ONE QUESTION

Em 2011, a FIA fez este teste com dois tipos de proteção para a cabeça de pilotos de monopostos (o Vladimir mandou o vídeo). O que acham? É o caso?

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Guto Silva
Guto Silva
8 anos atrás

François Cervet (1973), Helmut Koining (1974), Tom Pryce (1977), Senna (1994), Marcos Campos (F3000 – 1995), Gonzalo Rodrigues (Indy – 1999), Massa (2009), Henry Surtees (F2 2010), Bianchi (2014), Wilson (2015), Alonso (2015)… É. Acho que já passou da hora de tomar uma providência.

Mauricio
Mauricio
8 anos atrás

Totalmente favorável.
Mil vezes cockpit fechado do que mutilar autódromos históricos como fizeram em Ímola e Hockenheim. Daqui a pouco botam uma chicane antes da Eau Rouge.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
8 anos atrás

Acho que a solução não é bem essa e sim os responsáveis pararem de inventar tanta merda que tornam os carros horrorosos e sem segurança, tipo aqueles paralamas nas rodas traseiras da Indy e nas dianteiras dos formula E que coisa mais feia e quando tem uma porrada é peça que voa para todos os lados e ai está o perigo maior.

Mario Gomez
Mario Gomez
8 anos atrás

Outro piloto que não citaram foi o Christiano da Mata quando corria na F-Indy . Sua carreira de piloto acabou quando um veado ( animal ) surgiu no meio da pista e acabou acarretando num grande acidente que deixou sequelas neurológicas na cabeça do piloto .

Fernando
Fernando
Reply to  Mario Gomez
8 anos atrás

E tem mais isso. Johansson também atropelou um veado, acho que na Áustria, não se machucou. Animais (e fiscais) na pista no Canadá, a raposa em Pocono, já teve um cão perdido em Indianápolis, o Emerson já foi atingido por um pássaro, o Christian atropelou um seagull em Toronto, Helmut Marko ficou cego por causa de uma pedra, sem falar dos “quase atingidos” por pneus, destroços e outras coisas, dezenas. Difícil resolver a coisa na prática, mas são muitos casos, sou a favor sim.

José Antonio
José Antonio
8 anos atrás

Ta demorando pra tomarem uma providencia.
Lembro que na década de 70 o Emerson já pedia por uma proteção pra cabeça do piloto.
O Alonso quase ficou sem a dele este ano.

Diego - Floripa/SC
Diego - Floripa/SC
8 anos atrás

É um assunto complicado, e pelo jeito requer muitos estudos, não é só colocar uma capa e acabaram os problemas. Imaginem se dá um azar (como um bico batendo bem na cabeça de um piloto, coisa rara…) e um piloto morre queimado dentro de uma bolha dessas? Tão raro quanto um bico voar exatamente na cabeça de um piloto.

E imagino o que pensam os pilotos de MotoGP e WRC sobre isso…

Muita hora nessa calma minha gente!

José Brabham
José Brabham
8 anos atrás

Já passou do tempo. Nós, torcedores, temos que fazer pressão para que uma solução seja logo implantada. Senna, Massa, Bianchi, Wilson… quantos mais se acidentarão antes de adotarmos o cockpit fechado???

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

FG, seria uma boa entrevistar o Emerson Fittipaldi (sempre preocupado com a segurança dos pilotos) e saber a opinião de ex-campeões de F1 (Mansell, Prost, Piquet, Hakkinen, Lauda, Stewart…) a respeito dessa cobertura de cockpit.

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

O futuro é inevitável.
Uma hora terão de cobrir os cockpits mesmo. Segurança em primeiro lugar.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Brabham-5
8 anos atrás

É limitar a velocidade máxima do F1 à 50 k,m/h , com direito à multa por pardal!
Poupe-me, passou de 200 km/h tudo que pesa mais que um pão de queijo tem energia suficiente para matar o sujeito.
Pergunta para o Helmuth Marko sobre a pedra que o cegou de um olho em Nuburring., se fosse um pouco maior ele estaria organizando a equipe de F1 de São Pedro….

marco lima
marco lima
Reply to  Paulo F.
8 anos atrás

Só que não foi e Nurburgring, mas em Clermont-Ferrand, na frança…

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
8 anos atrás

Eu sou a favor.

Iz kariotz
Iz kariotz
8 anos atrás

Ok… mas os carros vão ter q ter limpador de “parabrisas” tb.
Gostei da idéia de uma estrutura em V q alguém sugeriu. Melhor investir no aperfeicoamento dos capacetes,
Outro assunto: a F-1 devia era limitar o nº de botoes (e com duas funções apenas on/off) nos volantes/cockipit dos carros e liberar a comunicação via rádio (ou proibir de vez).

