TEX-MEX (2)

texmex2SÃO PAULO (matou a pau)Hamilton não deve estar acreditando até agora. Mais rápido em tudo neste fim de semana em Austin, inclusive no campeonato mundial de comer hambúrguer, levou uma entubada de Rosberguinho na classificação que deixou o rapaz com várias pulgas atrás da orelha. Onde é que o alemão encontrou aquela volta?

E foi uma voltaça, anunciada já no Q2, quando Nico enfiou 0s997 em Lewis ao cravar 1min36s290, de longe o melhor tempo do fim de semana até então. O tempo já superava o da pole de 2013, de Vettel, com V8 aspirado e barulhento, 1min36s338.

No Q3, o pequeno Rosberg virou 1min36s282 na primeira tentativa e Hamilton se aproximou com 1min36s443. Na sua segunda saída, Nico abusou e fez 1min36s067. A chamada volta perfeita, bonitinha, redondinha. Hamilton não conseguiu melhorar e teve de engolir a diferença de exatos 0s376 para seu companheiro de equipe, que larga na pole pela nona vez no ano.

Falo apenas dos dois, por enquanto, porque o GP dos EUA será isso, uma corrida entre a dupla da Mercedes que luta pelo título desta temporada. Pela décima vez em 2014 a equipe prateada ficou com a primeira fila inteira. Os dois pilotos estão, obviamente, pressionados pela disputa. Lewis tem 17 pontos de vantagem, mas há 100 em jogo nas três corridas que faltam para o fim do campeonato, já que em Abu Dhabi a pontuação será dobrada.

Por isso, podemos esperar um GP de muita cautela de ambos, já que nenhum pode ser dar o luxo de não pontuar. Nico, especialmente, e Lewis já gastaram suas cotas de corridas zeradas no ano, por cagadas ou quebras. Vão deixar para o resto do grid a tarefa de se esgoelar por posições.

Resto magrinho, como vimos falando desde os anúncios de Caterham e Marussia de que não iriam participar desta prova — e provavelmente de mais nenhuma, se alguém não sair em seu socorro. É uma judiação, porque o público em Austin foi enorme hoje e será de novo amanhã, e essa gente merecia mais. Morro de pena dos americanos, que vivem dando chances à F-1, mas a F-1 os trata muito mal. De verdade.

Bem, por conta dos parcos 18 participantes, o Q1 eliminou quatro carros nesta prova, e não seis. Foi tudo normal, com Hamilton em primeiro mais uma vez, Massa em segundo e ninguém se esforçando demais porque, na prática, seriam apenas três degolados, pela decisão da Red Bull de usar o sexto motor no ano num de seus carros — o que empurrou Vettel para largar dos boxes. Assim, preparando-se única e exclusivamente para a corrida, Tião Alemão fez o pior tempo de todos. Caíram com ele Vergne, Gutiérrez e Grosjean, que cometeu um erro bizarro em sua volta.

No Q2, Nico mostrou suas garras bem manicuradas e a surpresa foi Adrian Sutil, que pela primeira vez no ano colocou a Sauber no Q3. Foram espirrados Maldonado, Pérez, Hülkenberg e Kvyat. Pastor conseguiu sua melhor posição de largada na temporada — vai partir em décimo, porque Button, o sétimo, foi punido com cinco posições no grid por troca de câmbio e despencou para 12º. Já o pequeno soviético caiu de 14ºpara 17º porque a Toro Rosso trocou peças de seu motor e levou punição de dez posições. Ah, mas 14 + 10 são 24, Gomes! Eu sei, mas não vou explicar.

O Q3 não teve surpresa nenhuma, a não ser a grande diferença de Rosberg para Hamilton. A segunda fila ficou com a Williams, Bottas em terceiro, Massa em quarto. O brasileiro saiu de seu carro com ar macambúzio. “Esperava estar uma posição à frente”, disse, assumindo um erro na sua volta. Ricciardo ficou em quinto, seguido por Alonso, Button (já falei, larga em 12º), Magnussen, Raikkonen e Sutil.

Havia uma suspeita de boicote pairando no ar, por parte das três médias Sauber, Lotus e Force India. Elas teriam planos de dar uma volta e parar amanhã, o que seria mais um golpe mortal para a F-1 nos EUA. O motivo: essas equipes estão agoniadas porque ninguém faz nada para reduzir os custos da categoria, e não sabem nada do que as grandonas estão conversando com Bernie e com a FIA. A Lotus se apressou em dizer que era cascata, vai correr e está tudo bem. Já a Sauber, depois do nono lugar de Sutil no grid, se pensava em boicotar o GP americano desistiu. A Force India foi a única a assumir que pensava no assunto. Mas não vai segurar essa bandeira sozinha, acho.

