NA INDY

SÃO PAULO (sendo breve…) – Noite de sábado, ainda deu para ver Tony vencendo em Fontana (sua primeira pela Ganassi), Will Power ficar com o título e Helinho, de novo, com o vice. A taça para o australiano, vice três vezes, foi merecida e nada surpreendente. A vitória de Kanaan, importante. Acabou a temporada. Sim, em agosto. Estratégia da Indy, de concentrar muitas corridas em pouco tempo. Não creio que tenha sido um campeonato marcante. Vocês acharam?

tonyvenceafinal

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo Britto
Eduardo Britto
9 anos atrás

Que foto legal! Parece autorama!

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
9 anos atrás

Não gosto desse formato de calendário, muito curto, aí você passa muito tempo sem assistir as corridas, pra quem é viciado no esporte, é um saco.
Outra coisa que faz perder o gosto da coisa é aquele tipo de calendário em que as corridas ficam muito distantes umas das outras, tipo o Brasileiro de Marcas, cujo calendário é uma merda, passa mais de 02 (dois) meses sem corrida, e quando tem, são só cerca de 35 min.
Dentro de suas possibilidades, gosto do calendário da Truck, que tem corrida durante 10 meses do ano, uma por mês.
Quanto á Indy, é preciso rever algumas coisas, mas a verdade é que eles estão fugindo do chase da Nascar e do futebol americano. A Indy do jeito que está apanha feio para eles.

Robson Leandro
Robson Leandro
9 anos atrás

A revista Autosport fez duas semanas atrás uma reportagem sensacional sobre a Indy na era CART do início dos anos 90, especialmente na fase em que guiavam pilotos como Al Unser Jr. Bobby Hahal, Emerson Fittipaldi, Nigel Mansell, Paul Tracy, Mario Andretti, AJ Foyt, Robby Gordon, Danny Sullivan, Scott Goodyer. E de troco o Senna ainda considerou ir pra lá naquele jogo de cena (trocadilho infame) pra tirar mais dinheiro da Malboro e o Piquet tentando ir pilotar nas 500 milhas de Indianápolis. Sensacional. Olhando o que é hoje dá pena. Campeonato terminando em agosto com pilotos sem expressão, com todo respeito ao Tony e ao Helio Castro Neves. Fim de feira total.

Leonardo Silva Conrado
Leonardo Silva Conrado
9 anos atrás

O título do Will Power foi merecido, venceu mais corridas que o Hélio, e esteve sempre entre os dez primeiros.
Com relação ao campeonato, ele não foi um dos melhores, com exceção da Indy 500 que foi um espetáculo. Pena que esse ano foi muito curto, não gostei desse formato de 6 meses de campeonato, acho que para 2015, a Indy deveria voltar a correr em palcos mais tradicionais que eram da categoria, como Road America, Laguna Seca, Cleveland e Michigan, acho que assim a categoria poderá voltar a ter o sucesso que tinha antes.

Paulo Z
Paulo Z
9 anos atrás

Eu gostei….

Ilmar
9 anos atrás

Depois que destruíram o Autódromo de Jacarepaguá, nunca mais um piloto brasileiro venceu uma corrida de Fórmula 1, e, agora, na Fórmula Indy, o Hélio Castroneves só bate na trave… Talvez seja bem-feito.

Robertom
Robertom
Reply to  Ilmar
9 anos atrás

Qual a relação que um roubo de patrimônio público tem com o desempenho dos pilotos brasileiros nas categorias “Top”?
Para mim a relação é indireta, mostra que o automobilismo brasileiro está em crise e que temos uma pista a menos para revelar novos talentos.

