SERÁ QUE DÁ?

SÃO PAULO (por que não?) – Rob Smedley, muito à vontade na nova casa, acha que a Williams pode ganhar uma corridinha ou outra até o final do ano. E elegeu Spa e Monza como possíveis palcos de uma glória que a Williams não tem faz tempo — a última foi em Barcelona/2012. O time, aliás, não tem sido muito feliz neste século. De suas 114 vitórias, só 11 aconteceram a partir de 2001 (depois de um longo jejum de quatro anos): foram quatro em 2001, uma em 2002, quatro em 2003, uma em 2004 (todas essas com motor BMW) e a derradeira de Maldonado na Espanha, há dois anos, uma daz maiores zebras de todos os tempos.

Voltar a vencer é importante para qualquer equipe confirmar uma boa fase. A Lotus fez isso nas últimas duas temporadas com Raikkonen.

Nunca se negou a importância da Williams na história da F-1 contemporânea. Os períodos de domínio no final dos anos 80 e durante a década de 90 são inesquecíveis. Mas seus resultados erráticos nos últimos tempos fizeram dela uma ex-grande. Será que é a hora de voltar, como se diz, ao lugar de onde nunca deveria ter saído?

E pergunto a vocês: dá mesmo para ganhar ainda neste ano? Monza e Spa?

E se alguém tiver de ganhar… Será Massa ou Bottas?

massabottas2014

Subscribe
Notify of
guest

152 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego
Diego
9 anos atrás

Para ser sincero, vejo o Bottas mais piloto do que o Massa.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
9 anos atrás

Dá e teria que ser nessas duas pistas mesmo. A Williams não tem o downforce de uma Red Bullou uma Mercedes, mas tem um motor Mercedes. E corta o vento melhor do que a Mercedes. Naquelas retas dá! O Massa e o Bottas têm que guiar fino lá. O Massa tem uma boa quilometragem em Monza. Vamos ver.

Pedro Gomes
Pedro Gomes
9 anos atrás

eu acho que da massa. quando algo de bom aconteceu na equipe, foi com ele, que foi a pole. e também na maioria das vezes que ele terminou a corrida foi a frente do bottas. parece é que o bottas faz corridas sinistras quando o massa fica no caminha, porem o massa consegue supera-lo quando os 2 terminam. bom, massa pode ganhar

Rafael
Rafael
9 anos atrás

Se a Williams não errar na estratégia, dá. E dá Bottas!

Gonzalez
Gonzalez
9 anos atrás

Bottas!

Maffinha não merece sequer estar no grid! Ex-piloto em atividade, deveria ter migrado pra Stock Car no final de 2010, quando permitiu que o Alonso o ultrapassasse na entrada dos boxes! Ali, ele acabou como piloto de F1 e passou a ser mera caricatura!

Além do que Bottas é potencial futuro campeão do Mundo, assim como Ricciardo! Maffinha já deu o que tinha que dar e dali não sai mais nada!

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Bottas em Monza e Alonso em Spa… Felipe pódio no Brasil pra alegria besta da pachecada…

Paulo Pinto
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Alonso nunca venceu em Spa.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Alonso em Spa ,Ha.ha .ha !!!!! Só sê a Scchifiosa di Maranello emprestar alguns misseis russos para empurrar o carrinho vermelho nas retas, e outros para abaterem os adversários,pois falta muita potência ante os motores Mercedes e chassis para os que tem motores Renault..Puro delírio de Alonsete.

Lucio dantas
Lucio dantas
9 anos atrás

Se a williams vencer é com Massa primeiro piloto e sabe como vencer, força Massa um dos maiores pilotos de todos os tempos… Massa ainda vai ser campeão mundial pela williams

Paul
Paul
Reply to  Lucio dantas
9 anos atrás

Hahahahaha….Ironia??? Espero que sim….

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Paul
9 anos atrás

Só pode ser ou este terminal esta dentro do Pinel.

Paulo Pinto
Reply to  Lucio dantas
9 anos atrás

“Traída” completamente iludida.

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
Reply to  Lucio dantas
9 anos atrás

Assume que falou ironicamente que a gente te perdoa…

John Player
John Player
9 anos atrás

Se ganhar alguma, será com Bottas.
Até o Galvão Bueno já se conformou com isso!! rsrsrs
Spa e Monza? Em SPA e Monza, deve dar Mercedes. Pelos motores, pelo carro quase perfeito e pelos pilotos.
E a equipe alemã não faz lambança nos pit-stops, na estratégia.
Se quebrar os 2 carros da Mercedes, dá Vettel.
Ou Ricciardo.

