#RACINGUNITED

FIG_005SÃO PAULO (dá trabalho, tudo) – Presidida por Alexander Wurz, ele mesmo, a GPDA está tentando fazer alguma coisa para ajudar a melhorar as coisas na F-1. Está no ar, não sei até quando, uma completíssima pesquisa de opinião junto a fãs de F-1 para fazer um diagnóstico da situação atual e, se for o caso, sugerir algo aos dirigentes.

Respondi as perguntas, e podem se preparar porque leva pelo menos uns 15 minutos para fazer tudo. Mas acho que vale a pena, ao final eles terão uma boa ideia do que pensamos. Para responder, é só entrar aqui.

Tem pergunta sobre tudo: pneus, motores, carros, espetáculos, treinos, eventos, circuitos, países, patrocinadores, pilotos, equipes, regulamento, áreas de escape e muito mais. Até agora, segundo os pilotos, internautas de 194 países já responderam a pesquisa. Acho que é legal colaborar. A hashtag criada é bem legal #racingunited.

Corremos juntos, é isso aí.

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wilian Esteves
Wilian Esteves
8 anos atrás

Achei que só faltou mais detalhes sobre o safety car. Acho que deveria ser mantido, mas não da forma atual. A melhor fórmula para safety car, na minha opinião, é a da Indy. Essa coisa de os retardatários ultrapassarem, além de fazer o safety car ficar mais tempo na pista, beneficia os incompetentes / azarados.

Ricardo de Bittencourt
Ricardo de Bittencourt
8 anos atrás

Meio mal traduzido.
O Bottas não aparece no grupo no final da pesquisa.
Será que foi ele quem bateu a foto?
No mais muito legal.
Só espero que sirva para algo que preste e não só para pegar meu e-mail e mandar propaganda.

Wilian Esteves
Wilian Esteves
Reply to  Ricardo de Bittencourt
8 anos atrás

Acabei de responder à pesquisa e abri aqui pra comentar exatamente isso. kkk

Marcio
Marcio
Reply to  Ricardo de Bittencourt
8 anos atrás

A foto é do GP da Austrália e o Bottas ficou de fora da corrida. Não reparou também que o Magnussen está no lugar do Alonso?

Dick Vigarista
Dick Vigarista
8 anos atrás

Notei que uma das perguntas tinha no cabeçalho Discordo Totalmente para 1 e 5.
Não lembro qual era, tentei dar o feedback para o site e não consegui. Espero que alguém com mais influência, leia e reporte/corrija. tks

Betocam
Betocam
8 anos atrás

Pô. Demora demais. Mas espero que valha a pena.

Antonio
Antonio
8 anos atrás

A GPDA (pilotos em geral) está cansada de só ser usada e não ter voz ativa. Como a chatisse atual da F1 é um consenso geral, a associação tenta mostrar aos donos do negócio (Bernie & Co.) que aqueles que consomem o produto (nós) querem, assim como eles, mudanças urgentes. Aguardamos o resultado da pesquisa.

Márcio
Márcio
8 anos atrás

Flávio Gomes, tranquilo?
Tem como alguém sugerir para perguntarem do warm-up?
Não tinha nada na pesquisa sobre isso e queria mandar algo falando para voltarem com o warm-up. Não só eu como vários colegas.

Grato.

Issac Nemach
Issac Nemach
8 anos atrás

Flavio, quando sair os resultados da pesquisa nos avise pfv. Alguns tópicos muito interessantes levantados.

Fabio de Deus
Fabio de Deus
8 anos atrás

Excelente pesquisa, bem abrangente. Deve dar em nada, mas ao menos saberemos o que os fãs da F1 estão pensando…

Cláudio F1
Cláudio F1
8 anos atrás

Na pesquisa da GPDA, qdo me peguntaram quais as cinco primeiras marcas que já patrocinaram a F1 vinham a minha mente, eu fiz a minha parte e cravei:

1 – John Player Special

2 – Malboro

3 – Camel

4 – Canon

5 – West

Detalhe, não sou tabagista e devido a uma forte rinite alérgica herdada eu detesto fumaça, contudo, sou perfeitamente capaz de reconhecer a grande importância do patrocínio destas marcas ao espetáculo da F1, não apenas por causa da alta grana investida nos mais diversos times ( afinal de contas, sem dinheiro não há F1), como também o próprio layout e as cores das marcas ajudavam a embelezar ainda mais os carros do grid. Talvez por isso eu considere que a F1 alcançou de fato o seu auge em meados da década de 90, justamente qdo não havia tantas restrições tanto em termos de patrocínio quanto em termos inovações técnicas nos carros.

