MENOS RÁDIO

SÃO PAULO (olá) – A FIA está baixando o cacete nas regras para 2016, e as equipes têm cada vez menos tempo para entender tudo. A última é restringir as comunicações de rádio.

Acho que a coisa está deslizando perigosamente para minúcias difíceis de controlar. Tem rádio? Libera tudo. Ou, então, proíbe o rádio de vez. É o que penso.

Mas faz algum sentido, quando se proíbem instruções de dirigibilidade — é o que acha Toto Wolff. O piloto que se vire para ajeitar as coisas no cockpit. Pelo menos esse é o espírito da lei.

O que não se pode negar é que estão se mexendo.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flávio Lavorenti
Flávio Lavorenti
7 anos atrás

Xará, por falar em rádio, não está mais apresentando o programa da manhã na Transamérica?

André
André
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Por que deixou a rádio?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

Raikkonen agradece.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
7 anos atrás

Mãããããããêêêê!!!! A Fia tá querendo me tomar o controle remoto!!!

Riacardo Bigliazzi
Riacardo Bigliazzi
7 anos atrás

Acho que isso tem que acontecer. Que os pilotos se virem. Que vença o melhor!

Obs.: Vai continuar dando Hamilton e Vettel

marcelo silva
marcelo silva
7 anos atrás

Mexer na porcaria do motor , digo , unidade de potência , necas …

alberto
alberto
Reply to  marcelo silva
7 anos atrás

Talvez seja mais interessante para você assistir corrida de bigas ,uma vez que gosta de ficar no passado. (e eu é que sou Véééiooo ) tem coisas que vem para não mais sair e nem sempre é o melhor das “coisas ” ,mas é o futuro .fazer o que , ou gostaria de estar dirigindo a ultima palavre em automóvel do século vinte um ,com toda a engenharia de ultima geração disponível ,um reluzente Ford modelo T ,na cor que você desejar ,desde que seja a preta !

Luciano
Luciano
7 anos atrás

Adorei. Já havia comentado isto a algum tempo. Acho que as equipe deveriam ter apenas 3 contatos por rádio com o piloto. Dois para chamar ao boxe e um guardado no caso de alguma punição. O resto da prova cabe ao piloto como andar. Deveria também acabar a telemetria durante a prova.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
7 anos atrás

Na minha opinião os carros de hoje , tem tanta tecnologia embarcada, que fica
difícil o piloto controlar sozinho , tudo o que tem no carro. Acho que devem
restringir apenas os radios de auxilio pilotagem , ajustes tecnicos liberados.

Fernando M.A.
Fernando M.A.
7 anos atrás

Rádio para mim seria 100% permitido do carro para o box (o que inclui a telemetria) e 100% proibido do box para o carro.
O motivo é que o box pode comunicar com o piloto via placas como até os anos 80, mas o piloto não e desta forma o piloto precisaria lidar, da mesma forma, com o carro sozinho.

smoker
smoker
7 anos atrás

A formula 1 TEM que ser o máximo! a tecnologia? libera e restringe…

meio besta, mas é isso, aprova o uso, mas que se faça com bom $enso!

deviam sim largar e chegar, sem essa bobagem de reabastecimento,

afinal o campeonato é de pilotos ou de borracheiro chique??

o coitado do piloto se ferra na pista e o cabeça de bagre falha na troca

de pneus… absolutamente injusto com quem faz o show!

Ricardo Talarico
Ricardo Talarico
7 anos atrás

Acho que eles chutam muito, tentam qualquer coisa sem lógica alguma.
Se a Fórmula 1 é para ser o Top, então tudo o que é tecnologia tem que ser permitido.
Resolvam, talvez, limitando materiais (freios de cerâmica, carbono ou o que mais descobrirem), limitando quantidade de peças nos aerofólios e spoilers, visando diminuir a dependência aerodinâmica, etc…

joel lima
joel lima
7 anos atrás

Seria legal se banir o rádio por completo. Se não, haverá mil formas de passarem instruções aos pilotos.

José Brabham
José Brabham
Reply to  joel lima
7 anos atrás

Concordo 100%. Como era até os anos 80

Thiago Moyses
Thiago Moyses
Reply to  joel lima
7 anos atrás

Eu li a matéria do Grande Prêmio com as regras… estão restritas exatamente para evitar instruções codificadas. Tem coisas que só podem ser faladas da mesma maneira.