50 TONES DE SILVER (4)
SÃO PAULO (sempre a mesma coisa) – Manifestações por redes sociais são um termômetro de alguma coisa, sempre me dizem, e concordo. É claro que é preciso ponderar um monte de coisa para tratá-las com algum rigor científico (se eu lançar uma pesquisa aqui, por exemplo, perguntando qual esporte você prefere, deve dar automobilismo num embate com o futebol, o que não significa que a maior parte do mundo prefira corridas ao jogo de bola), mas também não se pode ignorar o que as pessoas dizem quando se nota algum padrão.
E o padrão nos minutos seguintes à vitória de Hamilton em Silverstone, entre os que me “seguem” aqui ou ali, foi: sacanearam o Massa, mais uma vez o erro da Williams tirou a vitória do nosso Felipinho, é sempre assim, lamentável, incrível como fazem tudo para atrapalhar no nosso piloto, a equipe fez questão de prejudicá-lo, só assim mesmo para o Brasil não ganhar na F-1, é assim desde sempre, todos contra nós, por isso eu amava Senna, Schumacher era um filho da puta, Alonso, um corno, agora esse time que já matou nosso Ayrton quem acabar com a carreira do Felipe, foi a TV que falou.
Como sempre, começo um texto pós-corrida aproximando a lupa de algo não tão relevante assim — Hamilton está cagando para as manifestações tuíticas, feicebuquianas, instagramenses e bloguísticas da jecaiada brasileira. Mas é que hoje ao longo do dia e amanhã nas conversas entre os que ainda se importam com F-1, esse será o tom. Viram o que a Williams fez com o Massa?
Bom, a Williams não fez nada com o Massa, apenas cometeu um erro de avaliação quando começou a chover, algo que a Ferrari também fez com Raikkonen — com Vettel, acertou, e não por acaso Tião Italiano chegou em terceiro. Esse tipo de coisa acontece numa corrida disputada em condições tão especiais como a de hoje em Silverstone, a melhor do ano. E o erro resultou na perda (ou “perca”, como me escreveu um, indignado com a “Willians”) do pódio, no máximo.
[bannergoogle] A possibilidade de vitória — da Williams, não de Massa — foi para o beleléu por outro motivo. Se no começo da corrida o brasileiro tivesse aberto caminho para Bottas, que estava mais rápido, possivelmente o finlandês teria uma vantagem sobre Hamilton suficiente para voltar ainda em primeiro depois do pit stop. Com Felipe na ponta, isso não aconteceu. Lewis passou. Passou os dois, inclusive, graças a uma estratégia bem clara: depois de largar mal, ficou ali na cola dos dois pilotos da Williams para, no pit stop, dar uma estilingada e jantar os dois quando saísse dos boxes, enquanto ambos teriam a parada para fazer. Claro como a lua cheia. Com o carro que tem, dá para fazer.
E é igualmente claro que a Williams não tinha de mandar Felipe abrir para Bottas, porque é impossível prever o futuro e porque ali o que estava em jogo para todo mundo era ganhar um GP, e todo mundo queria o mesmo — Mercedes, Williams, Massa, Bottas, Rosberg, Hamilton. Nessas horas, é cada um por si, mantidos alguns preceitos de civilidade.
A operação de parada de Hamilton foi muito rápida e precisa, e se não fosse isso, poderia dar errado. Porque ele saiu dos boxes grudado num Force India que, se forçasse a barra, poderia ter atrasado o inglês o bastante para a Williams seguir na frente quando seus pilotos retornassem de seus pit stops. Foi um detalhe que acabou decidindo a prova, pelo menos até aquele momento, em que o asfalto estava seco.
A Mercedes teve esse trabalho todo para fazer uma nova dobradinha porque seus dois pilotos largaram como duas vovozinhas saindo do supermercado. Massa, arisco como um boy com seu Voyage turbo rebaixado, se meteu entre os dois e assumiu a liderança, carregando Bottas junto. Hamilton reagiu e algumas curvas depois retomou o segundo lugar, com Valtteri em terceiro e Rosberguinho em quarto. Aí entrou o safety-car, quando Grojã e Button se enroscaram lá atrás.
Pista limpa, na terceira volta o Mercedão cheio de luzes recolheu e na relargada Hamilton tentou o bote, sabendo que se não fosse ali, talvez não “sesse” nunca — como escreveu outro num revoltado e-mail, “se não sesse a estratéjia da Wilians, o Filipe Massa vençeria”. Comandante Amilton às vezes parece meio fora de prumo. Massa se defendeu com tranquilidade, enquanto o inglês jogava os pneus na frigideira, se atrapalhava todo e, nessas, Sapattos aproveitou e, não mais do que de repente, eis que tínhamos Williams em 1-2 e Mercedes em 3-4.
(Àquela altura, eram 15 carros na pista. Button e Grosjean bateram, Maldanado foi junto, Verstappinho rodou e Felipe II, com problemas no câmbio, nem largou. Aí, olhei para a classificação e Merhi estava em 13°, pertinho dos pontos. Alonso também ciscava por ali. Fiquei sonhando com um acidente múltiplo entre os quatro primeiros, motores Renault quebrados nos dois Red Bull, pneus furados nas duas Ferrari, Alonso, Stevens e Merhi no pódio, mas no fim só mesmo Ricciardo abandonou e ainda não foi desta vez que o sonho se tornou realidade. Isso só aconteceu uma vez, ao menos que eu tenha visto, e foi em Mônaco/1996. Pesquisem. Os blogueiros lembraram também de Spa/1998 e Nürburgring/1999. Verdade. Pesquisem também.)
