SURPRESA INDIANA

SÃO PAULO (de parabéns) – A Tata, que comprou a Jaguar e a Land Rover (e a empresa na Inglaterra passou a se chamar Jaguar Land Rover) está supreendendo. Os indianos, há algumas semanas, compraram uma coleção de 543 carros de um dentista que resolveu vender tudo por 100 milhões de libras. Para preservar o acervo, que está cheio de Jaguares e outros carros britânicos, a Jaguar Land Rover foi lá e arrematou tudo.

Agora, a companhia resolveu retomar a produção de um modelo de… 1963! O Jaguar E-Type Lightweight, todo de alumínio, foi concebido para uma tiragem de apenas 18 unidades. Fizeram 12. Os seis faltantes, inclusive seguindo a numeração de chassis, serão concluídos agora. A história está aqui, no “Auto Esporte”. Foi Antonio Chambito quem passou a dica.

Aí fiquei pensando… Imaginem se alguma montadora brasileira encontrasse, hoje, alguns chassis e carrocerias de alguma série limitada ou especial que ficou no passado, encostados num canto qualquer da fábrica, e resolvesse, décadas depois, concluir sua montagem. Qual você gostaria de ver? Já pensaram, um zero quilômetro feito hoje  com peças de anos atrás? Ou talvez atualizado com uma coisinha ou outra?

Eu ficaria torcendo para a VW encontrar uns restos de SP2.

jaguar_lwe_tracking_03

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jean
Jean
9 anos atrás

Se a nossa VW achar chassis zero e carrocerias guardadas, ela transforma em prego.
“Preservação histórica” e “VW do Brasil” são incompatíveis.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
9 anos atrás

Karmann Ghia, JK Timb ou Alfa 2150.

voulembrar
voulembrar
9 anos atrás
Winston
Winston
9 anos atrás

SP2, e nem precisei pensar, quando comecei a ler seu questionamento a resposta já estava pronta. Alias já pensaram se resolvem relançar o SP2 hoje? Poderiam encomendar um belo motor boxer de 4 cilindros 220hp para a porshe e fazer o carro ficar com 1200Kg.

Rafael
Rafael
9 anos atrás

Interlagos, Karmann Ghia, Kadett – até 93, Malzoni

Luiz Massaia Junior
Luiz Massaia Junior
9 anos atrás

Concordo plenamente com o Flávio.
SP2 !

Flávio Mendonça
Flávio Mendonça
9 anos atrás

SP2 !

Marcio Vieira
Marcio Vieira
9 anos atrás

Puma GTB S1 e S2

Lucas Carioli
9 anos atrás

Seria legal se o Ibap Democrata e o FNM Onça ganhassem umas unidadezinhas limitadíssimas…

Luis felipe
Luis felipe
Reply to  Lucas Carioli
9 anos atrás

Ja dirigi p Onça acredite se quiser… Inviavel ..posicao do assento, pedais, volante , mas é uma..

klaus
klaus
9 anos atrás

Com toda a certeza o Corcel GT 75. Obviamente com juntas homocinéticas no lugar das cruzetas e só. O resto tudo como era.

Czar
Czar
9 anos atrás

Tudo bem, a Tata está de parabéns.

Só que essa era fácil!

Admiro uma porrada de modelos, de várias fábricas diferentes, não tenho preconceitos bestas.

Mas entra ano e sai ano, uma coisa não muda: a minha percepção de que o Jaguar E-Type tem um dos mais belos – se é que não é o mais belo! – desenho entre qualquer coisa que a humanidade já foi capaz de fazer.

Mistura classe, esportividade, sobriedade e luxúria – tudo em proporções máximas.

Sou ateu, mas acredito piamente que seu projetista foi tocado por Deus.

Bruno Bastos
Bruno Bastos
9 anos atrás

Seria mais fácil não procurar ” restos ” de um Nacional qualquer , mas sim, ir até os restos já encontrados do DEMOCRATA , terminando aqueles sucateados, para finalmente iniciar a linha do produção do carro que desde 1964 tá no papel !

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
9 anos atrás

Ou um Puma, mas com carroceria do estilo mais antiga.