CARLOS PIMENTA
CARLOS PIMENTA
9 anos atrás

Flávio, uma baita de uma equipe, tem minha simpatia, pois já teve o admirável Moco como um de seus pilotos, não vai deixar escapar a chances de beliscar o pódio em SPA, se o Massa fizer a primeira curva, acho que tem musiquinha.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  CARLOS PIMENTA
9 anos atrás

Espero que não seja fúnebre,pois este piloto que você “Pachequeia” já esta morto desde aquela corrida na China.Josè Carlos Pace dá voltas na cova de vergonha por ter aberto as portas do automobilismo internacional e ter este pilotinho fechando o que ele com técnica,garra e determinação conseguiram fazer mesmo com toda a desconfiança e dificuldades que criaram os dirigentes(sempre eles)do automobilismo nacional, quando partiram para “ganhar” a Europa .
Queria ver um Alonso passar um Pace na entrada do Box e ele ficar covardemente conformado,Moco era piloto e sabia da sua capacidade,não afinava nem se acovardava e muito menos entregava posição de mão beijada.

emerson57
emerson57
9 anos atrás

107 comentários,
Bottas = 65
Massa = 12
não indicaram = 29
outros = qsp
eu, como sou socialista e prefiro ir contra a voz da maioria:
-Massa, em SPA.

Healica
Healica
9 anos atrás

Acho que a Willians não vai ganhar nada……

Renatork
Renatork
9 anos atrás

Dá nada….

Só se for com o Bottas. Felipe não é mau piloto, mas falta agressividade. Vi uma tabela há uns dias relacionando a quantidade de ultrapassagens que cada piloto efetuou, Felipe está bem longe do Bottas, não quer dizer tudo mas…..

É engraçado porque parece que o cara já perde antes de entrar no carro. Olha foto. Que cara de desânimo! Ombros arqueados, não mostra confiança nenhuma…..

J Fernando
J Fernando
Reply to  Renatork
9 anos atrás

Sim, provável que acabe ganhando uma corrida com o Bottas, embora eu torça para que seja com o Massa.
Mas, sua análise de fotografia do Massa é que vale o comentário!! rsrs, cara de desânimo, ombros arqueados. Ele deveria ter posado igual os lutadores de UFC.
KKKKK

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  J Fernando
9 anos atrás

Não meu caro ,mas demonstra uma personalidade fraca e derrotada.Isto chama-se “Leitura Corporal” e é muito usado por psicólogos quando entrevistam candidatos,pois pode determinar quem tem aptidões para liderança ou não.E pelo visto e já demonstrado ele não tem ,pois a menor pressão entrega a posição.
Santa Ignorância!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  J Fernando
9 anos atrás

Nussa, muito grato pelos esclarecimentos (Garrincha, com aquele andar desengonçado e com as pernas tortas nunca seria craque de futebol). E eu pensando que para pilotos de F1 importava guiar mais rápido…

Costa
Costa
9 anos atrás

O problema da Williams é que corre com um carro só. No Nordeste se chama de “encruado” aquele ou aquilo que se acomoda ou não evolui. Massa encruou…

Gus
Gus
9 anos atrás

Em Monza é possível com Bottas….

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
9 anos atrás

Sim, da para a Wllians ganhar mas será com Bottas com certeza.

Paulo Cesar Ferreira
Paulo Cesar Ferreira
9 anos atrás

Bottas tem alguma chance, mas Massa atualmente gosta mesmo é de reclamar, reclama dos novos, da equipe, dos experientes, do carro, enfim virou um reclamão…

Marcelo Araujo
Marcelo Araujo
9 anos atrás

Depois daquela “molada” na cabeça o Massa nunca mais foi a mesma coisa. E nunca será.

Daniel Cabelo
Daniel Cabelo
9 anos atrás

Flavio, pela atual situação o gadot de Bottas tem mais chances de ganhar que o Massa corrida. Esse filandes esta muito bem, ele esta mandando bem na maioria dos treinos e corridas… é fato que a Williams está mandando bem em circuitos com longas retas e Spa e Monza são assim. Para não encher mais a sacola, vou de Butina!!

Roman
Roman
9 anos atrás

Sim. Eh possivel. Especialmente se uma das Mercedes quebrar.

Agora, quem quiser ficar rico, basta apostar no Zacarias. Certamente deve estar pagando uns 150 pra um, caso ele ganhe.