PS: Antes que alguém me corrija, eu sei que Canon não é marca de cigarro, rsrs.

Carlos
Carlos
Reply to  Cláudio F1
8 anos atrás

Respondi quase igual, no lugar de West coloquei Parmalat.

Chaminé de Fábrica
Chaminé de Fábrica
Reply to  Cláudio F1
8 anos atrás

Também não fumo e nunca me senti tentado a fumar porque os carros tem uma inscrição na carroceria, aquilo é para angariar prestígio à marca e não para “ensinar” a fumar.

Deveriam voltar todas as empresas de Tabaco.

Antonio
Antonio
Reply to  Cláudio F1
8 anos atrás

Minha resposta foi parecida e concordo com você quando aponta a importância das empresas tabagistas ao crescimento da F1. Em tempo, nunca coloquei um cigarro na boca.

edies
8 anos atrás

Obrigado por nos informar sobre essa pesquisa, já respondi. Mas acho que não terá muita força enquanto tio Bernie estiver no comando. Mas foi legal contribuir, me senti um penetra nesse mundo fechado da f1 que parece tão distante de nós pobres mortais. Mas valeu!!

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
8 anos atrás

Gostei e participei!!

Tarso
Tarso
8 anos atrás

Sera que teremos acesso ao resultado dessa pesquisa?

Fabio Amparo
Fabio Amparo
8 anos atrás

Flávio

Respondi à pesquisa e achei as perguntas bem pertinentes.

Espero que a FIA utilize os resultados para enfim tomar atitudes que tragam resultados positivos para o esporte.

Grande abraço!

Martinho
Martinho
8 anos atrás

Comigo também deu pau, tentei três vezes. Deve ser problema hidráulico.

Martinho
Martinho
Reply to  Martinho
8 anos atrás

A tela travou na pergunta (que tem resposta obrigatória): Em qual GP você foi nos últimos 5 anos? Nunca fui a nenhum, mas essa opção não existe. Ou seja, a pesquisa te obriga a mentir, se não marcar nada dá erro.

Carlos Tavares
Reply to  Martinho
8 anos atrás

É só voltar a página e refazer. Comigo deu certo.

Felipe Masr
Felipe Masr
Reply to  Martinho
8 anos atrás

A pesquisa pede para a resposta ser algo exceto a do seu país, se não estou enganado. Então, se for do Brasil, marque Brasil. Assim, pela lógica, a resposta seria inválida. Ou marque onde não teve corrida neste espaço de tempo de 5 anos (Argentina!? México!?), enfim, dá-se um jeito assim, acho.

Existem outros erros na elaboração da pesquisa, como mesma resposta em determinada pergunta, respostas que deveriam ser completamente opostas em opções 1 e 5 mas que, pelo enunciado, vimos possuem significados diferentes.

De toda forma, acho que é possível entregar a pesquisa sem comprometer o resultado geral de maneira indesejada. Não vamos deixar de entregar o todo por algumas questões problemáticas ou que não temos resposta. Acho que vale sacrificar algumas coisas, até invalidar propositadamente item ou outro para que seja entregue o resultado final, (e até mesmo não colocar dados pessoais no cadastro final — o que importa são as respostas e de qual país são originadas, ou não é!?), afinal, é a primeira vez que o admirador do esporte é perguntado sobre algo, e como é pela menor das forças políticas do esporte (os pilotos), a tentativa de juntar os esforços será válida; tornar-se algo mais forte, com maior valor.

Fernando Linhares
8 anos atrás

Respondi a pesquisa.
Enorme, mas importante e necessária para mudar os rumos de uma categoria que se perde dia a dia.

Fabio
Fabio
8 anos atrás

Acabei de responder. Muito bom.

Felipe
Felipe
8 anos atrás

Flávio, baita dica! Já repassei o link para todos os meus amigos que gostam de F1. (Não sobraram muitos atualmente hehe). A pesquisa realmente é muito boa. É interessante saber que a GPDA quer ouvir a voz dos fãs. Tomara que de alguma forma a FIA e a F1 considere isso como uma ferramenta importante de mudança. A F1 atual definitivamente está longe do ideal. Muita política, muita grana envolvida, muitas regras desnecessárias, pouca disputa, pouca empatia e pouco contato com o público. Dá para dizer que quase não é mais um esporte, virou apenas um grande negócio que movimenta bilhões de dólares.

Clebio Junior
8 anos atrás

Fui acessar aqui e havia uma mensagem de que o site estava congestionado, por isso esta temporariamente sem acesso à pesquisa.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
8 anos atrás

muito legal a pesquisa!
capricharam no trabalho!
problema só que algumas respostas são meio travadas…mas não da pra prever tudo!

Gabriel
Gabriel
8 anos atrás

Foi só no meu computador ou no de mais alguém o Bottas não estava na foto oficial no final do questionário?

Fernando
Reply to  Gabriel
8 anos atrás

Gabriel, essa foto oficial foi tirada no dia em que o Bottas se machucou nos treinos da Austrália e estava no hospital tratando das costas dele.

fernando z
fernando z
Reply to  Fernando
8 anos atrás

clica 7 vezes F5 ele aparece…é uma pegadinha

lisandro
lisandro
8 anos atrás

Respondida a pesquisa. Não me lembro de iniciativa parecida na F1… creio que as críticas que você faz a f1 (motores, som dos motores, transmissão pela TV aberta / paga…) foram todas contempladas pela pesquisa.
Off topic: assim como você postou sobre a venda da Williams Zero do Damon Hill (David Carblog), está a venda a Toleman-Hart da estréia do Senna na F1! Quem me dera ter dinheiro e morar na Europa!
um abraço
Lisandro

Alex
Alex
8 anos atrás

Eu tentei responder, estava passando para a tegunda parte quando o questionário deu pau. Tentei de novo, e de novo caiu em um página de erro. Aí não tem perdão – fracassou miseravelmente

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
8 anos atrás

Respondida, a F-1 esta chata… mas não deixarei de ver,

Brito
Brito
8 anos atrás

Quando pergunta as 5 marcas que me vêm a mente quando penso em F1, lembrei de todos os cigarros possíveis… Marlboro, Rothmans, Camel, Lucky Strike, Mild Seven… A associação tabagismo x automobilismo foi muito, muito forte.

Wilian Esteves
Wilian Esteves
Reply to  Brito
8 anos atrás

Verdade. Respodi Marlboro, Camel, John Player, Gitannes e, só pra sair dos cigarros, Hugo Boss.

Gus
Gus
8 anos atrás

levou 30 minutos, pqp…mas foi otimo ter a chance de contribuir. se fosse o bernie perguntando eu nao faria, como foi os pilotos, blz. acho que minha opiniao vai contar. valeu abraco!

Jorge Ortiz
Jorge Ortiz
8 anos atrás

Como fã que sou da F1, fiz a minha parte.

Martin
Martin
8 anos atrás

Comecei a responder, mas a pesquisa foi interrompida de repente, as 13%, por um erro no servidor deles (página com conteúdo vazio).
Talvez tente mais tarde.

Fabio Tust
Fabio Tust
8 anos atrás

Gostei muito da pesquisa. Espero realmente que utilizem estas informações e que a GPDA volte a ter alguma força política para executar algum tipo de mudança para salvar o futuro da F1.

Ah e uma pesquisa importante como essa não tem como ser mais curta ou rápida de responder.

PAULO F1
8 anos atrás

Muito boa a iniciativa, tomara que muitos respondam a esta pesquisa e que a GPDA nos levem á sério. Como assisto há mais de 40 anos, tentei colocar todo o conhecimento que tenho respondendo com atenção.
Grato por disponibilizar aqui no Blog esta pesquisa. Valeu Flavio Gomes.

Kleber Postale
Kleber Postale
8 anos atrás

Pesquisa concluída!!!
Muito importante, desde que sirva efetivamente para mudanças num futuro não muito distante!!

Comentários (tem que cornetar um pouco também né!!)
* pergunta 3, seção 3, sem opção de resposta para ‘zé ruelas’ como eu, que nunca foram para fora do país assistir uma corrida;
* porque o Bottas não está na foto final, após a conclusão da pesquisa!?

MARCELO
MARCELO
8 anos atrás

Gostei da bandeira do Texas, como gosto de tudo que é americano.

Cláudio F1
Cláudio F1
Reply to  MARCELO
8 anos atrás

Na verdade, trata-se da bandeira do Chile, entretanto, ambas são bem semelhantes e fáceis de se confundir.

(http://es.wikipedia.org/wiki/El_pueblo_unido_jam%C3%A1s_ser%C3%A1_vencido)

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
8 anos atrás

Tem uma questão com erro:

“1. Em quantas corridas de Fórmula 1 você foi nos últimos 12 meses? *”

Respondi: Nenhuma

Na sequencia, havia outra pergunta: “Tirando a corrida do seu país, em qual outra você foi?”

