TRÊS ANOS PARA VETTEL

SÃO PAULO (até que enfim) – O dia começou com a Ferrari se despedindo oficialmente de Alonso, às 7h54. Agradecimentos de ambas as partes e um sentimento de frustração do espanhol depois de cinco anos de casa e nenhum título.

Pouco depois, 8h20, pinga na caixa de e-mails o comunicado do time italiano confirmando o que todos já sabiam, mas que sempre tem algum impacto quando é oficial, com papel timbrado e tudo: Vettel será o substituto de Alonso, num contrato de três anos.

Sebastian já ganhou uma corrida de Ferrari em 2008, em Monza (foto acima). OK, era só o motor da Toro Rosso, mas era Ferrari, e deu para sentir a força da torcida e a paixão pela marca. Disse que sempre sonhou em guiar para o time de Maranello desde os tempos em que era molequinho e via Schumacher, seu grande ídolo, brilhar no carro vermelho.

Sonho realizado. Serão anos difíceis, mas ele pode exercer o mesmo papel que Michael, por que não? Alonso não conseguiu e jogou a toalha. É a vez de Tião Alemão. Sorte para ele, que ele merece.

A cobertura do dia agitado da F-1 em Abu Dhabi está no Grande Prêmio. Corre lá. E façam suas apostas: Vettel será campeão pela Ferrari?

Subscribe
Notify of
guest

112 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ASCRUZ
ASCRUZ
9 anos atrás

Me desculpem os fãs, mas a máscara do Vettel caiu….

Acho-o superestimado por muita gente, e o fato de ter andado bem atrás do Ricciardo com o MESMO carro foi a prova cabal disso… Não tem desculpas!

E acho que ele na Ferrari, vai comer o pão do capiroto… Primeiro pq a equipe não está essas balas todas, e segundo que o Raikkonen, quando se acertar, vai ser osso duro.

Carlos Roberto da Silva Junior
Reply to  ASCRUZ
9 anos atrás

Você pode ter razão em termos, mas só os Deuses Gregos sabem a resposta do Sucesso ou Fracasso a partir de 2015.

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

Pro Vettel agora é um reinício da carreira, além da realização de um sonho de qualquer piloto do Mundo que é pilotar uma Ferrari. Pra Ferrari ano que vem basta dar para sua nova dupla de pilotos um carro satisfatório em termos de Competitividade.

Fernanda
Fernanda
9 anos atrás

Olá Segafredo, tudo bem? De tudo que eu escrevi, você só se atentou a este final? Rsrsrsrs. O final é uma ironia. Tipo: mas nem com o Vettel sem o carro perfeito o Alonso consegue ficar à frente dele, heim!! Sacou? É uma brincadeirinha, porque na real você tem toda razão. É claro que a Red Bull, mesmo sem ser a melhor do ano, está melhor que a Ferrari. Portanto, Vettel não faz mais que a obrigação ao ficar na frente de Alonso, algo que, como você observou, ainda pode mudar.

Não estou discutindo aqui os méritos de Alonso como piloto, até porque escrevi no primeiro texto que o considero incrível, talvez o melhor na pista. Contexto as pessoas que insistem em afirmar, baseadas no desempenho de um único ano, no qual andou atrás do companheiro, que o Vettel é “uma farsa”, “medíocre”, e daí para baixo. Se um cara com as características citadas na frase anterior é capaz de ganhar quatro títulos seguidos, medíocre seria o nível da Fórmula 1, não? Contexto, principalmente, o imediatismo, e cito situações de anos anteriores para mostrar que situações assim já ocorreram antes. E foram apenas ocasionais.

Enfim, o que espero, mesmo, é uma bela disputa no ano que vem. Entre as equipes e entre os próprios companheiros, a exemplo de Rosberg e Hamilton e Raikkonen e Vettel. E, quem sabe, com um certo exagero de otimismo, Massa x Bottas?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Fernanda
9 anos atrás

“Se um cara com as características citadas na frase anterior é capaz de ganhar quatro títulos seguidos, medíocre seria o nível da Fórmula 1, não?”

….perfeito Fernanda, acertou em cheio!! E piloto bom não toma pau de estreante…….kkkk, brincadeira. Agora vc já imaginou se fosse Alonso sentado no lugar do Ricciardo? Teríamos um verdadeiro chocolate espanhol, e daí sim, em igualdade de material, pense nisso. Por isso que volto a insistir que nrs. não valem nada na F1(Vide Schumi e agora Vettel).

Clayton
Clayton
9 anos atrás

Vettel na coletiva de quinta-feira:

http://www.youtube.com/watch?v=E2owl66mgb0

Fernanda
Fernanda
9 anos atrás

Sobre atribuir o tetracampeonato de Vettel exclusivamente a Newey, algo a observar. Existem carros infinitamente superiores a outros. A McLaren do fim dos 80, com Senna-Prost, era. A Mercedes de 2014 é. Garantiu um-dois já há algumas etapas. Tem 651 pontos, pouco menos que o dobro da segunda colocada, Red Bull.

Sebastian Vettel foi campeão em 2010, 2011, 2012 e 2013. Aí pergunto: quando, nestes quatro anos, seu companheiro, Mark Webber, foi vice? Jamais!

Alguém poderia atribuir a falta de vice-campeonato do Webber à genialidade de Alonso, que foi vice em 2010, 2012 e 2013. Eu poderia até concordar, se Webber tivesse sido terceiro colocado nestas exatas três ocasiões. Não foi.

Em 2012, pasmem, Webber foi apenas sexto colocado. no campeonato. Além de Alonso, ficou atrás da Lotus de Kimi e das duas McLaren. A Red Bull estava, mesmo, tão superior assim?

Em 2011, quando Vettel conquistou o título com extrema facilidade e mostrando grande superioridade da Red Bull, Webber foi terceiro. Na segunda posição, não ficou Alonso, e sim Button. Button é gênio? Com certeza, não. Um grande piloto e campeão mundial com um carro que foi durante metade do campeonato – e não durante a temporada completa – muito superior aos demais. Mas gênio, convenhamos, ele não é.

Então, uma coisa é um carro de “outra categoria”, como a Mercedes deste ano. Outra coisa é um incrível conjunto carro-piloto. Porque ninguém ganha campeonato sem um carro vencedor. Mas este carro não precisa ser, necessariamente, tão superior aos demais. Em temporadas mais equilibradas, o que se sobressai é o conjunto formado por homem e máquina.

Senna nunca ganhou campeonato de Lotus. Schumacher, com a Ferrari de 96 a 99, também não. Alonso, na Renault de 2008 e 2009, não chegou nem perto.

Vettel e Newey formaram um imbatível conjunto homem-máquina. Newey projetou grandes carros e Vettel conseguiu, por quatro anos seguidos, tirar deles o melhor desempenho, fazendo com a máquina parecesse perfeita quando, na verdade, o conjunto era imbatível.

Se a Red Bull fosse tão perfeita quanto é a Mercedes, pela lógica o gênio Alonso, ou quem sabe o admirável Ricciardo, teriam ficado com o vice neste ano. Mas não: a Mercedes fez um-dois sem dar chance a ninguém. Ricciardo venceu três corridas com muito mérito, mas sempre porque houve algum tipo de contratempo com a Mercedes. Pois, em condições normais, o carro da equipe alemã é imbatível.

Então o Vettel perdeu para o Ricciardo neste ano? Sim. Para ficar nos considerados grandes nomes atuais, pela ordem: Alonso comeu o pão que o diabo amassou para conseguir terminar 2007 empatado, em pontos, com o então ESTREANTE Hamilton, que só conhecia os circuitos por meio de simulador e, na somatória dos resultados, ainda garantiu o vice. Hamilton perdeu para Button em 2011. Kimi, então campeão do mundo, perdeu feio para Massa em 2008 e provavelmente teria perdido em 2009, não fosse o acidente do brasileiro.

Então, eu repito o que já disse: ninguém é tetracampeão por acaso. É até possível vencer um único título por sorte + grande carro. como fez Damon Hill, por exemplo. Mas quatro, e seguidos, jamais.

Alonso, na pista, é provavelmente um piloto superior a Vettel. Mas não é, na somatória de fatores, um piloto mais completo. Individualista e de temperamento difícil, ele jamais conseguiu ser o líder para levar o time à vitória. Ele cobra muito de seu time, e entrega na pista um desempenho que o credencia a cobrar, mas nada faz para desenvolver a equipe, para transformar um carro em vencedor. Alguém consegue citar uma única vez em que Alonso tenha desempenhado este papel?

Agora ele vai para a McLaren e, sem uma mudança de atitude, sem enxergar a competição de uma maneira cooperativa, provavelmente amargará mais alguns anos sem título, até se aposentar. A não ser que a McLaren entregue a ele, de cara, um grande carro, o que não é totalmente impossível.

Vettel chega à Ferrari na mesma situação que Alonso à McLaren. Possivelmente, sem um carro vencedor. Mas, pelo que mostrou na Red Bull, tem grande chance de ser uma peça chave para levar a equipe de volta a seus melhores tempos, algo que Alonso não conseguiu fazer.

Para finalizar, o Alonso sempre disse, ironicamente, que esperava o dia em que o Vettel não tivesse o carro “perfeito”, para ver se ele era mesmo tudo isso. Agora, diante do triunfo de Ricciardo, Alonso pode estar pensando que tinha razão. Mas, na tabela do campeonato de 2014, mesmo sem o tal carro dito “perfeito”, o Vettel está à frente do Alonso. Só para não perder o hábito!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Fernanda
9 anos atrás

Ué…….o que tem a ver ele estar na frente de Alonso na tabela? Não deveria estar á frente de Ricciardo?? Depois das Mercedes a RBR ainda é o melhor carro, o que realmente significa alguma coisa é a chapuletada que tomou do Sorrisão em 2014. Ainda temos que esperar esta última corrida, pois, nem na frente de Alonso ele pode terminar o ano! Alonso sempre teve razão quanto a capacidade do alemão……isso comprovou-se nesta temporada!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Fernanda
9 anos atrás