Dudu Patton
Dudu Patton
Reply to  Roman
9 anos atrás

Na pole da Áustria eu ganhei uma graninha com ele, rsrs…

J
J
9 anos atrás

Acho que dá, sim. Já vimos que a Mercedes tem seus dias ruins, seja pela mecânica ou por azar mesmo. E a Williams já mostrou que, dependendo dá pista, anda lá na frente. Então certamente dá. Acho mais provável que seria com o Bottas, por que tem sido mais constante. Mas qualquer um dos dois pode vencer, claro.

Bruno Manhães
9 anos atrás

Gostaríamos muito se Felipe Massa vencesse algumas dessas corridas mas pelo andar da carruagem acho que o Bottas tem mais chance de vencer fica claro que ele já consegue tirar um pouco mais do carro do que o Felipe e será que depois das férias a Williams não irá dar preferência ao garoto já que ele tem mais pontos acho que uma eventual vitória do Felipe só mesmo se o Bottas estiver fora da disputa mas vamos esperar e ver oque acontece.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
9 anos atrás

Williams devia ter levado o Raikkonen, mas preferiu a mediocridade. Podia ter dois finlandeses super rápidos e avessos a mimimi. Embora o Bottas mereça, a equipe não merece.
Abs.

Daniel Amorim
Daniel Amorim
Reply to  Anselmo Coyote
9 anos atrás

Verdade, o Raikkonen tá andando demais ne…

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Daniel Amorim
9 anos atrás

Qdo a Williams teve a chance ele estava numa Lotus preta. Ganhou uma corrida em 2012 e fez 7 pódios. Em 2013 ganhou outra corrida e fez 8 pódios. Além disso bateu o record da F1 terminando o maior número de corridas pontuando. Agora ponha aí o que o Massa fez no mesmo. E lembre que o Kimi foi pra Lotus depois de 2 anos afastado da F1. Eram esses os dados que a Williams tinha em mãos na hora de escolher entre um e outro. Mas, se o Massa tiver feito melhor darei razão à Williams e a você. Por isso, seja objetivo também e ponha os dados da performance do Massa aí no mesmo período. Sem esquecer que o Kimi foi campeão pela Ferrari e vice duas vezes pela Mc Laren.

John Player
John Player
Reply to  Anselmo Coyote
9 anos atrás

Mediocridade é o desempenho de Raikkonen na Ferrari.
Mediocridade até comparado com o desempenho de Massa na mesma Ferrari ao lado de Alonso.
Não sou fã do Massa, mas Raikkonen é só decepção.
Pergunte ao Montezemolo.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  John Player
9 anos atrás

A Williams tinha esses dados na hora de escolher entre os dois? Ou tinha uma bola de cristal? Ponha aí o que o Massa fez em 2012 e 2013 e eu ponho o que o Kimi fez no mesmo período. Comparamos e vc explica a opção da Williams. Ok? Sem achismos. Só dados objetivos… numero de cortidas, de pontos, pódios, vitorias, batidas. Seja simples.
Abs.

Junior Bringel
Junior Bringel
Reply to  John Player
9 anos atrás

O Massa não conseguiu se adaptar ao F1 depois de 2009.. acho que ele é muito rápido em uma volta, mas não consegue gerir os pneus em uma corrida, por seu estilo de pilotagem…

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Anselmo Coyote
9 anos atrás

Caro Anselmo o Sr Williams sempre arrumará uma vaguinha para um piloto brasileiro mesmo que ele seja só um pouquinho melhor que mediano,pois ele melhor do que qualquer outra pessoa no mundo sabe as causas do acidente do GP de de maio de 1994 e sua consciência deve pesar um bocado,talvez pense que seja uma forma de se redimir perante ao torcedor brasileiro ou talvez ainda acredite nas palavras de Jackie Stewart,más isto acabou junto com o grande Interlagos(7960 m.)

Fernando Augusto
Fernando Augusto
Reply to  luiz alberto
9 anos atrás

Acho que achei uma viuva do Senna.

Thiago FA
Thiago FA
9 anos atrás

Tecnicamente acredito no Massa, estatisticamente dá Bottas. Rs

hausensson
hausensson
9 anos atrás

O único jeito do Massa ofuscar o desempenho do companheiro seria vencendo uma.

Era pra ter vencido no Canadá. Valeria a pena arriscar…

Mas do jeito que a coisa tá, vai acabar sendo o Bottas que vai vencer pela Willlians…

marcelo silva
marcelo silva
9 anos atrás

Se tem alguém próximo de vencer com a Williams , esse é o Sapattos , até pelos pódios q conquistou ! Tá em uma fase melhor q o Amassado !