Ilmar
Reply to  Robertom
9 anos atrás

Pra quem acredita (eu, mais ou menos), acho que é uma espécie de castigo divino…

Ilmar
9 anos atrás

Depois eu destruíram o Autódromo de Jacarepaguá, nunca mais um piloto brasileiro venceu uma corrida de Fórmula 1, e, agora, na Fórmula Indy, o Hélio Castroneves só bate na trave… Talvez seja bem-feito.

rodrigo
rodrigo
9 anos atrás

Saudade da Indy em Jacarepaguá nos anos 90 :(

Giuliano SPFC
Giuliano SPFC
9 anos atrás

Eu gosto do clima da Indy, muito menos sisudo, chato e cheio de segredos do que o da F1, nesse ponto o modo como os americanos tratam o show me agrada muito mais que os Europeus e sua fechada F1, mas a competição e a qualidade dos corredores da Indy tem deixado muito a desejar nesses últimos anos, esses carros da Indy na minha modesta opinião são horrorosos e não impedem os acidentes graves como o desenho do chassi sugere, acho que a Indy precisa pensar numa maneira de abrir um pouco mais o regulamento técnico pra dar uma mexida na competição, nesse ponto, mesmo com medidas questionáveis a F1 pensa muito mais no regulamento técnico pra “bagunçar”um pouco a ordem das coisas!!!

Leandro 440 Magnum
Leandro 440 Magnum
Reply to  Giuliano SPFC
9 anos atrás

Ano que vem entra em cena os kits aerodinamicos. e os carros vao mudar um pouco

átila
átila
9 anos atrás

Na década de 90 eu vibrava muito com a Indy. a partir de 96, eu certamente gostava mais que F1, apesar de acompanhar as duas categorias. Domingo era o meu dia favorito: f1 de manhã, indy de tarde. Isso durou até 99 quando o SBT passou a transmitir as corridas da indy as 11 da noite do domingo e não pude mais assistir.

Esse ano tentei acompanhar a categoria mais de perto. Assisti às 500 milhas pela primeira vez em muito tempo, assim como as corridas de no circuito misto de indianapólis e st. petesburg e tentei ver a final no sábado.
Não gostei. Sei lá, oval é um tipo de corrida que não me agrada, mesmo que as corridas acabem sendo mais disputadas (em grande parte por causa das bandeiras amarelas que acontecem toda hora). E mesmo nos circuitos mistos, não consigo gostar mais.

Não adianta, hoje em dia eu prefiro F1, GP2, DTM, WEC e Stock Car (quero começar a ver a v8 supercars também).

Matheus
Matheus
Reply to  átila
9 anos atrás

As 500 milhas de Fontana (sim, 500 milhas), teve apenas uma bandeira amarela que durou 11 voltas.

O curioso é que nas categorias citadas por você, é bem fácil perceber que narradores e comentaristas torcem por um safety car para dar emoção às corridas cada vez mais monótonas.

alan
alan
9 anos atrás

Ola Flavio Gomes
Ola blogayada:

O bom da indy é a competitividade, muitos pilotos com chances reais de vitoria, varios lideres durante a prova, etc…. coisas que a f1 nem de longe tem, alias eu acho um absurdo o que se investe na f1 pra ver esse desfile em fila indiana nos domingos, isso nao é competição, é falta de criatividade, todo esse preparo, esses gastos astronomicos para ver uma dupla mercedonica bajulada fazer um faiz de conta, com tudo controlado por controle remoto e radio de comunicação, tudo muito conveniente!!!! onde so problemas na dupla principal muda o final da corrida….. tudo muito chato e previsivel!!!!!! se esporte significa competição, a formula 1 nao seria um esporte, seria um desfile de moda em alta velocidade……. a culpa obvio não é da mercedes e sim da FIA!

Correa
Correa
9 anos atrás

Eu que sofro de abstinência quando as corridas param, já tô sentindo falta da Indy.
É uma pena acabar tão cedo.
Se lá na antiguidade não tivesse aquele racha que gerou duas categorias (IRL e CART) creio que a Indy estaria pau a pau com a F1 hoje.

vitão
vitão
9 anos atrás

Encurtararm o campeonato para evitar a competição com a NASCAR , que entra agora no CHASE, e com outros esportes ( acho que o baisebol tem final agora , e a NBA também ) . Corrida é bom até de biga, mas este campeonato foi um pouco de recosntrução, sem grandes novidades. Dizem que a NASCAR está negociando a gestão da categoria, vamos ver.

Robertom
Robertom
Reply to  vitão
9 anos atrás

Estão fugindo é da concorrência com a NFL, o futebol americano.

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Sei lá se sou muito purista, mas o desenho desses carros meio híbridos, com essa traseira estranha, faz desse carro um ser indefinido. O bonito de “fórmulas” é ver o pneu traseiro inteiro rodando, com a mecânica traseira toda aparente.
Se é perigoso, se pode catapultar o carro de trás, paciência, quem tem medo então não vá correr, nem assistir, uai!
Acredito que quando os americanos “lincarem” o desenho desses carros com a tradição das 500 milhas de Indianapolis a coisa volta a ficar “movimentada.
Para os americanos, é impossível dissociar essa categoria da tradição daquela pista. Parece que houveram atritos por lá entre a Indy e os donos da pista, não conheço muito essa história, será que eles não ficaram “de bem” ainda?

Ulisses
Ulisses
Reply to  Ulisses
9 anos atrás

… e viva o Tony! Ele é o Cara!

Luiz g
Luiz g
9 anos atrás

Helio e o stirling Moss da indy.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Luiz g
9 anos atrás

Será lembrado por isso.

Rafael
Rafael
9 anos atrás

Ao que tudo indica, parece haver uma espécie de boicote à indy, por parte dos fãs da Nascar na costa oeste americana.
As arquibancadas perecem sempre mais cheias nas corridas da costa leste.
Eu acredito que a indy tem feitos coisas interessantes e ainda vai encontrar o seu rumo nos próximos 10 anos. Mas ela precisa pensar grande, e inclusive na américa latina, pois tem muitos pilotos latinos na categoria que atrairiam patrocinadores e emcheriam arquibancadas em seus países.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
9 anos atrás

Piloto da Indy vai ficar igual jogador de futebol de time pequeno. Por um pequeno período do ano, tem trabalho, joga campeonato regional. Aí o resto do ano fica parado. Arriscado!

Jonas Martins
Jonas Martins
9 anos atrás

O campeonato deste ano foi fraquinho, mas nada desesperador para a categoria. Meu maior pesar, no entanto, tem sido a transmissão do BandSports – muito ruim. A narração do Nivaldo Prieto é sofrível. Ele parece ser um cara legal, mas não vai bem narrando corridas. Os comentários do Sergio Jimenez são excelentes, mas é pouco para salvar a transmissão. Penso que o automobilismo nos últimos anos deixou de ser um esporte de “torcedores brasileiros” e ficou mais restrito a fãs de velocidade, o que faz do narrador falando a todo momento “olha o Tony! Olha o Tony!”, ou “olha o Helinho! Olha o Helinho!” uma besteira, desnecessário… A Indy merece uma transmissão mais profissional.

Robertom
Robertom
Reply to  Jonas Martins
9 anos atrás

O Prieto é para mim o melhor locutor de futebol da Band e um dos melhores entre todos, mas para corridas não serve, não é do ramo.
Com a morte do Luciano do Valle promoveram o Téo José, que sabe narrar corridas (embora meio chatinho) a narrador principal de futebol, onde deixa a desejar.
Tudo errado.

Aliandro Miranda
9 anos atrás

Uma coisa é certa, a Indy tenta de tudo para se reinventar e popularizar a categoria, e com estratégias até interessantes. Mas não tem funcionado, é uma pena.

Gus
Gus
9 anos atrás

Que campeonato? Terminar “o ano” em agosto é deveras esquisito!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Gus
9 anos atrás

A novela não emplacou.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
9 anos atrás

Flávio

Eu prefiro o calendário da Indy como era até o ano passado.

