SÓ CHI FOR AGORA (1)

SÃO PAULO (tudo ao mesmo tempo é duro…) – Meninos, estou envolto por caixas de papelão. Por enquanto, fiquemos com a foto de Ricardão e seu cockpit coberto. Ou quase isso, porque se cair uma bigorna na sua cabeça, mata.

O Aeroscreen ficou bem melhor do que eu imaginava. Quase bonito. Curti e compartilhei. Mas tem problema de arrefecimento do motor. Parece óbvio que o para-brisa desvia o vento da entrada de ar que fica sobre a cabeça do piloto. Isso terá de ser solucionado tecnicamente de alguma forma. Por isso mesmo, foi só uma voltinha pela manhã.

Nos treinos, deu Mercedes. Já volto.

Motor Racing - Formula One World Championship - Russian Grand Prix - Practice Day - Sochi, Russia

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Solução de arrefecimento dada.
comment image

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

Vai aumentar o peso do carro, que já aumentaria com a proteção.

gera
gera
8 anos atrás

Gostei muito.
Até por que as baratas antigas tinham.
Já teve neguim tomando extintor na cabeça!
É uma proteção que certamente
impediria o estrago que sofreu o Massa
por exemplo.

Paulo Pinto
8 anos atrás

A pergunta que já fiz e vou repetir:

Só na Fórmula-1 que as peças e os pneus saem voando?

Gabriel Ponã Taranto Moreira
Gabriel Ponã Taranto Moreira
8 anos atrás

E se capotar, acho que o piloto não consegue sair do carro sem ajuda.

Jota
Jota
8 anos atrás

E como fica em corridas com chuva? Vão ter que usar limpador de para-brisa?

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

É só fazer fenestrado.

Artur
Artur
8 anos atrás

Se essa proteção for aprovada, imagino que quando projetarem os carros com ela o visual ficará mais harmonioso, uma vez que a red bull apenas adaptou à peça em seu carro, ou seja, fez uma gambiarra.

Eduardo
Eduardo
8 anos atrás

E se chover? Como o piloto vai enxergar algo com a viseira e mais essa proteção?

Fabio Lima
Fabio Lima
8 anos atrás

Flávio, sempre achei que a entrada de ar superior era a do coletor de ar do motor e as laterais sim, de arrefecimento…
Não?

Saima
Saima
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Teria sido inútil no acidente do Bianchi. Andar a 340 km/h torna impossível a inexistência de riscos graves caso dê merda. Quem não pode viver com isso que vá jogar golfe.

Daniel Machado
Daniel Machado
Reply to  Fabio Lima
8 anos atrás

Fabio Lima, você está correto. O aeroscreen desvia o ar mudando o fluxo aerodinamico e por consequencia o comportamento dinâmico do bólido. A tomada de ar do motor é exatamente a que está sob o “santo antonio”. O fluxo de ar, desviado pelo aeroscreen, pode interferir na pressão de admissão, logo no desempenho do motor, menos sensível para os motores turbo mas penalizante para os aspirados. Não interfere no arrefecimento.

Carlos Tavares
8 anos atrás

Continuo não gostando. Visto de frente, parece aqueles colares protetores para cães.

Mas é, sim, melhor que o halo. Menos pior, eu diria.

Se é para o bem de todos e felicidade geral da F1, que seja.

Antonio
Antonio
8 anos atrás

Eu gostei, mas será que numa panca de frente como foi a do Bianchi, isso resolveria ?
Se sim, está aprovado
Qual foi o prejuízo aerodinâmico se é que teve ?
Imagino que a altura da entrada de ar do motor deverá aumentar
O que vai nos lembrar dos carros dos anos 70 que inclusive tinham esses para brisas, pequenos mas tinha,.

Artur
Artur
Reply to  Antonio
8 anos atrás

Naquela panca do Bianchi a única coisa que resolveria era não ter aquele trator naquele lugar. O que matou ele foi a desaceleração, não tem nenhuma proteção que o salvaria.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Antonio
8 anos atrás

Eu acho, que teria feito mais ferimentos no Bianchi.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
Reply to  Antonio
8 anos atrás

é, não ficou assim desgraçado não.

no caso do massa ou até mesmo do filho do surtees poderia funcionar

mas não deve ter o menor efeito em casos como o do bianchi.

nem no caso de uma bigorna da ACME lançada de cima pelo Mutley.

(quem conhece do riscado sabe que cometi um erro crasso nessa afirmação… hehehe)

Artur
Artur
Reply to  Pedro Araújo
8 anos atrás

Misturou Warner Bros com Hanna Barbera? Rs

Marcelo Kiilian
Marcelo Kiilian
8 anos atrás

Ficou parecendo o batmovel

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

Só falta agora colocar um limpador de para-brisa (“varetinha”) e um botãozinho no painel para espirrar água p/ limpeza do para-brisa.
Menos pior que os halos da Ferrari e da Mercedes.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
Reply to  Brabham-5
8 anos atrás

boa!
hehe
mas na real imagino que na chuva seria mesmo um problema o uso dessa proteção

Evandro
Evandro
8 anos atrás

A formula 1 esta deixando de ser um esporte para destemidos, mais alguns acessórios e minha vó pode até tentar uma vaguinha em alguma equipe! próximo passo chassis e motor igual para todas as equipes……

Irineu
Reply to  Evandro
8 anos atrás

E num futuro próximo, uma etapa no Kartódromo da Granja Vianna com carros alugados às equipes. Todos iguais, claro. Com chassis Moro (Moro não, vai. Parolin é melhor. Tem gente que não gosta de Moro), motores Honda e pneus MG azuis. Traçado decidido na hora, por sorteio. Cinco minutos de classificação e vinte de corrida.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
Reply to  Irineu
8 anos atrás

Parolin, com certeza.

MarcioD
MarcioD
8 anos atrás

Achei melhor esta solução do que a anterior com duas barras de reforço mais à frente.
Visibilidade não comprometida, achei a vista lateral muito bonita, a frontal não é muito legal. O teste com objetos menores deu resultado, mas com pneus raspou a cabeça do piloto. Acho que este problema e o da entrada de ar dá para resolver.

Jose Brabham
Jose Brabham
8 anos atrás

Não ficou pouco bonito não…

André
André
8 anos atrás

Visualmente mais bonito e, a principio, traz uma melhor proteção pra cabeça do piloto. O Massa seria protegido da mola com essa proteção…

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
8 anos atrás

Para mim poderia tirar essas porcarias e ficar sem. Quer mais proteção vai correr de WEC.

Herik
Herik
8 anos atrás

Claro que se forem adotar este equipamento o carro será completamente diferente do que conhecemos agora.