ENCHE O TANQUE

32 posto da figueira

SÃO PAULO (feito) – Ajean Carlos Trevisan mandou a foto e a mensagem. Com tanta saudade no texto, que não dá para não publicar…

Boa noite!!!
A foto em anexo é do Posto da Figueira, localizado na cidade de Caiçara, interior do Rio Grande do Sul. Leva esse nome devido à enorme figueira que cresceu no canteiro no meio da rua, bem em frente ao posto — onde em frente também moram meus pais até hoje, e foi onde cresci, brincando com os dois filhos do dono do posto, Márcio Michelotti e Marco Michelotti, meus amigo até a presente data. Nessa foto, tirada lá por 1990, já temos a cobertura metálica nas rampas de lavagem e lubrificação. Antes, havia um galpão de alvenaria, coberto com telhas de barro, onde brincávamos o dia todo. O posto foi construído nos anos 70 e anos depois adquirido pela família Michelotti e Buriol, que o administram até hoje. Foi passado por remodelação, ganhando mais uma fileira de bombas, novo prédio, cobertura maior e modernizado, assim como, a marca Atlantic, que saiu de cena lá por 1992, entrando a Ipiranga. Total nostalgia quando me recordo daqueles momentos de nossa infância. Se puder publicar em seu Blog, ficarei eternamente agradecido.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JORGE FERNANDO BONELLI GIOLLO DOS SANTOS
JORGE FERNANDO BONELLI GIOLLO DOS SANTOS
8 anos atrás

Eu amo A Atlantic.moro em Araraquara morei no bairro do Carmo de 1989 até 1994 quando eu tinha 5 anos de idade e na esquina da minha casa tinha um posto de bandeira Atlantic auto posto presidente e em 1996 esse posto recebeu o layout da Ipiranga e passou a denominarse auto posto vargas.em agosto de 2002 o referido encerrou suas atividades e 2 anos após salvo engano em julho ou agosto o mesmo entrou em cena novamente quando foi reinaugurado sob bandeira livre e voltou a chamarse auto posto presidente e sua situação prevalece assim até a atualidade.outro posto Atlantic que me marcou foi o Posto Caçador na Rodovia Washington Luis em Rio Claro interior paulista.me emcanta o layout da Atlantic cuja lombada ou dorso da cobertura encontra-se sob a cor predominante vermelha uma listra branca no centro e superiormente o azul.meu pai tinha uma série de revistas de 1984 e nas mesmas a anúncios da Atlantic.se alguém possuir alguma figura de posto Atlantic que seja na cidade de Araraquara interior paulista onde eu resido envie no meu e-mail. [email protected]. abraços amigos.bom domingo.

Ajean
Ajean

Jorge, envie solicitação de amizade no meu Facebook (Ajean Carlos Trevisan) e veja meu álbum (#hobby # gasoline) e verás minha bomba e meu luminoso da atlantic.

Ajean
Ajean
8 anos atrás

Muito obrigado Flávio, não esperava que publicaria tão rápido e com tanto gosto, abraços.

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
8 anos atrás

Essa foto me trouxe à tona lembranças de infância também. Existia um posto Atlantic na frente do trabalho de minha mãe, aqui em Maceió-AL, onde eu passava pela frente quase todos os dias. Lá pelos idos de 1998/1999, esse posto recebeu a bandeira Ipiranga, e uns 8 anos depois, passou a operar sob a bandeira BR. Mas ficou marcado mesmo a bandeira Atlantic, que quando foi substituída, foi motivo de “desgosto” para a opinião de um garoto de 7, 8 de idade, rsrsrsrs.

Em 2001 me mudei, e perto de casa, na avenida mais movimentada da cidade (Fernandes Lima), tinha um grande posto Atlantic (rsrsrsrs, novamente), com várias bombas e serviços, e me encantei por esse também. Este também passou a operar sob a bandeira Ipiranga, no início de 2002, e posteriormente passou para a bandeira BR. Mas a melhor de todas sempre foi a Atlantic, rsrsrsrs.

