NO BAKU DOS OUTROS (2)

baku173

RIO (falta pouco) – Tudo que deu errado no ano passado e não funcionou ontem para Hamilton acabou dando certo e funcionando hoje em Baku. O inglês fez uma pole excepcional e importantíssima para buscar Vettel na classificação. São 12 pontos que os separam na tabela. Imaginando o pior dos cenários para o inglês amanhã — vitória, com Tião Italiano e segundo –, ele desconta sete.

Estou considerando nesse “pior”, claro, que uma vitória é certa, e acho que é, mesmo, lembrando da facilidade que Rosberg teve no ano passado no circuito azeri. Aí, tudo que Vettel poderia fazer seria lutar pelo segundo lugar, o que não será tão fácil. Ele tem dois carros entre o seu e o de Lewis: Bottas, segundo no grid, e Raikkonen, terceiro.

Kimi não deverá espanar se a Ferrari mandar trocar logo, ou se acabar perdendo a posição naturalmente. Mas Sapattos será um adversário mais complicado. A Red Bull, que esboçou uma intromissão nessa briga, acabou ficando para trás e Verstappinho, quinto no grid, só atrapalha se largar muito bem. Se não passar ninguém logo de cara, dificilmente terá ritmo para acompanhar os quatro da frente.

[bannergoogle]Lewis fez a 66ª pole de sua carreira, e desta vez não ganhou capacete, nem luva, nem balaclava, nem nada de Senna, a quem superou nas estatísticas. Ele agora só está atrás de Schumacher — o alemão tem 68 e essa marca cai em breve.

Hamilton já tinha feito o melhor tempo no Q1 (1min41s983) e no Q2 (1min41s275). Em Baku, são necessárias várias voltas para aquecer os pneus até a temperatura ideal (supermacios, no caso), e a borracha não gasta. No Q3, porém, o tempo é mais curto e a margem de erro, menor — até porque a pista é longa e a volta, demorada. E quase que Comandante Amilton se dá mal. Quando Bottas virou 1min41s274, ele errou em sua primeira tentativa. E quando uma bandeira vermelha interrompeu a sessão a 3min33s do encerramento, após uma batida besta de Ricciardo, a vaca hamiltoniana parecia ter ido para o mar Cáspio.

Mas ele se superou. Assim que a pista foi reaberta, haveria tempo para apenas mais uma volta cronometrada. E Lewis meteu o pé no porão para fazer uma volta que definiu como “maravilhosa”, em 1min40s593. Colocou 0s434 em Bottas, que também foi muito bem e melhorou seu tempo anterior. Aliás, quase todos que só tiveram essa mísera voltinha no final conseguiram alguma coisa. Quem não conseguiu, como o jovem Max, perdeu posições — era terceiro antes da interrupção, caiu para quinto.

A segunda fila ferrarista foi normal, inclusive com Kimi andando na frente de Vettel — não foi a primeira vez no ano, e Tião Italiano tem sido melhor em corrida do que em classificações. Verstappinho e Pérez ficaram em quinto e sexto. A Force India segue enchendo os olhos de quem torce para equipes garagistas, tendo feito também o sétimo tempo, com Ocon. E aí veio a grande surpresa do dia: Stroll Pício em oitavo, ficando na frente de Massa pela primeira vez na temporada. Foi bem, o menino. Se não bater umas quatro vezes na corrida a gente vai ter de parar de zoar com ele. Felipe foi o nono e Ricardão larga em décimo.

baku172

Voltando a fita, e apenas para registrar, o Q1 começou com sol e 27 graus — muito calor, com 50 graus no asfalto bakuniano onde não tinha sombra. Os primeiros degolados foram El Fodón de La Punición (Alonso perdeu 40 posições no grid por troca de tudo, inclusive marca de pasta de dente, e larga de Vladivostok), Grojã (que desde ontem diz que não consegue “sentir o carro”, seja lá o que for isso), Sonyericsson (pivô da crise na Sauber, e tomou de Wehrlein de novo), Não Doorme (esse perdeu 35 posições, algo assim, e larga de Leningrado) e Palmolive, que nem fez tempo.

