DICA DO DIA

MOGYORÓD (à espera) – Muita gente me mandou, e agradeço. Este documentário da TV pública alemã escancara a atuação da Volkswagen do Brasil como colaboradora na delação e prisão de trabalhadores durante o período da ditadura militar. É muito esclarecedor e, sobretudo, honesto. Por parte dos produtores, não da empresa — que, apesar do discurso “estamos dispostos a revelar tudo”, impõe dificuldades não só às autoridades brasileiras, como ao próprio pessoal interno contratado para investigar essa página infeliz da sua história.

As entrevistas são muito boas, diretas, objetivas, e me chamou muito a atenção o depoimento de um advogado que trabalhava como diretor jurídico da VW — o protótipo da direita brasileira, chega a dar ódio do sujeito pela desfaçatez, pelo cinismo, pela escrotidão.

Vejam, vale muito a pena. Acabei de assistir aqui na sala de imprensa de Hungaroring, porque cheguei bem cedo e estava com tempo. Fiquei pensando nos meus carrinhos, no carinho que tenho por eles — os Fusquinhas, a Kombi, o Karmann-Ghia, a Variant, o Gol GT, os Passats, se esqueci algum, que me perdoe. Todos nasceram na fábrica de São Bernardo, exatamente no período em que, sob seus faróis e pneus, operários eram espionados pela segurança da companhia e denunciados para os órgãos de repressão, que profanavam seus sagrados portões para levá-los à tortura e à morte.

Os carros não têm culpa, é tudo que consigo pensar. Se pudessem, protegeriam aqueles homens e mulheres que os construíram, que apertaram seus parafusos, montaram seus motores e suspensões, costuraram os tecidos de seus bancos, ligaram seus fios e cabos, os trouxeram à vida.

Enquanto isso, nas sombras de um regime assassino, assassinos iguais entregavam esses homens e mulheres, com pleno conhecimento de todos que usavam paletó e gravata em São Bernardo e em Wolfsburg.

Alguns alemães, às vezes, me dão a sensação de que, apesar do esforço de outros tantos alemães, não conseguem aprender algumas coisas.

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ewerton Calebe
Ewerton Calebe
6 anos atrás

Ô turma que não aprende nunca!

Vim pra ver o BANG- BANG.

Os que se acham politizados e carregam a verdade única são os mais propensos à barbárie.Não aceitam o ponto de vista alheio e não conseguem NUNCA encontrar um meio termo razoável.

Eis aqui um dos lugares em que mais se pode tirar amostras disso. Estamos fadados a repetir os mesmo erros, pois apesar dos esforços de tantos brasileiros, alguns insistem em não aprender.

Quase todos os males são feitos em nome do bem, e a vontade de fazer o outro pensar igual é o ovo da serpente.

O pensamento “revolucionário” – não só de esquerda, diga-se – não enxerga os meios pra obter os fins. Daí nascem os Pinochets, Fideis, Figueiredos, adolfinhos e stalins. Aqui temos alguns candidatos a entrar na lista.

Triste.

Enquanto isso, nosso presidente se safa e ninguém diz nada. Salve-se quem puder.

Abs.

Reinaldo Bascchera
Reinaldo Bascchera
Reply to  Ewerton Calebe
6 anos atrás

“Ô turma que não aprende nunca!”

A frase se aplica com exatidão à quem a escreveu….

Maximo
Maximo
6 anos atrás

a VW tá numa lama sem fim…
só aparece cagada quando mexem no passado…
infelizmente, uma candidata à extinção – acho q o passivo jurídico vai acabar fazendo os acionaistas “matarem” a marca e repartirem o espólio entre as outras marcas do grupo..

sobre a Ditadura, tem coisas que não dá pra negar que aconteceram… os dois lados erraram, mas o “poder” não pode se permitir certos deslizes.

Rodolfo Inacio Vieira F.º
Rodolfo Inacio Vieira F.º
6 anos atrás

Essa fábrica tem muita história .
Já li em alguns blogs que o projeto e a construção ficou a cargo de um empresa da qual o pai do Roberto Justus era sócio , sempre vencia as concorrências destes projetos e obras ( carta marcada ) e houveram diversos superfaturamentos .