Mentecapto
Mentecapto
Reply to  Iz kariotz
8 anos atrás

Até as câmeras on board tem sistema auto limpante, imagino que uma solução eficaz para não comprometer a visibilidade seja extremamente simples para a tecnologia que a F1 opera.

Sou totalmente a favor e acredito que os carros ficarão até bonitos. Imagine quando começarem a explorar as bolhas “aerodinamicamente” então?

Canopy Já!!!!

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Iz kariotz
8 anos atrás

“Investir nos capacetes”? E “investir no pescoço” do coitado do piloto né?
Afe!
Não seria mais fácil cobrir o cockpit, “investir” numa cera aplicada antes da corrida que não deixe a água ou qualquer sujeira fixe no “vidro” da cobertura e atrapalhe a visão do piloto, que mesmo com o cockpit coberto, continue com o uso do capacete?
Ou será que os jatos não podem voar quando chove (ah! tem radar!) ou precisam de limpador párabrisa???
Hehehehe

Guto Silva
Guto Silva
Reply to  Seinfeld
8 anos atrás

É só colocar a mascara do Homem de Ferro e ta tudo certo :P

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Iz kariotz
8 anos atrás

Igual ao da viseira?

Leandro Batista
Leandro Batista
8 anos atrás

Imagino que se o carro pegar fogo e o piloto tiver de sair depressa, o tal canopy se tornara mais um obstaculo. Infelizmente quem se aventura no automobilismo correra riscos….

Thiago
Thiago
Reply to  Leandro Batista
8 anos atrás

Esse projeto já preve um sistema de ejeção da cabine.

Mr None
Mr None
Reply to  Thiago
8 anos atrás

e com o carro capotado ?

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Leandro Batista
8 anos atrás

Essa sempre foi a desculpa técnica para não cobrir. E há outra que diz que cockpit fechado é carro de turismo ou não é fórmula. Tudo bobagem. O carro continuará sendo um monoposto com rodas descobertas. Sistema de ejeção interna pelo piloto e externa para quem chega para socorrer e pronto.
Abs.

Lucas Martin
Lucas Martin
8 anos atrás

Acredito que um pneu não teria acertado a cabeça dele com tamanha violência, os cockpits são bastante protegidos já, mal se vê o capacete lá centro. Talvez o bico do carro não pudesse se desprender sem estilhaçar, isso sim salvaria a vida dele.
Com relação ao caso do Massa, difícil entender como aquela mola pôde se soltar… até hoje não compreendo isso!
Enfim, se for pra morrer batendo a cabeça, que seja como ele e não como o Schummi :( !

Saulo oliveira
Saulo oliveira
8 anos atrás

Acho inadimissível que ainda nao tenha sido implantado, certeza que a FIA sabe qual é a proteção mais eficiente, em menos de um ano, talvés as vidas de dois pilotos tivessem sido poupadas, Jules Bianchi e Wilson hoje!

Alan Roberto
Alan Roberto
8 anos atrás

Respeito a opinião de todos. .. e minha opinião não é irresponsável
.
Mas a partir que um nego se propõe a andar num carro a 350km/h… ele tem que saber e assumir tais riscos
.
– obrigar a colocar uma capsula no carro descaracteriza o esporte. …
Seria semelhante a proibir saltos de paraquedas a uma altura maior que 10.. (vai que o paraquedas não abre)
.
– e outra. . É fato. .. a F1 é um dos esportes mais seguros que existe. … de 20 anos pra cá. . Morreram bem mais atletas praticando futebol, surfe ciclismo entre outros esportes do que em um carro de F1…
.e olha que a fatalidade com Bianchi foi mais uma série de erros de irresponsabilidade do que pelo esporte em sim…
.
.

Thiago
Thiago
Reply to  Alan Roberto
8 anos atrás

Descaracteriza o esporte? Em que sentido? Os carros da F1 começaram como “baratinhas” com um piloto totalmente exposto e são o que são hoje. Os carros de Le Mans também se desenvolveram e a categoria mais rápida tem cockpit coberto.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Thiago
8 anos atrás

Os primeiros F1 eram um tanque de gasolina motorizado com quatro rodas e um louco em cima. Mas é aquela história: pimenta nos olhos do outro…
Abs.

Rodrigo
Rodrigo
8 anos atrás

Que bom que a FIA já anda fazendo testes sérios e não apenas estudos de design. É importante ver os ganhos e perdas de segurança com essa opção. Muita gente reclama da descaracterização do carro e da estética, mas isso deve ficar abaixo da segurança. Um ponto importante é o custo. Não sei o quão mais caro seria essa cobertura. Sabendo que se for adotado escala de produção custos automaticamente caem. De toda forma, acho que mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer com todos os veículos formula, visto o que vem ocorrendo com os LMP.

Jean Rul
Jean Rul
8 anos atrás

Estranhos os testes: a barra usada para lançar as rodas muda a massa que atinge as proteções da carlinga. E, fixa-las no chão também gera uma situação impossível de se encontrar nos carros, que absorveriam parte do impacto por estarem soltos do chão, e terem suspensão, rodas e pneus na interface com o chão. Me pareceu pouco representativo de uma situação normal.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Jean Rul
8 anos atrás

Claro, ..mas imagina-se que a força com que é realizado o teste seja superior a realidade. Você precisa de uma margem de segurança

Hélio
Reply to  Alexandre
8 anos atrás

Exatamente: tanto a fixação no solo quanto o aumento de massa agravam o impacto, logo é um teste válido. Se a bolha aguentou, teoricamente aguentaria melhor ainda com o amortecimento no carro, e sem a barra.

Mas dá pra questionar esse teste no sentido de que nem todo choque será contra um pneu, que além de ser absorvente, distribui o impacto por uma área maior do que se comparado à um objeto sólido e pontiagudo de mesma massa.

Acho que a bolha tem o risco de complicar a segurança no caso de um incendio, podendo até ser a causa de acidentes por conta de eventuais problemas com visibilidade.

Não tem como zerar os riscos. Só transferindo a competição pra videogame…

luiz Felipe
luiz Felipe
8 anos atrás

Quanta frescura! O que mais irão implantar depois, ar condicionado? Sistema de som Bose com 10 alto-falantes? O som baixinho do motor já nem impediria mais que se ouvisse uma boa música durante a pilotagem; agora com canopi, então, vai ser espetacular.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  luiz Felipe
8 anos atrás

Perto do MGU-H e o MGU-K o ar condicionado é pinto. Seria bem vindo sim, mas não como item de série… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Abs.

Squa
Squa
8 anos atrás

Uma solução muito simples seria uma estrutura em “V”, onde cada ponta seria fixada com uma articulação um pouco a frente da abertura do cockpit e o vértice ficaria preso acima da cabeça do piloto. Neste vértice teria uma trava que se soltaria e a estrutura em “V” se articularia para a frente, para a entrada e saída do piloto. Não impediria a entrada de objetos pequenos como a mola do Massa, mas livraria dos maiores e potencialmente mais fatais.

daviid
daviid
8 anos atrás

Salvaria o::
Senna
Bianchi
Wilson
e outros tantos

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  daviid
8 anos atrás

Perfeito.

Luís Gustavo Rampazo
Luís Gustavo Rampazo
8 anos atrás

#demorô…

Douglas
Douglas
8 anos atrás

Essa segunda solução que se deforma parece bem eficiente. Antigamente um cockpit fechado seria perigoso num monoposto pela dificuldade de sair e alta ocorrência de incêndios. Hoje os incêndios são muito raros, acho que vale a pena.

Mario Gasparotto
Mario Gasparotto
8 anos atrás

É um assunto polêmico, sem dúvidas, com argumentos bons (e ruins) dos dois lados. Se pensarmos que a solução seria uma proteção para os carros fórmula, o que dizer então dos pilotos de motociclismo, que a proteção é o próprio corpo? Penso que, a partir do momento que você entra em um bólido, que anda a mais de 300 km/h você automaticamente corre risco de morrer. Então eliminar os riscos a zero eu acho que é impossível. Particularmente não gosto da ideia da cabine, pois descaracterizaria os carros formula. Logo descobrirão que todos os acidentes no automobilismo tem a ver com a velocidade, então irão colocar radares nas pistas…

Issac Nemach
Issac Nemach
8 anos atrás

A questão é que o equipamento teria que também poder facilitar a saída do piloto em caso de incêndio ou fumaça, Não adianta coloca-lo em cápsula de segurança se o piloto fica preso sem poder sair.

Claudio
Claudio
8 anos atrás

Sem dúvida! Deveria valer para todas as categorias de monopostos pelo mundo!

Sergio Miami
Sergio Miami
8 anos atrás

Entendo que no fim do dia deve acontecer sim e estou de acordo que teria salvado o Massa e o Wilson, mas seria soh para a F1? ou tambem para a F-E, F-3, world series, Indy, GP2, GP3 e todas as outras de cockpit aberto.. (lembro que o filhos do John Surtees morreu em uma categoria menor) Em caso positivo os custos seriam astronomicos e possivelmente encurtaria muito os grids. Tenho muitas duvidas porque em mais de 50 anos me lembro do caso do Massa, Surtees, Tom Pryce e este do Wilson.. (nao considero o Biach como um caso desses) e nao lembro de mais nenhum.. se foram soh estes a estatistica age contra a adocao de tal equipamento.. O risco eh parte do negocio.. no rumo que esta indo a Volta da França sera mais perigosa que a F1.

