MISHARIA (2)

misha2SÃO PAULO (brincadeirinha) – Um fim de semana de F-1 é composto por quatro horas de treinos livres, uma hora de classificação e duas horas de corrida — arredondando, no caso do GP, que “vareia”.

Essas quatro horas de treinos livres, numa categoria que proíbe testes privados, são importantíssimas. É tempo de sobra, diga-se, para reconhecer o asfalto, estudar os pneus, simular classificação e fazer longos stints.

Só que em Sóchi essas quatro horas viraram… 35 minutos! Ontem, no primeiro treino, um caminhão derramou diesel na pista, a sessão foi encurtada e o asfalto estava uma porcaria tão grande que a pilotaiada resolveu não andar muito. Na sessão vespertina, caiu o mundo. E como a previsão era de tempo seco sábado e domingo, ninguém quis molhar o macacão. E hoje pela manhã, no terceiro treino livre, Carlos Sainz Jr. deu uma senhora pancada quando faltavam 25 minutos para o fim, e a organização suspendeu tudo para arrumar a barreira de pneus.

sainzcorreO menino está bem, felizmente. Foi levado para o hospital, mas ainda na ambulância tuitou essa foto aí do lado. O espanhol da Toro Rosso não participou da classificação, mas os comissários o liberaram para correr. Agora, falta o OK dos médicos (ele vai dormir no hospital). Deve dar tudo certo.

Com pouco tempo de pista para todo mundo, era de se esperar um grid sem grandes surpresas, respeitando a relação de forças que se tem visto até aqui na temporada. Ninguém teve tempo para nenhuma grande sacada, o negócio era colocar o trabalho no modo “standard”.

E foi assim.

Sem Sainz Jr., o Q1 eliminaria apenas quatro carros, e os eleitos foram, como de costume, a dupla manor-marússica, com Leroy Merhi de volta (Primo Rossi está escalado para a GP2)  para fazer o último tempo — e ainda perder 25 posições, para largar de Leningrado. El Fodón de La Eliminación ficou em 16º, e com 35 posições perdidas no grid por troca do TKR de bandeja e do Tojo GR300 (com a frente cinza, não a preta) parte de Vladivostok no dia de seu 250º GP. Sonyericcson e Cat Stevens ficaram entre os dois.

Felipe II passou — um bom desempenho em relação ao companheiro da Sauber. Lá na frente, Rosberguinho ficou em primeiro, com Sapattos em segundo. A Mercedes não usou os pneus supermacios. Não precisou.

Vale um destaque no Q1 para Bonitton, em 14º. Ficou a apenas 1s3 de Nico, num circuito longo de voltas demoradas. OK, seria bem maior a diferença se os mercêdicos usassem os pneus-chiclete, mas vá lá. Para a McLaren de hoje, ir ao Q2 é uma vitória.

[bannergoogle] Na segunda parte da classificação, Hamilton e Rosberg mostraram que não estavam para muita brincadeira. Logo de cara entraram na casa de 1min37s, com o alemão à frente: 1min37s500, 0s172 mais rápido que o líder do Mundial. O vexame foi Massa. Enquanto Bottas beliscava as primeiras colocações, o brasileiro se atrapalhava todo lá atrás. Errou em duas voltas e quando tentou na terceira, sempre com os mesmos pneus (a borracha gasta pouco na pista soviética), eles perderam aderência e ficou impossível virar tempo. Resultado: 15º lugar no grid. Um desastre completo. Massa ficou a 2s395 de Rosberguinho, enquanto Bottas fechou sua melhor volta em terceiro, 0s694 mais lento que a Mercedes, apenas. A Rússia não traz muita sorte ao piloto, que no ano passado teve problemas de motor ainda no Q1. Como é corrida de apenas uma parada, não se deve esperar nenhum milagre de Felipe amanhã.

Dançaram junto com Massacrado, pela ordem, K-Vyado (decepção caseira), Felipe II (boa posição de largada, no fim), Bonitton e Maldanado. Passaram ao Q3 as duplas da Mercedes, da Ferrari e da Force India, junto com um da Williams, um da Red Bull, um da Toro Rosso e um da Lotus.