Mario Aquino
Mario Aquino
6 anos atrás

Este pessoal da extrema-direita perdeu a vergonha de mostrar a cara, já já se esconderão de novo, aguardemos mais um ou dois anos.

Saima
Saima
6 anos atrás

FG, existe um livro chamado “O Trauma Alemão”, escrito pela Gitta Sereny, uma jornalista austríaca. Ela entrevistou o Franz Stängl, funcionário nazista que fugiu para o Brasil e trabalhou na VW antes de ser deportado para a Alemanha. Ótima leitura, recomendo.

Jr.
Jr.
6 anos atrás

Que tristeza hein, Dona VW?
Não vou deixar de gostar dos veículos da marca por causa disso, não vou vender meu Voyage xodó por isso, mas saber dessa presepada é de doer. Mas, com certeza não foi a única empresa que se prestou a isso. Hora de todas que cometeram esses crimes virem à público se desculpar desse triste episódio…

Danir
Danir
6 anos atrás

A empresa VW sempre foi uma merda, e não é de hoje. o fato de produzir alguns carros que viraram ícones não limpa o passado de intrigas e desonestidades. Espionagem industrial, as “regulagens’ dos motores quanto às emissões, A contratação do comprador da GM e por aí vai. Não podemos esquecer que as grandes corporações vivem em conluio com o poder, em QUALQUER pais do mundo. É a forma de não deixar que a concorrência se transforme em ameaça.

Yorkshire Tea
Yorkshire Tea
6 anos atrás

Você não entendeu o que disse o Goos. Ele não falou em “acabar com as polícias”. Foi específico e disse que devemos acabar com a PM (com o que concordo em gênero, número e grau). A PM é mais um dos inúmeros entulhos do regime militar. Nenhum país dito “civilizado” do mundo tem PM. E antes que algum engraçadinho fale que existe sim “military police” no mundo afora, saiba que o sentido é de PE (Polícia do Exército), que faz o trabalho de polícia para membros da carreira militar e não se envolve com a população civil.

O que é “pagar de comunista”? O que é “tudo o de bom que o capitalismo pode oferecer”? E tudo o que de ruim o capitalismo pode oferecer? Já ouviu falar em desigualdade? Acredita em meritocracia? Sabe que meritocracia é uma falácia? Você sabia que é feito de imbecil por quem verdadeiramente manda? Sabia que não se paga imposto na Coréia do Norte? Sabia que em Cuba há menos desigualdade do que no Brasil? Sugiro a leitura do Jessé Souza (A Tolice da Inteligência Brasileira). Ou leia ou assista a alguma entrevista dele.

Sugiro, também, a leitura do blogue do Romulus (http://romulusbr.com/), para entender o que verdadeiramente está em jogo na política do Brasil.

Goos
Goos
Reply to  Yorkshire Tea
6 anos atrás

Obrigado York!
Porque às vezes é difícil pacas de debater quando as pessoas se quer conseguem ler e entender uma frase, pior ainda um parágrafo, quanto mais um texto!
Grande abraço!

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Goos
6 anos atrás

Li sim,fim imediato das PM só em sonho o rapaz.Quem vai proteger sua família o Bat Man?

Danir
Danir
Reply to  Yorkshire Tea
6 anos atrás

Existe menos desigualdade em Cuba porque lá você não tem chance de ser empreendedor ou ter opinião. So faz o que dizem que pode fazer e que agrada os ditadores de plantão. Os comunistas usam a liberdade de expressão nos países de formação democrática, para fazer o que não poderiam nunca fazer em um pais comunista: ter opinião diferente. Você iria para a Coreia do Norte só pela “maravilha” não pagar impostos? Boa Viagem. Quanto à Policia Militar, é muito bom que ela exista, pois na hora do vamos ver, é com ela que podemos contar. Sem nenhuma conotação ideólogica. Ninguem em sã consciência aprova os excessos dos militares, mas daí a dizer que eles eram a personificação do mal querendo destruir os pobres comunistas que só queria conquistar o poder pela força das armas, para nos oferecer uma maravilhosa ditadura comunista? Faça-me o favor. Você consegue imaginar a Polícia Civil atuando como a PM em manifestações públicas ou comoções sociais? Em muitos países onde não existe a PM, existem outras corporações com funções similares, algumas denominadas de Guarda Nacional como na Venezuela ou nos Estados Unidos, por exemplo. Basicamente a PM serve para atuar numa zona cinzenta entre as atribuições da policia civil e das forças militares.