O fato da temporada acabar tão cedo não deve ser bom para a audiência da categoria, que agora vai ter que esperar mais de 6 meses até o próximo campeonato. Digamos que possa “cair no esquecimento”.

Será que a audiência neste curto período compensou os próximos meses em que não teremos corridas na TV?

A ver…..

John Player
John Player
9 anos atrás

Pela quantidade de comentários aqui você vai ver que acabou como começou.
Ou seja, (quase) ninguém reparou.
Que “estratégia” mais besta da Indy!

Rodrigo Alves
Rodrigo Alves
9 anos atrás

FG e demais amigos, vcs viram a arquibancada de Fontana? Assustadoramente vazia… Por que a Indy perdeu tanta audiência inclusive nos Estados Unidos??? Abraço.

Matheus
Matheus
Reply to  Rodrigo Alves
9 anos atrás

Sim Rodrigo! Isto tem sido constante. Um colega acima escreveu sobre boicote à Indy por parte dos torcedores da costa oeste.

Por outro lado, domingo à noite e o autódromo de Atlanta lotado para ver a Nascar. Passei a acompanhar a Nascar regularmente há uns 3 anos e hoje penso como fiquei tanto longe dela…Eita categoria porreta!!!

Fernando Lima
Fernando Lima
9 anos atrás

Seguinte: Título mais que merecido para o piloto mais constante. Helio perdeu porque seu rendimento caiu exatamente nas últimas tres provas. Enquanto isso, Power se manteve bem colocado nas provas…além do mais, passou também a vencer corridas em ovais, algo que não conseguia há algum tempo atrás. Quanto à Ganassi, foi uma temporada decepcionante, principalmente na Indy 500, onde todos os seus pilotos ficaram fora de combate pela vitória. A reação veio (tardiamente) somente na segunda metade da temporada, a vitória de Kanaan já vinha amadurecendo há algumas etapas, assim como Dixon também levou duas para a conta. Sei não…se a temporada fosse até outubro…a Penske talvez não tivesse comemorando este título.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

acompanhei mais de perto esse ano.
Hélio de novo na trave, porque precisa ganhar mais corridas!!

“marcante” foi volta do Montoya, que ainda venceu.
as 500 milhas foram demais esse ano.
mas achei ruim acabar tão cedo.

Issac Nemach
Issac Nemach
9 anos atrás

Não gostei muito em concentrar a temporada em 6 meses. Até poderiam termina-la em Agosto, mas deveriam começa-la mais cedo já que a NFL termina no começo de Fevereiro (esse ano a 1ª prova foi praticamente em Abril).

Wagner
Wagner
9 anos atrás

Amigo Flávio,

Creio que esta opção de concentrar as corridas em poucos meses é muito arriscada, pois agora a categoria irá ficar afastada da mídia por 7 meses.

Em relação ao Hélio, entendo que ele não é mais o piloto que foi um dia, pois possuiu 4 vice-campeonatos, mesmo correndo há 14 anos por uma das melhores equipes da Indy.

Aliás não entendo porque uma parte da torcida massacra o Massa e o Barrichelo, e esquece o Hélio.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Wagner
9 anos atrás

O tricampeonato na Indy 500 salva a barra do Helinho – fato.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Wagner
9 anos atrás

A relevância da Indy por aqui é pequena demais pra causar qualquer alvoroço do tipo. Fora que o pessoal que massacra Massa e Barrichello de forma gratuita não acompanha ou gosta de verdade de automobilismo. O universo deles se resume à F1 e olhe lá.

Wagner
Wagner
Reply to  Fabiano Lacerda
9 anos atrás

Fabiano,

Concordo contigo.

Veja o caso da Stockcar.

O Rubinho tem 42 anos, 20 e tantos anos de carreira e está em segundo lugar na campeonato, com chances de levar o título.

E não há nenhum comentário sobre isto por parte dos “entendidos”.

Abraços