50 TONES DE SILVER (1)

coral-frios2SÃO PAULO (chove aqui, faz sol lá…) – Estava lendo sobre o GP da Inglaterra do ano passado. Foi no meio da Copa. Teve uma Copa aqui em 2014, lembram? Pois bem. Hamilton ganhou e Rosberg quebrou o câmbio. Lewis tinha feito uma cagada qualquer no treino e largou só em sexto. Aí teve uma panca do Raikkonen e bandeira vermelha. Quando recomeçou, Hamilton passou uns caras, Nico quebrou e ele ganhou. Mas quem estava na frente no campeonato era Rosberguinho. Comandante Amilton começava a desenhar a virada definitiva.

Será que algo parecido pode acontecer neste fim de semana, uma nova reviravolta, mas agora do alemão?

Ele foi o mais rápido nos dois treinos livres de hoje. Quebrou o câmbio de manhã, também, mas já trocaram e está tudo OK. Na sexta-feira ensolarada de Silverstone, Rosberguinho virou, de tarde, 1min34s155. Deixou Hamilton em quarto a 0s466. Uma eternidade, tratando-se de Mercedes. Entre os dois ficaram as duas Ferrari, com Kimi em segundo e Tião Italiano em terceiro, ambos a pouco mais de 0s3 do líder e coisa de 0s1 à frente do líder do Mundial.

Quem andou bem nas duas sessões foi a turma da Renault. Verstappinho ficou em terceiro e Sainz Idade em quinto, pela manhã. Na sessão vespertina, Kvyat e Ricciardo terminaram em quinto e sexto, com o jovem Max em sétimo.

E quem não andou nada foi a Williams, com Massa a quase 2s da ponta e Bottas na mesma balada. A Williams oscila mais do que o índice Nasdaq neste campeonato.

É importante fazer a pole em Silverstone. Embora seja uma pista ainda de alta velocidade, é difícil ultrapassar porque não há freadas fortes. Ao contrário do que indicaria o senso comum, pistas rápidas, onde dá pra “tirar racha”, são ruins para ultrapassar, ainda mais com esses carros tão dependentes de aerodinâmica — quando perceberem que aderência mecânica pode gerar provas mais divertidas, as coisas melhoram na F-1.

Lá atrás, Alonso conseguiu ficar em 14° a 2s5 de Hamilton, enquanto Button lutava por milésimos na disputa ferrenha com a Manor Marussia, uma coisa deprimente. Fernando chegou a dar um longo passeio na brita — Silverstone ainda tem caixas de brita, não sei até quando, porque a chatice impera e um dia vão mandar asfaltar tudo. “Escorreguei porque não temos controle de tração como a Benetton e a Brabham. Queriam o quê? Temos limitações. A Ford está trabalhando. Giancarlo está atrás de patrocínios. Aprendo muito com Tarso. Assim é a vida. Quando pudermos ter esses recursos, acho que poderemos passar a Ligier e a Cooper-Climax. E andaremos perto da BRM. Tudo é questão de tempo”, declarou o espanhol, inteiramente recuperado da pancada na cabeça em Barcelona, no início do ano.

Subscribe
Notify of
guest
27 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Allez Alonso!
Allez Alonso!
6 anos atrás

Alonso tem sim controle de tração, no pé e não no carro. Ficou claro no passeio pela brita.
Muito bom ver Kvyat na frente do Ricciardo, que ficou conhecido por bater o fraco Vettel em 2014, rs! A redbull escolheu bem ao fazer a fila andar, Vettel já era, levar do Kimi é fim de carreira, pqp!
Eu disse que a williams iria passar as ferraris até o GP de Singapura, me enganei… Ela já passou a Ferrari!! Até Singapura é a redbull que passa a Ferrari, cadê o cara que sabe desenvolver o carro? Não tá na Ferrari, certamente…
Boooa Kimi, só fazer o básico que dá pra enterrar o alemão, foda mesmo era ter Alonso como companheiro…

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
6 anos atrás

Você é um pândego, Vicellez, como dizem os mais velhos. Suas análises são hilárias!

Alonso está levando do Button: 4 x 0 (só você que não enxerga).
Vettel saiu na hora certa da RBR (é só olhar os pontos das duas equipes).
O desempenho das Williams não passa de “fogo de palha” (a conferir).
Iceman está enterrando o Herdeiro. onde? 120 x 72 com vitória (cada uma…).

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Você continua sendo um pândego, Vicellez.

Alonso está levando do Button: 4 x 1 (melhorou…)
Vettel fez a melhor escolha (RBR caindo a cada GP).
As Williams não passaram de “fogo de palha” (conferido).
Iceman, enterrando quem? 135 x 76 (é cada uma…)

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Já vi que não viu a corrida, só olhou o resultado final…

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Ué, cadê a “caveira” em fundo azul?