Goos
Goos
Reply to  Danir
6 anos atrás

Alguém falou isto maluco?
Pára de colocar suas idéias, da cabeça e escritas, nos comentários dos outros ou na conotação do vídeo, cacete.
Saco cheio deste pessoal que fica gozando com fardas e armas.
Com relação a polícia meu caro, fala-se de polícia unificada e eficiente, investigatória e com ações táticas e pontuais. Bem diferente da panacéia que se vê hoje.
Polícia militar é um resquício da ditadura. Não planeja, não investiga, só responde, só revida.
É fácil achar bom quando ela não entra no seu bairro dando tiro na sua janela, e tombando sues filhos na escola.
E que fique claro não é à respeito do ser humano policial militar, é sobre o conceito da instituição e forma de atuação, meu caro.
Melhore o salário, unifique, treine, especialize.
Assim se faz policiamento invetigativo e tático.
No Rio a melhor fase da polícia foi sob o comando da delegada Marina Maghessi, que tirando os fatos políticos, fez um puta trabalho de mapeamento do crime, ações táticas que realmente levaram a prisão da ponta fraca do crime, os traficantes e bandidos do morro.
Fora isto é pantomima de farda e tanque como na Eco 92, e nas outras duas ou três vezes antes desta… ações de fachada que não diminuem em nada o crime, não funcionam.
Como foi a pantomima da Upps, conversa para boi dormir e ação puramente de nível especulatório. em morros pontuais: Zona Sul e escolhisfdos à dedo.
Mas nunca com a premissa de governos do estado e municipal, entrarem com ações básicas como educação / saúde / higiene, apenas com uma segurança de fachada patrocinada por empresas e empresários do setor privado, só aí já começa o contrasenso.
Sabe o qiue acontece com uma operação destas sem fundo no saco? É como bola de puz quando você aperta com o desdo.
Todos os tradficantes foram parar no interior de Niterói, e interior de São Gonçalo. Onibus e onibus de traficantes sendo despejados, os mesmos que saíram correndo e de van em campo aberto, filmados, sendo que uma captura fosse feita um tiro mesmo de advertência disparado. Só traficante mixa preso, Nego e nega adeptos da solução simplese rápidas, os adeptos do boçalismo social tão na moda agora, talvez como voc~e parece pelos seus comentáriso, comemorando o que na verdade foi um acordo mabembe, e costurado pelo maior escroque da história do Rio e talvez do Brasil Sérgio Cabral e seu filhote Ediuardo Paes.
Mas surtiu efeito completo para que subissem o IPTU nas áreas chaves, e ambos juntinhos, através dos seus laranjas, comprassem mais de 300 imóveis nestas áreas. E seus parceiros os bancos privados comprassem quanteirões inteiros no centro do Rio, despejando comércios tradicionais em detrimento da especulação imobiliária.
E a cena se repete na patética passagem promocional deste escroque do Temar aqui no Rio este fim de semana tecendo bravatas à sua gestão pela rapidez na assinatura do decreto que enviou em “ação rápida”, as tropas militares ao Rio… ação bufa e farsesca que não dará em nada, como as outra também não deram, apenas segurança ilusória à idiotas e parvos da zona sul, loucos por pirotecnia.
Mas entende-se tudo quando se sabe que ele veio ao Rio para pedir o apoio da bancada do estado e da cidade contra a abertura de processo de impeachment, e na cerimônia que profereiu sua falácia dizendo que “o envio já dava resultados e que todos na cidade já se sentiam mais seguros”, ao seu lado como pagagaio de piratas estavam o braço direito em roubalheira de Cabral, Pezão e o bispos dublê de prefeito e político, Crivella.
E esta agora é o contraponto aonde te explico coleguinha, porque ação pirotécnica alguma dará certo.
Leia o link baixo se quiser… e se conseguir entender tudo que está nas linhas e entrelinhas, no dito e no não dito, mas perceptível… basta ligar o cérebro, parar para pensar, e concatenar as idéias, antes de falar uma profusão de besteiras.
Transmissão ao vivo para discutir o Plano Estratégico da gestão Crivella para a cidade do Rio de Janeiro, coma participação da Subsecretária de Planejamento do Rio de Janeiro, Aspásia Camargo (idiota e cínica como ela só) e o boneco de ventríloquo Indio da Costa, entre outros…