E foi um Q3 totalmente sem graça, porque o lance era fazer uma ou duas voltas para esquentar o pneu e tentar mais uma ou duas rápidas, sem necessidade — ou tempo hábil — de troca. Logo de cara Rosberguinho fez 1min37s113 e Hamilton ficou 0s320 atrás. Bottas cravou um tempo 0s799 pior que o do alemão. E ninguém melhorou nada até o final. Quando Comandante Amilton errou numa tentativa e voltou aos boxes, já não havia mais o que fazer. O cronômetro estava quase zerado. Fim de papo.

Nico fez sua terceira pole no ano, a segunda seguida. No Japão, não adiantou muito. Foi também a 18ª de sua carreira. Bottas terá a seu lado na segunda fila um discreto Vettel, que fechou a volta a 0s852 da pole. Na terceira fila, já mais de 1s mais lento, Raikkonen e Hülkenberg. Pérez, Grosjean, Verstappinho e Ricardão fecharam a lista dos dez primeiros, sem novidade alguma.

A corrida do ano passado foi chata. A de amanhã, pelo jeito, será de novo. Um pit stop, isso já foi dito, será a estratégia-padrão. Tudo deve se resolver na largada entre Rosberguinho e Lewis. É melhor que o platinado tedesco faça algo se for atacado pelo britânico na primeira curva, como em Suzuka. A disputa pelo pódio entre Vettel e Bottas será a única coisa a observar com mais atenção. No mais, não deve acontecer nada muito especial.

Tomara que eu esteja errado, claro.

sainzpolerus

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ms
ms
8 anos atrás

essa foto deveria ter a seguinte legenda: quem ri por ultimo, ri melhor…….

Jomes
Jomes
8 anos atrás

Vamos Hamilton!!
Go Luis!!
Vida longa ao discípulo do mestre!!
Respeito quem acha q o Schumacher foi o maior! Sei q ele é estatisticamente o maior piloto de todos os tempos da Fórmula 1. Mas considero o Senna o melhor pelos feitos e conquistas incríveis, q as vezes marcam mto mais do q um título meia boca. Tipo, título da copa de 94 contra a magia da copa de 82.
Quem não se lembra da famosa melhor primeira volta da história da F1?

Paulo Pinto
Reply to  Jomes
8 anos atrás

Acorda, “viúva”! Quando Hamilton for tetra, Senna ficará na posição de discípulo.

Jomes
Jomes
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Que isso? Não fique bravo, PINTINHO!! rs
Vc acha q ele será tetra? Eu espero mais dele!! Se é q vão deixar!! É capaz de mudarem o regulamento para ajudar a Ferrari nos próximos anos… Mas o Luis é soda!! Sempre torci pra ele!!
Go Luis!!

Jomes
Jomes
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Se bobear o Luis passa até o Fangio!! To na torcida!!
Go Luis!!

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

É verdade, Jomes. Quando um piloto começa a ganhar tudo, a FIA vem e muda o regulamento. É só olhar o passado recente.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

Rapaz, Amonso larga atrás até do Sainz!

A coisa tá russa mesmo!

Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

E chega atrás do Verstappinho.

Alonsete Turbinada
Alonsete Turbinada
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Os bobocas do blog atacando mais uma vez.

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Fala pra gente, “alonsita”. Quantos mililitros?

Alonsete Turbinada
Alonsete Turbinada
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Fica frio que não é para o teu bico.

Kkkkk
Kkkkk
8 anos atrás

O torcedor Lito ficou sem palavras depois de seu piloto perder a pole. Parcialidade e falta de profissionalismo sem iguais.

Pablo Vargas
Pablo Vargas
8 anos atrás

Vai, Bottas !

Paulo Pinto
Reply to  Pablo Vargas
8 anos atrás

Pra onde?