Na oitava volta, começa um bate papo frenético pelo rádio. Bottas estava bem mais rápido que Massa, trazendo as duas Mercedes na rabeta. A equipe pediu encarecidamente que ele não atacasse o parceiro porque podia dar merda. E avisou Felipe que o lance era sentar o chinelo e tentar escapar dos rivais prateados levando o companheiro junto. Duas voltas depois, com paciência escandinava, Valtteri pediu autorização à torre para proceder a manobra de ultrapassagem, e ouviu da chefia que tudo bem, desde que fosse uma manobra limpa e suave. Lá da cadeira de rodas, Frank Williams chamou a filha Claire e falou para ela: se esses meninos fizerem alguma cagada chamo Mansell e Piquet para a próxima corrida.
Os quatro já tinham mais de 10s de vantagem para o quinto colocado, Raikkonen. Ali também rolava uma briga sincera e aberta, com Hülkenberg, Vettel e Kvyat se provocando, um xingando a mãe do outro, o outro dizendo que comeu a irmã do um. O trenzinho da ponta seguiu firme e forte até a volta 20, quando Hamilton parou e colocou pneus duros — tática clara de um pit stop apenas, como fariam quase todos se não fosse a chuvinha depois.
Massa e Rosberg vieram na volta seguinte e Nico-Nico no Fubá quase ganha a posição do brasileiro — percorreram lado a lado a área dos boxes. Quando os dois saíram, viram passar por eles um carro prateado com asa verde-maravilha — a cor oficial usada pela Petronas é Turquesa Tahiti, a mesma da linha Ford do início da década de 70, estou inclusive de olho numa Belina assim — fazendo tchauzinho.
Bottas parou na 22 e conseguiu voltar em terceiro, à frente de Rosberguinho, e foi muito bonita a disputa até que o alemão decidisse recuar para não acontecer nada de mais grave — afinal, luta pelo título.
Nessas, Comandante Amilton abria alegremente e, na volta 33, já tinha 6s de vantagem para Massa quando houve um safety-car virtual. Sainz Idade quebrou e estacionou num lugar perigoso. Os pilotos são avisados, mantêm uma velocidade padrão e as distâncias são mantidas, sem juntar o pelotão.
E lá na arquibancada alguém abriu um guarda-chuva. Fazia dez voltas que os pilotos vinham recebendo boletins meteorológicos da Maju. Vem água em 20 minutos. Vai chegar pela curva 15. Está chovendo no Ipiranga, mas não no Cambuci. Quando o safety-car virtual foi desativado, Rosberg partiu para cima de Bottas, que perguntava pelo rádio se devia usar capa com capuz e galocha no jantar, ou se um trench-coat e sapatos de cromo alemão seriam o bastante.
Era uma chuvinha mequetrefe, gelada, verdade, mas insuficiente para molhar seriamente o asfalto inglês. Ninguém sabia direito que decisão tomar. Os tempos de volta subiram 10s, estava escorregadio, mas o que fazer? E se parar logo, como parecia que ia acontecer? Na dúvida, Raikkonen foi para os boxes na volta 39 e colocou intermediários. Bottas, ainda decidindo entre a capa e o trench-coat, foi ultrapassado por Rosberguinho. A chuva apertou. Os carros da Williams não gostam de água — inclusive são lavados a seco. Na 41ª volta, Nico passou Massa sem dificuldade alguma e assumiu o segundo lugar. E ninguém colocava pneus de chuva.
Só que, aí, Rosberg começou a apertar o ritmo. Era o melhor no chove-não-molha, e a diferença que Hamilton tinha, de quase 6s, evaporou e caiu para 1s6 na volta 44. Era a senha para correr para o box. Colocou intermediários. Vettel veio junto — esperto, resolveu fazer o mesmo que o líder, afinal líder é líder, nunca é por acaso, se está fazendo isso, é porque é o certo a fazer.
Nesse exato momento a chuva apertou. E quem ficou uma volta a mais na pista se estrepou. Foi o caso da dupla da Williams. Se no úmido o carro já é ruim, imagine no molhado e com pneus slick. Massa e Bottas, a pé, seriam mais rápidos. Do jeito que deu, chegaram aos boxes e na volta 45 trocaram seus pneus. Rosberg fez o mesmo, mas no seu caso não tinha opção — a prioridade nos boxes da Mercedes era de Hamilton, que liderava a prova.
E quem apareceu em terceiro depois dessa zona toda? Ele, Vettel, que brincou de seguir o líder. Hamilton, graças a essa parada na hora certa, abriu 9s para Rosberg. Tião Italiano sossegou onde estava. Os demais, também. Já não havia mais o que fazer. De notável, até o fim da corrida, apenas a nova troca de Kimi, que apostou na chuva com muita antecedência e fez algumas voltas de intermediário no asfalto seco, detonando a borracha.
Fim de prova, maior festança. Comandante Amilton recebe a quadriculada já com sol brilhando em Silverstone, vencendo pela quinta vez no ano e 38ª na carreira, terceira em casa, para delírio do povo britânico na ilha e em todas as colônias, incluindo a Guiana Inglesa. Abriu 17 pontos para Rosberguinho, o segundo — 194 x 177. Vettel fechou o pódio. Tanta coisa numa corrida só para, no fim das contas, dar a lógica. Ironias do destino. Melhor GP do ano, resultado mais do que normal. Massacrado foi o quarto, seguido por Sapattos, K-Vyado, Incrível Hulk (essa versão B da Force India andou direitinho), Kimi Mandou Trocar Pneu É Um Cretino, Maria do Bairro e… e… ALONSO!!!!!!!