Alexandre Alves Andrade
8 anos atrás

Acho que já passou da hora de usar o canopy. Além da óbvia proteção adicional aos pilotos, o que não significa 100% de eficiência, mas já ajudaria bastante, em todos os estudos que eu vi, achei que ficou bem bonito.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
8 anos atrás

boa noite Gomes e galera.

e evidente que esta proteçao e Eficiente em alguns casos…agora os Deuses da velocidade… quando querem levar para outro plano… qualquer piloto de 2 ou 4 rodas…Nada a Fazer…nenhuma proteçao adianta…ate o… ET SENNA… foi terrivelmente Abatido …valeu.

Felipe Teixeira
Felipe Teixeira
8 anos atrás

Considerando os casos de Massa, Bianchi e Wilson acho que a cobertura teria amenizado de forma bastante significativa os danos, mas, no caso de Bianchi que acertou um objeto de massa muito grande e estático a cobertura teria menos eficacia. Nos dois primeiros casos é provável que o objeto tivesse sido desviado, no terceiro a cobertura teria de suportar o impacto para proteger o piloto.

Mas é claro que a cobertura não faz milagres, a pesar de ser possível formar um cockpit mais rígido dadas as propriedades físicas de um objeto totalmente fechado, em casos como o de Hinchcliffe que teve a perna perfurada por um braço de suspensão e a morte de Dan Wheldon, ambos foram frutos do perigo inerente a esse tipo de esporte.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
8 anos atrás

Acho que poderia ser adotado sim, pelas equipes que quissesem.

José Luiz
José Luiz
8 anos atrás

Eu só não sei como garantir que o cara não vai ficar preso, Imagine uma necessidade de socoro médico ou um incendio e a cúpula não abrir.

Fernando
Fernando
8 anos atrás

Complicado isso… acho que sim, pelo menos para os amantes do automobilismo. Por outro lado, aparentemente o espectador “comum” gosta de ver o circo pegar fogo. Eu acho que o que mais afasta este público do automobilismo é o exagero – burro – com a segurança. Torna as corridas chatas, o sujeito pensa que se não risco até ele teria coragem de estar por lá, estas bobagens, o cara quer idolatrar, tipo gladiadores, um horror.

Como já quase não é possível ver os pilotos “atuando” de tão enfiados que ficam no cockpit, afinal é esta a intenção dos carros abertos, porque não cobrir?

Mas também tem o imponderável da silva, o trator, o poste do Dan, morrem na Nascar! Difícil mesmo, penso que o único argumento que não é válido é o de que pode piorar a segurança em casos de capotamento com incêndio, na boa, isso não existe mais, ou quase, piloto preso e tal, não acredito que seja possível hoje em dia.

Deni Williams
Reply to  Fernando
8 anos atrás

Poxa, o pessoal bate tanto nessa tecla de incêndio.
Difícil os carros de F1 pegarem fogo nos dias atuais. E digamos que se o canopy for implantado nos carros, só o cara ficar quietinho lá em caso de incêndio enquanto uma equipe de apoio chega, apaga tudo e resgata o piloto.

Fabricio
Fabricio
Reply to  Deni Williams
8 anos atrás

Vc ficaria em um forno assando esperando a equipe de resgate? Capotagens são comuns, o teto não abre, o carro não tem portas, vc topa ficar lá, de boa, até alguém chegar? Quem quer correr de fórmula tem q estar ciente das merdas que podem acontecer.

Issac Nemach
Issac Nemach
Reply to  Deni Williams
8 anos atrás

Outro ponto é a chuva. Como ficaria?

Deni Williams
Reply to  Deni Williams
8 anos atrás

Ué Fabricio, é a prova de fogo….
Você fala como se as equipes de apoio levassem cerca de 10 minutos para chegar até o carro. Estamos em 2015 não em 1950.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Deni Williams
8 anos atrás

Pode ter sistema acionavel pelo piloto, por quem vem prestar socorro e até remotamente pela equipe, direção de prova ou equipe de segurança. Até cirurgias no cérebro são realizadas à distância.
Abs.

Eduardo
Eduardo
8 anos atrás

Acho que salvaria o Wilson e o Massa 09 porém não ajudaria muito o Bianchi…

egberto
egberto
Reply to  Eduardo
8 anos atrás

tvz salva-se tbm o Senna

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  egberto
8 anos atrás

Não só ficaria patente que ele morreu na pista, não na cama do hospital.
E quanto a Massa e ao Wilson, também não ajudaria, nem que fosse do mesmo material do Mig 35 e do F 22.