A corrida começa às 18h, horário brasileiro delícia de verão. Não tem TV aberta.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Costa
Rodrigo Costa
9 anos atrás

Flávio, colocaram as ciclovias do Haddad na Pista. hehe Ciclovia é tão bom que tem até no autódromo de Austin.

Léo
Léo
9 anos atrás

Flávio,

Como já disseram anteriormente, o principal responsável para essa situação em que se encontra a F1 hoje, é a múmia do Bernie. Ele não larga o osso de jeito nenhum e não distribui mais grana para as pequenas, que poderiam contribuir para um campeonato mais emocionante, como era nos anos 60 e 70.
Se pensarmos que a 2ª mulher mais rica do Reino Unido, depois da rainha, é a ex esposa do Bernie Eclestone, dá pra imaginar quanto ele já faturou e ainda fatura com a F1.
Penso que só os realmente apaixonados, como eu, assistem às corridas nos autódromos pelo mundo, pois a maioria é desrespeitada. Digo isso porque, mesmo na Europa, se imaginarmos que uma pessoa paga em torno de 100 euros em Monza ou Barcelona, por exemplo, para ver ficar em uma curva, na grama e ver apenas 5% do autódromo, só um louco apaixonado faz isso.

Caipira
Caipira
Reply to  Léo
9 anos atrás

100 eoros da uns 300 dilmas, ja olhou os precos de Interlagos?

Robertom
Robertom
Reply to  Caipira
9 anos atrás

Com o “custo Brasil” fica bem mais caro.

Jonny'O
Jonny'O
9 anos atrás

Poxa….o que me deixa muito desanimado com relação aos problemas atuais da F1 é a lentidão, descaso,arrogância, incapacidade dos dirigentes da F1 em tomar atitude diante do caso ……… não tem nada pior pra quem se diz TOP do automobilismo de tecnologia e visão de vanguarda em segurança ,economia
etc.. etc… etc! Ficar estagnada como se fosse uma marolinha dando entrevistas de nariz empinado vendo (ou não vê mesmo) tudo desabar ao seu redor…….. o mundo capitalista atual esta desmoronando e precisa ser reinventado ( o comunismo se deteriorou e não aceitou ….até cair de joelhos tb) e a F1 não é diferente e precisa urgente se reinventar …..mas cadê a atitude ….oras…pois ….lhes …vous!

Carlos
Carlos
9 anos atrás

O Rosberg humilhou o Hamilton, quase quatro décimos. Que surra!

A verdade é que o Rosberguinho é muito mais rapido que Hamilton, um piloto que foi sempre superestimado,

João
João
Reply to  Carlos
9 anos atrás

Rosberg mais rápido que Hamilton? Você começou assistir a Fórmula 1 ontem?

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Carlos
9 anos atrás

Não subestime você que deve ser inteligente ,más hoje deve ter dado folga a ela,sempre foi assim quando ha paridade ou diferença não muito significativa entre dois pilotos tops,em algumas pistas um se da melhor e em outra ,o outro. E eu ainda tenho a impressão de que os alemães Mercedicos gostariam de ter carro e piloto alemão como campeões,o carro eles já tem..

Richard
Richard
9 anos atrás

Com a relação a transmissão na Sportv foi boa, poderia tter sido muito melhor se não fosse o Lito dizer no final que o Hamilton acusou o golpe, aliás que foi um golpe psicologico muito forte.
Tirando isso, foi bem melhor na na Vênus prateada.

Marcelo Yamanaka
Marcelo Yamanaka
9 anos atrás

Não tem TV aberta e a Globo em vez de passar a corrida na ÍNTEGRA após o Fantástico vai mostrar apenas os “melhores momentos”.
Uma tremenda falta de respeito com o telespectador que há muitos anos acompanha a Fórmula 1.

Caipira
Caipira
Reply to  Marcelo Yamanaka
9 anos atrás

A globo ta pouco sifu com voce e comigo, importante eh Esquenta, Sexo e as Negas, Fantastico e Faustao, periferia, bicho, povao, favela, valeu??