Pedro
Pedro
9 anos atrás

Bottas, claro. Tá andando melhor. Aposta Spa: Ham, Ros, Bot

Vitão
Vitão
9 anos atrás

Quem ganha não interessa, mas acho que será em SPA , a pista que separa os homens dos meninos.

Hector
Hector
9 anos atrás

Putz, e uma dobradinha ? Seria mais zebra que Maldanado!

GHG
GHG
9 anos atrás

Bottas. Massa não consegue nem pódio.

Leandro
Leandro
9 anos atrás

É possível que eles andem bem na Bélgica, mas acho que a chance mesmo será em Monza, onde talvez eles sejam até favoritos.

Outra coisa que pesa a favor da Williams é a confiabilidade do FW36. Não é um carro que tem sofrido problemas nas corridas. Para falar a verdade, não me lembro de ter visto uma quebra deles neste ano. Fora os problemas de freio da Mercedes, que devem se acentuar em Monza.

E acredito que Bottas está mais cotado para dificultar as coisas para a Mercedes, principalmente na corrida, onde ele tem mostrado um ritmo mais consistente do que Massa.

Vamos ver no que vai dar…

Ricardo Hilgenberg
Ricardo Hilgenberg
9 anos atrás

Massa, em Monza.

Lucas Carioli
9 anos atrás

Em condições normais não dá não. A Mercedes sobra. Mas se eles tiverem algum problema, a Williams precisa estar logo atrás, de prontidão, sem falhas dos pilotos e da equipe. Foi assim que Ricciardo e a Red Bull paparam duas corridas até agora.

Leonardo Alcantara
Leonardo Alcantara
9 anos atrás

Pode ser provável de ganharem uma dessas corridas, pois são pistas com grandes retas no qual a força do motor Mercedes faz a diferença, posso acrescentar o Brasil e Japão nas corridas no qual ela pode ganhar, mas isso dependerá de principalmente uma má sorte da Mercedes (caso o domínio dessa equipe continue na segunda parte do campeonato).

Luiz Barros
Luiz Barros
9 anos atrás

Flávio. Acho possível a Willians ganhar pelo menos uma corrida este ano e apostaria em Monza. Entre os pilotos apontaria Bottas com mais chances de vitória pelos resultados recentes. No entanto, se Massa souber manter o equilíbrio no Q3 e conseguir boas colocações de largada e largar bem sem sofre nenhum problema como alguns que ocorreram este ano, acredito que o brasileiro pode vender em 2014 se manter o ritmo de voltas rápidas em corridas.

Peixe
Peixe
9 anos atrás

Só ganha se a Mercedes quebrar.

E se ganhar, vai ser muito legal! Tanto faz qual dos dois.
Vai ser legal por ser a Williams!

Agora…
Acho que ia ser bel legal se o Massa ganhasse em Monza.
Imagino que a torcida lá goste dele, pelos anos de Ferrari.
Seria um momento legal do esporte.

Celso Okubaro
Celso Okubaro
9 anos atrás

Felipe precisa de mais consistência nas provas, ele ainda é rápido e sabe vencer corridas. Bottas é um piloto igualmente rápido, tem sido melhor que o Felipe em algumas provas e a grande diferença é que mentalmente está melhor preparado.

Felipe tem muitos altos e baixos e numa destas, pode sim, ganhar a primeira pela Williams.

Talvez uma vitória de ao Felipe a confiança que necessita para voltar a andar entre os ponteiros.

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
9 anos atrás

Dá até que dá, mas tem que combinar com os russos. No caso, a Red Bull em Spa e a Ferrari em Monza.
Fora isso, dá, mas creio que com o Bottas, vulgo Sapattos.

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Minha aposta é no promissor Bottas, piloto veloz, constante, preciso e cerebral. Felipe esta na mesma condição que Barrichello em 2009, “nem vitórias salvam mais a carreira”. O brasileiro pode até vencer em 2014, mas vejo isso como um caso isolado. Uma vitória em Monza ou Spa não vai apagar a temporada ruim nas 11 primeiras corridas, não vai trazer ele de voltar ao topo onde estão: Vettel, Alonso, Hamilton, Ricciardo, Rosberg ou Bottas. Pra piorar, com um carro decente, Hulkenberg, Magnussen e Kvyat podem mostrar mais. Massa é um bom piloto – limitado, inconstante ao volante e muito azarado, assim fica difícil defender o piloto.

