JUSTIN

SÃO PAULO – Para quem não viu, eis o que aconteceu em Pocono. Sage Karam bateu, pedaços de seu carro voaram pela pista e um deles, razoavelmente grande, acertou Justin Wilson no capacete. O inglês apagou e foi direto para o muro. Pouco depois, levaram-no para um hospital nas redondezas. A Indy, até agora, informou apenas que ele teve lesões na cabeça.

Temo que sejam muito, muito sérias. O Grande Prêmio está em plantão permanente acompanhando o caso.

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Carlos Roberto da Silva Junior
8 anos atrás

O que falar de um pedaço de um carro que poderia cai em qualquer lugar, mas acabou acertando a cabeça do Justin Wilson. Fica parecendo até um Lance de Bala Perdida. Vai com Deus, Justin Wilson!

Carlos Roberto da Silva Junior
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
8 anos atrás

O que falar de um pedaço de um carro que poderia cair em qualquer lugar, mas acabou acertando a cabeça do Justin Wilson.

Leandro Batista
Leandro Batista
8 anos atrás

Infelizmente ele nao resistiu e faleceu.

ricardo garcia
ricardo garcia
8 anos atrás

infelizmente ele morreu, meus sentimentos….

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

A notícia é das piores, Justin morreu agora há pouco.

Luiz Aguiar
Luiz Aguiar
8 anos atrás

Em 2012 fizemos a Copa Paraná com karts de locação num oval com duas chincanes. As chincanes eram apenas para não lacrar os motores. Tudo foi feito com o aval da prefeitura de Mandirituba, corpo de bombeiros, polícia militar e mais órgãos que não vem em mente agora. O oval era projetado para ter áreas de escapes em toda a extensão da pista com pneus que simulava brita no qual os karts que escapassem ficariam presos na brita. Adoro corridas em ovais, diferencia homens dos meninos mas essa de tirarem brita pra colocar asfalto eu não concordo(no caso do Bianchi ele não teria entrado debaixo do caminhão feito foguete,..). Sim, canopi ajuda, também sou a favor(acidentes como o do Massa e Surtees não teriam maiores consequências) mas acho que tem que ser repensado os circuitos novamente. Fosse brita e área de escape no local daquele muro e o carro não voltaria com as peças, assim como o acidente do Dan Wheldon não aconteceria(a maioria dos carros sairia. Junto com o autódromo de Curitiba está indo embora o Raceland que em uma das curvas, a parabólica(que tem inclinação semelhante a oval) tem uma grande área de escape, assim como a curva pós boxes.. Podem dizer que não sou engenheiro formado mas fizemos corridas com aprovação de órgãos maiores, choveu forte e tudo bem sucedido. Podem dizer que foi corrida de indoor mas não seria uma hora de repensar também a construção dos ovais?. Ainda sonho ver a F1 correndo num oval como ocorria com Indianápolis nos anos 50. Trechos do vídeo de 2012: Minuto 2:46 : https://www.youtube.com/watch?v=4UyXz5TlZog

TJ
TJ
8 anos atrás

Acho que a capota descaracterizaria os fórmulas. O que se pode fazer com riscos é minimizá-los. No acidente do Massa, nem houve batida, foi uma mola que “soltou”, várias vezes vemos rodas escapando porque não se parafusou direito, mecânicos são atropelados, esquecem mangueiras conectadas, e por aí vai…
Será que a capota aguentaria ?
E se o carro pegar fogo? O piloto tem dificuldade de sair, pois os F1’s são apertados!

Marcos Milani
Marcos Milani
8 anos atrás

Não gostei do posicionamento do Giaffone ontem, durante a corrida. Da parte de quem pilotou inclusive na IRL e constrói carros de corrida, me pareceu retrógrado e pouco inteligente quando respondeu sobre a que questão dos conopies. Argumentar que não seria legal já que estamos falando de “open wheel” é tão inteligente quanto dizer que os carros deveriam ser como nos tempos de Fangio. Faz tanto sentido quanto ser contrário ao uso de cintos de segurança ou cockpits de carbono, por exemplo.

