BLUE CLOUD, FIM

SÃO PAULO (regressiva) – Com minha Vemaguet 1961 (que oficialmente é uma “camioneta DKW-Vemag; Belcar e Vemaguet foram nomenclaturas adotadas a partir de 1962), foram cerca de 550 km para ir e voltar de Poços de Caldas. Nenhum imprevisto. Tirando a temperatura que hoje subiu perigosamente quando saímos da cidade, por conta do calor implacável, tudo na mais absoluta normalidade. Vocês não têm ideia de como é gostoso pegar um carro fabricado há mais de 50 anos e sair por aí, pelas estradas da vida, sem medo de ser feliz.

Mas minha aventura não teve nada demais. Demais foram os colegas que saíram de Pelotas, ou de Recife, ou de Curitiba, ou de Blumenau. Esses rodaram muito, mas muito mesmo. Cinco mil km para a turma de Pernambuco. Mais de três mil com os carros dos gaúchos. E de quilômetro em quilômetro, os 95 veículos da marca que bateram ponto no 12° Blue Cloud (94 carros e uma moto) nos encheram de orgulho e alegria, mais uma vez.

Todos os modelos estiveram em Poços: os sedãs, as peruinhas, os jipes, os cupês e os esportivos. Traduzindo para vocês, pobres almas: Belcar (e suas variações de nomes anteriores a 1962), Vemaguet (incluindo as camionetas, mais Caiçara e Pracinha), Candango (Praiano, capota-de-aço, uma réplica de Munga, e os dois clássicos, Candango 2 e Candango 4), Fissore, Puma e Malzoni.

Ano que vem, nosso desafio é incrementar essa fauna toda com modelos que já estiveram em outros Blue Clouds, e não puderam vir desta vez, e alguns inéditos. Vamos fazer de tudo para trazer Schnellaster, F102, 1000 SP, Junior, Universal (as peruinhas 1956 e 1957), os Wartburg, parentes muito próximos, e alguns pré-guerra que sabemos que andam por aí, como o F7 e o F8. Além de mais motos. E alguma coisa do museu da Audi de Ingolstadt, promessa recente que vamos dar um jeito de viabilizar. E, cereja do bolo, argentinos e uruguaios COM SEUS CARROS. Já pensaram?

Deu tudo certo nos quatro dias de evento, com sol e calor o tempo todo, os conjuntos musicais que tocaram no “Espaço Dois Tempos” foram ótimos, e aqueles que nunca tinham vindo ficaram sinceramente encantados com tudo. Relatos de quebras no caminho foram raríssimos. É importante sempre reforçar que o BC é um evento muito particular nesse quesito. Os carros vão rodando. Num cálculo por alto, eu diria que apenas uma dúzia dos participantes chegaram sobre caminhões ou reboques. E, em alguns casos, porque seus donos optaram por trazer mais de um modelo; um rodando, o outro puxado.

Meu companheiro de viagem foi o mestre Crispim, uma celebridade. Na volta, juntou-se a ele na peruinha a grande surpresa do fim de semana, a namorada que apareceu no sábado de manhã porque depois que foi ao primeiro BC, ano passado, decidiu que não perde mais nenhum porque é apaixonada pelos Candangos. Desta vez, caiu de amores pelo Praiano, que por conta da forração verde e branca dos bancos foi apelidado de Glorioso Alviverde Praiano. Uma mistureba futebolística.

O próximo já está marcado: de 27 a 30 de agosto do ano que vem, em Poços de Caldas mesmo. Blumenau se ofereceu formalmente para sediar o encontro, através de sua prefeitura, mas decidimos fixar a cidade do Sul de Minas e o último fim de semana de agosto como local e data até o fim dos tempos. Estimulando, claro, encontros regionais. E Blumenau é candidato ao primeiro.

A Audi participou mais intensamente neste ano com patrocínio e apoio, e no ano que vem vai entrar de sola. Afinal, o Blue Cloud é a história viva da marca. E virou notícia, como nesta ótima reportagem do “Jornal do Carro” do “Estadão”. Ou nessa aqui, da TV Globo.