“Vocês não sabem como me sinto”, disse o espanhol, chorando, depois de marcar seu primeiro ponto no ano. “Esse resultado é para todo mundo em Faenza, em Viry-Châtillon, para o pessoal da Dunlop, da Castrol, da Mahle, da Bosch, da Magneti-Marelli, da Cantina do Piero, da Droga Raia, das Confecções Lambari, do Shopping Anália Franco, e é claro que para meu pai, minha mãe e a Xuxa.” Os repórteres ficaram espantados com a memória do piloto da McLaren, que conseguiu citar tanta gente sem titubear. “Ele está recuperado”, comentou Ron Dennis. “Está na cara.”
Massa se disse frustrado pelo resultado. Segundo ele, “erramos“. “A primeira parada era mais difícil saber, o Hamilton arriscou e funcionou. Na segunda, lógico que foi erro, porque estava molhando, o Lewis entrou e a gente devia ter entrado também. É frustrante, lógico, porque foi uma largada maravilhosa, a gente estava brigando com a Mercedes e no seco, com estratégia perfeita talvez desse para vencer.”
O erro maior, portanto, foi não ter parado na hora da chuva no momento certo. Poucos o fizeram — apenas Hamilton e Vettel, e segundo Toto Wolff, quem decidiu a hora de parar foi o inglês, e sendo assim, palmas para ele que ele merece. No fim das contas, Massa perdeu o terceiro lugar para o ferrarista. O que aconteceu antes, no seco, foi o de sempre. A Mercedes mais rápida, consertando a má largada numa volta voadora e num pit stop eficiente.
Portanto, ninguém precisa bater panela na varanda por Felipe.
Flavinho, por favor, não pára com estas brincadeiras em cima da recuperação do Alonso. Quem não entende é por que é burro ou tá de mal com a vida.
Eu fiz um comentário ontem onde expunha o amigão Regi e o moderador parece não ter gostado, tanto que não a publicou. Não tem problema. Flavio Gomes tem credibilidade e, em muitas oportunidades, seus textos nos fazem esquecer ou atenuar as pachecadas babacas do trio que faz a transmissão.
Independentemente de ordem ou não de equipe, a Mercedes faria dobradinha de qualquer maneira. Bastou jogar um copo d’água na pista que a Williams deixa a desejar. A grande burrada foi perder o pódio.
Ninguém entra na minha casa para xingar um amigo meu. Espero que tenha entendido o recado.
No final da corrida o Galvão falando que o Massa ganhou aquele pódio na Austria, e que dessa vez foi a Williams que fez ele perdeu o pódio, é de cagar heim…..o MAssa foi terceiro lá por cagada da Ferrari com o Vettel, e na Inglaterra perdeu para o mesmo Vettel por cagada da Williams…se eu sou o Felipe mando o Galvão parar de falar tanta asneira…já que são amigos mesmo…ele não precisa dessa inflamação do Galvao…
E se sou a Williams, mando o Bottas segurar o Hamilton no começo e faço o pit do Massa depois dele abrir uns 3 seg…..cabe um jogo de equipe pra uma equipe que faz tempo que não ganha…
Grande largada desse rapaz chamado Massa. Pena que poucas voltas depois já esperávamos ouvir o rádio dizer: “Felipe, Valteri is faster than you”.
Excelente corrida de Vettel por ser constante no seu ritmo mesmo quando a pista estava molhada e demorou um pouco mais para a troca de pneus.
Uma pista que favorece o motor mais potente, daí tanta diferença do Mercedes que equipavam os carros de Mercedes e Williams. Os motores Ferrari não tinham chance ontem. Mas aí veio a chuva, as dificuldades e se saem bem os pilotos que não tem medo e tem talento de sobra.
Corridaça de Vettel. Se fosse o brasileiro na hora da chuva, pular de sexto ou ´sétimo lugar com aquela distância toda dos 3 primeiros, ganhar 4 posições e conquistar o pódio na terceira posição, estariam tratando como corrida espetacular, heróica.
Não tem problema não. Vettel tem “sorte” demais. Ele não pede confete nem procura desculpas.
Os outros é que só tem “azar” e não conseguem fazer igual…Ô!
Pô, Gomes, também não engulo esse frenesi de twitter até porque nunca vi nada que valesse a pena ler lá. Mas o staff da Williams é noticia sempre, não à toa. Eles são uma, um excremento. Dessa vez perderam uma grande oportunidade de ficar calados quando disseram para o Bottas não disputar posição com o Massa e depois se arrependeram. Se tivessem ficados quietos não ganhariam o troféu trapalhões desse GP. Além disso podem não ter tirado a vitória do Massa, mas também não ajudaram em nada e não merecem os salários que ganham, os engenheiros aspones de paddock. Sobre o Bottas, é fácil abrir a asa e mandar recado pra equipe que está mais rápido. Ele está treinando para fazer isso na Ferrari, só que com o Vettel a pista vai ficar mais estreita ainda.
Obs. Enquanto vêem um super-piloto no Bottas eu vejo um Frentzen, um Mark Weber. Se fosse o Ricciardo até pode ser que passasse. O Bottas, nunquinha.
Concordo.
O Bottas não conseguiu e não conseguiria passar o Felipe ontem, agora joga para a Plateia.
Também acho que o Bottas não passava. Ele tinha o DRS, mas depois de passar não iria abrir como disse que iria.. Não tenho bola de cristal, mas ta ficando comum o Bottas reclamar. Acho que ele ta mais preocupado em impressionar a Ferrari. Além disso, quem tiraria a vitória da Mercedes? Quando começou a chover foi até covardia. nem que o Bottas tivesse aberto 20 segundos (caso realmente passasse o massa e fosse tão mais rápido assim) não teria vencido.. Bom, basta dizer que ele chegou a uns 30 seg atrás do Massa. Como esperava vencer? O cara tá doidão.