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

Circuito oval, correndo contra a lei física para não ser jogado no muro, essa categoria deveria ser a primeira a COBRIR O COCKPIT!
Bandeira amarela toda hora por choque no muro em corridas ovais.
Isso é espetáculo? Isso é tratar com irresponsabilidade a segurança dos pilotos.
Já deu. Cobre essa porra de cockpit pelo menos nos ovais!
Não gosto de F Indy.

ANTI-OVAL
ANTI-OVAL
8 anos atrás

Circuito oval, além de ser estúpido do ponto de vista esportivo e técnico, é uma máquina de matar. Um enorme atraso de vida bem ao gosto estragado que os norte-americanos tem para esportes.

Sem contar a chatice que é assistir a estas corridas imbecis onde só se anda reto e vira-se 1º de volante.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  ANTI-OVAL
8 anos atrás

Comentário preconceituoso, se for pensar assim, brasileiro sim tem gosto bom pra esporte, principalmente automobilismo onde a categoria que mais faz sucesso no pais são de caminhões, você não viu a corrida em Pocono ontem com 7 carros andando lado a lado, foi um chatice ver isso!!!!

Matheus
Matheus
Reply to  ANTI-OVAL
8 anos atrás

Tem toda razão! Aquela mola que acertou a cabeça do Massa no oval da Hungria e aquele trator do oval do Japão que o Bianchi atropelou demonstram que circuitos como esses deveriam ser banidos do automobilismo. O oval de San Marino matou dois pilotos no mesmo final de semana, mas estava no calendário do ano seguinte

Já estive em Indianápolis e Daytona. Corridas chatas, dinheiro jogado fora. É terrível você estar na arquibanca, em local demarcado, e ver três ou quatro pilotos abrindo a última volta a mais de 300 km/h e disputando a vitória. Nada se compara à corrida em Interlagos onde o 1º colocado larga, os demais “seguem o mestre”, alguém tenta ultrapassar nos boxes, todos torcem pela chuva e a corrida acaba do mesmo jeito que começou. E quando eu ia, os motores aspirados faziam um barulho desgraçado e não me deixavam dormir.

Fernando
Fernando
Reply to  ANTI-OVAL
8 anos atrás

Sabem do que se alimentam os haters? De respostas como as nossas. É só ignorar que o hater sossega e fica viajando na própria ignorância. Nem sabe que as outras categorias/circuitos matam mais pois vivem imersos na própria desinformação. E eu também respondo, mereço carregar a mala…

ANTI-OVAL
ANTI-OVAL
Reply to  ANTI-OVAL
8 anos atrás

Que eu saiba, o Massa não morreu (embora haja controvérsias). A única fatalidade na F1 desde 1994 foi graças a uma estupidez da organização do GP do Japão que deixou um trator na pista.

Analise o mesmo período veja quantos se esborracharam e morreram em Ovais. Só de cabeça, vai aí: Dan Wheldon, Paul Dana(?), Greg Moore, Justin Wilson… é só garimpar que sai muito mais.

Comparar a segurança de autódromo de F1 moderno com os circos romanos da Indy só pode ser piada.

Matheus
Matheus
Reply to  ANTI-OVAL
8 anos atrás

Apesar de eu ficar tentado a indicar aulas de interpretação de texto, vou seguir o conselho do Fernando: ficar quietinho. Aproveitarei e estudarei sobre fatalidade, pois acredito ter uma ideia diferente do sabichão.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
8 anos atrás

Fatalidade daquelas pouco prováveis de acontecer. Mas tipica de circuitos que não tem área de escape nem proteção de pneus. Esses paredões só trazem problemas. Não absorvem o impacto e ainda ricocheteiam os carros desgovernados de volta para a pista.

Paulo F.
Paulo F.
8 anos atrás

Acontece há décadas
Pior caso?
Tom Pryce, na minha opinião;
http://torcedores.com/noticias/2015/05/tom-pryce-atropelou-e-matou-fiscal-foi-atingido-por-extintor-na-cabeca-e-tambem-morreu
Canopy também não salva. Basta ver os números de colisão de pássaros e aeronaves que resultam em perdas humanas.

Vladimir
Vladimir
Reply to  Paulo F.
8 anos atrás

Paulo, a proteção de um avião comercial e a de um caça são completamente diferentes.

