MENU

Tuesday, 18 de August de 2015 - 19:23Kombi & cia.

KOMBI DO DIA

emcordoba

SÃO PAULO (mistérios da vida…) – Vejam a mensagem que o Jason Vôngoli mandou:

Olha só esse flagrante feito pelo meu irmão argentino Diego Speratti, o maior dos sociólogos automotivos: uma Kombi última série rodando com placas alemãs em… Córdoba! Repare que a numeração da placa traz uma referência ao motor EA-111 — terá sido intencional? E de onde é o prefixo SIM? Quem serão os donos da Kombi? O que os move? Será que essa Última Série foi exportada para a Alemanha e voltou à América do Sul para um passeio? O que está escrito nos papéis colados no para-brisa e no vidro traseiro?

Quem tiver respostas…

19 comentários

  1. Marcelo says:

    Provavelmente este e aquela kombi nacional de um brasileiro que esta emprestada ao museu da volkswagen,Stiftung AutoMuseum

  2. Sérgio Guerra says:

    Na final da copa te mandei umas fotos de uma Kombi com uns alemães que disseram que iriam levar para a Alemanha. Quem sabe se não é ela?

  3. Jason Vôngoli says:

    Sobre as exportações das Kombis Last Edition:
    Para a Alemanha foram 30 unidades (sem contar as quatro que foram para os museus da VW);
    Para a Inglaterra foram 100;
    Para o México foram 50.
    Uma curiosidade: tanto a Last Edition nº 1/1200 quanto a derradeira nº 1200/1200 estão com a VW na Alemanha,

  4. Ed says:

    Um modelo recente com placa alemã na America do Sul… será que essa placa não é fake?

  5. SIM é o prefixo de placa alema para a regiao de Rhein-Hunsrück, mais precisamente da cidade de Simmern, daí o SIM; no estado de Rheinland-Pfalz, vulgo Renânia-Palatinado. É uma regiao montanhosa que faz bons vinhos brancos.

    Fonte: https://de.wikipedia.org/wiki/Liste_der_Kfz-Kennzeichen_in_Deutschland

    O que essa Kombi faz em Córdoba?! Foram entregar duas caixas de Riesling Reserva de presente a alguma vinícola argentina. Os papéis colados no vidro dizem “Riesling für Argentina” nos dois idiomas, alemao e castelhano. O que os move?! Gasolina aditivada.

  6. Hugo says:

    Flávio,

    Pequena contribuição para solucionar o mistério da Kombi:

    http://www.autokennzeichen.info/index.htm?lpc=SIM&reg=&subm=1

    Nesse site dá para conferir a cidade de origem de todas as placas da Alemanha. Ou seja: Essa Kombi é de Simmern, Rheinland-Pfalz – um pequeno ´dorf´ ou vilarejo no sudoeste da Alemanha, perto de Koblenz.
    EA111 sem dúvidas foi proposital, já que por aqui é tradição colocar algo especial – em geral iniciais de nome, ano de nascimento – nas placas.

    Um dia desses vi uma perua Wartburg em Berlin, logo lembrei da sua coleção.

    Abraços,
    Hugo

  7. Daniel Quirino Oliveira says:

    SIM é um prefixo da região de “Simmern & Rhein-Hunsrück-Kreis, Rhineland Palatinate”, como se pode verificar em https://www.customeuropeanplates.com/german-license-plate-codes#s

  8. Fabio Amparo says:

    Seria espetacular se realmente ela tivesse ido à Alemanha e voltado para a América do Sul.

    Mas acho que a hipótese maior é que o dono tenha apenas colocado placas alemãs para ‘tirar onda’, como dizem os cariocas.

    Abraços

  9. Rodrigo says:

    Eu sei de pelo menos uma que foi para a Alemanha com certeza:

    Minha irmã foi funcionária da VW na Anchieta por 25, até ser demitida no ano passado. O chefe dele, um alemão chamado Uwe, cismou de querer uma dessas Kombi last edition para mandar de volta para a casa dele, foi um pesadelo logístico pra fazer o trâmite de envio…

  10. Maior mico da história da VW BRasil.
    Têm varias usadas a venda!

  11. Clovis says:

    O prefixo SIM é do distrito de Rhein-Hunsrück, capital Simmern/Hunsrück.
    O E 111 pode ser sim referencia ao EA 111.

  12. Tiago Oliveira says:

    SIM é da regiao de Hunsrück, em Rheinland-Pfalz (Renania Palatinado, urgh) e é um encurtamento da cidade de Simmern.
    O mais interessante dessa regiao é que daí saíram a maioria dos Krauts que foram pro Brasil e habitaram a regiao sul no século XIX após o “ano sem verao”, a cidade com mais Hunsrückes é Santa Cruz do Sul, no RS. O dialeto deles (Hunsrückisch) hoje é mais vivo no interior rio grandense do que na própria Alemanha.

  13. Nardo says:

    SIM – Rhein-Hunsrück-Kreis. Nao e bem uma cidade. E uma area delimitada que reune varias cidades e vilas pequenas.

    https://www.google.de/maps/place/Rhein-Hunsr%C3%BCck-Kreis/@50.0471305,7.5532365,10z/data=!4m2!3m1!1s0x47be126fb5aa7843:0x77403e914e3338b1?hl=en

  14. Guilherme says:

    Na Alemanha voce pode escolher a placa do seu carro. Apenas a primeira ( ou primeiras ) letras sao obrigatorias, pertencem a regiao onde voce mora. No caso da placa em questao o “SIM” eh da regiao onde o carro esta matriculado, os outros caracteres sao escolhidos pelo dono do carro, respeitando o tamanho da placa, logico… Claro que cada pais tem sua identificacao tambem, como “D” para a Alemanha, “F” para a Franca, etc.

  15. Guilherme says:

    Na Alemanha voce pode escolher a placa do seu carro. Apenas a primeira ( ou primeiras ) letras sao obrigatorias, pertencem a regiao onde voce mora. No caso da placa em questao o “SIM” eh da regiao onde o carro esta matriculado, os outros caracteres sao escolhidos pelo dono do carro, respeitando o tamanho da placa, logico…

  16. Robertom says:

    Tem dezenas a venda, Zero Km, usadas…
    Em qualquer site, é só clicar.
    Virou ponta de estoque, devido ao precinho amigo inicial…

  17. Mario Mesquita says:

    Ainda terei uma Kombi…

  18. Nelson says:

    Sem alguém ainda estiver interessado em comprar umas dessas últimas, em Americana (onde moro) tem 2 zero quilometro, Uma na concessionária e outra em uma revenda próxima.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *