MENU

Monday, 11 de May de 2015 - 12:07F-1

SOBRE ONTEM DE MANHÃ

2015510133672_MecanicoLotus2_II

SÃO PAULO (vem, Mônaco!) – A imagem do GP da Espanha poderia ser essa aí em cima, para os mais fatalistas. Sob o título: pé no saco. Mas não estou entre os que acharam um porre completo. Gosto de algumas provas táticas como a de ontem, de acompanhar o esforço de um piloto e de uma equipe, décimo a décimo, para ganhar uma posição na base da estratégia — como fez Hamilton para superar Vettel e terminar em segundo, depois de uma largada que ele mesmo considerou “desastrosa”.

Mas vamos ao rescaldo catalão, lembrando que amanhã e depois tem teste de inter-temporada lá mesmo, em Barcelona.

– Hamilton deu uma longa entrevista ao “El País” e se disse espantado com o momento da McLaren. “Nunca imaginei ver a equipe tão perdida assim”, falou o inglês, que saiu das fraldas e foi adotado pelo time de Ron Dennis — pelo qual conquistou seu primeiro título, em 2008. “Mas não tenho dúvidas que vão reagir. A questão é saber quando.”

– Mas a McLaren está perdida mesmo. Button considerou sua corrida ontem “assustadora”. “Desse jeito, não vamos marcar pontos neste ano“, decretou. Dias sombrios para a equipe e para a Honda.

– Lewis também, falou, no fim de semana, sobre sua solteirice recente. “Sou campeão e estou cheio de garotas lindas“, disparou. E já está de olho em Mônaco. Na coletiva, enquanto Rosberg festejava o fato de que, na próxima corrida, pode encerrar o dia de trabalho e dormir em casa, Lewis disse que sua maior expectativa para Monte Carlo são… as garotas, de novo.

– Mulheres e conforto à parte, o que a Mercedes comemorou ontem, mesmo, foi ter enfiado mais de 40s no terceiro colocado, Vettel. Como eu disse na Malásia, a vitória do alemão lá foi muito particular e circunstancial. Portanto, não, não temos um campeonato.

– Sabem o que aconteceu com os freios de Alonso, que quase atropelou a equipe inteira no box? Uma sobreviseira, provavelmente dele mesmo, ficou presa num dos dutos de resfriamento do freio traseiro. Aí, foi o que todos vimos. Quando a fase é ruim, se chover Xuxa cai um Pelé no colo do espanhol.

– Na Red Bull, a crise é escancarada. Ricciardo já fala em sair, Helmut Marko diz que a dupla da Toro Rosso está trabalhando muito melhor e implora: se a Audi (sua parceira no DTM) não decidir entrar na F-1, a marca dos energéticos pica a mula.

58 comentários

  1. Martinho says:

    F1 em 2025, GP do Brasil: Os carros não saem dos boxes, pra nada, não há necessidade de ir pra pista, pois tudo é simulado pelo computador. Os pilotos ficam dentro dos carros (na verdade são os simuladores antigos utilizados pelas equipes até 2016, data em que o regulamento foi mudado). Interlagos lotado, afinal temos uma disputa entre o já veterano Fittipaldi (filho, sobrinho, neto…sei lá) e o Filipinho Massa, piloto da equipe, ou melhor, do simulador da Sauber, e ainda o filho do Rubinho, que vem reclamando durante toda temporada que a equipe não está entregando a ele um Joystick igual ao do companheiro de equipe. O público delira nas arquibancadas com o som dos motores que neste ano foi remixado pela revelação das “pistas”, o Dj. David Guetta Jr.,. Quem não gosta da novidade é Bernie, que da sua maca instalada no paddock, reclama do barulho, dizendo ter saudades das unidades de potência de 2015, “aquilo sim era barulho de carro de corrida”. Dada a largada, todos os pilotos usam o software pra chuva, menos Maldonado Jr., que foi punido na classificação por ter tropeçado no computador do companheiro de equipe. Após 55 voltas simuladas, Filipinho justificou o 8º lugar pondo a culpa na Microsoft, que enviou a atualização de seu software de troca de pneus com vírus. Rubinho Jr. chega em quarto, se arrastando com o câmbio virtual travado em quarta marcha. Quem comemora uma vitória surpreendente é a Venezuela, pelas mãos, e só as mãos (não se usa mais os pés desde 2019) de Maldonado Jr. que desta vez controlou seus nervos e não deixou cair seu monitor como das últimas três simulações de corrida em que liderava.