Acredito que se a F1 ou qualquer outra categoria resolver usar um canopy, vai adotar um modelo semelhante aos caças modernos, que é super resistente.

Espero que o Justin saia dessas e que seja o último a sofrer esse tipo de acidente estúpido.

Santiago
Santiago
Reply to  Vladimir
8 anos atrás

Prezado Vladimir, com todo respeito, mas canopy não é essa segurança que pensas. Tenho experiência propria em colisão com urubu em Anapolis na minha época. A probabilidade de ruptura/quebra numa colisão com um pássaro ou qualquer outro objeto é alta. Tem o caso até de piloto da FAB com problemas na visão após colisão. Segurança em aeronave militar nesse aspécto é é blindagem no cockpity e combate BVR. Não é porque o canopy é militar que vai salvar o pikoto

Vladimir
Vladimir
8 anos atrás

Flavio, abaixo posto um vídeo de um teste realizado pela FIA depois do acidente do Massa comprovando a eficácia do uso do canopy em uma colisão com um pneu a 225km/h.

https://www.youtube.com/watch?v=e87HIlOIYFA

A questão é se vale a pena mudar o conceito do esporte pra salvar mais vidas.

Eu acho que vale.

Luiz G
Luiz G
8 anos atrás

Notícia triste e horrível.
Só rezo para que o garoto saia dessa com saúde.

Deixo uma pergunta: Esses capacetes não são a prova de bala?? Como podem lesar um piloto por causa de uma peça?

Se o capacete não protege nada, deviam considerar uma capota…

fernando
fernando
8 anos atrás

Danilo Candido, no minimo acho que ajuda…talvez nao seja a perfeicao em material de seguranca mas sempre vai proteger um pouco mais…eu acho que agora sai essa cobertura na Indy….por falar nisso, e o Schumacher ? Que coisa mais estranha essa blindagem toda….abracos

Leo Engelmann
Leo Engelmann
8 anos atrás

É para repensar o uso de tantas aletas, apretechos e apêndices aerodinâmicos em carros de corrida!

Rafael Dias
Rafael Dias
8 anos atrás

Flavinho, você tem notado que os últimos acidentes graves que estão ocorrendo (em carros fórmula) tem a ver com a proteção da cabeça? Massa, Bianchi, Wilson…
Ta na hora de achar uma solução, certo?

Fernando
Fernando
8 anos atrás

É claro que tem que vir gente aqui dizer que os ovais são coisa de caipira, que é perigoso, etc, etc. Claro que é perigoso. Atravessar uma rua movimentada de SP é perigoso. Quando você compra um ingresso pra assistir um inocente jogo de baseball nos EUA vem escrito no ingresso que você está sujeito ao risco de levar uma bolada (que dói pra burro) ou que pedaços de bastão atinjam você. O que dirá de uma corrida?

A segurança nesses ovais melhorou bastante. Os caras da Indy ficaram loucos, oito carros lado a lado é a coisa mais legal do mundo pra quem está assistindo, mas pra eles ali deve ser um baita nervoso.

O acidente de Justin Wilson foi tão bizarro quanto a mola que atingiu Massa. Não dá pra culpar o circuito ou qualquer piloto, mesmo esses caras loucos da Indy. Mas se a Indy se enveredar pelo caminho de abandonar os ovais, as provas de 500 milhas, os superspeedways, eu serei um que perderei o interesse pela categoria, pois é isso que a diferencia da Fórmula 1, por exemplo.

ANTI-OVAL
ANTI-OVAL
Reply to  Fernando
8 anos atrás

A comparação entre o risco de levar uma bolada de baseball e morrer num circuito oval já demonstra o objetivo falacioso do comentário.

Deni Williams
Reply to  ANTI-OVAL
8 anos atrás

E seu nome demostra o objetivo de comentar só para tumultuar.

Fernando
Fernando
Reply to  ANTI-OVAL
8 anos atrás

Se o comentário é tão falacioso, por que não demonstra a “falácia” com argumentos embasados e fontes?

Deni Williams
Reply to  ANTI-OVAL
8 anos atrás

E o seu apelido demonstra o objetivo claro e inútil de tumultuar apenas.