Ele me obrigou a selecionar uma qualquer, só para prosseguir… tive que escolher qq uma.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Flavio Bragatto
8 anos atrás

Rsrs – Eu também fui obrigado a retornar à esta questão.
Então, já que fui obrigado, eu “assisti” à corrida da Argentina, que pela lógica da proximidade do país, seria a mais fácil..

Cláudio F1
Cláudio F1
Reply to  Flavio Bragatto
8 anos atrás

Tive que fazer a mesma coisa que você Flavio Bragatto, essa parte da pesquisa realmente ficou tosca!

Felipe Masr
Felipe Masr
8 anos atrás

Feito. Fui lá e fiz minha parte como admirador do esporte.

E na pesquisa, foi o Alonso que “ganhou a corrida” (etapa final da pesquisa). Mas ele não está na foto de agradecimento final (está o Magnussen — o terceiro piloto da equipe), e nem o Bottas — ficou o Massa “sozinho”.

Mistério… :P

Luciano Sampaio
Luciano Sampaio
Reply to  Felipe Masr
8 anos atrás

Já respondido por outro colega… a foto foi tirada no grid do GP da Austrália, quando o Bottas tava no hospital e o Magnussen substituindo o Alonso.

Aliás, ótima pesquisa. Lembro de ter respondido uma semelhante anos atrás… Finalmente alguém da F1 preocupado em ouvir a “voz do cliente”. Constatei q a F1 pra mim hoje é um hábito solitário, não tenho mais amigos q gostem dela :-(

Felipe Masr
Felipe Masr
Reply to  Luciano Sampaio
8 anos atrás

Bom saber :)

É assim mesmo. Mas ainda tem a nós, aqui. Mesmo que seja algo “virtual”, apreço é real.

Patrick Vaz
Patrick Vaz
8 anos atrás

Tem umas respostas que não tem como responder direito, sobre a classificação por exemplo.

Flavio
Flavio
Reply to  Patrick Vaz
8 anos atrás

Você que não sabe nada de fórmula 1 Patorto.kkk

Paulo
Paulo
8 anos atrás

Muito legal e importantíssima pesquisa! Que venha o resultado!

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
8 anos atrás

Fizeram todas as perguntas que os fãs gostariam de responder. Teve até pergunta do que acham da sugestão — que na verdade foi um chiste — do Bernie Ecclestone sobre molhar pista de propósito para tornar as corridas mais interessantes.

Parabéns à GPDA pela iniciativa, embora eu particularmente ache que vá fazer pouco barulho nos negócios do tio Bernie. Aguardemos.

Victor
Victor
8 anos atrás

Não vai dar em nada.

Roberto
Roberto
8 anos atrás

Feito!

zé
8 anos atrás

pronto respondido…….. acho que todos nos deveriamos mostrar o nosso interesse em prol da melhoria da F-1 …

Böemer
Böemer
8 anos atrás

Tá respondida, bem legal mesmo a pesquisa.
Quero ver os resultados.

Douglas
Douglas
8 anos atrás

Nossa, é grandinha a pesquisa!
Mas tudo pelo bem do esporte!

Sanzio
8 anos atrás

Já respondi a enquete deles e a do Grande Prêmio também. :-D

wellinghton Lemos
wellinghton Lemos
8 anos atrás

Excelente questionário…..que respondo em 42 anos que acompanho F1…espero que as informações sejam muito importantes para trabalho de reformulação da categoria.

Luiz Lavor
Luiz Lavor
8 anos atrás

Por falar nisso ta querendo transformar o GP na Autosport portuguesa? com matérias que raramente passam de 1 paragrafo e o resto quem quiser ter acesso que pague?
entendo que é preciso alguma grana para manter a qualidade que o site sempre apresentou, agora guardar o melhor, as melhores matérias, infográficos, videos e etc para “assinantes”, na minha humildíssima opinião isso afasta os novos e os antigos leitores e fãs.

Luiz Lavor
Luiz Lavor
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Da pesquisa do GP, desculpa usar seu blog só queria mesmo deixar minha opinião a respeito da pesquisa que vem sendo realizada. e como na pesquisa não há um espaço pra deixar opiniões aproveitei o espaço heheh

Tiago
Tiago
Reply to  Luiz Lavor
8 anos atrás

Tive a mesma sensação quando respondi a pesquisa do GP, da mesma forma que nunca mais entrei no FORIX quando passou a ser pago :(

Tiago
Tiago
Reply to  Tiago
8 anos atrás

Claro, toda pesquisa é válida e acredito que seja no intuito de melhorar ainda mais o serviço prestado. Foi apenas um sensação que eu tive, o site continua melhorando a cada dia mais, parabéns a você é a toda equipe.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Luiz Lavor
8 anos atrás

Entendi nada!