    • PAULO F1 says:

      Martinho..rs..dei boas gargalhadas aqui com o seu comentário misturando “futurologia com muito bom humor”.. Valeu mesmo, e aproveitando a linha do seu comentário, acho que voce vai me permitir dar um “pitaco”…tenho dois candidatos a piloto que se encaixam aí..rs.:.o “SONNY’…(o robô do filme “Eu Robô) e “HAL” (do filme (2001 Uma Odisséria no Espaço) seriam tremendos pilotos…(um seria o “bonzinho” e o outro seria o “picareta demais”).
      Abs.

  2. Anselmo Coyote says:

    Estranho. Fiz um comentário. Não foi publicado.
    Abs.

  3. Alan says:

    Se Ricciardo sair da Red Bull pra não brigar mais pela sétima posição, vai pra onde? Mercedes fechada, Ferrari feliz com seus pilotos, Williams não tá muito à frente. O que sobra? Lotus? Vai voltar pra Toro Rosso? Pode disputar outras posições na Sauber ou na Force Índia.

  4. Anselmo Coyote says:

    É incrível tudo isso. Enquanto uns dizem que o carro equivale a 95% e o piloto a 5% outros dizem que determinado piloto é cavalo paraguaio. E enquanto acontece isso tem cobertores térmicos derretendo jogos de pneus de classificação de determinado piloto e carros que perdem os freios sem mais nem menos. E pilotos sendo atropelados no box, coisa do século passado.
    Bom, quando os turbos com caixas quentes separadas de caixas frias vierem para os carros de rua eu acho que vou gostar.
    Para mim a coisa é simples: equipes fazem carros e pilotos guiam carros e dão o feedback à equipe para que os melhorem.
    O que a McLaren vai dizer a Alonso? Que ele é que não sabe guiar? O que a Ferrari vai dizer ao Kimi, que a culpa é dele pelos mecânicos não terem prendido a sua roda traseira esquerda e ela ter soltado a 500 metros dos boxes? Vai dizer que a culpa é dele porque os cobertores derreteram seus pneus de classificação e que por isso ele foi com pneus velhos e ficou em sétimo? E a Red Bull? Dizem que ela está dizendo que os pilotos da Toro Rosso estão fazendo um trabalho melhor… tem certeza de que os carros da Toro Rosso não são melhores? Porque não fazem rodízio entre os pilotos então para ver quem se sai melhor nos 4 carros.
    É muita hipocrisia.
    Abs.
    Abs.

  5. John Player says:

    Eu acho que esses abestados, ignorantes, sem noção do ridículo, que ficam todo post repetindo que Alonso, Vettel ou Hamilton são pilotos “comuns”, “farsas” (!!)! ou “ruins’ (!!!) deveriam ter esses comentários censurados.
    Simplesmente porque são MENTIRAS, e isso é demasiadamente irritante, repetitivo.
    Podem me xingar á vontade. Mas para certas coisas deveria haver algum limite.
    Infelizmente a liberdade de expressão nos faz aturar essas imbecilidades.
    Tem cara que só faz falar mal do Alonso ou do Vettel.
    Não gosta de F1. Gosta de FOFOCA E INTRIGA, e só sabe ser mais um “hater” da vida.

  6. Paulo Sergio says:

    Ainda bem que existe um cara que ainda diz a expressão ” Quando chove Xuxa cai o Pelé no meu colo”. Pelo menos depois de Emerson, Piquet, Senna, seus contemporâneos e dos V8 da Ford e dos 12 cilindros da Ferrari a F1 tem Flávio Gomes!! rsrs , Não morri!!!

  7. Tiago Oliveira says:

    Flavio,

    Gostaria de saber sua opiniao sobre os zumbis na pista da Manor, voce defendeu a permanencia deles em prol de um grid mais cheio, e nós só vemos eles quando um dos líderes vao dar mais uma volta nos erráticos carros vermelhos, o que nunca tarda muito pra acontecer. Na tua opiniao vale a pena ter um par de carros que nao conseguem lutar nem entre si?