1- Webber era muito ruim, fato.
2- Mesmo sendo muito ruim, nos momentos em que o difusor não funcionou direito ele foi superior ao Vettel.
3- Em 2011 a Mclaren foi um carro superior, fez frente a RedBull várias corridas, Hamilton bateu várias vezes e Button conseguiu capitalizar em cima.
4- Hamilton não era estreante em uma época onde os testes eram livres e sempre foi considerado o melhor piloto britânico desde Mansell, um fenômeno da Meca do automobilismo e não um desconhecido do automobilismo australiano.
5- Não me lembro do Alonso abandonando um teste e voltando pra casa quando foi com Vettel esse ano em Jerez. Na primeira dificuldade, deu chilique. Quero ver quando for pra pista na hora errada, sem Kers, etc.
6- Alonso tentou desenvolver a Ferrari, mas foram para o lado errado. Alonso faz seus resultados parecerem fáceis, mas é só comparar com Massa e Kimi pra ter parâmetro.
7- Vettel não tem o carro perfeito e está uma luneta atrás de seu companheiro. Na f1 você tem que comparar com seu companheiro de equipe, ou você acha que Alonso tem um carro perfeito? Pergunte pro Kimi…
Acho hilário essas forçadas de barra pra enaltecer o Vettel, a verdade está aí, e o melhor ainda está por vir! Hahaha!

Fernanda
Fernanda
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

1 – O Webber não era ruim não. Na média, com alguns bons momentos, como em 2010, quando disputou o título;

2 – Superior ao Vettel em uma ou outra corrida específica, certo? É isso que você quer dizer? Se for, absolutamente normal. Ninguém derrota o companheiro em absolutamente todas as corridas. Eventualmente, ´é necessário um “faster than you”. Ou tirar o pé na última corrida do ano, para que o companheiro, uma posição e mais de dez segundos atrás, o alcance, ultrapasse e tente, mais uma vez (sem mérito), vencer o título;

3 – Concordo. A McLaren foi muito bem em 2011. Talvez até melhor que a Red Bull. Ainda assim o Vettel foi campeão faltando quatro corridas para o fim do campeonato, no Japão. E o Webber foi apenas sexto colocado;

4 – Com ou sem teste, Hamilton era sim estreante e nunca tinha andado de Fórmula 1 naqueles circuitos. Em algumas pistas, nunca tinha andado em categoria nenhuma. Sobre ser considerado o melhor piloto britânico desde Mansell, ele era considerado a PROMESSA de melhor piloto britânico desde Mansell. Não podia ser considerado melhor em coisa nenhuma, uma vez que ainda não havia andado ainda de F-1, oras. Inegável: a superioridade que demonstrou diante de Alonso no início do campeonato surpreendeu o mundo tanto quanto a superioridade de Ricciardo sobre Vettel. Não acredita? Busque notícias do fim da temporada de 2006, quando era inimaginável que o estreante fosse capaz de derrotar o então bicampeão. Em tempo: Ricciardo não é um desconhecido australiano. Ele está completando sua quarta temporada na F-1. Já é veterano;

5 – Heim?

6 – Sério? Não sabia. Por que você não explica a todos nós detalhes sobre esse tal “lado errado”. Como se deram esses acontecimentos?

7 – E quem disse que o Alonso tem carro perfeito? Tá maluco? Não escrevi isso. Nem li no comentário de ninguém.

E viva o debate construtivo!!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

– Fernanda, Webber era ruim, nunca fez nada na f1 e em categorias superiores e até Silverstone em 2011, p.ex., Webber estava liderando o campeonato. Sem difusor eficiente, Vettel não andou na frente do Ricciardo.
– Alonso foi superior ao Kimi em todas as corridas esse ano, Ricciardo fez o mesmo com o Vettel, mesmo com mais recursos, como foram os quatro chassis.
– Vettel foi campeão, mesmo tendo o melhor carro, a Mclaren tinha um bom carro, foi ele que fez parecer difícil. Webber foi sexto, lembre-se quantas quebras de Kers ele teve durante o ano.
– Estreante ou não, Hamilton é muuuuuito mais piloto que Ricciardo, sinto muito, mas quem era Ricciardo antes de ser companheiro do Vettel? Ninguém, e agora virou bom piloto? Hahaha!
– Alonso abandonou os primeiros testes esse ano, reclamou do carro e se recusou a ficar na pista, pegou a mala e se mandou. Grande espírito de equipe…. Se informe.
– Lado errado foi ter contratado o Kimi, pagando uma fortuna pra um cara que não só fez cagada esse ano, Alonso queria manter o Felipe, se você acha que a grana do Kimi foi bem investida…. Melhor ir lavar louça.
– Qual a lógica de comparar Alonso com Vettel?
Os dois estão quase empatados, enquanto o companheiro do Alonso é décimo, o do Vettel é terceiro, com três vitorias, faça-me o favor…

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Fernanda
9 anos atrás

Concordo em gênero, número e grau com suas colocações, cara Fernanda.
Reconhecer o talento de Vettel e questionar as atitudes de Alonso, duas posições lógicas e compreensíveis, acabam desencadeando certos problemas. Um deles é este que já se apresenta em seu comentário: o ataque simultâneo dos “advogados” do asturiano.
Ambos não compreendem que a “causa” que eles defendem é perdida a cada ano que se encerra.
E eles só desistirão quando o destino “bater o martelo” dando como terminada a carreira desse ídolo de barro.