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
9 anos atrás

Gomes, o meu carro não é VW, mas usava mecânica deles. Bianco. Agora imagine todos esses carros da VW que o pessoal citou acima usando o motor Porsche 4 cilindros turbo.

Ricardo Linares
Ricardo Linares
9 anos atrás

Farão também junto com a Bremont uma tiragem de seis relógios que imita o velocímetro do carro, e feito com as sobras de alumínio usados na fabricação dos E-Type.

Rafael Mafra
Rafael Mafra
9 anos atrás

Quantum Sport

Luiz
Luiz
9 anos atrás

SP2 também e Karmann Guia

Bruno Manhães
9 anos atrás

Maverick GT V8 ou Opala SS 6CC verdadeiras lendas!!!

Eugenio Chiti
9 anos atrás

Após o fim da produção do Romi-Isetta, várias carrocerias, chassis e motores que “sobraram” ficaram estocados. Com o tempo, e sem demanda, sucateou-se esse estoque.

gustavo maia
gustavo maia
9 anos atrás

Surpresa (?) america:
tem hora que essa estória de financiamento multitudinário (crowdfundind) resulta em algo que serve.
Em síntese, é uma bicicleta reforçada movida a pedal e a um motor 4tempos (50cc). Como o vídeo no link abaixo revela, seria o elo perdido entre a mountain bike e a moto.

http://www.core77.com/blog/kickstarter/how_a_failed_kickstarter_campaign_returned_succeeded_and_spawned_a_transportation_subculture_27483.asp

Se trouxerem para cá morre um ou dois, morre.
Mas me espanta é faltar no Brasil a familiariedade com engenharia e com o capitalismo para promover esse tipo de coisa.

HELBIO C. GOMES
9 anos atrás

óbvio: CHARGER RT ! ! !

Carlos Cwb
Carlos Cwb
9 anos atrás

Brasinca Uirapuru atualizado com motor V-6 ou V-8!

Renato
Renato
9 anos atrás

A CAOA já produz, em Anápolis, um carro que ficou no passado; chama-se Tucson.

Wolf
Wolf
Reply to  Renato
9 anos atrás

HAHAHAHAHAHAHA…………………e tem outros, como Corsa, Palio, Gol…….

João Paulo Toledo Piza
João Paulo Toledo Piza
9 anos atrás

Puma GT DKW………..sem dúvidas !!

Diogo
Diogo
9 anos atrás

Para os grandes grupos (VW, Ford, GM, BMW), marcas menores como Volvo, Saab, Jaguar, Aston Martin e Land Rover são apenas mais um pedacinho do portfólio. Os dirigentes se preocupam apenas com os números e tomam decisões equivocadas.

Ao serem vendidas para grupos menores (Volvo-Geely, Jaguar-Tata) elas recebem a devida atenção. Pena que a Saab não encontrou alguém que tivesse vazão financeira para recolocar a empresa em papel de destaque.

Luiz Guimarães
Luiz Guimarães
9 anos atrás

Simca EmiSul (já vão me chamar de velho, mas como sou mesmo, não tem importância).

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
9 anos atrás

Carro brasileiro?!?!?!? Como diz o Jô “tira o tubo!” Sera que alguem prestou atenção no padrão do carro objeto do assunto? Já não chega o Itamar?

Carlos Tavares
Reply to  antonio stricagnolo
9 anos atrás

Não. Quero a volta do Fiat 147.

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

SP2, com mecânica 2.0 do Jeta e tração traseira!
Mas no Brasil? Cada unidade custaria o mesmo preço de toda a coleção do dentista! Toda a produção seria vendida antes mesmo do lançamento através de reservas e acertos com donos de concessionárias, diretores da VW, donos de transportadoras, chineses, políticos ligados aos ruralistas e banqueiros enfim, o de sempre.
Os exemplares desapareceriam, dois deles seriam vistos rodando por Miami no ano seguinte, um único seria testado por revistas especializadas no novo autódromo de Mogi Guaçu, ele seria de um empresário não identificado de Ribeirão Preto.
Uma coisa é certa, um deles seria de Nelson Piquet, e ai de quem não deixasse ele levar um (pagando obviamente)! Seria o único a estar em boas mãos, as vezes visto em algum evento no país, dirigido pelo próprio piloto (e mais ninguém!)