Acho que os erros da Williams foram aqueles normais, comuns em um esporte como este. Colocar os pneus antes das Mercedes na primeira parada não garantiria uma boa performance até o final para ganhar das Mercedes. Hamilton deu sorte também de não ter ficado atrás da Force India. Na segunda parada, mesmo que o Massa e o Bottas tivessem parado, acredito que a Ferrari pegaria eles. Porra, o Kviat quase alcançou o Bottas. Não tem maldade nenhuma ou conspiração. No mais, o Massa vem demonstrando a velha forma de 2008: piloto rápido, consistente e com boa largada. Comete erros e nunca foi gênio, mas não precisa ser gênio para ser campeão na F1. Exemplos não faltam. Neste ano, em especial, consegue aquecer bem os pneus e isto equilibrou a sua performance com a de Bottas, que tá muito de mimimi mesmo. Para mim ele é um outro Kovalainen. Ano que vem vai ser engolido pelo Vettel e quero ver ficar reclamando prioridade.
Também não concordo com os fanáticos que gritam “sabotagem, sabotagem”, MAS considero que tinha possibilidades de vitória, desde que não deixassem a possibilidade das Mercedes assumirem a ponta, ou seja, deveriam ter se antecipado a parada do Hamilton e parado na volta 17, 18 ou 19, naquele momento já tínhamos o Kimi fazendo voltas boas com o pneu duro. E outra, naquele momento o Bottas tinha que fazer papel de escudero e atrasar as mercedes, afinal quem manda na equipe não é ele.
Quanto mimimi do Bottas pelo rádio. Tome tento menino! Pensa que é o Alonso ou o Shummy?
Atitude, desta vez o Felipe Massa mostrou isso. E a Williams mais uma vez mostrou que necessita achar urgente alguém que entenda de estratégia de corrida. Na Nascar e na Indy tá sobrando gente que sabe fazer isso.
Lewis rules!
Eu nao vejo como erro. Trata-se de sorte. Hamilton e Vettel trocaram de pneus justamente na abertura da volta em que a pista tornou-se impraticavel para pneus slick. Quem nao se lembra de Timo Glock patinando em Interlagos e tirando o titulo do Massa na ultima volta em 2008?
Cagada foi feita com o Hamilton em Monaco esse ano. Aquilo sim foi uma baita cagada.
“The strategy guys do a wonderful job, but when it rains, it’s the driver who has the final call to the pits,” Arrivabene explained. “In the case of Kimi, whose strategy was identical to Seb’s, he thought it better to come in. If it had rained harder, maybe he could have won the race.
Palavras do “ChegaBem”.
Se a Willians errou só que Felipe devia fazer mas não fez seu “final call” e acompanhou Hamilton…
Poucos comentarios sobre passividade do rosberguinho. Massa em 1 segurava claramente as mercedes. Mas nem isso o fez atacar hamilton. So vai ser campeao se hamilton quebrar.
Verdade, ele tava totalmente ao alcance. E , não fosse a chuva, o Rosberg possivelmente ficaria fora do pódio.
Acho que Bottas só estava pressionando Massa por causa de poder abrir asa móvel. Ao contrário, Massa tb estaria pressionando Bottas.
Flavinho,
Um dos melhores posts do blog….me mijando de rir com a entrevista do Alonso…kkk…sensacional parabens!!
Como dizia minha avó: “quem está sentado no formigueiro decide a hora de levantar”. Ou seja, o piloto é quem deveria decidir se e quando parar para trocar pneus. Imaginem se um Piquet, por exemplo, aceitaria seguir ordens do box para isso. Quem não se recorda da reação do Patrick Head em Hockenheim, 1986, quando Piquet entrou no box para trocar pneus, na frente do Mansell, contrariando o que houvera sido programado?
Brasil na F1… Há mais de 25 anos sendo sacaneado por todos. A maior teoria da conspiração da história da humanidade. Senna, sacaneado por Ballestre e por Prost mau caráter. Rubinho sacaneado por Shumacher vagabundo durante anos na Ferrari. Rola até uma história de ameaças da equipe contra familiares do Rubinho via rádio durante uma corrida.. E agora o Massa, sacaneado na Ferrari pelo Alonso e agora pela Willians que tirou as chances de ele ser campeão do mundo esse ano. E tem gente que acredita no que escrevi neste texto. Abraços
Como minha avó costumava dizer, “quem está sentado no formigueiro sabe a hora de levantar”. Traduzindo para a corrida de ontem: no tempo do Piquet, não haveria ordem de equipe que o fizesse trocar pneus na volta “x” ou “y”. Ele entraria para trocar se e quando quisesse e fim de papo! Lembrem-se da expressão do Patrick Head no GP de Hockenheim em 1986, quando ele entrou nos boxes para trocar pneus antes do Mansell, como houvera sido combinado?
Houve erro de estratégia, coisa comum em corrida com chuva repentina. Nada demais. Nem o próprio Massa fez alarde com isso. Só quem cornetou mesmo foi o Galvão, faz parte do roteiro dele.
E se o Massa dissesse que poderia ter vencido caso não chovesse (e não disse) tava no papel dele, piloto tem que se promover mesmo, e todos eles (Bottas, Rosberg e Hamilton que venceu) poderiam dizer que em um certo momento que tinham a corrida nas mãos, mesmo que não fosse bem assim. Se não for assim, não vira piloto competitivo.
Duas considerações sobre Massa.