Alanir Nunes
Reply to  Fernanda
9 anos atrás

Olha Fernanda, achei brilhante o seu comentario! Desmerecer um cara que venceu 4 titulos seguidos é demais! Espero que ano que vem, tenhamos uma temporada mais disputada com algumas equipes melhorando o desenpenho! Abraços Nanda!

voulembrar
voulembrar
9 anos atrás

Os próximos candidatos a campeão nesses 3 próximos anos serão mesmo o Hamilton, Rosberg ou o Ricardão… se a RedBull se aprumar. Se Alonso saiu da Ferrari, é porque ficou mesmo uma zona. A McLaren de Honda parece mesmo mais esperançosa para Alonso do que uma Ferrari sem cabresto, e bem diferente do tempo do Schumacher. Parece que Vetel fez uma péssima escolha, mas ainda é muito jovem para tentar outro título.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

seria cômico a Ferrari fazer um bom carro e ele ser campeão logo no primeiro ano!
Alonso se mata!

Razor
Razor
9 anos atrás

Schumacher não ganhou sózinho na Ferrari.
Foram o Rory Byrne no projeto, o Ross Brawn na chefia de engenharia, o Jean Todt na coordenação esportiva, o Tombasis na aerodinâmica…tudo gente que veio da Benetton.
Schumacher só sentou na máquina e pilotou.
E esses gênios levaram 4 anos para dar resultado.
E o carro era tão bão que até o Irvine quase foi campeão nele…pena que o Todt não deixou!

Razor
Razor
Reply to  Razor
9 anos atrás

Vettel não vai levar o Adrian Newey junto…coitado.

Will
Will
9 anos atrás

Como diria o menino do comercial do GP Brasil: “Taca-lhe pau nesse carrinho, Vettel! TACA-LHE PAU! TACA-LHE PAU!”.

Jonny'O
Jonny'O
9 anos atrás

Uma grande diferença entre Vettel e Shumy.

Um nunca andou em um F1 projetado por Newey, o outro vai ser a 1ª vez que vai pegar uma carroça sem essa assinatura.

Segafredo
Segafredo
9 anos atrás

Se, for campeão, será nos mesmos moldes dos últimos 4 anos: ….um carro fora de série com um companheiro meia-boca. No mais teve a chance de mostrar algum valor neste ano que não teve o melhor brinquedinho, mas caiu a máscara e se revelou no piloto medíocre que é! Essa geração que assisti F1 hoje, não enxerga um palmo na frente do nariz……..Foi assim com Schumi, é com Vettel……

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

Alonso é o melhor piloto do grid. Eu repito isso todo dia antes de ligar o computador, mas a ficha já está caindo. E estou chegando a uma conclusão irreversível:

Vettel é o maior e melhor piloto em atividade!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Hahaha, alguém usou meu email!

Muito engraçado! O dia que eu disser isso alguém me interne!
Kkkkkkkkkkk!

hausensson
hausensson
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Não sei com esta esta transição pro UOL, mas, pelo visto alguns dados nossos estão sendo revelados.

Fui comentar hoje de manhã e estava marcado o e-mail de um cara chamado Richard.

Se possível tente resolver isso ai, Flavio Gomes, por favor…

hausensson
hausensson
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Hahaha….

Olha só, eu fui atualizar a pagina e agora apareceu o seu e-mail, Allez!!!

RICARDO
RICARDO
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Por favor, se for escrever, não beba.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Juro que não entendi Allez……….bateu a cabeça?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Hehehe, só batendo forte a cabeça!

Eltontoptec
Eltontoptec
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

wtf? você? falando isso? a sexta extinção em massa deve mesmo estar chegando..

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Eltontoptec
9 anos atrás

Eu tenho a impressão que o Allez está vivendo o velho dilema “eu te amo, eu te odeio.”
Depois de tanto ódio, finalmente descobriu que ama o jovem alemão!

Fernanda
Fernanda
9 anos atrás

Hino alemão seguido do italiano pelo menos uma vez em 2015. E sim, Vettel será campeão pela Ferrari. Não é o melhor momento. A direção mudou. A empresa está deixando o Grupo Fiat. Está tudo confuso. Mas, com paciência, o menino de 27 anos que já soma quatro títulos e, portanto, não tem pressa nenhuma (ou não precisa ter), vai chegar lá.

Dito isso, dúvidas e algumas coisas que eu jamais vou entender

– Por que Vettel saiu da Red Bull para ir para a Ferrari? Eu entendo o sonho do tetracampeão; ele nunca escondeu isso. Mas por que sair agora, um ano antes de seu contrato vencer – ele tinha contrato para 2015? Por que sair de um time com que ganhou os quatro últimos títulos e que, apesar dos contratempos, em 2014 foi o “melhor do resto” – já que não dava mesmo para ser melhor que a Mercedes? Por que sair, se era, deste time, o primeiro piloto, e o fato de ter andado atrás de Ricciardo em 2014 não mudou isso, pois Christian Horner e a direção da F-1 sabem que ninguém é tetracampeão por acaso, na sorte?

– É tudo muito confuso e as teorias são vastas. Vettel quer desafio, quer fazer com a Ferrari o que Schumacher fez. É isso? Mas não podia esperar mais um ano? Será que andar atrás de Ricciardo abalou mesmo o tetracampeão a ponto de deixar a equipe, como alguns teorizam? Para ter Vettel (e livrar-se de Alonso), a Ferrari ofereceu um salário tão alto, mas tão alto, que tornou-se irrecusável?