[bannergoogle]No Q2, Stroll começou a mostrar serviço fazendo o sétimo tempo, confirmando o bom momento logo depois ao superar Massacrado. Os pontinhos no Canadá parecem ter feito bem. Os eliminados foram K-Vyado, Sainz Idade, Magnólia Arrependida, Incrível Hulk e Wê Lá, Hein?. O grupo que passou para o Q3 foi clássico, com as duplas completinhas das equipes mais fortes: Mercedes, Ferrari, Red Bull, Force India e Williams, sem intrusos.

O GP do Azerbaijão tende a ser chato se a dupla prateada saltar na frente e Bottas escoltar Hamilton. Como é corrida de uma parada (a Pirelli sugere um pit stop na volta 12, caso o piloto não se importe com uma degradação maior, ou na 22, se cuidar da borracha) e todos vão fazer a segunda parte da prova com pneus macios, que no fim das contas são meio duros para esse asfalto, ninguém deve esperar estratégias mirabolantes. Temos de torcer, mesmo, para algumas pancadas nos muitos muros ao longo da pista, algo que quase todo mundo ensaiou fazer durante os treinos. Um safety-car aqui, um congestionamento ali (como na F-2, naquela subidinha do castelo), e aí a diversão será garantida.

Caso contrário, acho que Lewis vai passear.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Maximo Rapanello
Rodrigo Maximo Rapanello
6 anos atrás

Essa marca de 68 Shumi e 65 Senna, só mostra o quanto o alemão é ruim! Pior que o Piquet! rs

Ninguém
Ninguém
6 anos atrás

O que o Alonso faz nas horas vagas? Põe uma peruca e óculos escuros e manda ver com o Gary Clark Jr.:

comment image

Bola da Vez
Bola da Vez
6 anos atrás

Massa levando poeira do jovenzinho pagante! Qualquer dia vai ouvir “O Strollinho está mais rápido que você.”
E onde estão os marreteiros do filhinho do papai rico?

LUZ PRATA
LUZ PRATA
6 anos atrás

Boa noite Gomes e galera.
que Show de Coragem,…Abilidade…velocidade ….do n1 do grid…Tipo Lewis Senna em Fly Lap !!!!! Kkkkkkkkk
se a MB nao tivesse deixado Rosberg ganhar
Muitas carreras ….na piranhagem prateadae ….incluso o caneco 16….Lewis ……ja tinha detonado o record de Vitorias do Pior campeao de todos os tempos….estaria indo para o Penta !!!!!! valeu.

Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

O Hamilton está absoluto no momento e prestes a ser Recordista de Poles em 10 anos de carreira na F-1. Parece que o Stroll se transformou depois daquele GP do Canadá em que chegou em nono conseguindo os primeiros pontos. O Alonso está guiando uma carroça e ainda o perde 40 posições que nem tem no Grid, isso são coisas Bizarras da F-1.

Paulo Leite
Paulo Leite
6 anos atrás

Mesmo com carro quebrado Alonso fica na frente de Vandoorne. Massa com um carro que não quebrar, largar atrás de Stroll, é dose pra elefante.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
6 anos atrás

Pilotos, equipes, especialistas no assunto e comentaristas (todos de um modo geral) disseram por anos que o recorde de poles de Senna era uma marca que jamais seria superada. A tal marca imbatível acaba de ser superada mais uma vez.

Celio ferreira
Celio ferreira
6 anos atrás

Nesse TC , foi a revolta dso segundos pilotos : Kimi na frente de Vettel
Verstapinho na frente de Ricardão . Stroll na frente do Massa, Ocon na frente de Peres
Kivyat na frente do Sainz < Kevin na frente do Grojão,
Obs: Será que acabou o fôlego da Ferrari …se assim for o campeonato já era..