1-Bottas só pressionava Massa no início da corrida por ser o único a não poder usar a asa e não por que tinha ritmo melhor.
2-Massa deveria ter acompanhado a parada do lider no momento da chuva, a briga de Massa era com Hamilton.
Penso que a Williams perdeu uma grande chance de vencer uma corrida esse ano, justamente por causa de Bottas. Se ele pensasse na equipe e da importância de uma vitória do time, teria diminuído o ritmo e deixado o Massa abrir para as Mercedes, o que seria possível, em uma pista em que as ultrapassagens são difíceis.
Sem Maldonado, sem Verstappen, e com aquele outro na frente, nem mesmo a chuva faz a corrida ter graça.
Gostei do Massa, acho que ele fez o que podia. Se o Bottas passasse o Felipe tb ficaria colado, pois estava na cara que isto acontecia somente pela asa móvel.
O Bottas que pare com o mimimi que quando colocaram pneus de chuva ele já ficou para trás e depois com pneus intermediários, pelamor, quase foi ultrapassado pelo Kiviado.
O que deviam ter feito é o Bottas ter segurado o Hamilton.
O Bottas tem que entender que quem está na frente tem prioridade. E como ele não tinha era ele que tinha que ter trabalhado para o companheiro, ou seja, segurando Hamilton.
O que faltou na Willians foi uma frase: “Felipe, Bottas is faster than you”!
Quem tá na frente, tem prioridade? Só quando tiver vantagem no campeonato. kkkkk…
O Massacrado é que é “Mimimi”. Ele NUNCA erra, sempre são os outros que armam complô. Kkkkkk….
Cara, não acho q chegue a tanto. O bottas não precisava trabalhar para o massa (ou vice e versa). Mas concordo contigo. Mas a geração recente de pilotos (pós schumi) acha q é só pedir a equipe para que o companheiro abra caminho. É mto mimim msm. Se o cara tá tão rápido assim, bota do lado e passa…
Ficou claro q o Bottas se aproximava pela asa, mas não conseguiria ultrapassar em condições normais. Se ele estivesse botando o carro do lado, se arriscando, botando os 2 carros em risco, tudo bem. Mas em nenhum momento ele realmente se mostrou capaz de ultrapassar.
” Se no começo da corrida o brasileiro tivesse aberto caminho para Bottas, que estava mais rápido “………..Pqp, Flávio, de onde vc tirá esta idéia? Bottas estava mais rápido apenas nos trechos em que dispunha da ASA MÓVEL……o mesmo aconteceria se fosse Massa em segundo…….pelamorrrrrrrr!!!
Além de “viúva” de Senna, fanzoca do Alonso, você também é “traída” do Massa?
Dessa corrida podemos tirar algumas conclusões…
1) Só em sonho, a Williams chegaria a frente da Mercedes. O que aconteceu é que a largada da Williams foi melhor e em nenhum momento houve possibilidade de ampliar a vantagem, seja com Massa ou com Bottas (DRS).
2) Não existe mais ultrapassagens na F1, com exceção de poucos aventureiros e que normalmente recebem advertências por serem muito agressivos (ridículo). A Mercedes desistiu de tentar ultrapassar as Williams na pista e esperou a primeira rodada de pits para voltar a frente, mesmo com um carro muito superior. Basta ver a tranquilidade do Hamilton guiando seu carro, enquanto Massa vinha fazendo de tudo para tentar abrir vantagem.
3) A Williams é lenta nos pits (não pode treinar pit, por acaso?) e lenta na estratégia. Com um time desse dando suporte, os pilotos tem que “ler” a corrida e decidirem por eles mesmos a melhor hora de acelerar ou parar.
Por isso, esta corrida mostrou o que os fãs da F1 querem. Pilotos brigando por posições em pista, como qualquer categoria de esporte a motor.
Falou Bem Crânio. As Mercedes nem se preocuparam em passar no começo (depois eles entregam).
A única coisa com a qual não concordo dos comentários que andaram rolando: Bottas só pressionou o Massa por conta do DRS; era quando ele encostava e botava o carro de lado. Em nenhum momento mostrou um ritmo “Bottas is faster than you”, o mimimi do Bottas é ridículo (esse camarada é bom, mas se acha).
Se você encosta por conta do DRS e não consegue passar, azar o seu. A corrida deles foi muito parecida em ritmo geral, e o Massa ficou à frente por ter sido melhor na classificação e na largada, e ponto.
Não foi apenas a troca antecipada em 01 volta que fez Vettel terminar a frente das Williams. Se vocês recordarem, antes dos primeiros pingos de chuva, Vettel estava 29.5s atrás do Bottas. E quando ia trocar os pneus na volta 43 estava a aproximadamente 8s de Bottas e uns 11s de Massa. O seu modo de guiar na chuva fez com que ele chegasse em 3º com a troca no momento certo.
Toto Wolf+ Williams + Motor Mercedes divididos por Mercedes em 3o. e 4o. = Williams perdendo corrida. Não sacanearam o Massa. Sacanearam a Williams.
A coisa complica bastante quando a briga na pista era de 0,6s a 0,9s e o pit-stop é 1,4s mais lento.
No primeiro pit, Hamilton ficou parado 2,4s, Massa 3,8s, Bottas 3,4s…
No segundo pit, Hamilton ficou parado 2,4s, Massa 3,7s, Bottas 3,4s…
E ainda errou a hora de chamar o piloto na chuva. Deu 1 volta de pneu slick a mais que os ponteiros… Já era.