http://rioonwatch.org.br/?p=27178

Goos
Goos
Reply to  Danir
6 anos atrás

Mais uma dica para você abiguinho…
Para que compreenda o quadro e faça seus paralelos…. se conseguir, e que tem tudo a ver com o dito acima, afinal as situações tem seus pontos de conexão. Atualize para nosso cenário…
Afie o seu inglês:
“Perhaps now you can see the picture emerging. Barred from decent education, jobs, bank loans, and property ownership—i.e. the American Dream, aka the only means of upward mobility—Blacks festered in ghettos. These conditions bred poverty, and poverty bred hunger, and hunger bred anger. Add to that the constant threat of police brutality, which was and is a very real extension of institutional racism, and it was only a matter of time before the anger boiled over.”

http://www.waxpoetics.com/blog/features/guest-blog/ferguson-history-riots-protest/

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Danir
6 anos atrás

Veja só tem polícia pelo mundo em quê o policial é respeitado pela comunidade,trabalha sem colete nem pistola usa.Aqui no Brasil não se cura a doença. O bandido tem um alto poder de fogo.Então começa assim;Eu tenho uma faca,eu tenho um revólver,mas eu tenho uma pistola,há mas eu to de sub metralhador e por aí vai.O certo seria desarmar todos e só uma polícia civil e guardas municipais sem ser militar.Tanto policiais e bandidos no Brasil com as armas quê tem em mãos poderiam lutar em escaramuças por exemplo numa segunda guerra e se sair bem.O problema é quê de guerra bandido tem medo.Então para se acabar com a PM tem de acabar com os bandidos e aí como é que faz?Em Cuba por ser uma ditadura a população é desarmada então ‘o roubo que tem é resolvido na mão,quem me falou foi uns médicos cubanos quê conheci em 2016.

Wagner
Wagner
Reply to  Danir
6 anos atrás

“Basicamente a PM serve para atuar numa zona cinzenta entre as atribuições da policia civil e das forças militares”, “Quanto a PM, é muito bom que ela exista, pois na hora do vamos ver, é com ela que podemos contar”. Bem… isso se você for classe média branca ou elite e coxinha, fora isso se for de comunidade (pior se for negro) ou estiver com alguma camisa vermelha (tenho uma do Jimmi Hendrix, não faz diferença) o couro come e você acaba concluindo que é melhor chamar o ladrão, como já disse o Chico Buarque.

Danir
Danir
Reply to  Yorkshire Tea
6 anos atrás

Ra! Ra! Ra! para você tambem.

Danir
Danir
Reply to  Danir
6 anos atrás

Eu compreendo a dificuldade de algumas pessoas em passarem da segunda linha de um texto.

pedro araujo
pedro araujo
Reply to  Danir
6 anos atrás

… e esse foi o encerramento da argumentaçao desse danir?

ra ra ra pra você também?

só não acho graça porque é esse tipo de indigencia intelectual que esta comandando hoje em dia.

contra argumentacoes como a do goos sao infinitamente mais embasadas, mas nao conseguem furar esse escudo de mediocridade de hoje em dia.

estamos perdidos

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Yorkshire Tea
6 anos atrás

E você acha quê com uma outra polícia vai resolver,o caso particular do Brasil quê já descambou? Olha lá! Tá no Rio o EB e quantas vezes eles foram e não resolveram?E quanto a desigualdade social, ela existe em todos regimes.Se você quiser abra mão da sua posição social agora, e terá alguém de braços aberto para recebe-la e tomar seu lugar.Só fica de mimimi com posição social é quem tá bem,quem tá na base da pirâmide social se fudendo todo dia nem liga só quer subir e enriquecer e os outro quê se dane..

Goos
Goos
Reply to  Renato de Mello Machado
6 anos atrás

Irmão nunca vi um cara falar tanta merda junta!
Deus do céu…

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Renato de Mello Machado
6 anos atrás

Goos, se olha no espelho.

pedro araujo
pedro araujo
Reply to  Yorkshire Tea
6 anos atrás

opa, mais um leitor do Romulus!

que legal!

