CARONA COM VALDENO
SÃO PAULO (simples e gostosa — a pista, canalhas) – Gosto de câmeras on-board. Essa aqui foi enviada pelo Valdeno Brito, leitor do blog, do Grande Prêmio e piloto estoqueano nas horas vagas. É de Cascavel, onde tem corrida neste fim de semana. É um circuito muito veloz e “desafiador” — modo tucano de dizer perigoso. Mas dizer que é perigoso não é necessariamente uma crítica. Spa é uma pista perigosa. Monza também. E todos amamos.
Então, todos amamos Cascavel.
Ah, Valdeno ganhou lá em 2012 e conhece bem os atalhos da bagaça. É candidato à vitória domingo, como alguns outros. Esse campeonato está bom de acompanhar, sem favoritos claros. O que é sempre divertido.
Falando no campeonato, é bom lembrar que o câmbio usado hoje em dia não é mais acionado com alavanca sequencial, mas sim por borboletas atrás do volante.
Que legal , pauleira de ponta a ponta, realmente desafiadora, !!!!!!!!!!!!
Pena que o canal sportv não transmite com essas câmeras, só aquela podre em cima do teto!!!!
É verdade…
Hoje depois da reforma, melhorou muito,é um bom traçado,más quando tinha corrida de fusca speed 1600, e marcas era um desafio para os pilotos, isso 20 anos atrás, pergunte para Nelson piquet, que transportava seu fusca speed, de São Paulo para cascavel, Fazia corrida e retornava, para são Paulo,em cima de um reboque, puxado por uma Kombi, não era fácil., e ele dirigindo.
O Nelsão andava com a Kombi + Reboque + Polar VW há 40 anos, e nunca competiu na Speed 1600, mas na Fórmula VW1600, (Super Vê).
A maioria das provas era em Interlagos, mas além de Cascavel, ele também viajava neste esquema para Tarumã, Brasília e Goiânia.
Flávio, você acabou entrando em uma questão quase filosófica do automobilismo. Quem se aventura a ser piloto de automóveis está buscando perigo. Sente-se atraído pelo perigo. É por isso que pistas velozes como a de Cascavel e a lendária Tarumã são legais. E é por isso que as pistas ditas “modernas” da F-1 , quase sempre de autoria do infame Herrmann Tilke, não agradam nem a pilotos nem a expectadores.
Toda essa constatação sobre automobilismo e seus riscos pode servir de argumento para justificar temeridades e mortes. Mas aí já se trata de má fé, geralmente vinda de dirigentes ou pilotos irresponsáveis. O fato é que toda a magia do automobilismo foi construída em pistas como Cascavel, Tarumã, Monza, Spa, LeMans, Nurburgring….E não nos tilkodromos.
Bom dia, Flavio!
Pretende publicar seus pitacos, numa coluna “Gira mondo, gira”, sobre a tragédia de Santos?
Sei que parece até uma espécie de consumismo informativo, mas todos aqui sabemos que grandes temas, para além dos automobilismo, normalmente rendem textos brilhantes seus.
Um abraço.
Fala flávio, olha essa notícia, achei demais esse desabafo
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/o-desabafo-das-meninas-da-selecao-brasileira-de-futebol.html
vc podia escrever um post com seu costumeiro jeito amargo de ser (do qual gosto muito) falando sobre elas serem umas vencedoras, achei um absurdo as críticas a seleção feminina tb.
abs
wilson
Pista TOP!!
Xará, desculpe postar esse vídeo aqui, mas não sei seu e-mail.
https://www.youtube.com/watch?v=kuZBLSMDVU4
Acho que vc vai gostar desse camping, só acho.
Eu como cascavelense me sinto privilegiado por haver um circuito em minha cidade e o fato disso proporcionar sempre oportunidades de acompanhar ao vivo esse esporte que tanto amo.
Aliás, é interessante notar como existe toda uma cultura e paixão automobilística na cidade por conta do circuito. Acho que por ser uma pista antiga e ter muita história isso acabou enraizando na cultura do povo local.
História essa aliás que esta completando 50 anos e durante esse final de semana além da Stock Car haverá uma exposição comemorativa no centro de eventos.
Será que estarei lá? Imperdível.
https://www.facebook.com/MostraAutomobilismoCascavel
Flavio, não sei se já pingou pra você em alguma rede , e-mail ou mesmo comentário, mas acredito que o Stig saltando de bungee jump com um carro de F1 (uma Lotus, alguma surpresa?) é digno de figurar aqui no blog.
https://www.youtube.com/watch?v=OEcVusYl3y0
Falta mais alguma coisa pra esses malucos do Top Gear fazerem?
Grande evolução esta das borboletas. Quem sabe e gosta de pilotar sabe a evolução que representa para a tocada não precisar tirar as mãos do volante. Esperar aparecer os arautos do atraso para afirmar que “a Stock era boa quando tinha alavanca de câmbio H e pedal de embreagem”.
Não vou dizer que era melhor. Apenas diferente :P