Rafael
Rafael
9 anos atrás

Karmann Ghia ou Golf MK3 VR6. Comprava na Hora!!

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
9 anos atrás

Difícil escolha… Romi-Isetta, KG, Interlagos (a Berlineta). Todos maravilhosos. Meu Deus!!! Com atualização mecânica apenas, seriam divinos!!!! De ajoelhar… E assumir a paixão pelos mesmos, hehehe.

Valente
Valente
9 anos atrás

Passat Dacon 180-S e 180-T
Me parece que em Santana de Parnaíba ainda existem peças e componentes, pois desde o instante que a fábrica foi fechada por causa da falência decretada tudo permaneceu lá por ordem judicial.
Mais uma estória que não se sabe se é mito, lenda ou fato.

Ronei Rech
Ronei Rech
9 anos atrás

Flavio aqui em Guarulhos perto da Vigorito temuma oficina com 3 SP2 sendo restaurado.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
9 anos atrás

SP2 era uma boa mesmo…

A minha lista seria imensa: Bianco, Puma GTB, Alfa Romeo 2300, Opala SS, Dino GT (aquela réplica da Ferrari Dino), Gol GT, Kadett GS/GSI e Escort XR3 conversíveis…

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
9 anos atrás

Alfa Romeo 2300 ti4, um carro que não envelheceu.

Vicente
Vicente
9 anos atrás

Sem dúvida o Uirapuru (Brasinca 4200 GT) com um bom câmbio de 4 ou 5 marchas.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Vicente
9 anos atrás

Putz Vicente!
Lembraste de um ícone! Acho que vou trocar o SP2 por este!!! … com mecânica Corvette!

Beto Nogueira
Beto Nogueira
9 anos atrás

Parem…
Agora…. Estrada! Foram?
Aquela esquina no galeto …. Fizeram?
Só ele … Passat TS … Verde com a tarja preta, vidros verdes etc….
Taqueuspa!!!! PQP…..

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
9 anos atrás

Opala SS6 250S 4.1.

Rafael
Rafael
9 anos atrás

Tá torcendo bem, tá no prumo!

Jorge Diehl
Jorge Diehl
9 anos atrás

Maverick Quadrijet – uma lenda…

rogerV
rogerV
9 anos atrás

Karmann-Ghia —- s e m d ú v i d a a l g u m a !!!!!!

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
Reply to  rogerV
9 anos atrás

Faço minhas suas palavras de de mais um colega abaixo.

Carro realmente maravilhoso…

luiz carlos fortes braga
luiz carlos fortes braga
9 anos atrás

interlagos berlineta.

Nelson
Reply to  luiz carlos fortes braga
9 anos atrás

O carro mais gostoso de tocar.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
9 anos atrás

Ter falado SP2 foi só pra me calar.
Abs. Ou melhor, sem Abs.

José André
José André
9 anos atrás

Sem dúvida alguma, Karmann Ghia!!

José André
José André
9 anos atrás

Sem dúvida alguma, Karmann Ghia!!!

Aranha
Aranha
9 anos atrás

Diz a lenda que faz alguns anos uma carroceria 0km de SP-2 foi comprada na VW por um conhecido colecionador… Ele teve o prazer de realizar a montagem e eu de tocar na preciosa jóia.

Jeff
Jeff
9 anos atrás

Meu sonho é o DelRey série ouro…

airtiger
airtiger
9 anos atrás

SP2, sem discussão………mas devidamente atualizado ‘por baixo’…..

Reinaldo
9 anos atrás

Bem legal a iniciativa, pena que aqui montadora nenhuma demonstra interesse pela sua história.

Gostaria de várias continuações, mas acho que a melhor seria a Ford fabricar mais uns Mavericks GT V8…

Reinaldo
http://reiv8.blogspot.com

Peixe
Peixe
9 anos atrás

Pornografia pura!
Tesão de carro!

Nelson
9 anos atrás

Junte-se 2 marcas importantes, se mantem o corpo técnico, entra-se com dinheiro e vontade aí dá no que deu : sucesso