KIMI FICA

kimirenova2016

SÃO PAULO (surpresa?) – Se havia um movimento esperado no mercado de pilotos que poderia significar um bom dominó, era a saída de Raikkonen da Ferrari. Não há mais. Kimi fica. Portanto, Bottas não vai. Portanto, nada muda na Williams. Portanto, nada vai acontecer de muito importante no primeiro escalão. Mercedes, Ferrari, Red Bull e Williams manterão suas duplas. Falta saber o que será da Lotus em 2016. O mais provável, é que a Renault compre o time. Na Haas, a estreante, serão duas vagas. Mas, obviamente, preenchidas por gente do segundo escalão.

O finlandês não faz um bom campeonato, quando se compara sua performance com a de Vettel. Depois que voltou à F-1, Raikkonen foi muito bem na Lotus, ganhando até corrida — uma em 2012, outra em 2013. No retorno a Maranello, que se deu graças a essa surpreendente boa forma pós-rali, tem um único pódio — segundo lugar no Bahrein neste ano. Em 2014, foi mal, assim com a equipe. Agora, tem sido ofuscado por Sebastian.

[bannergoogle] Mas ninguém duvida de sua capacidade. Eu ficaria com ele, sim. Acho melhor do que Bottas. Precisa de uma sequência de bons resultados para ligar a chavinha interna da motivação. Tão interna que ninguém sabe onde fica. É difícil tentar adivinhar o estado de espírito de Kimi apenas olhando para ele, ou trocando meia-dúzia de palavras com o piloto. Raikkonen vive num universo muito particular.

A Ferrari sabe que ele é bom, porém. A Raikkonen, afinal, os italianos devem seu último título, em 2007. É um campeão mundial. Não se descarta um campeão mundial.

Mas a gente torce para que ele melhore. Kimi, em forma, é fantástico. E muito mais divertido que todos os outros juntos. É o piloto de maior carisma do grid, em que pese seu jeitão esquisito.

Raikkonen falou sobre a renovação. Disse que quer terminar a carreira na Ferrari. Rara demonstração de amor.

Subscribe
Notify of
guest
40 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos José
Marcos José
6 anos atrás

O Kimi só ficou porque a Ferrari não quer pagar a multa para liberar o Bottas na Williams. A Scuderia achou melhor esperar o termino da multa do que o contratar agora pois teria que desembolsar um valor muito alto para o liberar. Veremos se ainda pra 2017 a Scuderia, terá o Bottas nos seus planos…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Marcos José
6 anos atrás

O Kimi ficou porque o Vettel não é bobo…

Anderson_SP
Anderson_SP
6 anos atrás

Acredito que tenha ficado por sugestão do Vettel e que se fosse trocado por Bottas, outro quebra pau igual na época do Webber na Red Bull poderia acontecer, o Vettel em nenhuma hipótese iria gostar do Bottas vir e começar a andar mais que ele, o mesmo já tava tomando uma coça do Riccardo antes de vir pra Ferrari e ali já demonstrava estar insatisfeito, a Ferrari não é besta de minar o ambiente e desagradar seu piloto estrela.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
6 anos atrás

Excelente notícia! Kimi faz falta à categoria, tanto dentro como fora das pistas. Além de ser “prata da casa”.

voulembrar
voulembrar
6 anos atrás

Ficou porque o povo quis… mas uma boa regra para F1 (impossível?), melhor do que mexer nos carros, seria limitar o contrato dos pilotos a 1 ou 2 anos por equipe. Assim todos os anos seria dada mais chance aos pilotos, dentro das possibilidades disponíveis. Já imaginou, um Vetel na Williams, um Hamilton na Lotos, e um Nash na Mercedes? Seria muito interessante.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  voulembrar
6 anos atrás

Bem lembrado!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
6 anos atrás

A Ferrari é assim , tradicionalista , é difícil mudar o time , vejam quanto tempo
Massa ficou lá , Shumi , Irvine . Outro ponto é ter primeiro e segundo piloto,
Vettel é 4 vezes compeão , e Kimi uma. Em época que não se testa o segundo
piloto é que faz esse trabalho , no caso este ano Kimi. Êle andou dando umas
erradas estranhas para seu nível , será que não é os testes. Duvidam que se tiver
2 carros iguais , êle não andaria pau a pau com Vettel. O dia que tem que testar algo novo que funciona bem, é o dia que andará na frente de Vettel.
A FERRARI É ASSIM E NÃO MUDARÁ NUNCA.