Ewerton
Ewerton
Reply to  ANTI-OVAL
8 anos atrás

Se não quer correr pq tem medo de morrer é melhor ficar em casa. Todo esporte a motor é perigoso por natureza, se fosse assim não existiria motovelocidade, mais de 300 km/h sem proteção alguma pros pilotos.

João Daniel
João Daniel
Reply to  ANTI-OVAL
8 anos atrás

Ewerton: o teu comentário matou todas! Realmente e as competições de moto? Andam na velocidade de um fórmula um (perdem na freada) e a cara do piloto é o para-choques. E como estão legais as corridas de moto.

ANTI-OVAL
ANTI-OVAL
Reply to  ANTI-OVAL
8 anos atrás

A falácia está em comparar o perigo em atividades totalmente diferentes (baseball (!) – for the God sake) e com atividades que nem esportivas são (atravessar a rua – fala sério!)

Quem gosta de automobilismo não precisa ver 7 carros andando um do lado do outro (na iminência de se tocarem e causarem um acidente catastrófico – no fundo é isso que os açougueiros estão esperando), a graça do automobilismo está em desafiar um circuito e lutar por décimos de segundo, frear, acelerar, fazer curvas de alta, média, baixa, atropelar zebras, evitar outra, punta-taco, dar um lift e torcer pro carro curvar aquela curva de alta sem ter que tirar mais o pé, etc…, e não ficar dando 400 voltas em uma pista com 10 graus de banking onde cada acidente é uma perspectiva real de morte.

Isso é coisa de selvagem, bem próprio do gosto norte-americano. Assistir a esta porcaria não difere muito de ver a transmissão de bombardeios ao vivo na Guerra do Golfo, é o prazer da destruição pela destruição.

Acarloz
Acarloz
Reply to  Fernando
8 anos atrás

Concordo, e quem não quer correr riscos pode jogar xadrez.

Fernando
Fernando
Reply to  Fernando
8 anos atrás

Não perca seu tempo caríssimo xará, o povo aqui arrota bobagem com muita facilidade. Não sabem que a F1 mata mais que os ovais da Indy, desde 1950. Não sabem que Le Mans mata mais, que protótipos matam mais, enfim, relaxe e deixe os pouco informados destilar seu ódio oval-anti-americano à vontade, ou faça como eu, dê risadas.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
8 anos atrás

O melhor para o Justin, que fique bem.

Essas carenagens grandes propiciam esse tipo de coisa…

Rogerio
Rogerio
8 anos atrás

O risco faz parte do esporte. O que se deve fazer é tentar minimiza-lo.
O que aconteceu com Justin foi uma fatalidade. Torcendo para ele sobreviver.

JP
JP
8 anos atrás

É nisso daí que o Nelson Jr. quer correr?

Everson Abreu
Everson Abreu
Reply to  JP
8 anos atrás

Não quer, pelo menos no momento. Só testou.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  JP
8 anos atrás

Ele não quer correr na Indy. Não se ofereceu para isso.
Foi convidado para um teste. Foi lá e fez, e acabou, eu acho.
Não foi isso?

Carlos
Carlos
8 anos atrás

nossas orações e preces para que o piloto e sua família superem momento tão doloroso
quanto ao acidente, a mesma dinâmica dos que envolveram Josef Newgarden, Helio Castroneves e Ed Carpenter em Indianapolis esse ano e Charlie Kimball e Sage Karam na prova do último final de semana. No meio da curva o carro sai de traseira o piloto perde o controle.

Marcos Milani
Marcos Milani
Reply to  Carlos
8 anos atrás

Parece que faltaram “orações e preces” para que a peça não atingisse a cabeça de Justin Wilson…

ANTI-OVAL
ANTI-OVAL
Reply to  Marcos Milani
8 anos atrás

É engraçado como o povo realmente acredita em “orações” e “preces”, como se o todo-foderoso não pudesse ter desviado 10 cm a peça da cabeça do piloto.

É simplesmente ridículo como o ser humano não se livra de crendices estúpidas mesmo depois de 300.000 anos de evolução do Homo sapiens.

Fernando
Fernando
Reply to  Carlos
8 anos atrás

A mesma dinâmica de 99% dos acidentes em ovais. Força Justin.

Dú
8 anos atrás

O Dr. Gary Hartstein é foda com PH. Explicando tudo, como quando do Schumacher, Bianchi.
O Justin é gente boa, estava com a Suzane numa Indy aqui e ele a vendo, veio cumprimentar todo alegre, pois correram juntos e fizeram maior festa lembrando os tempos. Enfim..

Sapo
Sapo
8 anos atrás

Fetiche bacana esse de carros com cockpit aberto justo na cabeça do piloto…

marcelo silva
marcelo silva
8 anos atrás

Deu muito azar !! Triste !!!

Albert
Albert
8 anos atrás

Espero que não resulte em nada grave (embora a notícia das 22:05 falou que ele está em coma). Sou resistente com relação ao canopi, mas esse tipo de fatalidade faz pensar a respeito.

Pepeu
Pepeu
8 anos atrás

Divulgado há pouco pela Indy. Justin Wilson encontra-se em em coma, em estado considerado gravíssimo.
Vamos torcer para que não seja outra vítima e que isto sirva para que pensem seriamente em fechar os carros de fórmula porque já passou da hora.

Ricardo
Ricardo
8 anos atrás

Li que ele está em coma. Foi o bico do carro que atingiu sua cabeça. Força ao Wilson!

Luiz Monteiro
Luiz Monteiro
8 anos atrás

O boletim médico do hospital foi divulgado agora a pouco no site da IndyCar. Ele está em coma e sua condição é crítica. Triste, muito triste…

paulo z
paulo z
8 anos atrás

cade os anti canopi agora?

Dú
Reply to  paulo z
8 anos atrás

Aqui um.
Caso tenha dúvida, procure ler o que escreveu um piloto que corria, chamado John Surtees. Você acha no Google.

Müller
Müller
Reply to 
8 anos atrás

Só pra corrigir e não deixar o canopy fan sem entender, o nome correto é Henry Surtees.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
8 anos atrás

indy ???? Competiçao Ridicula… sem graça… monotonos Ovais caipiras…Escrotas carroças girando loucamente sem parar… …verdadeiro açougue de carne Humana..mesmo Detestando e nao assistindo esta categoria Bizarra….desejo melhoras ao Justim Wilsom…valeu.

hausensson
hausensson
Reply to  LUZ PRATA
8 anos atrás

Pronto! tava demorando…

A culpa não é da Indy, nem dois ovais, homem de deus!!!!

Qualquer um que anda de monosposto esta sujeito a ser acertado na cabeça! Só nao acontece igual na F1 por sorte…

Enquanto isso a NASCAR se aproveita….

Fernando
Fernando
Reply to  LUZ PRATA
8 anos atrás

Haters, como acabar com eles?

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  LUZ PRATA
8 anos atrás

Jules Bianchi morreu na glamourosa e espetacular fórmula um, onde tinha um trator na área de escape. Fórmula um onde só uma ou duas equipes brigam pela vitória. Sinceramente?Sou caipira, do interior, e prefiro mil vezes a Indy do que a pasteurizada F.

Matheus
Matheus
Reply to  Roberto Mota
8 anos atrás

Adorava a Indy, até conhecer a Nascar!!!

Paulo Emilio
Paulo Emilio
Reply to  LUZ PRATA
8 anos atrás

o7 pilotos lados a lado na reta disputando a liderança nas ultimas voltas , apos uma das ultimas relargadas ! A Indy é realmente uma porcaria.! Bom mesmo é a Formula 1 com um único piloto vencendo as chamadas corridas , que se decidem nos boxes e nas ordens dos engenheiros ! Mentalidade de quem na realidade não gosta e não conhece o espirito do automobilismo que é a velocidade , a disputa roda a roda pela liderança até a ultima volta e não apenas tecnologia ! Em tempo: Pena pelo Justin Wilson ! Em breve carros de Formula e Sports tipo Le Mans serão idênticos, todos carenados, poderão correr juntos !

Alex
Reply to  LUZ PRATA
8 anos atrás

Você prefere ver “corrida”, ops desfile de carro alegórico amigo, diga-se F-1?

