valeu, Flavio “mae Dinah” gomes!

  3. Leandro disse:

    Bom essa corrida foi espetacular .Mas a melhor corrida do Senna pra mim Flavio foi no GP da Europa 93 :

  4. Thiago Christao disse:

    Procurei um post relevante para enviar a sugestão de leitura.

    http://projetomotor.com.br/fato-ou-mito-2-toleman-de-senna-em-1984-era-uma-porcaria/

  5. Henrique Dias disse:

    Qual tua relação das 5 melhores? Salvo engano eu não vi !

  6. Sandro disse:

    Monte Carlo 1984
    Jerez de la Frontera 1986
    Hungaroring 1986
    Suzuka 1989
    Donington Park 1993

  7. CRISTIANO disse:

    Não se esqueçam do Steffan Bellof (Tyrrell) nessa corrida que largou em último (Senna largou em 13º) e já estava em 3º quando a corrida acabou e ainda estava mais rápido que Senna.

    • Fernando disse:

      Vai dizer agora que o Bellof seria o maior piloto da historia? Antes do Senna ultrapassar Rosberg, a diferenca Senna-Bellof era de menos de 5 segundos. Como que o Bellof tava mais rapido se no final a diferenca foi de 14?

    • ms disse:

      bem lembrado Cristiano! dados da cronometragem daquela corrida indicam que Bellof pilotando uma tyrrel…. vinha fazendo tempos melhores que os de senna mas isso não tira o brilho de senna que ainda inexperiente, correndo pela primeira vez em monaco veio lá de trás jantando todo mundo sendo alguns veteranos, campeões mundiais como mansell, lauda & cia e só não ultrapassou prost pelo bairrismo de balestre que interrompeu a corrida pouco antes de senna fazer sua ultrapassagem

    • Jerry disse:

      Cristiano você é desinformado, naquela corrida o Bellof estava com um carro irregular com 50 kgs a menos de peso, é por isto que foi desclassificado e eliminado do campeonato de 1984. Eles colocavam chumbo um pouco antes da pesagem, mas não acredito que Senna vencesse em 1984 porque a suspensão dele estava ruim porque bateu e nem Prost venceria o freio estava pifando (ocorreu a mesma coisa com o companheiro de equipe de Lauda).

  8. Vando Monteiro disse:

    1 – Donnington 1993
    2 – Interlagos 1991
    3 – Mônaco 1984
    4 – Suzuka 1988
    5 – Suzuka 1989

    • Jerry disse:

      Concordo com você, Vando, estas foram as mais emocionantes, teria uma sexta a de 1986 GP da Espanha, mas estas 5 não foram as melhores. Todas que você citou (exceção Suzuka 1989) foram com chuva. O Ron Dennis diz que a melhor corrida de Senna foi a de Interlagos 1991 quando ficou com poucas marchas e eu também acho, porque as Mclaren em 1991 eram inferiores aos Williams, além disto não tinha controle de tração como as Williams que na chuva significa mais de 2 segundos por volta, outro problema era o peso das Mclaren que era 20 kgs maior que os da Williams já que o V12 bebia muito e na chuva o peso é fundamental, que eu me lembre o Senna só perdeu corridas com chuva em 1992 quando enfrentou a Williams com suspensão ativa, controle de tração, ABS, Câmbio eletrônico, diferencial eletrônico etc…a Mclaren de 1992 já tinha alguma coisa eletrônica, mas não tão forte quanto os da Williams. Já em 1993 a Mclaren apesar do motor HB com 80 cavalos a menos a Mclaren era superior as Williams na chuva, porque a Mclaren tinha copiado toda a parafernália eletrônica da Williams e tinha a vantagem de seu motor V8 carregar 25 litros a menos que o V10 da Williams.

  9. Luís disse:

    O maior de todos ensinou todo mundo a dirigir!!

  10. Nikolas Spagnol disse:

    É difícil avaliar as corridas de Senna, pois em muitos casos sua superioridade devia-se mais ao equipamento nas suas mãos do que ao seu talento. Mas aí vai:

    1 – Donnington Park, 1993
    2 – Mônaco, 1984
    3 – Interlagos, 1991
    4 – Suzuka, 1988
    5 – Jacarepaguá, 1988

    A corrida de Jacarepaguá é largamente esquecida pelo fato de Senna ter sido desclassificado por mudar para o carro reserva antes da segunda largada. Mas Senna saiu dos boxes, em último, passou todo mundo menos o Prost em questão de 25 voltas (claro que sua McLaren era muito superior ao resto do grid, mas ainda assim), estava tirando diferença do Prost mesmo andando no meio do pelotão, parou nos boxes, cagaram o pitstop dele e ele voltou bufando só pra receber a bandeira preta.

    • Nikolas Spagnol disse:

      Menção honrosa para Suzuka 1989: pega sensacional com Prost, tentativa de ultrapassagem no único ponto que dava, o acidente, a volta inteira com o bico quebrado, voltou bufando atrás do Nanini, passou no mesmo lugar em que havia batido no Prost, e depois foi desclassificado!

    • Antonio disse:

      Ué, coloque então só as corridas em que ele tinha equipamentos inferiores como essa da Toleman em Monaco 84 , na Lotus, 85, 86 e 87 , McLaren 91 e 93, Tem várias memoráveis.

    • Luiz disse:

      Você quer dizer, e infelizmente parece verdade, que a maioria das vitórias de Senna, Prost, Schumacher, Vettel, e muitos outros deveu-se apenas ao equipamento superior? Embora eu concorde, não é simplificar demais as coisas?

  11. Auricelio disse:

    1- Suzuka 88
    2-Interlagos 91
    3- Suzuka 89
    4-Mônaco 84
    5-Donnington 93

  12. Segafredo disse:

    1….Suzuka 89 foi épico pela recuperação após a fechada de Prost.

    2….Suzuka 90 pelo troco.

    3….Brands Hatch 84, pelo 3lugar fantástico, primeiro pódium no seco.

    4….Estoril 85, grande hiato perante os demais….gênio!

    5….Interlagos 91, só um piloto na face da terra venceria naquelas condições……Magic Senna!

    6….Donington, 93……de outro mundo!

    7….ops, eram 5

  13. Caio disse:

    1 – Brasil 1991
    2 – Europa 1993
    3 – Mônaco 1984
    4 – Japão 1988
    5 – Portugal 1984

  14. Caê Paiva disse:

    1 – Europa 93
    2 – Mônaco 92
    3 – Interlagos 91
    4 -Japão 89
    5 – Interlagos 93

    (pena que são só 5, pois Detroit 91, Mônaco 84 e Portugal 85 fariam parte da minha lista também)

  15. Henrique M. Guimarães disse:

    Japão – 1988
    Mônaco – 1984
    Donington Park – 1993
    Interlagos – 1991
    Japão – 1989

  16. Juca disse:

    1) Suzuka 1988 – Pela recuperação impressionante com toda a pressão do mundo nas costas.
    2) Mônaco 1984 – Cartão de visitas para o Circo da F1.
    3) Brasil 1991 – Pilotar um carro V12 somente com a Sexta marcha nas voltas finais e ganhar a corrida.
    4) Donington 1993 – A melhor primeira volta da F1 até hoje.
    5 ) Estoril 1985 – Primeira vitória

  17. Leandro disse:

    1 – Donington 93
    2 – Mônaco 92 (só pelas voltas finais)
    3 – Japão 91
    4 – Mônaco 84
    5 – Japão 88

  18. Thiago Muniz disse:

    Segue a minha lista:

    1 – Donington Park 1993
    2 – Monte Carlo 1984
    3 – Suzuka 1988
    4 – Estoril 1985
    5 – Interlagos 1991

  19. João disse:

    1 – Donnington 1993
    2 – Mônaco 1984
    3 – Suzuka 1988
    4 – Interlagos 1991
    5 – Spa 1988

    Série bônus (ou com dor no coração): Estoril 1985, Suzuka 1989, Mônaco 1992…

  20. Mauricio Camargo disse:

    1 – Japão 88
    2 – Europa 93
    3 – Estoril 85
    4 – Mônaco 84
    5 – Detroit 87

  21. Ulisses disse:

    Inesquecível GP!
    Só para lembrar, atrás de Senna, tão rápido quanto e na mesma balada, vinha Stephan Belof, outro alemão que ia “dar trabalho” se não tivesse morrido tentando ultrapassar Jacky” Ickx na curva Eau Roug em Spa! Ouso dizer que Belof poderia ser o maior rival de Senna na F1, era muito rápido, esse duelo também não vimos, infelizmente outra perda lamentável do esporte!

    Meus Gps de Senna

    1 – Interlagos 1991 (só porque eu estava lá, com o … na mão quando ele entrava no S do Senna com aquele motor com 200 rotações! O motor só “berrava no final da reta oposta! Marchas? Ninguém escutava nenhuma troca, todos no autódromo sabiam que o câmbio dele tinha ido para o “beleléu”!
    2 – Mônaco, 84
    3 – Donington Park 1993 (Show!)
    4 – Japão 1988
    5 – Japão 1989

  22. Antonio disse:

    É isso que faz do Senna ser considerado o melhor de todos os tempos.
    Este segundo lugar é mais lembrado do que qualquer vitória de seus adversários.
    E sempre será lembrada na história, como o gol que o Pelé não fez
    Suas vitórias foram marcantes e memoráveis. Quase ninguém lembra das vitórias do Vettel, só pra citar um exemplo dentre outros grandes pilotos.
    Senna foi marcante e intenso,
    O automobilismo agradece.

  23. beto disse:

    1) Suzuka 88
    2) monaco 84
    3) Interlagos 91
    4) Jerez 86
    5) Donington 93

  24. Luis Felipe disse:

    Para mim, foram estas:
    1) Mônaco 1984
    2) Europa 1993
    3) Brasil 1993
    4) Japão 1989
    5) Japão 1988
    #SennaMito

  25. Mauricio disse:

    1 – Mônaco 1984
    2- Europa 1993
    3 – Suzuka 1989
    4 – Brasil 1991
    5 – Suzuka 1988

  26. Christian Alves (@chrisalves88) disse:

    por que os carros dessa temporada tinham dois aerofolios?

  27. Cláudio Palestra disse:

    Que ano que foi que o Senna ganhou a corrida em Monza (casa da Ferrari) e a torcida ferrarista o aplaudiu.
    Para mim qualquer corrida em Mônaco foi a maior vitória.

    • Rafael Travassos disse:

      Acho que a corrida a que você se refere foi em 1992. Ricardo Patrese liderava a corrida e os italianos não admitiam a sua passividade como segundo piloto. Patrese teve problemas e Senna o ultrapassou na reta que antecede à Parabólica.
      Ao fazer a ultrapassagem, o público vibrou.
      Foi bem legal também.

  28. Luiz Fernando disse:

    Stefan Beloff vinha atrás doeAyrton, em uma Tyrrel , mais rápido. Rubinho, em Donington 1993, passou a 1a volta em 4o depois de largar em 12o. Os feitos de Senna costumam “ocultar” desempenhos iguais, ou melhores, de seus rivais…

    • Pedro Araújo disse:

      exatamente, Luiz.

    • Thiago disse:

      Quem se lembra de “Stefan Beloff” ( quem???) hoje em dia ?? .. trajetória irrelevante na fórmula 1. Barrichelo? Tirando times menores como Jordan e Stewart, nunca conseguiu ser primeiro piloto em outra equipe ( foi engolido por Button na Brawn , nem vale a pena mencionar os anos de Ferrari..).
      Não é apenas uma atuação ou outra… é o conjunto da obra que mostra que Senna foi um dos grandes. Então os feitos não estão “ocultando” nada… eles são o que são.