Carlos Tavares
6 anos atrás

Curti. Kimi é um elo com uma F1 de verdade. É bom que permaneça, além de ser um campeão.

Bottas tem tempo, talento, e na Ferrari eles já tem o Vettel. O Raikkonen “fecha” a equipe.

O lance ruim disso tudo é Nico Hulkenberg. Faz tempo que esse cara merece um carro decente.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
6 anos atrás

O Kimi ter ido para a Ferrari foi muito melhor para a equipe do que para ele. Se se considerar que ele é segundo piloto basta olhar as pontuações do último segundo piloto da equipe e verá que os resultados dele são muito melhores.

Quem realmente representou alguma melhora na equipe foi o corpo técnico e o Vettel e jamais o Arrivabene, que entende muito de vendas de cigarros. É um bobo que segue a cartilha da equipe de ter um piloto e um degrau (quanto a isso tudo bem) ao qual não guardam nenhum respeito.

Quem fala que o Kimi só funciona sob pressão é porque o viu correndo apenas na Lotus, único lugar em que teve um contrato por produtividade.

Correndo sob um contrato por tempo determinado, e não por produtividade, o Kimi foi vice campeão duas vezes pela McLaren que quebrava igual mandioca, ficando atrás do Schumacher e sua Ferrari voadora, mandando para o espaço Fernando Alonso, Montoya. Fez ainda outras boas temporadas e foi campeão pela Ferrari derrubando Alonso e Hamilton que tinham o melhor carro.

Tendo em vista que ele correu bem e conquistou títulos importantes sob contratos por tempo determinado e também sob contratos por produtividade, a conclusão é que a abordagem correta para entender sua má performance passa longe dessa abordagem rasa feita sob o prisma contratual.

A questão é que as vezes é preciso analisar a questão à luz de algum dado objetivo – e esses estão à disposição de qualquer um – que nos tire da cegueira da paixão ou ódio (nem tanto), sob pena de se fazer papel de bobo embarcando em teorias furadas.

Não sendo um expert em F1 eu arrisco a dizer que o problema da Ferrari é fazer um bom carro, coisa que não consegue desde 2008.

Abs.

preto
preto
Reply to  Anselmo Coyote
6 anos atrás

Sem falar,que esse ano,na Australia abandonou por problemas numa roda e no ultimo gp o carro tbem quebrou.

Brabham-5
Brabham-5
6 anos atrás

Azar dos mecânicos e engenheiros da Ferrari, os insultos sem noção continuarão.
Raikkonen não é o mesmo de antes…faz tempo. Desempenho pífio na maioria das corridas e treinos neste ano.
Aí o povo acha que o Alonso é que “já passou”.

Acarloz
Acarloz
6 anos atrás

Eu acho que o Kimi não se entende muito com essas catraias V6 + Pilhas alcalinas, guiadas 50% por ele e 50% dos boxes. Dêem a ele um carro que não seja cibernético e ele volta a mostrar o que sabe.

Carlos Tavares
Reply to  Acarloz
6 anos atrás

Pode até ser.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Carlos Tavares
6 anos atrás

Um carro que não seja cibernético? O meu corsinha, quem sabe…

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
6 anos atrás

Gostei do anúncio, também não acho que Bottas seja melhor que o Kimi!!!!!