FIELDS
FIELDS
6 anos atrás

Pelo visto a F1 tá voltando à chatice de antes.
A Ferrari fez um brilhareco no começo e ja era.
Amanhã, pode assistir a largada e ir fazer a sua caminhada diaria e voltar para ver a bandeirada final.
Os americanos vão ter que ralar pra fazer a coisa melhorar.
Aumentar o numero de corridas só vai fazer aumentar a chatice.

Patriotasemcamisadaseleção
Patriotasemcamisadaseleção
6 anos atrás

O Massa tem que justificar o seu retorno, foi pago e muito bem pago, para ser o capachão do filhinho de papai. Tal qual Rubens Barrichelo, a estrela de campeão brilha no seu baku.

marcelo silva
marcelo silva
6 anos atrás

Ainda temos um campeonato ? Ou voltamos a F-Mercedes ? O tempo dirá ….

Celso
Celso
6 anos atrás

E enquanto não se para de zoar o Stroll, continuamos a zoar o Massa.
Tomar coro de um aprendiz, pagante e apenas melhorzinho que o Ericson? Pensei que seria somente em 2018.

ags
ags
6 anos atrás

Hamilton já mostra como ser um cammpeão..
Vettel fica no muro..
dobtadinha da Mercedes..
Stroll..strola a cabeça do pigmeu..rsssss

Garlet
Garlet
Reply to  ags
6 anos atrás

F1 é muito chato, se o HAmilton chega na frente venceu porque o carro é alemão, é o melhor. e se a Ferrari vence, é piloto alemão. É isso ae vamos cantar o hino da alemanha.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Garlet
6 anos atrás

O hino da Alemanha ficou para o próximo pódio.

jaimewc
jaimewc
6 anos atrás

o que realmente chamou a atencao, foi o desempenho do lance stroll, andou bem em todos os treinos e principalmente , nao bateu , alem disso , foi a primeira vez uqe ele corre por la, esta melhorando o garoto,

Rushu
Rushu
6 anos atrás

Vocês sabem que esta é a corrida mais importante da temporada, certo? Até agora todos que ganharam em Baku se tornaram o WDC. Um monte de vantagem psicológica pode ser adquirida aqui.

Manfred von Richthofen
Manfred von Richthofen
6 anos atrás

Alonso em seu incidente com a Red Bull no Q1: “Ele provavelmente pensou que eu estava indo para os boxes desde que eu estava indo devagar para que ele se aproximasse de mim desta forma na reta, mas isso é apenas a velocidade máxima do meu carro”

Garlet
Garlet
Reply to  Manfred von Richthofen
6 anos atrás

kkkkkk olha o Barão Vermelho ae. NInguém está comentando, mas importante dizer, Vettel está com o motor “velho” nessa corrida, vai ter que administrar, por isso o desempenho contido. Só sei disso porque assisto pela Sky Sports hahahaha trasmissão no Brasil é ruinzinha demais.

Hammer time
Hammer time
Reply to  Garlet
6 anos atrás

Vai estourar igual ao do Bottas

Costa
Costa
Reply to  Garlet
6 anos atrás

Transmissão péssima, sen tempo, edição horrível, volta o pessoal do ano passado! Ah, quero ver o Babão Bueno explicando porque o Felipinho vai largar atrás do Stroll…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Garlet
6 anos atrás

Com esse motor “velho”, Vettel fez a melhor volta da corrida e de quebra, segurou Hamilton até o final.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Garlet
6 anos atrás

O nome disso é medo. Hamilton temeu uma retaliação de Vettel, que ainda poderia estar de cabeça quente.

Garlet.
Garlet.
6 anos atrás

Racionalmente, podemos pensar que a FERRARI tinha vantagem por ter feito mais testes com pneus PIrelli pre temporada, e agora a MERCEDES recuperou o tempo perdido e vai enfiar meio segundo por volta em todo mundo novamente. UMA PENA.