Paulo Pinto
8 anos atrás

Hamilton colocou boné preto em sinal de luto pela perda da pole?

eduardo
eduardo
8 anos atrás

Quando o Massa supera o Bottas na Globo é como se fosse pole,quando tropeça é silencio,no resto da imprensa é o contrario,são dois pilotos de nível parecido,a diferença é que o Bottas tem futuro e o Massa é Willians e mais nada.O interessante do treino é pilotos cometendo erros de treino livre e a Mercedes fazendo simulação de corrida no Q3

eduardo
eduardo
8 anos atrás

Porque decepção se a pista é nova e o Kviat não tem nenhuma vantagen sobre os outros pilotos,a Red Bull não foi bem com nenhum dos carros e o Riccardo só foi dois décimos mais veloz ,é mesma coisa que falar que a Red Bull foi decepção na totalmente desfavorável pista da Áustria só porque é dona da pista

Micromax
Micromax
8 anos atrás

Vamos ver se o BorraBottas não pifa na largada novamente……!

JAL
JAL
8 anos atrás

Massa. Desde 2008 leva fumo do companheiro de equipe. Qual será a desculpa esse ano?
Zacarias ta aposentado, reclama, reclama, reclama e não anda.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

Ver o Amonso ser degolado no Q3 pela Sauber do Nars não tem preço!

Chupa (e engole!) Amonso!

McLata melhor com motor novo!?

#sochinão!

Allez Górico!

Eu Rio do Último!!!

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

Q3?

#sochinão!

Q1 pro Eliminando Amonso.

O maior piloto mais ultrapassado de todos os tempos.

rafael
rafael
8 anos atrás

Amanhã:

Nico vence. Hamilton bate. Bottas chega em 3º. Vettel em 2º. Alonso encosta o carro, tira a carenagem e chuta o motor da mclata ao vivo.

Paulo Pinto
Reply to  rafael
8 anos atrás

Das cinco afirmações, você conseguiu acertar uma.
Mais sorte da próxima vez.

Dú
8 anos atrás

Com a tecnologia embarcada num F1, algum piloto poderia, ou seria idiota de sair com celular escondido na manga? Em categorias fora do Brasil, só o doido do Pizzonia para fazer um selfie, com o tal pau ainda, naquela categoria 5ASec.
O GP da Vodka é zicado, este ano a foto do Sainz no hospital com TV de tubo e os médicos virando a antena para pegar, as papagaiadas na GP3 e GP2 que modificam a grade da TV.
A maior foi o diesel na 6ª Feira e imagino se acontece no Brasil, o que o povo iria falar, aliás falando em GP Brasil, e sua História na F1, só digo uma coisa: Piquet e Bernie são fodásticos.

André
André
8 anos atrás

Até fiz um meme tosco do Massa… http://www.image-share.com/ijpg-3074-287.html

Mauricio
Mauricio
8 anos atrás

Segunda pole seguida de Rosberg + Problemas frequentes com o carro de Hamilton = Conversinha de Bernie com a cúpula da Mercedes: “Pessoal, é o seguinte: os dois campeonatos já são de vocês, o de equipe e o de pilotos. Então, por favor, tratem de dar uma mãozinha para o Rosberg atrasar um pouco a decisão do mundial de pilotos. Lembrem-se: quanto maior a audiência, maior a receita da FOM. Quanto maior a receita da FOM, mais dindin para as equipes. Fechou?”

luigi
luigi
Reply to  Mauricio
8 anos atrás

Não se pode dizer que não tem sua lógica e que estas pessoas que dirigem a atual F 1 não seriam capazes de fazer isto ,afinal , esta tudo tão artificial , que fabricar resultados ( ou seria “protelatórios ” ) não é algo de se estranhar.

Jomes
Jomes
Reply to  Mauricio
8 anos atrás

Negativo amigo!!!
Sorry

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
8 anos atrás

Negócio de celular é algo tão, mas tão viciante, que o piloto sai pra fazer o treino livre com o maldito aparelho no bolso, ai depois que bateu, vai ver que foi ver uma mensagem no whatsapp, foi resgatado, entrou na ambulancia do SAMU, sacou o celular e tuítou… Eu vi em algum lugar um dia desses que o celular está substituindo o cigarro, antes, a pessoa nos seus 5 minutos de ócio, ou esperando o onibus ou taxi ou qualquer coisa, fumava. Agora as pessoas nos 5 minutos sem fazer nada ou esperando algo ou até mesmo deixam de fazer o que tem que ser feito para ficar pendurada no celular…

Paulo Pinto
8 anos atrás

Mais do mesmo, em sentido inverso.