Pena que já acabou. Mas 2015 está logo ali.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flavio Borges
Flavio Borges
9 anos atrás

Vídeos e fotos que postei do Blue Cloud 2014. Acordei cedo e filmei todos os carros:
https://www.youtube.com/watch?v=qycccslG_fA
https://www.youtube.com/watch?v=ZFPlQjrHoJw

Alan
Alan
9 anos atrás

Como poços caldense e fã dos DKWs, que orgulho de ter o Blue Cloud em Poços. Desde 2006 ou 2007, ou por aí, quando comecei a acompanhar o Blog do Flavio Gomes, eu via postagens sobre o Blue Cloud e imaginava “Poços seria ideal pra este encontro” e que bom que o evento foi e ficou em Poços. Poços tem vários encontros/eventos de carros/motos antigos mas nada se compara ao Blue Cloud, o clima de camaradagem e a hospitalidade dos proprietários dos DKWs são únicos. Muitos (ou a maioria) dos proprietários dos carros são abertos a perguntas, gostam de conversar sobre os carros, deixam a gente ver o carro BEM de perto e não ficam de vigia em cima do carro. Que o evento continue assim para o sempre, longa vida ao Blue Cloud!

Felipe Ferreira
Felipe Ferreira
9 anos atrás

Flavio, não te conheço, sei que a sua vida pessoal deve ser respeitada e não é da conta de estranhos, então não estou aqui querendo dar uma de engraçadinho. Queria apenas dizer, que a sua namorada parece ser muito bonita, e mesmo sabendo que isso não é o mais importante em uma mulher. Devo dizer que você parece ter o mesmo bom gosto para mulheres, como para com os carros. E é claro, você já sabe disso, não é preciso ninguém dizer. De qualquer forma, estou aqui dizendo.
É legal ver que um dos caras que eu mais curto ler, saiba como mandar bem no “lifestyle” assim como nos textos.
Felicidades para vocês e sucesso.

Marco Aurelio
Marco Aurelio
9 anos atrás

Não pude ir e essa beleza de matéria feita pelo Flavio foi meu consolo!

Adriano Santi
Adriano Santi
9 anos atrás

“Vocês não têm ideia de como é gostoso pegar um carro fabricado há mais de 50 anos e sair por aí, pelas estradas da vida, sem medo de ser feliz.”

Meu Volvo é um 65, quase cinquentão. Tem razão você, a sensação é de voltar no tempo, mesmo. Aliás, descobri que existe um museu de carros aqui perto de Seattle. Vamos pra lá, eu e o Volvo, no próximo fim de semana. Se quiser tiro umas fotos e mando pra você!

jorge patricio
9 anos atrás

A galera de Recife passou aqui por Corinto e eu os acompanhei com minha vemaguete 67 até uns 10 km depois de minha cidade. Fizemos algumas fotos e eles seguiram convidando-me para ir junto mas, como não havia programado não deu. Ano que vem com certeza Deus há de permitir-me estar novamente em Poços pois estive no 9 Blue Cloud.
Parabéns a todos os fumacentos e organizadores.

João Henrique Leme
João Henrique Leme
9 anos atrás

Espero conseguir ir no próximo ano. A propósito, neste fim de semana tem encontro de picapes e autos antigos em Águas de São Pedro/SP. Bem tradicional, por sinal.

carlos lima
carlos lima
9 anos atrás

Muito legal! Bravo!

Renato Soares
Renato Soares
9 anos atrás

O 12º Blue Cloud foi sensacional. Dias felizes foram estes.
Dirigir um DKW não tem preço , que diga meu tio !
https://www.youtube.com/watch?v=ooHKvXPIKGc

raimundo orru
Reply to  Renato Soares
9 anos atrás

parabens renato pela sua participação e ao tio e não podia deixar dos amigo inceparado cachorro

Renato Soares
Renato Soares
Reply to  raimundo orru
9 anos atrás

Obrigado professor , mas todos os méritos são de vocês , os organizadores. Parabéns pelo evento. Um grande abraço.

André Grigorevski
9 anos atrás

Invejei do início ao fim. Mas inveja boa… Daquela de quem não tinha como ir, mas torcia pro evento ser ainda melhor do que o das outras vezes. Nem sei se dessa vez poderia entrar com o Passat, mas mesmo se não pudesse eu gostaria de ter ido. Botava o Passat na estrada, claro, mas deixava ele quieto na garagem do hotel.

O Blue Cloud é diferente de tudo porque os donos dos DKW são diferentes também, pelo que pude ver nas minhas poucas participações no evento. Gente interessada na história da marca em um nível que não costumamos ver com outras marcas. Gente que não está interessada só em saber se no ano tal usava um friso assim ou assado, mas gente interessada em GENTE, porque valorizam pessoas que fizeram muito pela Vemag, como o Crispim, por exemplo. E gente sem vaidades bobas também. É difícil achar isso em outros grupos. Aí os Blue Cloud acabam sendo o que são.

Parabéns! Se eu puder, estarei lá em 2015…

luciano canuto menezes
luciano canuto menezes
9 anos atrás

PRIMEIRO, CONHECER FLAVIO GOMES, ESSA FIGURA MARAVILHOSA, JA FOI UMA HONRA, SEGUNDO ELE ME INCENTIVAR A LEVAR MEU MUNGA MADE IN MINAS GERAIS, OUTRA HONRA, E NO FINALZINHO DE TUDO NA HORA DE IR EMBORA, LA VEM O FLAVIO CORRENDO COM A CAMERA NA MÃO DIZENDO: PÉÉÉRA AÍ… VOU TIRAR MAIS UMA FOTO DO SEU JIPE… PUTZ CARA FOI MUITO LEGAL… OBRIGADO PELA DEMONSTRAÇÃO DE AMIZADE, COMPANHEIRISMO E ACIMA DE TUDO COMPROMETIMENTO COM ESSE EVENTO CADA VEZ MAIS CONSOLIDADO NO CENARIO ANTIGOMOBILISTA.

joao
joao
9 anos atrás

Me perdoa.

Felipe Menhem
9 anos atrás

Que relato excelente, Flavio.

Queria ter ido esse ano, mas infelizmente não consegui. Espero estar lá em 2015!

Abraço!

Flávio M Peres
9 anos atrás

Enquanto cidadão de Poços de Caldas, só tenho a agradecer pelo que vocês fazem pela cidade (especialmente você!). O encontro de vocês está cada vez mais bacana! Eu demorei para ligar os fatos, mas o Crispim é o que foi mecânico do Nélson Piquet em começo de carreira, certo? Rapaz, figura histórica… Com esse envolvimento da Audi, e com uma notícia que li no blog (do experimento de um DKW com motor elétrico), fico sonhando que um dia lancem, aqui em Poços de Caldas, no evento de vocês, o Deka com motor elétrico (ou misto)!
Muito obrigado e parabéns,

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Sabadão 12:30hrs peguei minha esposa e disse: Vamos tirar uma foto com o Flavio Gomes, e ela, quem é?? expliquei e fomos. Por sorte ele estava saindo do hotel com sua namorada/esposa assim que cheguei, eu caipira demais fiquei com receio e fui seguindo ele até ele ir mexer em um DKW que estava com a porta aberta.. Disfarcei e fingi que queria tirar foto do carro, e sua companheira tão simpática, como bonita disse, Flavio o moço que tirar foto do carro, você pediu desculpas kk, e eu disse não, quero tirar uma foto com você mesmo… Os dois peguntaram nossos nomes, Marcelo e Franciele e consegui….Tinha tanta coisa pra te perguntar, mas a “mineirice” não deixou… Obrigado por divulgar nossa cidade Flavio…abçs pra vocês dois. https://www.facebook.com/gui.rabelo.7

Conde
Conde
9 anos atrás

De acordo com as fotos e os relatos , Poços foi impecável . Acho que não sai mais de lá .

joao
joao
9 anos atrás

Não é bobo não em……….os carros são antiguinhos , mas a (zero-um) é novinha.

joao
joao
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Me perdoa.

Jayme
Jayme
9 anos atrás

Quem é a gata???