FG…A Superação…Nico Nico no fubá foi a melhor do dia…depois daquela maravilhosa foto de Piquet com Frank…quantas lembranças…uma época que dava verdadeiro prazer levantar cedo…fazer um café…pegar uns biscoitos de maizena pra molhar no café…uma coberta pra deitar no sofá num dia frio como hoje…mas tudo valia muito a pena…uma frase sua resume o atual momento: tudo que aconteceu para no final…mais do mesmo.
Tem que fazer uma Enquete perguntando: Quem sofreu mais Frustrações na F-1, Massa ou Barrichello? A Williams só teria alguma chance de vitória se as Mercedes batessem na primeira curva, isso se não aparecesse uma Ferrari intrusa no final com erro de estratégia como foi no caso do Vettel na chuva conseguindo o terceiro lugar em cima do Massacrado que acabou valendo como um troco da corrida da Áustria.
O Herdeiro mostrou, mais uma vez, todo o seu talento ao vencer o “GP dos Demais”.
E o Viceonso também.
Já é o (pasmem!) o Vice-líder da F1no.
kkkkkkkkkkk
Ri de quê, Sennafredo?
O “narrador oficial”, que não passa de promotor de ibope-q-não-para-de-cair “global”, que no desespero (na incompetência, ou na demência mesmo) tá mais é para fabricar emoções, nessa F1 chata pra kcte, apesar de pilotos de tanta qualidade.
Mais fácil é insinuar culpa da equipe…que o “nosso piloto” foi prejudicado…que o “companheiro” deveria ter segurado as flexas…
Putz, com esse motor de liquidificador, é nessa hora que o MUTE implora por um indicador.
Daí a multidão da pátria amada…do melhor piloto de todos os tempos, boiada e massa de manobra que é faz canta junto…
Ham é o melhor da atualidade. Vettel é mais um alemão a brilhar (chega a ser irritante como são competentes) e o “nosso” Felipe…podia ficar mais esperto né?!
Flávio, não sei se alguém já perguntou, mas….
– Se o Massa entra no box, na volta posterior ao Hamilton? Ele teria apenas uma volta, não tão rápida assim, devido ao não aquecimento dos pneus. O Massa, PODERIA, estar mais perto do Hamilton, à frente, ou “na traz” (kkkkk).
– Se o Massa, na hora da chuva, entra no box junto ao Hamilton? Ele sairia bem a frente e teria melhores condições de resistir ao ataque do Rosberg e ou do Vettel.
Isso tudo mostra o quanto a Williams esqueceu de estratégia, um dia ela já foi boa. Ela já ganhou títulos.
não acreditava em vitoria, mas acredito que o podio ou até o 2° lugar era capaz, até pq o vettel naquela volta virou 1:42, o massa virou 2:00 e o bottas 2:04, ou seja, perderam mais de 20s, o tempo da parada ali, e mesmo assim ele voltou a 4s
Gomes, outra corrida inesquecível foi o GP da Bélgica de 1998, que começou animado com um mega strike na largada que fez metade do grid abandonar logo ali. E no final, vimos uma linda dobradinha da Jordan, com vitória de Damon Hill, Ralf em segundo lugar e ainda de quebra, Alesi levando sua Sauber ao pódio. Ainda tivemos Pedro Paulo Diniz levando sua Arrows para um excelente quinto lugar.
E eu já ia me esquecendo, Alonso deu mais uma entrevista, dizendo que estava muito contente ao marcar um pouco, pois com isso, havia ultrapassado Arturo Merzario e Shinji Nakano na pontuação. E ainda prometeu que disputará de igual para igual em breve, com as Leyton House de Gugelmin e Capelli.
Não concordo com uma coisa bem clara aliás , deixar o Sapatos passar seria a melhor estratégia ? Claaaaaaaro que não ……e não é pachequismo , ele só era mais rápido porque podia abrir a Asa ….Não é possível que ninguém percebeu isso …….tanto é que não conseguiu passar……………SÓ EU VI ISSO FLAVIO!!!!!
Eu pensei a mesma coisa durante a corrida, quando os locutores globais falavam que o Bottas estava mais rápido… Pode ser que estivesse mesmo, e saberíamos de verdade se ele tivesse passado e abrido vantagem (se não me engano, até ali tinha andado todo mundo junto, não foi o caso de o Massa estar à frente e ser caçado pelo Bottas… ou foi?). Mas agora nunca saberemos.
Concordo plenamente
Eu também vi essa corrida. Quando trocaram de pneus então, ficou maid evidente que o Massa tinha muito mais ritmo. Mas o Bottas teve sua bolinha inflada durante toda a semana devido a repercussão de sua possível ida para a Ferrari. O Bottas tá se achando o novo Alonso com a repercussão de que ele será o novo piloto Ferrari. Mas o Massa não impõe respeito, esse também é um problema.
A Mercedes cozinhou a Williams em banho-maria. Sabia que ultrapassaria independente de quem parasse primeiro. Se Massa ou Bottas parasse primeiro, Hamilton não teria tanta dificuldade, pois usaria DRS para passar como quisesse. Não o fez antes porque havia dois carros colados à sua frente, não havendo espaço suficiente para uma manobra tranquila, além de que, um deles estar usando o DRS também, tornava outro fator de dificuldade para o inglês.
Outro detalhe: poucas voltas antes da parada de Hamilton houve uma tentativa de enganar a Williams levando os seus mecânicos a encenar um falso pit-stop. Isso talvez tenha servido para enganar a Williams ao fazerem a parada verdadeira.
Mas o mais importante mesmo foi a manobra arriscada do Hamilton ao voltar a pista após o 1º pit. Se ficasse atrás do carro da Force Índia, provavelmente não conseguisse voltar na liderança.
Exatamente, muito bom
Serm falar na aula de troca de pneus que a Mercedes deu à Williams sendo 1,4 s mais rápidos nos dois pit stops , rs.
Além disso, quando começou a chover, os carros da Williams passaram de carruagem para abóbora, tamanha a perda de ritmo deles..
É difícil assistir a transmissão da Globo. Vai ser torcedor assim lá em Itaquera. Só faltou saldar a mandioca.
FG, por que não chamar o Sainz de Saeñs Pena?
É, não está fácil para o futuro campeão Bottas bater o velho Massa. A hora que Bottas liderar uma corrida a gente conversa.
Sua conversa está atrasada. Bottas já liderou três corridas, incluindo com a de hoje.
Provisoriamente!
Liderar GP é uma coisa. Vencê-lo é outra.
Te falta entender muito do riscado antes de bancar o zoeirão, cara…
Apenas fatos meu caro, muito embora não deixo a desejar nos palpites tbm.
FG, o que você achou do trofeu do Hamilton? Daqueles de antigamente. Será que os da Hungria serão aqueles jarros ou ânforas de porcelana, lindos?
Kimi mandou trocar pneu é um cretino, kkkkk
Flávio, sempre dou muita risada lendo suas análises. Obrigado por tirar a sisudez da categoria.
Nada a ver – ou tudo a ver – mas vendo a facilidade com que o Rosberg passou as Williams na chuva me fez pensar o quanto de Schumacher tem nesse carro – e me lembrar que o Sapateiro, em sua segunda despedida em Interlagos, fechou a carreira nos brindando com um (então) excelente 8.o lugar, correndo com pneus lisos.
O que ele teria alcançado com os carros que ajudou a criar?
No mais, gostei da personalidade do Massa na pista, tambem entendi o erro da Williams como normal, dadas as condições duvidosas e não me conformo com a passividade do Rosberg nas corridas… Vamos ter de engolir maia um campeonato desse asqueroso desse Hamilton.
Schumacher com participação nesse atual estágio das Mercedes???
Hamilton “asqueroso”???
PQP, cada um que aparece…
Só falta falar que o “Choronso” é bom piloto, é melhor que o Hamilton e que o Ve44el!!!
Putz, o cara viajou, o que será que tem do Shummy neste carro? NADA! E você poderia desenvolver melhor essa coisa de “asqueroso”? Não entendi direito. Tipo, tente ser mais claro ou sincero. Abs.
Schumacher não tem nada a ver com esse carro da Mercedes.
É outro motor, outros compostos de pneu, outra aerodinâmica…NADA do que existia no carro do Schumacher serve para este de agora.
Até porque ele não era engenheiro…
Discutir teorias da conspiração é correr atras do rabo. Dar ouvidos pro Galvao Bueno ? O cara tem o computador da FIA, com os tempos volta a volta e foi incapaz de ver que o Vettel ia engolir as Williams depois da parada da chuva.
O bom é que o Massa vem fazendo uma excelente temporada, resultados consistentes, bem próximo ao Bottas. Se melhirar ainda mais na segunda metade, como sempre acontece, pode realmente lutar pelo terceiro lugar (difícil) ou quarto (factivel).
Vai lutar pelo quinto lugar (acessível).
Creio que se o Massa deixasse o Sapatos passar, o Felipe iria andar “na cola” dele até pararem. O Sapatos só fez pressão no Massa com o uso do DRS.
Se o DRS fazia Bottas mais rápido, então Bottas estava mais rápido que o Massa.
O DRS não pode ser ignorado da análise porque ele faz parte da corrida.
Pela sua lógica., o Massa iria então ficar mais rápido que o Bottas, tão logo fosse ultrapassado, pois o finlandês não poderia mias usar o DRS. A corrida dos dois iria virar um verdadeiro couro de p***! Um vai e vem sem cessar.
Galvão é um imbecil, a Williams fez jogo de equipe favorecendo Massa, quem devia estar reclamando era Bottas! O ritmo lento do brasileiro no início da corrida facilitou as coisas pra Mercedes, Hamilton trocou os pneus e voltou com folga a frente(ficou feio para a Rosberg, não conseguiu sequer passar o Bottas) . Mesmo que o finlandês tivesse ultrapassado Massa, sua corrida ficaria comprometida na chuva, mesmo caso de Massa que chegou 36 seg atrás de Vettel. A Ferrari fez merda no GP do Canadá, jogou Vettel para o fundo do grid(18º), na corrida ainda fez o alemão perder tempo nos boxes, Vettel terminou em quinto lugar. Durante a corrida na Áustria, o alemão vinha folgado em terceiro, mas novamente perdeu tempo nos boxes, terminou em quarto. A Ferrari errou três vezes com Vettel em duas corrida seguidas, foram dois pódios perdidos e ninguém ficou no mimimi. Massa e Galvão são péssimos perdedores, sempre jogando a culpa no time. Se for observar, o resultado da Williams é esse mesmo, 4º e 5º. Em nove corridas, Vettel chegou ao pódio seis vezes. A briga da Williams não é com as Mercedes, briga diretamente com Vettel. Kimi é um caso a parte, quando dá tudo certo entra na briga pelo pódio.
A Williams sempre foi conservadora nas estratégias, e só fez pódio no Canadá e Áustria por erros da Ferrari. Mesmo que a Williams acertasse na estratégia nenhum de seus pilotos chegariam ao pódio, a chuva foi decisiva e acabou com as chances da equipe.
O idiota do Galvão esta reclamando do que? A Williams deu uma nova chance ao piloto brasileiro, mas se ficar com mimimi(como fez Barrichello), Frank Williams mostra a porta da rua. Uma coisa é certa, Bottas vai correr atrás dessa vaga na Ferrari, porque na Williams não tem mais condições de ficar. Ficou claro, quem manda nas estratégias é Rob Smedley, engenheiro e amigo de Felipe Massa! Se o time erra nas estratégias, Galvão e Massa tem que reclamar com ele!
Galvão é burro pra caralho, não percebeu a largada ruim das Mercedes, depois trocou nome de pilotos, falou um monte de merda, e pra variar, jogou a culpa na Williams. Esse cara é um câncer nas corridas da Formula Um, cala essa boca filha da puta!!! E o Reginaldo Leme já foi bom, hoje não passa de um pau mandado…
Pra finalizar, Rosberg não merece pilotar o carro que tem, pode sair da equipe, se Bottas não for para a Ferrari, tem boas chances de ir para o time alemão…quero ver Hamilton pilotar fino sem erros…
Cara, vazia tempo que não lia tanta m*, com o perdão da palavra.
kkkk, só saiu merda ai, e o pior,
o cara se acha um expert.
Opaaa. Eu vi uma corrida diferente. Bottas se tentasse iria se enroscar. Chegou porque usava o DRS, passar seria outra coisa. Fez o Massa pilotar na defensiva por quase meia prova e perder tempo, Se fosse menos cretino se conformaria que largou atrás porque não sabe classificar e teria segurado as Mercedes para o Massa abrir, Fosse esse piloto todo não teria chegado quase meio minuto atrás do brasileiro.
Não gosto do Massa, nem torço por ele, mas nessa aí o Finlandês cagou com a corrida dele e da equipe.
O bottas é até bom de apertar o pé, mas corre feito uma vaca braba, não pensa na prova, só no momento
Certíssimo, Alfredo!
Excluindo o festival de palavrões, faço minhas as suas palavras.
Não obrigar um piloto a ceder sua posição conquistada legitimamente agora virou jogo de equipe. Coitadinha do Bottas, apenas um finlandezinho contra esse mundão. Que tenha melhor sorte na Ferrari, se eles não tiverem desistido do negócio depois desse desempenho inexplicável na chuva. Em tempo, Massa chegou 11 segundos atrás de Vettel (não 36) e chegou a andar parecido com ele após a troca, antes de aparentemente tirar o pé. É só consultar lap chats, em caso de dúvida. A volta a mais sem pneus intermediários foi, sim, decisiva para o resultado, quer você goste ou não.
Pára de lenga-lenga, parceiro.
Se o Bottas tivesse tão rápido assim, ele chegava, passava e pronto.
Depois dos pits, ele não teve nem chances de chegar perto, e da chuva então… Para de mimimi com essa historia toda. A Williams errou na parada e PONTO.
Tem uns idiotas aqui que deverias ser banidos por escreverem tanta merda do tipo: “Bottas estava mais rápido que Felipe”…….quando tds viram que era apenas o uso da asa que possibilitava aproximação!!
“Bottas estava bem mais rápido que Massa…”
Segafredo, se o FG for banido, o blog acaba!
ahf……..
Bottas virou Chinellos na chuva. Ele terminou a corrida quase 30s atrás do Felipe, e olha que o Felipe nunca esteve entre os 10 mais na água, basta lembrar de Silverstone 2008. Uma coisa curiosa, pois em outras oportunidades foi tão ou mais rápido que Massa nas mesmas condições. A importância disso é por tornar a discussão sobre uma eventual ordem de equipe da Williams irrelevante, Tivesse assumido a primeiro posição quando passou a demonstrar que era mais rápido que o Felipe, chegaria no mesmo 5 lugar, a julgar pelo seu desempenho no molhado.
Voyage turbo rebaixado, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!
1-O Massa fez certo de não entregar a posição se o Bottas não foi competente pra passar azar o dele.
2-Todo mundo sabia que era questão de tempo pras Mercedes assumirem a ponta. Sendo o Massa ou Bottas na frente.
3-Só quem acredita nas galvonices achou que a Massa/Williams poderia vencer.
4- O Galvão tentando transformar o filho do Massa em vidente foi patético.
O GP de Nurburgring de 1999 também foi muito louco…pesquisem.
Verdade, vitória do Herbert, Trulli e Barrichello no pódio, só equipe pequena, e o Badoer quebrando quando estava em quarto.
e Badoer se ajoelhou e chorou do lado do carro quebrado.
e Badoer chorando ao lado do carro quebrado.
Primeira e única vitória da equipe Stewart, que quase foi do Barrichello e possível dobradinha!
Poxa Flávio, menos.
A TV em nenhum momento falou que ele – felipe _ ganharia, muito menos por causa da chuva. reclamou que ele deveria ter entrado com o Hamilton – quem discorda – e avisou que os carros da Williams andavam pouco na chuva e que ela foi ruim para o brasileiro.
Mais uma coisa, Botas não estava assim tão mais rápido e deu dó dele na chuva. Se fosse Felipe, todos falariam que ele é um inútil na chuva, mas como foi o “futuro campeão” que andou mal, passa. Se ele passasse por Felipe por ordem da equipe não ia mudar o resultado da equipe.
A Williams errou mais uma vez na estratégia, mas mostrou um pouco de combatividade. Todos ganharam…
Onde eu assino?
Ótimo Carlos……..este blog está precisando de gente lúcida pra participar!!……….A williams errou e pronto….chamou Massa sem verificar o ritmo melhor do coxinha, portanto atrasada!!
Procedimentos inesperados.
Resultados costumeiros.
Como gosta de dizer a auto-ajuda: a jornada vale mais que o destino.