Paul D
Paul D
6 anos atrás

O Kimi Ruinkonen é medíocre.
Provavelmente o que mais pesou foi o fato do Vettel querer ao seu lado um piloto que pode ser facilmente batido. Vimos isso com Schumacher e Barrichello, Schumacher e Massa, Alonso e Massa.
Quando ele voltou para a F1 e estava bem na Lotus, acredito que o que mais ajudava era um carro realmente muito bom. Uma outra prova disso é que vemos o companheiro dele na época, Grosjean, indo pior que o Maldonado, que é ruim de doer e chegou a fazer boas provas pela Lotus.

Reube Reis
Reube Reis
Reply to  Paul D
6 anos atrás

Kimi é um grande piloto um vencedor campeão do mundo, não aceito dizerem que um campeão mundial é medíocre, D. Hill, J. Villenueve, Allan Jones, K. Rosberg não são medíocres, são campeões.

Grosjean está surrando o Maldonado só olhar as posições de largada e a tabela de classificação

Lucas
Lucas
Reply to  Reube Reis
6 anos atrás

É verdade, não acho que haja um campeão mundial medíocre, porém há diferenças entre os campeões. Räikkönen não está, por exemplo, no mesmo nível de seu compatriota bicampeão, Häkkinen. É um bom piloto, acho que ainda tem fôlego para vencer na F1.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paul D
6 anos atrás

As fãs do “Iceman” vão te comer com batatas, xará.

Jonathas Lima do Nascimento
Jonathas Lima do Nascimento
6 anos atrás

Ótima nova! Mais um ano de Kimi na F1… Se tiver mais motivação e, um pouco mais de sorte ainda vencerá uma corridinha pela Ferrari, seria uma bela despedida.

Marcos Milani
Marcos Milani
6 anos atrás

Depois de intensa campanha de Vettel pela candidatura, Kimi foi eleito.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Marcos Milani
6 anos atrás

Um cabo eleitoral de peso…

Gus
Gus
6 anos atrás

Kimi já era! Mas colocar Bottas poderia abalar Vettel que já foi engolido ano passado pelo outro companheiro, e Vettel têm potencial para liderar a Ferrari na retomada das vitórias…deixem Bottas amadurecer mais um ano e Vettel mostrar a que veio, a renovação de Kimi deve ter sido bem barata.

Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

Estavam confirmando a contratação do Bottas, mas no final das contas acabou ficando o Velho Kimi que não vai incomodar ninguém na Ferrari com sua Bengala.

YEROSHA
YEROSHA
6 anos atrás

É, o tempo na Ferrari ta feio, se fosse em outra situação teriam feito outro tipo de acordo com Kimi ,a equipe com o pé e Raikkonen com a derrière.Sou fã do finlandês
mas acho que ele tb está no tempo errado.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 anos atrás

Pobre Hulkenberg…

Sanzio
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Entrei pra escrever exatamente isso!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Sanzio
6 anos atrás

Eu não entrei pra escrever isso, mas já que está escrito, vamos deixar como está.

Marcio
Marcio
6 anos atrás

Eu particularmente nunca acreditei na possibilidade de Bottas na Ferrari por três razões muito simples : 1) A Ferrari quer fazer de Vettel um novo Schumacher : É alemão, entra na Ferrari com a mesma idade (27) , foi campeão muito novo como Schumi , caiu nas graças da equipe como Schumi e de quebra entra na equipe com o dobro de vitorias e títulos (39×19 , 4×2 ).E a Ferrari demorou 5 anos para dar um titulo a Schumacher portanto ainda dá muito tempo. Na época da renovação do contrato de Massa Montezemolo declarou “não quero dois galos no mesmo galinheiro”. Um Bottas novo ,com gana de vitorias não faria papel de escudeiro como Rubinho com Schumi e Massa com Alonso. Kimi se presta mais a isso : 35 anos, quer se aposentar na Ferrari , fim de carreira , não vai querer correr riscos , está sendo batido amplamente por Vettel etc. e etc. .Arrivabene vai na mesma linha ao falar do bom entendimento entre os pilotos e de ESTABILIDADE .Um Sapattos portanto seria na verdade uma pedra no sapato para este tipo de pretensão.
2) A ultima coisa que Vettel quer nesta vida´é um NOVO Ricciardo para bate-lo , Certamente deve ter poder de veto e influência nas contratações (assim como Alonso tinha),e ultimamente vinha se desmanchando em elogios a Kimi (manobra defensiva).
3)Multa rescisória elevada de Bottas. Agora o Empresário dele vem falando que Kimi já era o favorito da Ferrari e etc .A meu ver a Ferrari deixou isso tudo rolar para negociar com Kimi um contrato em condiçôes financeiras vantajosas colocando Kimi sob pressão também por melhores resultados.É a repetição da história de renovação com Massa.