    • Luiz disse:

      Estamos falando de corridas, não de voltas. Em Donington Park 93 Senna venceu e Rubinho chegou em décimo. Décimo não me parece um desempenho melhor do que primeiro, e Rubinho nunca foi seu rival. Em Mônaco sim, impossível discordar, sem falar dos discos de freios de aço que Senna usava, detalhe nunca levantado pelos jornalistas esportivos, e revelado agora pelas declarações de Prost.

    • Mauricio Camargo disse:

      Mais ou menos Luiz. De fato Beloff vinha mais rápido, mas a Tyrrel foi desclassificada. Em Donington Rubinho passou por vários pilotos na 1ª volta, mas Senna passou pelos pilotos de ponta o que entendo ser mais difícil. Pena que o Rubinho não terminou a corrida. O problema é que essas discussões, muitas vezes banais, são um claro sinal de que vivemos do passado neste esporte.

    • marcos disse:

      a primeira volta do barrichello em 93 foi de longe mais fantástica do que a do senna. Claro que a do Senna valeu tb pelos rivais em questão, mas não se pode tirar o mérito de um estreante, na chuva, de jordan..alias, ele estava em 3º qd quebrou. Ali começava sua maré de azar e os “quase” que o acompanhou por toda a cerreira.

  29. JackSpeed disse:

    o detalhe é que o Beloff foi desclassificado ao final da prova, mas isso não diminui a façanha dele,essa corrida tinha que ir até o fim.

    • Pedro Araújo disse:

      Exatamente #2, Jackspeed.

      Se a corrida fosse até o fim, o vencedor seria o Beloff, pelo desenrolar das performances dos três (Senna, Prost e Beloff).

      • Vander disse:

        Pedro

        Acho que Prost abriria para Senna passar……mas queria ver Senna facilitar para Bellof…..tudo no campo das suposições…………..mas seria muito interessante ver aquela corrida até o final

  30. Trinta anos se passaram, mas ainda fica uma ponta de frustração para o torcedor brasileiro que assistiu na época. Pelo menos é possível assistir no Youtube esse memorável GP de Mônaco 1984. Pena que o Alemão Stefan Bellof perdeu o seu Terceiro Lugar com a Exclusão da Tyrrell desse Campeonato de 1984.

  31. Marcelo Saldanha da Silva disse:

    Aqui são as minhas 5 corridas favoritas do Senna
    GP Mônaco 1984
    GP Europa 1993
    GP Brasil 1993
    GP Mônaco 1992
    GP Japão 1988
    obs . : fiquei na dúvida entre o GP Japão 1988 e GP Austrália 1985, Como o Senna ñ completou a corrida coloco o GP Japão 1988 em 5º lugar

  32. Fernando D Angelo disse:

    1) Suzuka 88
    2) monaco 84
    3) Interlagos 91
    4) Donington 93
    5) Jerez 86

  33. Paulo disse:

    1 – Japão 88, excepcional recuperação e o 1o. título
    2. – Brasil 1993
    3. – Donningnton Park Europa 1993
    4 – Mônaco 84, a da matéria
    5. Mônaco 1992

  34. Ronald Wolff disse:

    Donnington
    Monaco
    Interlagos 91
    Suzuka 89
    Interlagos 93

    Critérios: misto de eficiência e emoção.

  35. Huller Moreno disse:

    Suzuka 89
    Suzuka 88
    Donnington Park 93
    Brasil 91
    Monaco 84

  36. 1. Hungria 1990 (assim como Pelé, o gol mais bonito da carreira de Senna foi um que ele não fez)
    2. Brasil 1993 (inesquecível drible em Damon Hill)
    3. Japão 1989 (essa, creio, a melhor corrida que eu vi. Mas como a pergunta se refere só às atuações dele…)
    4. Europa 1993 (a primeira volta foi arretada, mas a corrida, em si, também foi demais)
    5. Mônaco 1992 (sem comentário)

  37. Paulo Pinto disse:

    África do Sul/1984 – 1º ponto.
    Mônaco/1984 – 1º show.
    Portugal/ 1985 – 1ª vitória.
    Japão/1988 – 1º título.
    San Marino/1994 – O adeus em 1º.