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Eu assisto a corrida inteira, mas o que vale (infelizmente, para você) é o resultado final.

Rodrigo Timbó
Rodrigo Timbó
6 anos atrás

Hahahaha, Essa série Amnésia Esquizofrenica do Alonso tá demais!

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
6 anos atrás

Soube que o Alonso disse que dessa vez ele prometeu que irá passar o Fritz d’Orey na reta dos boxes. Vamos ver se ele irá cumprir.

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Fontana o poderoso
6 anos atrás

Pelo desempenho apresentado pelo Alonso na atual temporada, é mais certo ele levar volta do Fritz d’Orey.

Thiago Leal
6 anos atrás

Ih, olha que legal o nome daquele tom de cinza. Led Zeppelin.

Daniel
Daniel
6 anos atrás

Seriam as atuais asas dianteiras da F1 as mais lindas de toda a história do esporte?

Inácio Neto
6 anos atrás

Estou aguardando os retardatários das perguntas, pois estava viajando e não vi a tempo. Vai ter? A u recorreremos ao twitter?

Paulo F.
Paulo F.
6 anos atrás

Cooper-Climax & BRM!
Alonsito es muy bueno!

José Brabham
José Brabham
6 anos atrás

hahahahahahaha.

Gostei dos tons de silver.

Mas será que o tom do final de semana será mesmo o “Three Pointed Star Silver”?

Joaquim Josino
Joaquim Josino
6 anos atrás

Caro Flávio Gomes, quantos GP’s de Fórmula 1 foram disputados até hoje? O GP nº 1000 deve ser em que ano ? Aguardo sua resposta. Abs, Joaquim. Brasília, DF.

Paulo Pinto
Reply to  Joaquim Josino
6 anos atrás

Caro Joaquim:

Foram disputados 924 GPs válidos pelo campeonato mundial. Como ainda faltam 11 GPs (incluindo o britânico), chegaremos a 935 GPs ao final desta temporada.
Faltarão 65 para se chegar ao 1000. Como temos por volta de 20 GPs por ano (operando com um número redondo), o GP Mil ocorrerá em 2019.

Para quaisquer informações sobre a categoria, consultar STATSF1.

Um abraço.

Joaquim
Joaquim
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Prezado Paulo Pinto, gratíssimo por sua atenção em responder à minha dúvida e por me dar a dica do STATSF1. Um forte abraço ! Uma boa semana ! Joaquim. Brasília, DF.

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Por nada, Joaquim. Igualmente.

Mentecapto
Mentecapto
6 anos atrás

Não sei não Flavio, acho prematuro descartar a Williams. Normalmente nos treinos livres da sexta-feira eles seguem uma programação distinta, com tanque mais cheio e deixam para treinar mais leve no FP3. Dificilmente ficam entre os 6 primeiros na sexta, que é o lugar onde ela se situa (atualmente 5° e 6°), mas buscando superar as Ferraris após o pacote que estrearam na Austria.

\o/ Torcendo por mais uma vitória convincente do Rosberg para termos um campeonato!

Eric
Eric
6 anos atrás

A Willians regularmente não anda bem na sexta, nem de manha nem de tarde. Priorizam outros testes.

Gabriel
Gabriel
6 anos atrás

kkkkkk. Esse foi sem dúvida um dos melhores títulos de um post já publicado aqui. É um figura esse Flávio Gomes.

Danielle
Danielle
6 anos atrás

Gostei do nome do post, kkkkkkkk… Tomara que tenha uma reviravolta nesse campeonato, por que do jeito que está é muito chato.

Paulo Cesar
6 anos atrás

Gostei do Grojã suando a camisa no box da LOTUS. Melhor estilo “cagou agora limpa”

Eltontoptec
Eltontoptec
6 anos atrás

A Ferrari treinou com tanque cheio será?

Esse negócio da Ferrari ficar ‘apenas’ três décimos atrás da Mercedes nas sextas… …deve ser bulling da Mercedes certo? No Q1 e na corrida o cacete é sempre mais prostrante (pra Ferrari) que andava acreditando que poderia espezinhar os líderes. Seria bom (pra mim) se o Rosberg fizesse a pole a levasse mais essa, botava um fogo, mesmo que brando, nesse campeonato morno.

Ferrarista
Ferrarista
6 anos atrás

É bastante satisfatório ver o Alonso pagando seus pecados no fim do grid e sempre disputando as ultimas posições com a Marussia! Tá ótima essa temporada 2015!! Essa é a prova que existe a justiça divina para castigar os malas arrogantes, prepotentes e picaretas!! Tomara que se aposente assim!!

Paulo Pinto
Reply to  Ferrarista
6 anos atrás

Amém!