Acarloz
Acarloz
Reply to  Marcio
6 anos atrás

Concordo 200%

Eric Bernardes
Reply to  Marcio
6 anos atrás

Bottas está tendo dificuldades pra bater o massa, como poderia bater o Vettel. O Vettel engole o Bottas.

Rafael Bilibio
Rafael Bilibio
6 anos atrás

Gomes, eu não duvido que tenha dedo de Bernie nesse negócio. Eu creio que Kimi fica muito mais pelo carisma, do que pelo potencial (embora, sim, é um baita piloto!).

Mas seria muito muito muito prejudicial para a F1, (nem tanto para a Ferrari) perder um piloto com tantos fãs e com esse nível de carisma. A F1 já está chata, e nesse universo, Kimi ao menos, atrai atenção.

É minha tese.

Douglas
Douglas
Reply to  Rafael Bilibio
6 anos atrás

Acho possível.
Aquela pesquisa da GPDA em que ele ganhou como o piloto mais popular pode ter pesado.

Daniela
Daniela
6 anos atrás

Não estou surpresa. Não acho o Bottas isso tudo e em 2017 pilotos melhores estarão disponíveis. Acho que a Ferrari fez bem.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
6 anos atrás

O que eu penso é que o Bottas nunca esteve nos planos da Ferrari. A ferrari vai buscar gente na Sauber, Toro Rosso ou Manor, grande chance para o Felipe II em 2017. Depois daquela pilotada na chuva então, as chances do Bottas literalmente foram de água abaixo. O Wolf deve estar esperando o contrato do Rosberg acabar para colocar ele na Mercedes e é Mr. Wolf quem tem o contrato do Finlandês.
Bottas na Ferrari só na cabeça dele e de alguns jornalistas.
Vejo grandes chances para Nars, Sains ou até Verstapem pilotando por Maranello em 2017, Vai depender do que um desses guris fizer com o carro que tem em 2016.

Fabio0800
Fabio0800
Reply to  Alfredo Aguiar
6 anos atrás

Acompanho a F1 pela Sky italiana ou pela RTL alemã. O Nars está no mesmo nível do Ericsson, segundo os comentários dessas transmissões. Ou seja, um piloto mediano pagante.

AS
AS
6 anos atrás

… a F1 precisa ficar mais barata, mais simples. Nao tenho dúvida que foram fazer as contas e acabaram ficando com ele… afinal é um campeao mundial.

Alexandre Neves
Alexandre Neves
6 anos atrás

Discordo. Sou fã do Kimi, mas trocava pelo Sapattos. Concordo que ele esteja em um universo particular, sabe-se lá onde, mas infelizmente acho que não volta mais. Massa e Button também já eram. Dos mais seniors acho que só o Alonso ainda tem lenha para queimar, mas não tem carro, sabe-se lá se terá.

Boca
Boca
Reply to  Alexandre Neves
6 anos atrás

Concordo com a sua discordância.

Massa, Button, Kimi e, maybe, Alonso, já eram. Faz tempo…

edson
edson
6 anos atrás

Grande noticia, Kimi corre mais um ano, e depois quem sabe se aposente…. Vejam esse vídeo nos tempos de McLaren… simplemente fantástico sua tocada!!!!
https://youtu.be/Z0957XokSpg
Valeu!!!