  8. O Bottas já está começando colocar o Massacrado no Bolso com seus dois quartos lugares consecutivos na frente de uma Ferrari. A vitória do Rosberg não passa de pura encenação para mudar um pouco o foco do campeonato em cima do Hamilton que já é um virtual campeão absoluto. Enquanto a Mercedes fica absoluta nesse campeonato as outras equipes estão basicamente sucateadas e com pouca evolução, sendo que a Ferrari e a Williams escapam um pouco dessa escrita.

  9. Alex says:

    Confesso que dormi, literalmente, em frente à TV. Está dando pena de ver como a F-1 está definhando. A Red Bull ameaçando cair fora, Sauber caindo aos pedaços, a Manor, um arremedo. Do ponto de vista esportivo, uma corrida pior do que a outra. Gente como Bernie Ecclestone, cujo único compromisso é com o dinheiro, ainda mandando e desmandando. A continuar assim, é fim de carreira, na certa. De repente, chegando no fundo do poço, a categoria deixe de encher os bolsos desses caras e eles vão embora. Quem sabe, aí possam vir aqueles que tenham algum apreço pelo esporte, da mesma maneira como já foi um dia.

  10. Paulo F. says:

    Red Bull já tem gente trabalhando em um motor alternativo. Esta fazendo muito barulho pois quer alguém que divida a conta com ela, pode ser qualquer montadora (até a Proton da Malásia é bem vinda).
    e aguarda 2017 para ver a definição de motores (não vão acabar estas enceradeira 1.6 mas que vão dar a opção de um motor aspirado é pule de dez).
    Honda? O motor deles tem tanta chance de dar certo (este ano) quando o Porsche V12 da Footwork!

  11. Marcos Milani says:

    Se o gentleman Button já perdeu a paciência ao ponto de declarar que está pilotando uma cadeira elétrica (Alonso que o diga) imaginem onde anda o saco do Choronso. Pago bem para ver ele levando fumo mais algumas provas sem perder a atual falsa pose de calminho. Apesar de que ele pode fazer algum milagre em Mônaco. Se o carroça aguentar até o fim.

  12. Marcus Lima says:

    Estranha essa história de Audi + Red Bull. Legal e tal, mas se vc descarta a Renault desse jeito, a merda não vai ficar pior ainda? Se a Renault simplesmente passar a cagar e andar, a tragédia não será ainda maior? E se, com as tais unidades de potência, tão complicadas, o negócio demora pra ficar alinha_ vide Mclaren Honda, não seria prudente ir devagar com o andar? Sei não viu, a postura me parece meio amalucada!

  13. Francês says:

    Hamilton tá se achando, vai cair na noitada, mulherada, e ainda ser campeão, esse é o Hamilton que eu conheço, uma bóia em baixo dágua, se descuidar ela vem,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,Só observando…………..

  14. Davi says:

    Assim como na época da Williams/Renault Fw14 e FW14B, não temos um campeonato. Infelizmente temos dois: o interno da Mercedes, e o do resto da turma.

    Quanto à disputa pelo título, o campeonato é longo, ainda tem muita corrida para dizer que Hamilton vai ser campeão. Vai que Rosberg ganha duas e Hamilton quebra uma delas? Hamilton vai se ver mais sob pressão e Rosberg em alta. Tudo pode acontecer…

    QUanto à Mclaren/Honda, vão precisar de tempo para avançar. Sem testes fica muito difícil

    Sobre a Red Bull, acho que são muito imediatistas. Quantos anos a Ferrari ficou sem um título? E desistiram da F1 por isso?

  15. Claudio Mourão says:

    A Audi, ou qualquer outra montadora, só vai resolver entrar, ou não, na F1 depois que decidirem qual será a regra de motores de 2017 em diante.
    E ainda acho que a McLaren marca alguns pontos este ano.

  16. Renato Breder says:

    Quanto à sobreviseira do Alonso – ou de qualquer outro piloto – que causou o “tilt” nos freios da McLaren, Damon Hill sugeriu que instalassem sacos plásticos no interior dos cockpits para coleta do lixo de cada piloto… boa, Damon!