– E por falar em Alonso, quem deu um pé em quem? Ferrari nele ou ele na Ferrari? Ele diz que foi ele. A Ferrari nada diz. Eu acho que foi a Ferrari. E acho que, até algumas semanas atrás, Alonso estava sem equipe, uma vez que não queria aceitar o contrato de três anos com a McLaren;

– A Red Bull já anunciou Kvyatt no mesmo dia em que Vettel anunciou sua saída para “fugir” do assédio de Alonso? O espanhol., tido por vários especialistas como o melhor piloto do grid, é assim tão difícil de lidar, a pónto de se tornar “persona non grata em várias equipes”?

– Com participação cada vez menor de Newey e a saída de Vettel, a Red Bull fez a escolha correta, mantendo dois garotos não muito experientes na equipe? Ricciardo fez temporada fantástica, mas foi brilho de um campeonato ou ele provou que pode dar continuidade no desempenho? O australiano, quando na Toro Rosso, nunca foi brilhante como Vettel ou Alonso na época em que estavam em equipes pequenas/médias. Não seria melhor ter fechado acordo com Alonso, para liderar a equipe? Ou é inconcebível para a política da Red Bull o estilo de trabalho de Alonso, mais individual e menos em equipe? Se sim, o time austríaco tem razão?

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Fernanda
9 anos atrás

Suas dúvidas são as dúvidas de todos nós, cara Fernanda. Vettel surpreendeu quando anunciou sua ida para a Ferrari.
O que penso acerca disso? Nem todas as decisões são tomadas apenas olhando o lado político ou profissional. Vettel tomou uma decisão olhando o lado exclusivo da oportunidade, que se abriu com a saída de Alonso. Todas as demais especulações se originaram a partir dessa tomada de decisão que, convenhamos, se mostraram inumeráveis.

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
9 anos atrás

Sem chance de Vettel ser campeão.

Vettel e Alonso terminarão a carreira como Fittipaldi, Piquet e Schumacher, se arrastando para conseguir um pódio aqui outro acolá.

De forma análoga ao início de carreira, em média 5 anos mais cedo atualmente, também o fim da carreira útil também se antecipou muito.

Campeão no futuro, entre esses que estão no grid, só veremos Riccardo, Bottas, Rosberg e Hulkenberg, se este tiver uma paciência infinita para aguardar sua vez.

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
9 anos atrás

Vettel já inscreveu seu nome entre os maiores do mundo. O tetracampeão, agora, está buscando a máxima consagração: ser campeão pela mítica Ferrari, seguindo os passos de seu antecessor.

Dudu Patton
Dudu Patton
9 anos atrás

Acho que ele não vai extrair muita coisa do carro, igual Fernando fez… (ou alguém acha que a Ferrari dará a volta por cima???)

kaka
kaka
9 anos atrás

Vettel é um bom piloto e só, Adrian Newey fez muito bem pra carreira dele, deve agradecer ele dia sim, dia não. A não ser que a Ferrari tenha um plano de reestruturação gigante, ficara 3 anos como Alonso, lutando por alguns pódios e de vez em nunca uma vitória.

leandro tullii
leandro tullii
9 anos atrás

FERRARI DE AGORA= LOTUS DE FIM DE 80

Clayton
Clayton
9 anos atrás

Não vai demorar muito e voltaremos a escutar o hino alemão e na sequência o hino italiano.

PedroL
PedroL
Reply to  Clayton
9 anos atrás

Também acho.
Viu o que Felipe acabou de falar sobre Alonso/Ferrari? É mais ou menos o que todos sabiam, porém ninguém teve coragem de falar…
Grande Felipe, é bacana qdo esse tipo de coisa acontece, o pessoal da F1 anda muito certinho…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  PedroL
9 anos atrás

O que ele falou?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  PedroL
9 anos atrás

Você se diz tão informado e não sabe o que ele falou?

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
9 anos atrás

Boa sorte pro Vettel!
Ao contrário de muita gente aqui dizendo que ele só foi campeão por causa do Newey, blablabla, acho ele um pilotaço.
Sempre precoce em tudo, já chegou na F1 andando bem. Esse ano não foi dos melhores, mas não devemos jogar tanta coisa impressionante que ele fez nos últimos anos pela janela por uma temporada ruim.

Se a escolha é a melhor? Vai saber. Quando Hamilton saiu da Mclaren todo mundo jurou que era a maior loucura da vida. Hoje estamos vendo a “loucura”.

Zeno
Zeno
9 anos atrás

Já tava se dando mal com o segundo melhor carro do grid, com a Ferrari então vai tocar rodas com a Marussia…., ele é um sortudo isso é inegável, ou era pelo menos.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

Formula 1 atual é cheia de detalhes: se o carro for feito para o estilo Vettel
de pilotar Ok, se não o kimi vai ser outro Ricardo na vida do alemão.
Por isso que cada equipe que o Alonso chega o parceira se dana todo .a
unica que se lascou foi na Mac laren com o mimado da equipe na época: Hamilton.

Chuupa Vettel
Chuupa Vettel
Reply to  Celio Ferreira
9 anos atrás

Estilo Vettel de pilotar?? Que estilo é esse??
Já sei! É o carro com um hipersupermega downforce e o motor super potente.
Mas que pena, a Ferrari não tem isso.

Razor
Razor
Reply to  Celio Ferreira
9 anos atrás

Concordo, Celio.
Kimi e Vettel têm estilos muito diferentes, Tião prefere carros neutros e Kimi gosta dos mais “traseiros”, sobresterçantes.
A Ferrari deste ano, até por uma questão de tempo, foi feita para o estilo do Alonso (neutro de curva), por isso o Kimi não andou no mesmo nível do asturiano. E o carro saiu tão ruim que nem o Alonso deu jeito!
Se eu fosse o responsável em Maranello (que Deus me livre desse cálice!), manteria o carro neutro. Economiza os pneus…

valter
valter
9 anos atrás

Vai que a Ferrari desenvolve um carro vencedor antes de a Maclaren. Alonso tem um ataque. Ah, será que Alonso pode barrar Button para ter Magnussen como 2º Massa?

Sandro Macedo
Sandro Macedo
9 anos atrás

Vai ser campeão, vai renovar e ser mais vezes campeão.

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Sandro Macedo
9 anos atrás

Vai depender do staff que ele levar para Maranello.

Marcio
Marcio
9 anos atrás

Para mim a principal razão da saída de Vettel da Red Bull foi o mau desempenho frente ao estreante Ricciardo, o que pegou muito mau para um tetracampeão já há vários anos dentro de uma mesma equipe. O cenário tenderia a se agravar ano que vem com Ricciardo mais experiente.Além do mais Vettel já havia manifestado interesse em guiar pela Ferrari um dia. Portanto o mais sensato e inteligente é sair dali o mais rápido possível e ir para um lugar como a Ferrari e se defrontar com um ex-campeão mais velho e em fim de carreira e assim restabelecer o seu moral. No seu lugar eu faria o mesmo , não há outra saída, É unir o útil ao agradável.

Francês
Francês
9 anos atrás

Todos continuarão ganhando muito dinheiro, e nós discutindo quem é o melhor ou pior. OS perdedores somos nós heheheheheheh. Eles ganham milhões vencendo ou perdendo, são os últimos cavaleiros, desde os tempos em que os pilotos de aviões militares da 1a guerra, nobres demais para entrar em uma trincheira, faziam história a bordo de suas máquinas impulsionadas por motores, rolls royce, bmw,……………………..MERCEDES……………… . Muito nobre.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
9 anos atrás

Campeão será, mas não em 3 anos.

Luis Carlos Gonçalves de Oliveira
Luis Carlos Gonçalves de Oliveira
9 anos atrás

A Ferrari acha que trocar piloto é que faz uma equipe vencer corridas. Deu um pé na bunda do Kimi para contratar o Alonso. Contratou ou Kimi novamente e deu um pé na bunda do Alonso para trazer o alemão para Maranello. Schumacher ganhou tudo pela Ferrari porque além de ser genial tinha uma equipe funcionando, do cara que trabalha nos boxes até os projetistas. Vettel vai precisar de sorte para ganhar corridas pela Ferrari porque a equipe italiana é uma bagunça.

gnloch
gnloch
9 anos atrás

Pergunta hilária para Alonso durante a coletiva de hoje:
https://www.youtube.com/watch?v=UfIgmTr8CYQ

William Faria
William Faria
9 anos atrás

Flávio, você poderia colocar o título dos posts de Abu Dhabi de “2002 noites”. Segue a dica!

Rafael Banzales
Rafael Banzales
9 anos atrás

Bom, todo mundo já sabia disso faz tempo. Acredito que Vettel poderá seguir dois caminhos com a Ferrari. Primeiro caminho se , e somente se, o carro for desenvolvido para 2016 for competitivo bastante (que o ano de 2015 seja apenas um ano de aprimoramento) terá uma história bonita na escuderia. Segundo caminho será o mesmo que Alonso teve.. Carro ruim, burradas da equipe e frustrações acumuladas que dá vontade de largar tudo e ir para casa. Massa passou pelo mesmo sentimento de Alonso, até podemos dizer que ele ainda chegou a quase ganhar o título, ou seja, foi até um pouco melhor que para o espanhol. Acredito que para o Vettel foi uma tolice ter saído da Red Bull. A tradição italiana não demonstra mais grandes avanços e irá sufocar sua carreira. Antes encerrar sua carreira no mesmo time que apostou em seu potencial, do que aguentar muita falação, cobranças abusivas e carros decepcionantes.

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
9 anos atrás

Tomara mesmo, ele merece, não acertou com o RB11, tomara que ache o caminho com a Ferrari e conquiste mais três títulos, igualando seu ídolo!!!!

Vettel é o cara!!!

Giovani Jardim
Giovani Jardim
9 anos atrás

Penso que sera campeão sim.

Marcelo Silva
Marcelo Silva
9 anos atrás

Vai ter de trabalhar muito pra tirar o time do poço em que está ! Prost , Mansell e Alonso não conseguiram !!! Schumi trouxe os caras dele e eram outros tempos , em que se podia testar, não essas regras engessadas de agora ! Não sei não !

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Marcelo Silva
9 anos atrás

É a oportunidade do jovem alemão provar que é um piloto diferenciado e que merece figurar na galeria dos grandes campeões.