Felipe conseguiu vaga na Williams muito graças ao forte patrocínio do Banco do Brasil e Petrobras, se dependesse dos resultados entre 2010 e 2013, estaria fora da categoria. Dessa geração que começou no início dos anos 2000, só Alonso tem capacidade pra brigar com as gerações mais recentes. Button e Räikkönen também sofrem com regularidade, e quando é assim, a fila anda.

Massa, Button e Räikkönen já podem pensar em aposentadoria, melhor fase na F-1 já foi, não volta mais! Formula 1 vive de ‘ciclos’, geração mais recente sempre vai supera a anterior. Fernando Alonso tem “gás” pra mais 3, 4 temporadas, depois pode pendurar o capacete. Red Bull já esta de olho em Max Verstappen(tem apenas 16 anos), é mais uma dor de cabeça pra velha geração que fica.

Felipe não tem mais desculpas, exigiu a condição de primeiro piloto na equipe, mas na pista(e nos resultados) esta tomando sova do segundo piloto…

Massa mudou de equipe mas a historia continua a mesma. Acidentes, azar, desculpas e mais desculpas.

Quando um país depende de pilotos pagantes como Bruno Senna, Luiz Razia e Felipe Nasr, pode ter a certeza, esta tudo acabado! Massa em final de carreira foi pelo mesmo caminho, sem patrocinador, sem cockpit na Formula Um…

Ronald Wolff
Ronald Wolff
9 anos atrás

Se for para vencer, que seja em Monza, devido à alta velocidade empreendida em retas. O vencedor? Acredito mais em Bottas, por demonstrar superioridade em ritmo de corrida. Ainda mais se fizer a pole!

Ed
Ed
9 anos atrás

O que o Smedley infelizmente esqueceu é que as pistas que favorecem a Williams infelizmente também favorecem a Mercedes, que mesmo onde não foi favorecida foi facilmente a melhor.

E só não venceu todas até agora por falhas da própria equipe, além dos pilotos.

Elton
Elton
9 anos atrás

Ambos os pilotos da Williams têm condições de vencer uma prova se as Mercedes, por algum motivo (ultimamente, falta de confiabilidade), não completarem ou tiverem sérios problemas durante a prova. Mas não acho que a Williams tenha carro para vencer as Mercedes em condições normais – até porque ainda há a Red Bull. Se isso vier acontecer, acredito que será Bottas o vencedor, pois, a maré de azar do Massa parece não ter fim.

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Acho que dá!
A Williams é muito rápida em retas, tem dois ótimos pilotos!
Seria ótimo ver o Massa vencer, ele merece! Pole ele já fez! Mas, a equipe tem que trocar o assoalho do carro pelo “novo” (?), ninguém pode bater nele durante a prova, a equipe não pode atrapalhar na troca de pneus, não pode chover só no carro dele, nenhuma mola do carro da frente pode se soltar, … na hora de tirar o carro dele do caminhão tomar cuidado para não entortar a suspensão e não comer nada antes da corrida para não fazer coco mole!

Luiz G
Luiz G
9 anos atrás

Também acho que dá pra abocanhar uma corridinha…

Tudo indica que Bottas está mais próximo de uma vitória, mas como se sabe, o esporte nem sempre é meritocrático, sendo assim, de repente, Massa acorda inspirado num dia, os anjos o iluminam e ele vence uma…

Improvável, mas não impossível.

Danilo Candido
Danilo Candido
9 anos atrás

Arrisco dizer que Bottas vence em Monza. E só.

Luiz
Luiz
9 anos atrás

Massa está ansioso e como consequencia perde a concentração em alguns momentos. Essa concentração inclui até não obdecer pordens da equipe em relação as entradas de box para trocas. Tem que se estabilizar e voltar a focar no que sabe fazer.

Mauricio
9 anos atrás

MOnza com certeza. Os dois carros vão estar lá na frente.
Agora a ordem… Bem. Vale a velha máxima: Que vença o melhor

Carlos Pereira
Carlos Pereira
9 anos atrás

Como o carro é bom de retas, acredito que em Monza ele possa mostrar grande desempenho.
Creio que em termos de ajudar no desenvolvimento do carro, Massa tem uma maior parcela de trabalho que o Bottas, que ainda é novo, mas o Bottas tá andando melhor em corrida.

willian
willian
9 anos atrás

Ganha em Monza com Bottas.

JEFFERSON BUITRAGO
JEFFERSON BUITRAGO
9 anos atrás

Acho que é possível.Se o massa arrumar a cabeça tem todas as condições de ser o piloto a levar a Williams de volta ao Topo.

pedro perez
pedro perez
9 anos atrás

alguém tem dúvida que será o Bottas?