LIGIER, 85

SÃO PAULOMorreu Guy Ligier, fiquei sabendo agora. Dono da equipe que levou seu nome por 20 anos, de 1976 a 1996, o francês foi, também, um dos grandes responsáveis pela construção de Magny-Cours — para onde levou a fábrica do time e o GP da França, em 1991. Era amigo de François Miterrand, que tinha forte base política na região, o Departamento de Nièvre. Ligier tinha 85 anos.

O time azul foi um dos grandes da F-1 no final dos anos 70. Mas entrou em decadência na década seguinte e acabou sendo vendido a Alain Prost em 1997. O canto do cisne foi a vitória de Olivier Panis em Mônaco no ano anterior. Fiquemos com ela para homenagear Guy Ligier, figura marcante de uma época que não sei se volta mais agora que vemos tantos CEOs cuidando das coisas nas pistas.

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rogerio
rogerio
8 anos atrás

Tive o prazer de acompanhar o inicio da Ligier na F1.
Estava no autodromo de Interlagos em 76, ano de estreia do “bule” com aquele motorzão Matra 12 cilindros que literalmente assoviava. Um carro ao mesmo tempo estranho e bonito.
Homens como Ligier, Chapman, Jordan, Tyrrel e outros fazem muita falta na F1 atual. Um alento parece ser o Arrivabene, que não tem muitas papas na lingua….

Carlos Roberto da Silva Junior
8 anos atrás

A Equipe Ligier foi a Terceira melhor Equipe Francesa na F-1, e apesar de não ter conquistado nenhum Título, fez História na categoria. Essa Vitória Bizarra do Panis em Mõnaco 1996 foi a última da Ligier e também a última de um Francês na F-1. Vai com Deus, Guy!

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Lembro dessa corrida! Foi demais a vitória do Panis!!! E eu torcendo pro Villeneuve, depois pro Alesi… e aí aparece o Panis!

Carlos Henrique
Carlos Henrique
8 anos atrás

Se parar pra pensar, os anos 90 tiveram essa corrida com um vencedor muito surpreendente, nos anos 2000 tivemos o GP de Monza vencido pelo Vettel na Toro Rosso… e na década atual, será que veremos algo parecido?

Ricciardo Daniel
Ricciardo Daniel
8 anos atrás

Rest in peace, Monsieur Ligier.

Paulo F.
Paulo F.
8 anos atrás

Rip Guy
Um verdadeiro leão. Seus sport protótipos eram lindos (pena que não tinha $$$ para coloca-los no topo do pódio). A F1 reservou melhor sorte para o team manager francês. Grande esportista, foi jogador da seleção francesa de rugby. Uma perda.

Antonio Ribeiro
Antonio Ribeiro
8 anos atrás

E a FOM já tirou o vídeo do Youtube. Eh laia…

Paulo Emilio
Paulo Emilio
8 anos atrás

Definitivamente todos o grandes estão ou já foram embora ! Lembranças do Guy Ligier vão desde a sua participação o filme ” Grand Prix ” aos seus belos modelos Silhoutte em Le Mans e no Mundial de Marcas em 1974 e anos seguintes e finalmente suas grandes vitorias arrasadoras no inicio da temporada de 1979 na Formula 1 ! Sem falar no primeiro modelo de Formula 1 de 1976 com sua gigantesca tomada de ar ! Boas e belas lembranças de um apaixonado, bom piloto e grande chefe de equipe que se foi ! R.I.P.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
8 anos atrás

No meu imaginário da F1 a Ligier tinha um carisma especial, tinha sempre carros bonitos…

Ricardo Divila
Ricardo Divila
8 anos atrás

Grande personagem e amigo, racer 110%, um gentleman que sempre ficou ligado ao automobilismo. A Franca perdeu mais um dos seus mitos. R.I.P Papi.

Sanzio
8 anos atrás

Flavio, esse video era uma das sugestões do Youtube para o video que você postou. Se chama Rivals e mostra algumas das maiores rivalidades da F1, de Hunt/Lauda aos dias de hoje. Vale a pena conferir!
https://youtu.be/GWkpeBRvTR4

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
8 anos atrás

Guy sempre foi um apaixonado por corridas e fiel amigo de seus amigos; seus carros sempre usaram a sigla “JS” antes do número do modelo, numa homenagem a Jo Schlesser, seu amigo e piloto que corria junto com ele nas competições nacionais francesas e morreu a bordo do F1 experimental com motor refrigerado a ar da Honda no GP da França de 1968. Ao levar a equipe para Magny Cours além das vantagens financeiras atraiu outras empresas do setor para lá, como colaboração para a região. Era do tempo em que se corria ou dirigia as equipes por amor, não como uma atividade empresarial a mais. Sempre uma perda para os apreciadores do automobilismo de verdade.