  17. Zé Tros says:

    “Quando a fase é ruim, se chover Xuxa cai um Pelé no colo do espanhol.” Huhauhauhuahuahuahu…e ainda falando “sei lá entendi”.

    Muito boa essa.

  18. Chupez Alonso says:

    Muito gratificante ver que só a McLata e a MancaMor não pontuaram no campeonato.

    http://grandepremio.uol.com.br/f1/mundial-de-construtores

    Duas equipes dignas da GP3.

    Avante Alonso!

    Rumo ao ostracismo…

    Allez Mão!

    #EuRioDoÚltimo!!!

  19. Ricardo Bigliazzi says:

    Esses motores Renault estao muito ruins. Parece que os Franceses nao estao com a minima vontade dw investir na F1. Eles tambem devem estar torcendo para a Audi entrar a F1.

  20. Adolfo says:

    Foi uma das melhores corridas da Espanha em anos. O script lá é sempre o mesmo : as posições são decididas na largada, normalmente o pessoal corre de “par” e fica aquele marasmo até o final. Excelente prova do Rosberg, mas acho que não vira nada para o campeonato. Boas provas do Bottas, Massa e Raikkonen. Maldonado dando show, de barbeiragem, mas o Bernie poderia criar o “Maldonado showtime” !

    Dá pena de ver a McLaren e a Red Bull passeando pelo circuito e mais ainda deu da Toro Rosso que tinha esperanças de conquistar bons pontos, mas teve que poupar o motor Renault para não estourar.

  21. RAPHAEL LIMA says:

    Cadê o vídeo da atropelada sacal??

  22. Gustavo says:

    Salve Flávio.
    Não quero desmerecer a F-1, mas sabemos que não existem novidades em corridas desta categoria. Só gostaria de perguntar se você tem alguma informação sobre eventual transmissão (ainda que pela internet) da corrida que o WTCC irá realizar no Nürburgring Nordschleife em 15 e 16 de maio próximos.

    https://www.youtube.com/watch?v=GTXTsdjES80

    https://www.youtube.com/watch?v=N9Do2pgt1DI

    Vai ser de arrepiar…

  23. Brabham-5 says:

    Pra mim o destaque da corrida foi o Hamilton questionando a ordem via rádio dos boxes para tirar o pé na caça ao Rosberg.
    Apenas retrucou 2 vezes perguntando a mesma coisa: “Por que? É IMPOSSÍVEL?”
    “Impossível não é, mas muito difícil”, seria a resposta honesta dos boxes, pelo rádio.
    Mas no rádio, na hora que Lewis retrucou, ficou sem resposta. Aí, sem paciência, perguntou de novo: ´”É impossível?”
    E a coragem pra falar pra ele que era impossível? De fato, algumas voltas depois, se mostrou uma impossibilidade alcançar o Nico antes de terminar a corrida.
    Mas quem na Mercedes teria peito pra pagar pra ver contra o Hamilton?
    Já vi muito campeão (e muitos outros medíocres) ouvir uma “ordem” dessa e abaixar a cabeça, sem discussão.
    De Alain Prost a Rubens Barrichello.
    A cada corrida que passa sou cada vez mais fã desse tal de Lewis Hamilton.

    • Felipe Fugazi says:

      Verdade, tem gente que acha que a cara amarrada dele pós treino ou pós corrida é manha, birra e coisa do tipo.
      Não é… é coisa de quem odeia perder.
      E convenhamos, a Mercedes, Petronas, Monster, Allianz, etc não contrataram o cara pra ser segundo colocado, não contrataram ele por causa dos belos olhos azuis do moço.