Gomes e pessoal, recomendo com louvores a sugestão do yorkshire tea: o blog do romulus é minha principal fonte de análises do que é o brasil de hoje

Yorkshire, recomendo de volta o http://cinegnose.blogspot.com.br/

É um site de um acadêmico, que faz sempre correlações entre cinema, propaganda, acontecimentos e a semiótica (simbolos, significantes, significados) e intenções por trás da cada noticia. Fora que a quantidade de filme interessante que ele faz análise é excelente…

Goos
Goos
Reply to  Yorkshire Tea
6 anos atrás

York e Pero Araújo
Obrigado pelos links
Excelentes!!!
Grande abraço!!!

Danir
Danir
6 anos atrás

Ainda não chegamos ao ponto da isenção para opinar sobre os acontecimentos no período dos governos militares. Houve gente morta de ambos os lados, e todas de forma torpe. O número de pessoas “inocentes” mortas pelos militares só é um pouco maior do que os “Civis” mortos pelos terroristas de esquerda. A posição dos militares na época foi de contra revolução, para impedir a tomada de poder pelos comunistas, que praticavam a revolução socialista, empunhando armas. Nada a ver com democracia. Não foi só a Volks que ficou na marcação dos empregados. Os departamentos de segurança patrimonial das fábricas trocavam informações, principalmente para prevenir o prejuizo que era provocado por greves e sabotagens. Na fábrica em que trabalhei por 8 anos, por sugestão de pessoas do pt e da cut, todos os tratores foram sabotados com areia nos tanques de combustível. Tudo em nome da revolução socialista. Eu pessoalmente não aprovo muitas ações dos militares, mas tambem desaprovo totalmente os crimes cometidos pelos revolucionários em nome da democracia de fantasia do socialismo.
Entretanto, acredito que uma postura democrática só é verdadeira quando a opinião contrária é aceita e discutida com serenidade. Caso contrário, a mensagem é: Eu te destruo se você não sair da minha frente. Bem à maneira de Cuba, Venezuela, China, União Soviética e outros menos votados. Lembremos que um dos ídolos daquela época, era um operário que manipulava greves e servia de informante para o DOPS. Sinceramente, ainda não vi pessoas, principalmente ligadas á midia, que não estivessem ideológicamente ligadas a uma corrente ou outra de pensamento, ao ponto de colocar os fatos em suas perspectivas reais. Fora isto, foi uma época em que eu me divertia assistindo corridas em interlagos e que apesar dos pesares podia andar na rua à noite em qualquer hora em qualquer lugar me sentindo mais seguro que hoje. A não ser, é claro, se estivesse em frente do Consulado Americano no Conjunto Nacional, ou numa agencia do CityBank. Saudações a todos.

Danir
Danir
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Prezado Flavio. Fico contente que leu meu comentário. Coloco comentários políticos em seu blog (às vezes) porque acredito que você deixa um espaço para isto quando entra nesta seara. Admiro seu conhecimento do assunto automobilismo e tambem curto DKW, Kombi, carros antigos etc… Não considero quem tenha opinião contrária como inimigo, me sinto no direito de expressar o que penso, afinal vivemos numa grande esbornia que ainda não se transformou em ditadura. É merda mas é sincera.

Yorkshire Tea
Yorkshire Tea
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

‘Rá! ‘Rá! ‘Rá! Não passei da segunda linha do que esse camarada escreveu e ia responder exatamente a mesma coisa: “Quanta merda!”

Fábio Peres
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Chamar o que ele escreveu de m… é o maior motivo pelo qual sentem saudades dos militares, e votam em Bolsonaro. Quer se goste, ou não, a impressão de estabilidade naqueles tempos era maior do que hoje.

Alberto
Alberto
6 anos atrás

Engraçado como o tempo muda as coisas, era adolescente em 1984 e com o fim da ditadura próximo não aparecia nenhum asqueroso tipo esse da VW pra defender o golpe, ninguém era a favor, mesmo aqueles nitidamente beneficiados.
Hoje fico assustado com esse tipo de gente covarde , que sai da toca pra falar que tempo bom era aquele, que nada aconteceu, só bandidos sofreram….e outras escrotices.
Com relação a VW, possuo a seguinte opinião , quem não assume seus erros não aprende , quem não aprende, os comete de novo . VW nunca mais.