Paulo Mota
Paulo Mota
Reply to  Marcelo Yamanaka
9 anos atrás

É a Lei do Mercado. Infelizmente o que vale é o gosto da maioria. Estou morando na Inglaterra há 2 meses e a corrida será às 20h horário de Londres, mas, tal como a Globo, a BBC One também só vai passar os melhores momentos às 22:30. A última corrida passou ao vivo, mas porque não foi no horário nobre. A título de curiosidade, no horário a BBC One transmitirá um programa chamado Antiques Roadshow, cujo tema são antiguidades…

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

O Rosberg tem que ganhar amanhã de qualquer maneira! Senão sua última esperança será na pontuação dobrada na última corrida do ano. O Massacrado foi derrotado pelo xará Nasr que deveria estar com o carro dele, e o Bottas mesmo em desvantagem por emprestar o carro pro Nasr tira coelho da sua bota surpreendendo o Massacrado.

Márcio Pasqualini
Márcio Pasqualini
9 anos atrás

Flávio… olha a notícia publicada pelo portal GloboEsporte… veja se não dá pra ficar confuso. http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/11/hamilton-e-rosberg-superam-massa-no-fim-no-ultimo-treino-livre-nos-eua.html

Luis
Luis
9 anos atrás

Eu só não fico mais chateado com isso de que não terá corrida na TV aberta porque o monitor do meu pc foi pro saco ontem e eu o usava para assistir televisão, agora não tenho mais entretenimento em casa, exceto revistas Veja…
SOCORRO, MINHA VIDA FOI PRO BURACO!!!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

No app oficial da F1, diz que é a Globo que vai transmitir! kkkkk

Sobre o Massa, sempre a mesma história “eu errei” claro!
“podia largar mais a frente”…bla bla bla….

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Rafael Chinini
9 anos atrás

Más se ele não falar isso,vai falar oque para a PACHECADA.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  luiz alberto
9 anos atrás

Concordo. As “traídas” precisam de informação.

Iz Kariotz
Iz Kariotz
9 anos atrás

A entrada principal do autódromo, lembra uma embalagem de hipoglos…

Chupez Alonso
Chupez Alonso
9 anos atrás

Imagino Rosberg, Bottas e Ricciardo no pódio.

Mauricio P.
Mauricio P.
9 anos atrás

Conversa de piloto é sempre a mesma coisa. Sempre que toma uma entubada do companheiro de equipe, diz que errou alguma coisinha na volta. Igual futebol, nunca é o adversário que jogou melhor. Vez ou outra algum dos bons pilotos é que fazem algum elogio ao companheiro quando se sai melhor, já piloto brasileiro, nunca.

Jonatas
Jonatas
9 anos atrás

Será que as 4 carroças ausentes em Austin fazem TANTA falta assim? Numericamente, talvez, pois o grid encolheu 18%. Mas, esportivamente, essas equipes agregam muito pouco. Concretamente, o que fazem Marussia, Caterham e companhia, além de figuração no fim do grid?

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Jonatas
9 anos atrás

Sim,fazem falta, alem de aumentar o grid seriam teoricamente os carros mais fáceis para o Massafalida ultrapassar. E tomara que ele não repita a mania que Buáááárichello tinha de sempre chegar em posição anterior a qual tinha largado (correr para traz ; era um grande poupador de carros e motores , “salvou” muitos ,só não salvou seu final de carreira melancólico na F 1) . que seu final de carreira seja menos vexatório,pois já tá sendo “meio,demais”.E aquelas MÚMIAS da narração e comentários que no inicio da temporada faziam o ranking de quem largava na frente do companheiro , param de fazer isto , porque ??? Não gostam de se passar por ridículos comparadores de piloto iniciante com piloto veterano ( e ex de grande equipe),agora seu protegido ,estando mal na fita,se calaram diante de fatos inequívocos e que tem sido uma constante.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

APENAS PARA PENSAR: a pole de Vettel em 2013 foi, 1. 36.338
A pole de Rosberg em 2014 1.36,065.
No começo da temporada os F1 2014 eram de 4 a 6 segundos mais lentos,
sinal que em 2015 com o desenvolvimento tecnico, serão extremamente
rápidos , e se tiver 3 carros , as equipes pega um dêles só para testar peças
para aprimoramento tecnico.

Paulo Cesar
Reply to  Celio Ferreira
9 anos atrás

Eo custo do terceiro carro? Compensa?

Celio Ferreira
Celio Ferreira
Reply to  Paulo Cesar
9 anos atrás

Paulo, para as grandes,sempre compensa, pois
melhorar o carro , no final da mais ponto, e dinheiro.