Outra bandeira a qual caía na minha preferência de criança era a Esso (talvez pelo Tigre mesmo, rsrsrs), e pelo que me lembro, o último posto aqui em Alagoas, com a bandeira Esso, ficava na BR – 104, nas proximidades da cidade de Murici, e operou até meados de 2012. Depois disso, a bandeira foi substituída pela Shell, e pouco depois o posto encerrou as atividades. Mas em 2013, ainda existia uma posto com a bandeira Esso, na cidade de Garanhuns/PE, em pela atividade.

Ajean
Ajean
Reply to  Ricardo Sarmento
8 anos atrás

Belas recordações Ricardo. Atualmente não estou mais morando no RS, me mudei para o MT e em Abril, quando desci de férias, fui dar uma volta pelas cidades próximas à Caiçara, onde fica o posto acima, e, em Vicente Dutra, outra cidadezinha pequena, achei um postinho bem pequeno, de bandeira Ipiranga, mas ainda com o tótem ostentando um Luminoso da Atlantic, igual ao da foto. resultado, comprei o mesmo e hoje está na parede da minha sala de star, junto com um monte de placas de posto, óleo e carros.

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
Reply to  Ajean
8 anos atrás

Rapaz, que sorte essa sua viu!! Nada melhor do que poder guardar fisicamente detalhes dessas recordações conosco! Grande abraço

Glauber
Glauber
8 anos atrás

FG, não sei como te enviar o link da reportagem abaixo, por isto estou postando aqui, caso interesse publicar no blog.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/samuel/41193/em+ruinas+cidade+construida+por+henry+ford+na+amazonia+aguarda+tombamento+como+patrimonio+historico+brasileiro.shtml

Abraços

Dú
8 anos atrás

Outro dia vi uma foto do que o Rivelino tinha no Brooklin. Sempre cortava o cabelo lá.

Manfred W.
Manfred W.
8 anos atrás

A figueira continua lá ?
Abs

Ajean
Ajean
Reply to  Manfred W.
8 anos atrás

continua, verde e forte….Abraços

Jacob Lindener
Jacob Lindener
8 anos atrás

Bonito o FIAT 190 Turbo com aquelas faixas.
Se eu não me engano foi dos últimos modelos da FIAT antes do encerramento da produção de caminhões no Brasil em meados da década de 80.
Depois voltaram no fim da década de 90, já como Iveco.

ricardo garcia
ricardo garcia
8 anos atrás

Flávio Gomes não te conheço pessoalmente mais voce é uma grande pessoa ,
postou uma foto particular que marcou a vida de uma pessoa , que com certeza esta na lembrança de milhares…
valeu abraços…

JORGE FERNANDO BONELLI GIOLLO DOS SANTOS
JORGE FERNANDO BONELLI GIOLLO DOS SANTOS
Reply to  ricardo garcia
8 anos atrás

Caro Ricardo sou fã número 1 da instituição Atlantic.completei 27 anos na terça feira última e durante todo esse tempo da minha vida residi na cidade de Araraquara interior paulista.residi no bairro do carmo de 1989 até meus 5 anos de idade em 1994 e na esquina da minha residência havia o Auto Posto Presidente representante da Atlantic e em 1996 o referido passou a representar a instituição Ipiranga essa que adquiriu a Atlantic e o dorso ou lombada da cobertura recebeu a cor de fundo amarela em letras azuis escrito Ipiranga as bombas de combustiveis e o filtro de òleo diesel recebeu novo layout no padrão Ipiranga e a superfície do elevador de troca de óleo teve sua coloração alterada de vermelha para azul e passou a se chamar Auto Posto Vargas e em agosto de 2002 esse posto encerrou suas atividades.2 anos após o mesmo foi reativada sob bandeira livre e voltou a se chamar Auto Posto Presidente e sua situação permanece dessa forma até os dias atuais.abraços.rsrsrs.bom domingo.