30 ANOS ON-BOARD
SÃO PAULO (melhorou bem) – Informa o Richard Oliveira que ontem, 4 de agosto, fez 30 anos da primeira utilização de câmera on-board ao vivo numa transmissão de GP. Foi em Nürburgring. Perguntinha fácil. No carro de quem?
SÃO PAULO (melhorou bem) – Informa o Richard Oliveira que ontem, 4 de agosto, fez 30 anos da primeira utilização de câmera on-board ao vivo numa transmissão de GP. Foi em Nürburgring. Perguntinha fácil. No carro de quem?
François Hesnault? Tiraram do fundo do baú. Trinta anos de cerveja me fizeram esquecer desse cara.
Transmissão da Globo desse momento histórico nas coberturas televisivas da F1 https://vimeo.com/135342277?ref=tw-share
Nossa só tem carros e pinturas lindas, que saudade!
François Hesnault – Renault RE60 – 1985.
Flavio, voce, ou alguem do seu time, jah fez alguma materia com o destino dos carros de corrida ? Ha algum mercado especifico para este tipo de carro ? Nao tenho em mente os carros que venceram alguma coisa, mas qualquer carro de menor prestigio. Quanto valem no mercado, quando se aposentam das pistas .? Se souber de algum material a respeito, poderia compartilhar com a gente, por favor ?
Valeu por antecipacao !
Geralmente são vendidos em sites de leilão. Tem um site inglês que já rodou aqui no blog especializado nisso, só que eu esqueci o nome dele. Dá um google por “f1 car auction”. Vai ter uma porrada.
Porém apenas em 1989 a on board foi bastante usada.
Sempre quis ver algum on board da Mc Laren MP4/4 de 1988 e nunca encontrei.
françois hesnault correu todo o mundial de 1984 pela equipe ligier, em 1985 correu algumas provas pela brabhan foi companheiro de nelson piquet, piquet disse uma vez que hesnault foi o pior companheiro de equipe que ele teve na f-1, pois numa volta rapida dele nos treinos do gp de monaco de 85 , hesnault o fechou no túnel, essa prova foi a última prova de hesnault na f-1, piloto fraco, que veio da f-2 européia que correu em 83 para a f-1, o companheiro de hesnault na ligier foi o saudoso andrea de cesaris, em 84 a ligier corria com o patrocinio da loto, que era a rede de casa lotérias da frança, françois hesnaut e huub rothengartner, claudio langes, allan berg, foram os piores pilotos da f-1 nos anos 80, e por incrivel que pareça hesnault correu uma vez as 24 horas de le mans nos anos 80
O mais legal é a LINDA ATS verde de Manfred Winkelhock
tb conhecida como RAM
Francois Hesnault, com uma Renault.
Se não me engano, foi a última corrida do Hesnault na F1
Gente… tem tanta coisa legal nesse vídeo, que devia ter hoje em dia.
1) Câmbio manual
2) Aerodinâmica limpa
3) Pinturas muito mais interessantes
4) Gente sentada na grama pra ver a corrida
5) Terceiro carro de algumas equipes
6) Barulho de verdade de motores
7) Equipes garagistas, como Zakspeed
8) Ultrapassagem de verdade, em milhões de recursos para ajudar.
François Hesnault, com um terceiro carro da Renault.
Os carros da Renault eram 15 e 16, com Hesnault no carro 33.
O curioso é que o número do carro 15 era azul, o carro 16 era vermelho (ou vice-versa) e no carro 33 era branco!
Mauri
O Renault que foi escrito para o François Hesnault para a etapa da Alemanha, era o número 14 em branco.
A Renault utilizava os números 15 em vermelho e o 16 em azul para diferenciar os carros de longe.
http://bandeiraverde.com.br/tag/francois-hesnault/
Abraço!
Na Williams nos anos 80 o Piquet era o 6 em branco e o Mansell o 5 em vermelho. Acho que os números em cores diferentes é algo normal na F-1 para facilitar a identificação dos carros.
Essa é uma coisa que me chama muito a atenção, FG, a qualidade das câmeras on board.
Aqui vai a dica, que tal uma matéria especial sobre essas maravilhas e sua evolução…
E nos comentários do vídeo ele mesmo, James Hunt.
Muito legal. Bom pra lembrar quão eram bonitos os carros da Renault e da Zakspeed…
Bons tempos aqueles, quando a eletrônica e a aerodinâmica não eram tão sofisticadas… e os carros possuíam alavanca de câmbio, pedais de acelerador, freios e embreagem.
Pô, o nome do piloto está no primeiro frame do vídeo!
Só pra constar: o nome do piloto (Hesnault) aparece no clipe.
François Hesnault, com Renault #14.
Largou em 23º, e abandonou na 8ª volta com problemas na embreagem.
François Hesnault de Renault RE60
Sem falar no filme Grand Prix, que inovou com aquelas enormes câmeras de cinema, verdadeiros trambolhos que interferiam, já naquela época, com a aerodinâmica…
François Hesnault.
Foi na Renault de François Hesnault. Foi o terceiro carro da equipe, que correu com o n.33. Os outros dois eram pilotados por Tambay e Warwick
https://www.youtube.com/watch?v=oXgcAECcpAg
Vídeos onboard principalmente de rally. Lembrei do FG em alguns momentos desse video, daquela corrida que ele fica com a bola do cambio na mão, pq nessas imagens em algumas cenas os pilotos ficam com o volante nas mãos! Um deles tenta levar o carro “pilotando” com o cubo! hahaha
Tem esse vídeo legal aqui – https://www.youtube.com/watch?t=145&v=1jHMY43k2z8 – que vai mostrando a evolução dos carros desde o início da década de 50 até o ano presente. Não mostra a evolução ano a ano mas mesmo assim vale a pena ver. Me chamou a atenção a fragilidade aparente das baratas das três primeiras décadas do esporte. Quando chega o ano de 2014, bem, desgosto nem chega perto de justificar o sentimento, mas, 2015 aparenta uma melhora razoável, pelo menos no som do vídeo.
Francois Hesnault, terceiro carro da Renault.
Francois Hesnault, no terceiro carro da Renault
Vi este vídeo e o VoceTube sugeriu esse aqui, que na minha opinião é muito melhor.
https://www.youtube.com/watch?v=FKKrEzT_s8k
No carro de Francois Hesnault pela Renault, ele era o 3° piloto da equipe acho que foi a última vez da utilização do do terceiro piloto