Andrea
Andrea
9 anos atrás

Mais um furo do nosso Américo Teixeira Junior, antes da Globo.

Antônio
Antônio
9 anos atrás

A pergunta só poderá ser respondida com os profissionais que ocupam e vão ocupar os postos chave na parte de engenharia em Maranelo. No momento não parece provável que o time irá se recuperar o suficiente, o atraso é muito, muito grande. Talvez lá pelo terceiro ano de contrato pode ser que ao menos Vettel possa disputar o título, não necessariamente como protagonista.

Luis Felipe
Luis Felipe
9 anos atrás

Apesar de Fernando Alonso ser incensado por muitos como o melhor piloto da atualidade ( eu já não acho isso, mas tudo bem, o cara é muito bom de qualquer forma ), não deu certo a passagem do asturiano pela Ferrari. Ganhou algumas corridas, fez alguns milagres, lutou pelo título com Sebastian Vettel em 2010 até a última corrida. E só não ganhou porque na frente do espanhol havia uma pedra em Abu Dhabi. Ou melhor, um russo chamado Vitaly Petrov, que fechava a porta a cada freada até a linha de chegada, deixando o espanhol fulo da vida. Para 2011, as coisas pareciam que iam dar para Alonso, mas o domínio da Red Bull foi acachapante. E em 2012 e em 2013, idem. Em 2014, com o novo regulamento e a supremacia da Mercedes e seu motorzão, então, o espanhol jogou a toalha. Chegava a ser constrangedor o mimimi de Alonso pleiteando vaga na porta da Red Bull ainda em 2013, que lhe disse um sonoro “não”. E, agora, em 2014 junto à Mercedes, a mesma história. E quem se encheu o saco, pelo jeito, foi a Ferrari. Não está contente aqui, ragazzo? A porta de saída é serventia da casa! É o que deve ter dito o tal Marco Mattiacci que, pelo que dizem, fisgou Sebastian Vettel antes mesmo de Alonso fechar com a McLaren. Se for mesmo verdade, é uma humilhação para Alonso. Acho até interessante essa dança das cadeiras, porque a F1 anda chatérrima, como nunca se viu, com equipes fechando as portas, pistas horripilantes em países sem nenhuma tradição em automobilismo, carros feios, cafonas, lentos e sem graça, regulamento engessado, regras para economia de combustível, motores sem som, enfim. Um porre. Que 2015 seja um ano de virada para a F1, porque senão ninguém vai difícil aguentar mais um ano assim.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Luis Felipe
9 anos atrás

Pelo que dizem? Alonso tinha contrato até 2016, melhor rever suas fontes.

Luis Felipe
Luis Felipe
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Amigo, leia a Gazzetta dello Sport e saberá de onde busquei essas informações.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Pelo que dizem é foda, afirma e coloca sua fonte.
Eu afirmo o que eu digo, mas minhas fontes são a maioria em inglês, autosport, f1racing, gpupdate, f1fanatic e outras… Tem coisa melhor em italiano. É a mesma coisa de um italiano citar uma informação sobre f1 no Brasil no Lance, sendo que tem veículos melhores como o GP. (ó o jabá FG!). Hehehe!

Aliandro Miranda
9 anos atrás

Muita gente está criticando o Vettel por escolher a Ferrari, mas a verdade é que ele não tem muito mais a perder, é detentor de quatro títulos e sabe que na Scuderia poderá viver seus últimos anos na F-1.

Uma carreira e tanto e um privilégio de poucos, se despedir da F-1 na Ferrari.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
9 anos atrás

Difícil dizer se Vettel será campeão pela Ferrari. O time vem amargando vários anos consecutivos de carros mal-nascidos.

Até o momento não nota-se na Ferrari uma mudança profunda no time técnico como aconteceu na Williams no final ano passado.

Acho que Vettel vai amargar no primeiro ano uma temporada bem difícil e, talvez em 2016, ele consiga lutar por um título. Até lá, acho que as forças principais continuarão a ser Mercedes e Williams. McLaren ainda é incógnita.

Quem viver, verá.

Lucio dantas
Lucio dantas
9 anos atrás

Tenho certeza que Vettel terá muito sucesso na ferrari e torço muito para ele ser multcampeão

Alessandro Silva
Alessandro Silva
9 anos atrás

Acho que não. Acredito ainda que Vettel foi o que foi por conta dos carros incríveis que teve nas mãos. Pra mim, o verdadeiro campeão foi Adrian Newey. Se não fosse assim, não teria disputado com Webber (que nunca foi um piloto genial) e não estaria tomando tanto pau do sorridente e estreante Ricciardo. Na minha opinião, a Ferrari vai ter de construir um carro muito superior à concorrência para que ele volte a ser campeão como fez na RedBull..

Francisco
Francisco
Reply to  Alessandro Silva
9 anos atrás

Concordo 100% com sua opinião. Um piloto “normal” com um carro “genial” será campeão , com Button foi assim tb. Um tetra campeão tomar essa surra do companheiro de equipe chega a ser ridículo. Um cara que ganhou quatro campeonatos seguidos e não ganhar nenhuma corrida no ano acho que é inédito na F1 moderna. Ricciardo ganhou tres corridas esse ano.