  24. Vitor Rigo says:

    Caro Flávio

    Leio diariamente e gosto muito do blog, de forma especial as sessões que envolvem carros antigos, da Cortina de Ferro (ainda se usa isso???) e ônibus antigos. Justamente aqui que quero destacar a seguinte matéria:

    http://www.ideafixa.com/o-onibus-zeppelin-no-brasil/

    Daria um pedaço do meu fígado (modelo 65, sem marcas de cirrose aparente…) para ver / andar num daqueles e algo me diz que também acharás interessante e, graças à grande abrangência do teu blog, creio ser um jeito eficaz de compartilhar aquelas maravilhosas imagens e a história dos “ônibus Zeppelin”, além de tudo, totalmente feitos no Brasil. Agradeço a atenção e desculpe se fiz a colocação aqui e não sa sessão Bus Stop, que seria a mais adequada, apenas me vali do post mais recente para ver se publicarias algo!

    Abraço

  25. Anderson_SP says:

    A Red Bull parece que se acovardou depois que pararam de ganhar, tá certo que os motores Renault são ruins, mas se for olhar pra pequena Toro Rosso e a mesma se saindo melhor, deve ter alguma coisa errada lá além dos motores, enquanto a Honda mostra uma paciência tremenda em desenvolver esse carro, a Red Bull já não tem nenhuma, praticamente jogou a toalha no início do campeonato.

  26. Paulo Z says:

    Vai tomar no c# Red Bull…..melhor q saia mesmo..perdedores, losers! Qdo ganham tá tdo bem, qdo perdem tá uma bosta?….ahh vão pra pqp…pensam que vão ganhar todas? tomara q rastejem o ano todo.

  27. Sargento Garcia says:

    Sou um dos que acha que Alonso é o melhor piloto da atualizada, mas não o defendo cegamente.
    Acho que está pagando pela língua grande e pela falta de jogo de cintura, primeiro em 2007, quando deu chilique ao lado de Hamilton. (se tivesse uma personalidade mais fácil, poderia ter levado aquele campeonato e permanecer na equipe para disputar o de 2008.) Amargou 2 anos na fraca Renault e agora mais uma cagada, chutou o balde na Ferrari e saiu com mais um ano de contrato e veja onde está a equipe hoje.

    O cara é bom de volante, muito bem mesmo. Os que não gostam dele não tem como negar este fato. Porém os que o idolatram também não podem negar o fato de que a arrogância e língua grande e proporcional ao talento, e está pagando por isso hoje.

    Escrevi tudo isso apenas para dizer que acredito que ele está guardando o melhor dele para mostrar na próxima corrida, que depende muito menos de carro e mais de braços.

    Fãs e Detratores do espanhol, prestem bem atenção nele em Mônaco!!!

  28. Rodrigo says:

    PENÉLOPE CHARMOSA foi foda hahahahahaha

  29. Elvis dos santos says:

    Flavio vc seus comentários são sensacionais otimo blog top top abraços aracaju sergipe

  30. Chupez Alonso says:

    Esse campeonato está me saindo melhor que a encomenda!!!

    Vergonhosa, melancólica e merecida aposentadoria do Eletrocutando Amonso.

    Está em queda livre e sem freio!

    Que o melhor piloto mais ultrapassado de todos os tempos tenha ao menos um velório decente.

    R.I.P Amonso!

    Allez Mão!

  31. joel lima says:

    Um piloto campeão do mundo com nenhum ponto após 5 etapas – nem o mais cruel inimigo de Alonso imaginaria algo assim.
    A emoção do campeonato só pode vir numa briga entre Nico e Lewis.

  32. Tiago says:

    Flávio, gosto muito de automobilismo, apesar de ter 29 anos e não ver as glórias passadas. Prefiro uma corrida chata de madrugada ao futebol. Mas essa F1 está um tédio! Essas ultrapassagens mascaradas pelo DRS são tristes. É a mesma coisa de dar uma espada para o golpe final numa luta.
    Penso, enquanto não se der liberdade de desenvolvimento, como se faz no WEC, não veremos um avanço real da tecnologia. Além disso, hoje é difícil ver um piloto (não vou dizer ganhar) que faz uma boa corrida “no braço”. Vemos que é 5% piloto e 95% carro.
    Embora sejam chatas as corridas, vou continuar assistindo, mas torcendo que de alguma forma elas melhorem.

  33. Allez Alonso! says:

    – Um dia disse aqui no blog que se a redbull parasse de vencer sairia. As vettelsts quase me bateram.
    – Não dou um ano pro James Key ir pra redbull.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *