SÓ CHI FOR AGORA (1)
SÃO PAULO (tudo ao mesmo tempo é duro…) – Meninos, estou envolto por caixas de papelão. Por enquanto, fiquemos com a foto de Ricardão e seu cockpit coberto. Ou quase isso, porque se cair uma bigorna na sua cabeça, mata.
O Aeroscreen ficou bem melhor do que eu imaginava. Quase bonito. Curti e compartilhei. Mas tem problema de arrefecimento do motor. Parece óbvio que o para-brisa desvia o vento da entrada de ar que fica sobre a cabeça do piloto. Isso terá de ser solucionado tecnicamente de alguma forma. Por isso mesmo, foi só uma voltinha pela manhã.
Nos treinos, deu Mercedes. Já volto.
Solução de arrefecimento dada.
Vai aumentar o peso do carro, que já aumentaria com a proteção.
Gostei muito.
Até por que as baratas antigas tinham.
Já teve neguim tomando extintor na cabeça!
É uma proteção que certamente
impediria o estrago que sofreu o Massa
por exemplo.
A pergunta que já fiz e vou repetir:
Só na Fórmula-1 que as peças e os pneus saem voando?
E se capotar, acho que o piloto não consegue sair do carro sem ajuda.
E como fica em corridas com chuva? Vão ter que usar limpador de para-brisa?
É só fazer fenestrado.
Se essa proteção for aprovada, imagino que quando projetarem os carros com ela o visual ficará mais harmonioso, uma vez que a red bull apenas adaptou à peça em seu carro, ou seja, fez uma gambiarra.
E se chover? Como o piloto vai enxergar algo com a viseira e mais essa proteção?
Flávio, sempre achei que a entrada de ar superior era a do coletor de ar do motor e as laterais sim, de arrefecimento…
Não?
Qualquer vento que entra num carro ajuda a resfriar, passe ele pelos radiadores, ou não.
Teria sido inútil no acidente do Bianchi. Andar a 340 km/h torna impossível a inexistência de riscos graves caso dê merda. Quem não pode viver com isso que vá jogar golfe.
Fabio Lima, você está correto. O aeroscreen desvia o ar mudando o fluxo aerodinamico e por consequencia o comportamento dinâmico do bólido. A tomada de ar do motor é exatamente a que está sob o “santo antonio”. O fluxo de ar, desviado pelo aeroscreen, pode interferir na pressão de admissão, logo no desempenho do motor, menos sensível para os motores turbo mas penalizante para os aspirados. Não interfere no arrefecimento.
Interfere.
Continuo não gostando. Visto de frente, parece aqueles colares protetores para cães.
Mas é, sim, melhor que o halo. Menos pior, eu diria.
Se é para o bem de todos e felicidade geral da F1, que seja.
Eu gostei, mas será que numa panca de frente como foi a do Bianchi, isso resolveria ?
Se sim, está aprovado
Qual foi o prejuízo aerodinâmico se é que teve ?
Imagino que a altura da entrada de ar do motor deverá aumentar
O que vai nos lembrar dos carros dos anos 70 que inclusive tinham esses para brisas, pequenos mas tinha,.
Naquela panca do Bianchi a única coisa que resolveria era não ter aquele trator naquele lugar. O que matou ele foi a desaceleração, não tem nenhuma proteção que o salvaria.
Eu acho, que teria feito mais ferimentos no Bianchi.
é, não ficou assim desgraçado não.
no caso do massa ou até mesmo do filho do surtees poderia funcionar
mas não deve ter o menor efeito em casos como o do bianchi.
nem no caso de uma bigorna da ACME lançada de cima pelo Mutley.
(quem conhece do riscado sabe que cometi um erro crasso nessa afirmação… hehehe)
Misturou Warner Bros com Hanna Barbera? Rs
Ficou parecendo o batmovel
Só falta agora colocar um limpador de para-brisa (“varetinha”) e um botãozinho no painel para espirrar água p/ limpeza do para-brisa.
Menos pior que os halos da Ferrari e da Mercedes.
boa!
hehe
mas na real imagino que na chuva seria mesmo um problema o uso dessa proteção
A formula 1 esta deixando de ser um esporte para destemidos, mais alguns acessórios e minha vó pode até tentar uma vaguinha em alguma equipe! próximo passo chassis e motor igual para todas as equipes……
E num futuro próximo, uma etapa no Kartódromo da Granja Vianna com carros alugados às equipes. Todos iguais, claro. Com chassis Moro (Moro não, vai. Parolin é melhor. Tem gente que não gosta de Moro), motores Honda e pneus MG azuis. Traçado decidido na hora, por sorteio. Cinco minutos de classificação e vinte de corrida.
Parolin, com certeza.
Achei melhor esta solução do que a anterior com duas barras de reforço mais à frente.
Visibilidade não comprometida, achei a vista lateral muito bonita, a frontal não é muito legal. O teste com objetos menores deu resultado, mas com pneus raspou a cabeça do piloto. Acho que este problema e o da entrada de ar dá para resolver.
Não ficou pouco bonito não…
Visualmente mais bonito e, a principio, traz uma melhor proteção pra cabeça do piloto. O Massa seria protegido da mola com essa proteção…
Taí a solução:
http://rodrigomattar.grandepremio.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/02/1976-Ligier-JS5.jpg
http://rodrigomattar.grandepremio.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/kvMEzxW.jpg
boa!
Para mim poderia tirar essas porcarias e ficar sem. Quer mais proteção vai correr de WEC.
Claro que se forem adotar este equipamento o carro será completamente diferente do que conhecemos agora.