Jonatas
Jonatas
9 anos atrás

Vettel tem capacidade de ser campeão em qualquer equipe que seja competente o bastante para lhe dar um carro decente. Alonso fez a parte dele, a Ferrari, não. Resta saber se vão repetir a dose com Vettel. Tomara que não, pois seria chato desperdiçar outro campeão mundial nos tratores vermelhos.

alexandre
alexandre
9 anos atrás

A questão é o motor. O melhor chassi na verdade é a Red Bull, só que o motor mercedes faz a equipe Mercedes ter o melhor conjunto.

Esse semana Horner disse que o motor (conjunto) Renault perde para a Mercedes em 75 cv.

Alguém sabe qual a defasagem para o motor Ferrari?

Eu acho que a Honda vem com um motor melhor… Eles tendo um motor mercedes aberto na bancada durante todos este ano e podendo fazer o seu motor com base na experiência daquele, é claro que vão fazer um motor melhor. qualquer um faria, porque certamente até o motor mercedes hj teria uma atualização que o faria melhor.

Lembram da época que a McLaren usava um motor Ford de uma geração mais antiga que a da Beneton? Não tinha jeito, mesmo tendo o melhor chassi a McLaren não ganhava em pistas que o motor fazia a diferença.

Então, para ser campeão vai depender do motor

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  alexandre
9 anos atrás

Discordo num ponto: não acredito que a questão seja só o motor. Se fosse assim, a McLaren e a Force India teriam vencido corridas e estariam lutando pelo campeonato juntamente com a Mercedes e a Williams.

O chassi da RedBull é excelente, mas, o da Mercedes também é excelente e faz com que o carro se adapte em qualquer pista, independente das caracterísiticas de seu traçado. Eles só precisam melhorar a confiabilidade do carro, que ainda é o calcanhar de Aquiles da equipe alemã.

Com relação ao motor Honda, quem disse que eles teriam um motor Mercedes aberto pra usar como modelo?. Depois do anúncio da mudança do fornecedor pela McLaren, a própria Mercedes disse que as informações técnicas sobre o propoulsor não seriam repassadas totalmente á equipe pra evitar que elas fossem compartilhadas com a Honda. Além disso, faz pouco tempo que o Ron Dennis reclamou dizendo que a Mercedes não estava fornecendo o mesmo motor que ela usava.

Pra finalizar, segundo o Lito Cavalcanti, a Renault e a Ferrari estão usando 500 bar de pressão de combustível em seus motores, enquanto a Mercedes está usando 250 bar. Porém, a Mercedes já está trabalhando para no ano que vem usar 500 bar também, o que daria um incremento de mais 40 cv ao já potente motor atual. Ou seja, o que é bom vai ficar ainda melhor.

O motor Ferrari não é ruim. Não é tão bom quanto o motor alemão, mas, é bem melhor que o da Renault, porém, o conjunto carro-chassi é inferior ao da Mercedes e ao da RedBull.

adriano
adriano
9 anos atrás

carro meia boca no ano que vem, carro decente em 2016, 2017 campeão

Tuta Santos
Tuta Santos
9 anos atrás

Nobre tipista, permita-me sugerir um título alternativo:
TRÊS ANOS PARA A FERRARI

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
Reply to  Tuta Santos
9 anos atrás

Definitivamente o melhor comentário desse post.

Julio Felix
Julio Felix
9 anos atrás

Sebastian é o melhor piloto de todos os tempos.

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Julio Felix
9 anos atrás

Há uma boa dose de exagero na sua afirmação.

Castor
Castor
9 anos atrás

Esse cara é competente e mega sortudo, podem escrever, será campeão em 2016. E ainda corre o risco de pegar uma onda boa e escrever o nome na história como o maior de todos os tempos.
Alonso, que aparentemente é melhor piloto, será um entre muitos.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

5 anos. 1.186 pontos. 44 pódios. 11 vitorias. Boa sorte pro Vettel, hahaha!

Ricardo
Ricardo
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Quantos títulos? ZEROOOOOOOOO!! Choronso , o maior fiasco da história da Ferrari

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Ricardo
9 anos atrás

Alonso é gênio e Ricciardo humilhou o Vettel.
2013, passou…. 2014 as máscaras caíram. Eu se fosse o Vettel, aposentaria, preservaria os números, mas ele vai querer ficar rico e vai manchar mais ainda o nome…

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Ricardo
9 anos atrás

Alonso não deixou sua marca na Ferrari. Ele passou pela Ferrari.

Ricardo
Ricardo
9 anos atrás

Claro que não! Vettel é um Felipe Massa com sorte.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Ricardo
9 anos atrás

Idiotice tem limite. Exerça-a com moderação, faz favor…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Ricardo
9 anos atrás

Ou um Button com uma Brawn por quatro anos seguidos.

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Sua criatividade não tem limites quando se trata de explicar o tetra de Vettel, caro Allez.
Essa do Button foi dose.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Boa, Allez!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Se a temporada de 2009 tivesse mais dois GPs, Button iria ficar com o vice, à frente do Rubinho que já figurava em terceiro.

Daniela
Daniela
9 anos atrás

Acredito que sim. E mais do que isso o Sebastian tem a simpatia dos italianos, Coisa que o Alonso nunca teve. Pode demorar mas ele ainda é jovem. Muito sucesso a nova dupla de Maranello!