  38. Peixe disse:

    Das que eu vi e me lembro, nessa ordem:

    1 – Interlagos – 93
    2 – Donnington – 93
    3 – Mônaco 92 (Eu não tinha nem um ano em 84).
    4 – Interlagos 91
    5 – Suzuka 91

    Tá, minha lista é tosca porque eu não lembro de muita coisa que aconteceu antes dos meus 7 anos, mas dane-se! Dessas aí, eu me lembro bem!

  39. Mario Alves disse:

    Donington Park – 1993
    Suzuki – 1988
    Estoril – 1985
    Interlagos – 1991
    Mônaco – 1984

    Bônus:
    Jerez de la Frontera – 1986
    Detroit – 1990
    Spa-Francorchamps – 1988

  40. Guzz disse:

    Sem dúvida acho este tema mais importante do que repetir sobre os 7 milhões de uma contratação…

  41. Leo disse:

    Donington, 93
    Monaco, 84
    Interlagos 91
    Interlagos 93
    Spa 88

  42. Chupi Alonso! disse:

    Japão 88
    Donington 93
    Brasil 91
    Monaco 84
    Brasil 93

  43. luiz alberto disse:

    A coisa que eu poderia mais admirar de Senna seria que ele jamais aceitaria uma ordem de submissão como os dois ex segundos pilotos da equipe rossa di Maranello.
    A personalidade dele era de ganhador e não se contentava apenas em ser membro de uma equipe importante mesmo tendo que se anular como homem e como competidor.
    Más eu particularmente tenho um sê não com ele por ter ajudado a destruir o mais lindo traçado de um autódromo do mundo.Isto para mim foi imperdoável.

  44. Igor disse:

    Brasil 91
    Monaco 84
    Donnington Park 93
    Suzuka 88
    Suzuka 89

  45. Moacyr Lopes disse:

    Corrida boa e inesquecível é aquela em que você não desgruda da tela e lembra de todos os detalhes.

    Para mim, com estes critérios:

    1. Suzuka 1989.
    Um aparte: falam muito que o Brasil para em época de copa. Porém, o que aconteceu na madrugada desta corrida, é inesquecível. Foi de um sábado para domingo. Como sempre, sai para balada, com minha irmã e seu namorado à época. Quando deu 2h da manhã, pensamos: vamos comer um lanche e assistir a corrida?
    Embora fosse madrugada, em todos os locais por onde passamos (posto, lanchonetes, bares), todos estavam parados e em frente às TV´s. Comemos nosso lanche e quem disse de irmos terminar de ver a corrida em casa? Ficamos as quase duas horas da corrida na lanchonete, junto com outras 20 ou 30 pessoas que, como nós, pararam para ver a corrida. Quando o Senna passou o Nannini foi um grito só: vinha de todos os lugares, das casas, das ruas, buzinas. Por isto e pela repercussão, foi minha corrida inesquecível.
    2. Donington Park 1993 (#chupaProst)
    3. Jerez 1986 (que chegada com o Mansell!!!!)
    4. Interlagos 1991
    5, Interlagos 1993

    • Rodrigo disse:

      Concordo com cada palavra… Meu coracao ficou acelarado a corrida inteira em 89… 91 no Brasil foi demais… GP da Europa de 93 parecia q todos estavam de Kart e Senna de F1… Shumy estava nessa corrida… Vao ver no youtube.. Suzuka 88 tb foi fantastico e fecharia com Estoril 85…

  46. Issac Nemach disse:

    Japão 1988, pelo 1º título
    Estoril 1985, pela 1ª vitória
    Mônaco 1988, se não fosse a perda de concentração, seria um show de Senna. 1,5s no treino e no momento do acidente quase 1 minuto de vantagem.
    Mônaco 1984, mostrou Senna ao mundo da F-1
    Brasil 1991, só com a sexta marcha e a primeira vitória no Brasil

  47. Renato disse:

    GP Espanha 1986
    Europa 93
    Japão 1988
    Monaco 1984
    Austrália 1985

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>