Em termos de esporte e competitividade a Indy é a melhor categoria do planeta!

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Alex
8 anos atrás

Amigo, largue as drogas enquanto é tempo.
E a “manteiga de amendoim” também.

Amaral
Amaral
Reply to  LUZ PRATA
8 anos atrás

Se detesta, não comente. Fique só com as preces ao piloto acidentado.

Celso
Celso
Reply to  LUZ PRATA
8 anos atrás

Apesar de Luz no nome, suas ideias são obscuras, Seu idiota é o minimo a se falar da sua pessoa. Veja bem o que acontece e depois comente sem rancor e ódio no coração.

Acarloz
Acarloz
Reply to  LUZ PRATA
8 anos atrás

Legal é a Formula 1 atual, com motor AP turbo e se o piloto peidar no cockpit monitorado paga drive trough ……

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  LUZ PRATA
8 anos atrás

a essência do automobilismo puro ainda resiste nos EUA, embora a Indy seja chata em algumas provas, o que não foi o caso ontem em Pocono, 7 carros lado a lado, nunca tinha visto isto. Na Nascar, meu sonho é ver uma corrida nas arquibancadas de Talladega ou Bristol, já a F-1 consegue estragar corridas até em Spa….

Jorge Miguel
Jorge Miguel
8 anos atrás

Torcemos muito para que o Justin Wilson se saia bem, mas não dá mais para adiar o uso da proteção sobre o cockpit dos monopostos, visto que ultimamente vários acidentes graves foram por conta da exposição cabeça do piloto (Massa, Henry Surtees, Bianchi, Wheldon…)

Mustavo Gaia
Mustavo Gaia
Reply to  Jorge Miguel
8 anos atrás

talvez esteja esperando uma cabeça literalmente rolando na pista para implantar uma solução.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Mustavo Gaia
8 anos atrás

Tbm acho que só estão esperando isso.

Sanzio
Reply to  Mustavo Gaia
8 anos atrás

Quase aconteceu com o Alonso uns anos atrás, em Spa, quando o destrambelhado do Grosjean passou com o carro por cima do dele.

Luiz G
Luiz G
Reply to  Mustavo Gaia
8 anos atrás

Apoiado.

Pedro Assis
Pedro Assis
Reply to  Jorge Miguel
8 anos atrás

Verdade. A morte do Surtees foi uma das coisas mais estúpidas que vimos no automobilismo nos últimos tempos e o que aconteceu? Nada.

A do Bianchi nem dá para culpar só a falta de proteção (acho que ele teria morrido de qq maneira, com ou sem ela), mas, como já postaram, aguardemos uma cabeça rolando na pista para alguém se convencer…

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Pedro Assis
8 anos atrás

E já aconteceu de rolar cabeça de piloto na pista, e foi numa prova da Nascar…ou seja, canopi não salva. NEm teto salva. Quando faz parte do esporte e chega a hora do cara, nada salva.
https://www.youtube.com/watch?v=nMYGRzQZc7I

Luiz G
Luiz G
Reply to  Pedro Assis
8 anos atrás

E o François Cevert já foi degolado por um guard rail em 1973.

rubem gonzalez
rubem gonzalez
Reply to  Pedro Assis
8 anos atrás

O Cevert não foi degolado. O Cevert foi totalmente despedaçado. Apesar de morte ser morte o Cevert foi talvez o unico piloto da categoria que foi literalmente despedaçado.

O Helmult Konning em 1974 no mesmo Watkins Glen é que foi decapitado mesmo. Foi uma cena tétrica, o corpo dentro do cockipt e o capacete com a cabeça perto do aerofólio traseiro.

Em comum é que num espaço de um ano três pilotos da categoria forma mortos pelo mesmo vilão: O guard Rail inadequado para bólidos em estilo cunha, perfis ultra baixos e com um torque de saida de curva ainda não visto na categoria.

Morreram vitimas dos Guard rails Cevert, Revson e Konning

Cláudio Mourão
Cláudio Mourão
Reply to  Jorge Miguel
8 anos atrás

Da Matta, a espanhola que morreu…