PROBLEMAS

SÃO PAULO (nunca entendo) – A licitação para as obras de reforma dos boxes de Interlagos foi cancelada. Não compreendi bem os motivos, mas isso só atrasa as coisas. Tem jeito de sabotagem política, neste país em que é preciso negociar tudo à exaustão e, quase sempre, deixar algum pelo caminho. Mas o prefeito Haddad é de uma estirpe diferente.

A coisa vai sair, escrevam.

ATUALIZANDO…

Nossa repórter Juliana Tesser entrou em contato com a SPObras, responsável pela reforma, e recebeu as seguintes respostas:

1) Qual o motivo dessa suspensão?
Resp.: Não existe motivo plausível para a suspensão liminar. O Edital lançado encontra-se totalmente respaldado na legislação vigente. Causa espécie a liminar ter sido concedida a pedido de uma pessoa física, totalmente estranha ao certame, pessoa esta que sequer questionou o Edital no momento estabelecido em lei.

2) Qual impacto disso nos prazos da obra?
Resp.: O impacto da decisão proferida é extremamente danoso para a cidade. Em virtude do exíguo intervalo entre o GP de 2014 e 2015, a realização das obras dos novos boxes poderá ter que ser executada somente após o GP de 2015.

3) Existe alguma previsão para a retomada dessa licitação?
Resp.: A previsão de retomada do certame somente ocorrerá após decisão do Nobre Conselheiro João Antonio, autor da medida liminar que paralisou a licitação.

Ou seja: tem alguém sacaneando. No “Diário Oficial da Cidade de São Paulo”, não aparece o nome de quem pediu a suspensão, apenas a informação de que está tudo suspenso “sine die” — sem prazo para que seja feito tudo de novo.

Tem caroço nesse angu. Mais um.

ATUALIZANDO DE NOVO…

Vagner Augusto Dezuani, advogado, é quem pediu a suspensão da licitação. Não sei quem é. F2014%2Fdiario%2520oficial%2520cidade%2520de%2520sao%2520paulo%2Fnovembro%2F19%2Fpag_0096_508V92C6ER7ROeD09T03HBVGBUH.pdf&pagina=96&data=19%2F11%2F2014&caderno=Di%C3%A1rio+Oficial+Cidade+de+S%C3%A3o+Paulo&paginaordenacao=100096" target="_blank">Está no “Diário Oficial” a descrição do processo.

Comentários

  • Olha, sou advogado e trabalho há vinte anos como procurador do Município em que resido. O motivo da suspensão da licitação é que os índices econômicos exigidos pela SPObras para as empresas que desejassem participar da licitação estão muito altos, o que restringiria a competição, Poucas empresas participariam da licitação. Aparentemente não tem sacanagem alguma, ou se tem foi de quem fez o edital de licitação, exigindo um índice econômico muito alto, diminuindo as chances de participarem na licitação. O índice exigido é de 1,19, o normal é de 1,0 e na contabilidade das empresas, esta diferença é muito grande. Então, o que se pretende é aumentar o número de participantes na licitação.

    • geralmente os índices LG, LC e SG têm que ser iguais ou maiores que 1,00.

      definir 1,19 significa direcionar a licitação. ou, no mínimo, restringir a uns poucos licitantes.

      deve ter sido algum inflitrado, onde já se viu.

  • “(…) o prefeito Haddad é de uma estirpe diferente.”
    Ah, sem dúvida.

    “Vagner Augusto Dezuani, advogado, é quem pediu a suspensão da licitação.”
    Advogado ATRAPALHANDO com burocracia? Que surpresa!
    Se não é advogado, é fiscal ou político.
    Mais um “doutor” mostrando “eficiência”.

    Por falar nisso, um ‘grande’, famooooso, “doutor” do cinismo, protetor de BANDIDO, a serviço da INjustiça morreu e será enterrado hoje.

    Enfim, uma boa notícia.

  • O plano era uma reforma gigantesca, maior do que realmente é necessário, e que manteria o automobilismo brasileiro e paulista longe de Interlagos por quase todo o ano.
    Talvez agora possamos ter campeonatos locais em 2015.

  • Eu fui totalmente contra a Dilma na campanha presidencial, mas não sou “antipetista só por ser antipetista”: o Haddad está fazendo um ótimo governo e vou votar nele na próxima eleição. Um monte de gente desce o pau nas ciclovias, por exemplo – pois eu acho que o problema das ciclovias não é que são muitas… são poucas ainda, isso sim! Ele precisa continuar com a coragem de fazer as coisas que custam “capital político”, mas que são no fundo exatamente as que a cidade precisa.

  • Primeiro uma reflexão: A gestão do prefeito Haddad está longe de ser perfeita. Mas não está pior que a anterior, onde nem os relógios de rua funcionavam (lembram??). As pessoas precisam de desapegar do “antipetismo” para avaliar a situação, pois uma coisa nada tem a ver com a outra (e olha que eu nem votei nele…).
    Sobre o ocorrido, depois de anos de lenga-lenga, as obras de melhoria do autódromo iniciaram e uma primeira fase foi entregue sem problemas para a etapa da F1. Então, qual é o problema do cidadão que solicitou a liminar?? Como podem conceder conforme o interesse de uma única pessoa (aparentemente…) sem que tenha sido encontrado algo de ilícito no edital??
    Tem coisa muito errada nesta história. Aguardaremos os próximos capítulos.

  • Assim é legal, transparência total. O edital diz 8 meses para a conclusão da obra, então teremos até março para começarem. A FASP já protocolou datas para o Paulista de 2015, então caso dê uma zebra gigante, que a SPTuris preserve as datas e não “distribua” para outros eventos. Afinal, quem esteve em Interlagos na F1 este ano viu que o espaço estava folgado. O que não pode é perdemos a chance da reforma que vai garantir a existência de Interlagos no mínimo até 2030, quando na festa de aniversário dos 100 anos do Bernie ele vai pedir obras para um looping na oposta.