SEM NÚMERO 1
MONTEVIDEU (pizza à noite) – Saiu a numeração dos pilotos da F-1 para o ano que vem. Com uma novidade: o campeão não vai usar o número 1. Lewis Hamilton optou por continuar com o #44. Felipe Nasr vai de #40, Verstappen escolheu o #33 e Sainz Jr. optou pelo #55.
Salvo engano, 1994 foi o último ano sem um #1 — o campeão do ano anterior, Prost, parou de correr. Estou certo?
Ver o senna correndo com o número 2 não tinha preço…
Aí se o Alonso ou Vettel (ou qualquer outro piloto) cismar de usar o “1” vão chamar de “metido”, “pretensioso”. Mas eles teriam medo da opinião alheia, de usar o “1” sem serem os campeões da temporada passada? Não deveriam.
Ah, bons tempos aqueles que os pilotos eram menos COXINHA e pouco se f…. para o tal do “marketing pessoal” e ‘formavam sua imagem’ e identificação pelo pé pesado, e pela personalidade, dentro e fora da pista.
Falta ainda aparecer um cara tipo James Hunt, novato que seja, mas assumir esse número 1, ser “carudo” mesmo e acabar com essa bundamolice que é confundida com “profissionalismo” da pilotaiada atual.
Um cara que chega e diz: Bom já que ninguém quer ser o número 1, me dê aqui, coloque bem visível no meu carro.
Os caras atuais ficam falando de “inspiração” em Senna, Prost, Schumacher e fogem do número 1?
Senna, Prost, Schumacher, Villeneuve (pai e filho), até o Juan Pablo Montoya não fariam cerimônia de usar o “1” mesmo assim.
Esse geração criada em condomínio fechado e atleta de videogame é uma geração de coxinhas politicamente corretos. Chatos pra carai….
Vai te catar.
“Coloca o “1” aí no meu carro e coloca bem grande, bem visível! Vou mostrar quem eu sou.”
“Falta ainda aparecer um cara tipo James Hunt”.
Me refiro á personalidade rebelde, com gana e sem ‘floreios’.
Sei que Hunt não usou o “1”.
James Hunt usou o nº 1 na temporada de 77, no ano seguinte ao seu campeonato, como manda o regulamento.
Essa moda de bom mocismo é uma merda mesmo. O que falta é um piloto no estilo Nelson Piquet. Duvido que o Piquet recusaria correr com o #1. Apesar que Alonso declarou esses dias que pretende conseguir o carro #1 de volta para a McLaren no ano de 2016. Ainda há esperanças. E não se esqueça que Vettel não abriu mão do #1 neste ano. Hamilton que quer pagar de bonzinho, assim como o Marquez na MotoGP. Na MotoGP adoraria ver o Lorenzo detonando com o Marquez ano que vem.
Um cara que prefere ficar usando #93 ao invés de pegar e colocar um #1 bem grande em sua moto merece mesmo é perder.
Se o Piquet disse que o Senna usava o #12 pq era meio viado, o Rosberg pode usar o #24 ?!?
Em 94 Hill foi o 0 e Senna 2
Porque como ele escreveu, Prost, o campeão de 93, parou.
O N°1 basicamente estreou com o Emerson (Campeão de 1972) em 1973 com a fixação dos números que antes era feita por sorteios em cada corrida. O curioso é que em 1974 o Ronnie Peterson correu com o N°1 mesmo não sendo Campeão Mundial porque essa numeração (1 e 2) valeu mais pelo Campeonato de Construtores da Lotus em 1973 que acabou beneficiando o Ronnie nesse sentido. Em 1993 com a saída de Nigel Mansell (Campeão de 1992) a Williams ficou com os números Zero e Dois, mas o Zero ficaria com Alain Prost, só que ele não aceitou por não considerar o Zero um número, que acabou ficando com o Damon Hill nas temporadas de 93 e 94. O Lewis Hamilton acabou recusando o N°1 para não se sentir Campeão Mundial e partir pra cima do Tricampeonato sem a mínima cerimônia.
Mas tudo isso aconteceu, por causa dessa boiolagem de permitir pilotos de escolherem seus números para correr. Caso as regras fossem diferentes, Hamilton seria obrigado a correr com o #1. A única forma dele se livrar do #1 seria ter um ano sabático. Numeração por equipes, ao estilo Fórmula Indy e Fórmula-E, é a melhor solução. E se Hamilton quiser correr com o #44 de qualquer jeito, ele que compre a Marussia, mude o nome da equipe para Hamilton GP, coloque o pai dele como chefe da equipe, e a numeração da equipe seria 44/45. Mas isso não seria algo muito inteligente.
Sinceramente, esse critério da numeração por pilotos, é pior do que a numeração por posição no campeonato. A equipe campeã tem que ter o direito de usar o dígito #1, e não de ficar refém do piloto campeão. A Mercedes-Benz é muito maior e mais tradicional do que qualquer piloto.
A numeração certa galera, seria essa:
Mercedes
#1 Lewis Hamilton
#2 Nico Rosberg
Red Bull (herdando numeração da Tyrrell)
#3 Daniel Ricciardo
#4 Daniil Kyvat
Williams
#5 Valtteri Bottas
#6 Felipe Massa
McLaren-Honda
#7 Jenson Button
#8 Fernando Alonso(seu segundo número favorito)
Lotus
#11 Pastor Maldonado
#12 Romain Grosjean
Force India
#14 Nico Hulkenberg
#15 Sérgio Perez(número com o qual se destacou na Sauber)
Toro Rosso(repetindo numeração de 2014 e herdando a Ligier)
#25 Max Verstappen
#26 Carlos Sainz Jr.
Ferrari
#27 Sebastian Vettel
#28 Kimi Raikkonen
Sauber
#29 Marcus Ericsson
#30 Felipe Nars
Se caso Caterham corra, sua numeração seria 20/21. E a numeração da Marussia seria 22/23. Se tudo fosse desse jeito, seria bem melhor.
Equipe não tem número, piloto sim. Cada um escolhe o seu e leva junto para o carro que for pilotar. Bem melhor assim.
Claro que as equipes tem número, Fórmula 1 foi assim nos anos 70/80 e até a primeira parte dos anos 90. Fórmula Indy é assim também até hoje. Ou você acha bom ver o #27 fora da Ferrari ou o 5/6 fora da Williams? Quando não tiver nada de importante para comentar, é melhor largar o teclado e ir beber um café. Se quiser ver numeração por pilotos e não por equipes, vá assistir NASCAR.
Você comentou sua opinião e eu comentei a minha, não há problema nenhum nisso. Sempre que alguém comentar algo que você não concorda vai dizer que não é importante, mandar tomar café e assistir outra categoria? Converse com a pessoa. É bem melhor.
Voltando à conversa…
A F-1 foi assim. Não é mais. Eu prefiro como está agora, mas não são regras de numeração que vão me fazer acompanhar ou não a Nascar, F-1 ou Indy. Não tenho essa ligação tão grande com os números, por isso não me importo tanto em ver o número 1 com o campeão ou o 27 na Ferrari. Para ser o atual campeão não precisa ter o número 1 escrito no carro, assim como para ser Ferrari não precisa ter o 27. Mesmo que os números fossem das equipes e nunca mudassem, o número 1 no carro campeão não é algo que me atrai. Se a Ferrari fosse campeã eu preferiria vê-la com o 27 e 28 em vez de 1 e 2, 1 e 27 ou 1 e 28.
A Toro Rosso deveria usar o 23/24, que era da Minardi. A Caterham poderia ficar com 9/10, que sempre foi de equipes pequenas mesmo. E acho que a Sauber combina mais com 14/15, que usaram em algumas temporadas nos anos 90.
Que pena não ser mais assim, Seria otimo ver as Williams com o 5 e o 6 novamente.
