MENU

segunda-feira, 10 de agosto de 2015 - 10:51Nas asas

NAS ASAS

SÃO PAULO (sonho azul) – Por favor, quem me mandou a história se identifique! Guardei o link para ler depois, mas não o nome. Vejam que história fenomenal. Em 1939, Ettore Bugatti resolveu projetar um avião. O 100P, porém, nunca voou. Veio a Guerra, essas coisas ficaram para depois. O único protótipo construído ficou quase meio século apodrecendo em algum canto, até que alguma boa alma o resgatou e restaurou — sem condições de voo, porém; ele está hoje no EAA AirVenture Museum in Oshkosh, Wisconsin, EUA.

Mas em 2013, um ex-piloto da USAF, Scott Wilson, resolveu construir um 100P a partir do projeto de Bugatti. O nome de sua iniciativa, em parte ajudada por crowdfunding, é “Blue Dream”. Qualquer um pode ajudar, e farei isso. Alguns dias atrás, ele fez seu primeiro teste de solo. O vídeo pode ser visto aqui. Em algumas semanas, pode ser que o primeiro teste de voo seja realizado. Vamos acompanhar, porque esse é o tipo de coisa que ainda alimenta minha fé na humanidade.

firstiflihhettore

9 comentários

  1. Cláudio F1 disse:

    Muito bonito, o avião!

  2. E caso alguém queira, existe em miniatura, feita em resina com muito capricho pela Spark:

    http://speedbirds.free.fr/Board/07-11-10Sparkbugatti.jpg

  3. pedro afonso scucuglia disse:

    APM, desculpe. Não é nem um pouco parecido com o Bell X-1 pilotado pelo Chuck Yeager. Começa pela propulsão (hélices contrarotativas x jato puro), passa pelos propósitos diferentes – recorde de velocidade x quebra da barreira do som – decolagem e pousos (saindo do chão x lançado por bombardeiro) e por ai vai, Vi os dois. O Bell, no Smithsonian, em Washington. O Bugatti, em Oshkosh. Mas são lindos, os dois.

  4. Carlos Cwb disse:

    Era pra ser um avião revolucionário. Característica: 2 motores Bugatti 50 P alocados ATRÁS do cockpit, impulsionando duas hélices contra rotativas. Um desenho bem interessante.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Bugatti_Model_100

    http://bugatti100p.com/bugatti-100p.html

  5. Apm disse:

    Caracas. …. muito parecido com o Bell X 1 que quebrou a barreira do som quase dez anos depois….

  6. João Correia disse:

    Fui eu, João Correia, um português em Portugal :)

  7. Carlo Eduardo Nogueira disse:

    Existe uma máxima em projetos e na aerodinâmica de aviões: O que é bonito em geral voa bem!
    Essa Ave Bugatti como todos os outros é linda! Emprestando a afirmativa do design dos pássaros reais e suas várias características, velocidade pura, razão de planeio, capacidade de G em curvas apertadas, velocidade de mergulho e se é ave de rapina ou apenas ave.

  8. Rodolfo disse:

    Lindo demais este avião !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>