Se o Hamilton mantiver o 44, será o primeiro campeão mundial a abrir mão de usar o número 1 e continuar correndo.
Citaram o Jochen Rindt que não pôde usar o número 1, mas até 1973 a numeração não era fixa, os números mudavam de uma corrida para a outra e o nº 1 não necessariamente era o campeão do ano anterior. A partir de 1974 é que se fixou o nº 1 para o campeão do ano anterior – mesmo que mudasse de equipe, o 1 iria com ele. Somente 3 campeões mundiais não usaram o 1 na temporada seguinte: Jackie Stewart, Nigel Mansell e Alain Prost, todos porque deixaram a categoria após levarem o título (Mansell voltaria depois, em 1994). Em 1974, o 1 acabou indo para Ronnie Peterson, já que, na ausência do campeão de pilotos, deram os números 1 e 2 para a equipe campeã de construtores. Em 93 e 94, optaram por não dar o 1 para ninguém e o número 0 para Damon Hill.
Na verdade são apenas numero para inscrição , pois na transmissão não vemos nada.
Você é cego, então.
Vc por um acaso foi paciente do dr, Rudy Wells?
Boa!!! Acho que também sou cego…
Flávio, sobre os motores para 2016. Seria utopia de mais deixar novamente livre as escolhas de tipo de motores??se a Ferrari quiser ir de V12 que vá… Se a Mercedez quiser manter o turbo V6 e a Renault aspirado V8 que seja… Quem sabe a Ford não se anima a voltar com um EcoBoost da vida ???
Seria bem interessante… Cada motor seria favorito em um tipo de circuito…
Ford realmente deixou saudades. Nos anos 70 a Ford dominava a Fórmula 1. Ford me faz lembrar Emerson e Stewart, brigando por títulos, e ambos usando motores Ford.
Ridículo…… ….tomara que o Hamilton nunca mais vença um campeonato.
E ridícula esta F1 se NASCARIZANDO!!!
Quem venceu o campeonato foi o carro da Mercedes e este deveria carregar o numero 1 .
Concordo. Por isso sempre digo que a numeração tem que pertencer as equipes, nunca aos pilotos. Pilotos vem e vão, as equipes, pelo menos as mais tradicionais, ficam. Ferrari andando sem o #27 de Villeneuve ou Williams sem o #5 de Nigel Mansell e o #6 de Piquet e Rosberg é inaceitável. Apesar que eu concordo que o #5 o #6 e o #27 estão bem nas mãos de Vettel e dos Nicos.
É isso mesmo, campeão bota o Nrº 1 e pronto. Essa lenga lenga do Hamilton não cola, é papo de marqueteiro.
Mas… quero ver daqui a alguns anos, quando acabarem todos os números, como vão fazer. rsrsrs
Vai ver estão aprendendo…
Damon Hill trouxe o 0 de volta após o Mansell ir para a Indy em 1992. Ou seja, em 93 não tivemos o #1 e em 1994 a historia se repetiu com a aposentadoria do Prost..
Pessoal,ele está afirmando qual foi o último ano que foi disputado sem o número 1,portanto o flavio está corretissimo.
Acho que o Massa deveria usar o 66 tipo o BO77AS, ficaria MA66A.
Melhor então ele usar o 55 —- MA55A
Então não seria melhor 55 para o Ma55a ?
Não seria melhor Ma55a, amigo?
Boa pessoal MA55A fica melhor mesmo.
Dá até pra fazer questão de raciocinio lógico com esse tema, seria legal se o MA55A se ligasse nisso.
Então, pela sua linha de raciocínio, deveria ser “Ma55a”. . .
Concordas?
MA55A
Melhor seria o 55 ——-Ma55a .
Então seria melhor o 55.
MA55A.
Faz mais sentido MA55A
E Ve44el?
Esse post só serviu pra floodarem com Ma55a.
Com certeza, mais que absoluta, o Hamilton se inspirou no Vali46 para manter o número. Isso não é uma humildade típica da F1 . Hamilton tenta parecer, que mesmo sem querer tem a inigualável unicidade de Valentino, que no fundo por ser tão especial, jamais será igualado!
Valentino e seu eterno #46, e agora o Marquez fazendo a mesma coisa, ganhando títulos e nada faz ele largar o #93. Qual o problema de usar a moto #1?
Acredito que seja o mesmo problema de não usar: nenhum!
Então o meu vai ser o #10 (mix). Vou vestir a camisa!
Flavio, o Max Verstappen correrá com o #33 e não #38
Fonte: o próprio piloto.
https://twitter.com/MaxVerstappen3/status/543446709305901056
Creio que a melhor combinação de números seja dos carros da Williams 19 e 77, não concorda Magliari?
Na minha opinião é a da Toro Rosso. 33/55. Na Williams, seria boa a combinação se o Massa trocasse o 19 pelo 99.
Será que alguém já correu com o número 0 além do Hill?
Jody Scheckter correu com o numero O no Gp do EUA e do Canadá em 1973 com seu McLaren M23
Ridículo, o cara preteriu o número 1 por causa de merchandising pessoal. Deveria ser obrigatório que o número 1 fosse utilizado a menos que o campeão não disputasse a temporada seguinte.
Esse negocio de ” OBRIGATÓRIO ” é coisa de ditador e não de esportista , e livre-arbítrio é direito de qualquer cidadão devidamente educado e civilizado . e alem do mais é só um número que não ajuda ou prejudica ninguém , a e a bem da verdade ,também é muito pouco visível no grafismo usado atualmente nos carros de competição
“obrigatório” não tem nada a ver com ditadura, mas sim com regulamento. O cabra pode escolher o número mas é OBRIGATÒRIO o uso de carros homologados, usar dois tipos de pneus, chegar à linha de cegada a bordo do carro, chegar ao fim da corrida com combustível suficiente para o retorno ao parque, usar indumentária de segurança e etc..
Aliás mesmo em democraias é OBRIGATÓRIO o pagamento de tributos, o serviço militar e o exercício de sufrágio.
Concordo, é ridículo os números pertencerem aos pilotos, e não as equipes. O 1 teria que ser do Hamilton, ou no pior dos casos, deveria ser oferecido ao Rosberg, que mesmo não tendo sido campeão de pilotos, foi fundamental para o título de construtores. Por essas e outras sou a favor da numeração fixa, mas POR EQUIPES, e não por pilotos.
O número 1 tem um peso enorme, não só pela importância mas também pela responsabilidade.
Alguns conseguiram bisá-lo de forma consecutiva e somente Fangio e seus Herdeiros conseguiram multiplicá-lo seguidamente.
É um número para poucos.
Damon Hill de Arrows que diga. E Vettell vai com que digito?
Vettel vai de 5
Vettel vai correr com o nº 5, já pensando no penta.
#5.
Vamos ver:
1995 e 1996: Schumacher
1997: Hill
1998: Vilanova
1999 e 2000: Hakkinen
2001 a 2005: Schumacher
2006 e 2007: Alonso
2008: Raikkonen
2009: Hamilton
2010: Button
2011 a 2014: Vettel
Conferido
Ta tudo errado
Schumacher 94/95
Hill 1996
Villeneuve 1997
Hakkinen 1998/99
Schumacher 2000/04
Choronso 2005/2006
Raikkonen 2007
Hamilton 2008 2 2014
Button 2009
Vettel 2010/13
vc está errado amigo, o Airton tá certo
Airton se referia aos pilotos que usaram o carro #1 e não aos campeões de cada temporada. Lembre-se que quem utiliza o #1 é sempre o campeão da temporada anterior.
Flávio você está correto.
1993 tbm não houve carro 1… Mansell foi pra indy!
Poxa cheguei atrasado exato entrei só pra responder sobre Mansell
Teve tb o Johen Hint da Lotus campeão póstumo que não pôde usar o n° 01 por razões óbvias
Jochen Rindt.
Só poderia ter o nº 1 na lápide.