Igor
Igor
6 anos atrás

“operários eram espionados pela segurança da companhia e denunciados para os órgãos de repressão, que profanavam seus sagrados portões para levá-los à tortura e à morte.” Essa parte parece que foi tirada de um livro sobre a história soviética. Imagine o que não sofreram os operarios da Lada.

Ferdinandes
Ferdinandes
6 anos atrás

Anista so vale para um lado só. Ta certinho….

pedro araujo
pedro araujo
Reply to  Ferdinandes
6 anos atrás

verdade, os militares não sofreram nenhuma consequencia dos atos pós 64…

enquanto isso nenhuma das famílias (herzog, paiva, angel, só pra citar os casos mais famosos) vai ter os seus pais e filhos de volta

a anistia só valeu mesmo pra um lado, já que só um sofreu de verdade as conseqüências.

lembrando que quem deu o golpe foram os militares e a direita.

e não a esquerda.

Ferdinandes
Ferdinandes
Reply to  pedro araujo
6 anos atrás

Os militares mortos em atentados ou vigilantes em assalto a bancos nao tinham familias? “Ah, mas foi em menor numero”. O sr deve sofrer de
compaixão estatística….

pedro araujo
pedro araujo
Reply to  pedro araujo
6 anos atrás

verdade, teve militar morrendo em atentado sim…

riocentro… coitados…

no mais, não existe registro de militar ou civil torturado pela resistencia.

como afirmei: a anistia realmente foi somente para um lado.

ao contrário do chile, paraguai, argentina, uruguai.

Toni Casagrande
Toni Casagrande
6 anos atrás

Grandes empresas sempre estarão dispostas a colaborar de maneira não exatamente ortodoxa com governos tiranos. Isto é parte importante da história o Brasil. Principalmente da história bem recente.

totiy
totiy
Reply to  Toni Casagrande
6 anos atrás

Nao foi so a VW veja(m) esse aqui tambem https://www.youtube.com/watch?v=yGxIA90xXeY

Rafael
Rafael
6 anos atrás

Me pergunto se foi só a VW que fez isso…

totiy
totiy
Reply to  Rafael
6 anos atrás

nao foi só a VW veja(m) esse outro tambem refere se ao g5rupo Ultrahttps://www.youtube.com/watch?v=yGxIA90xXeY

totiy
totiy
Reply to  totiy
6 anos atrás
Goos
Goos
6 anos atrás

Nunca tinha visto este documentário ou sabido de algo mais a fundo sobre este assunto
Exceto talvez por comentários aqui e ali…
Emocionante e estarrecedor o que política, estado, intolerância, arrogância, descaso social, ódio e principalmente ignorância podem fazer…
Têm -se muita cultura e saber, e arrogância de emitir opiniões sobre os períodos de ferro e chumbo em outros países, e nenhum humildade em se olhar e encarar o prórprio umbigo…
Aliás espantoso esta molecada nova hoje em dia, calcando seu discurso pela volta destes tempos, atravês destes novos apotóslos do boçalismo social…
É torcer para que nunca mais em tempo algum isto volte a acontecer por aqui.
Lugar de militar em é quartel, ou fora protegendo as fronteiras, e no caso de nenhuma atividade de fonte agressora, ser utilizado sua força e estrutura para o desenvolvimento social e estrutura básica principalemnte em regiões distantes.
E na minha opinião fim imediato da polícias militares.
Polícia é um coisa só, principalmente com foco investigativo, e suas unidades táticas.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Goos
6 anos atrás

Rapaz não fala isso não, de acabar com as polícias você não sabe o quê tá falando.Aqui no ES ficamos se polícia, e é de ficar na merda.Tinha noia,consumidor,traficante,bandidinho,bandidão tudo correndo para o meu serviço para se esconder com medinho dos pipoco quê rolava a noite de acerto de contas de bandido.Era tiro e rajada a noite toda e a gente escondido com caixa com grana e um cagaço danado.O povo saqueando tudo,selvageria tinha até uma política saqueando,novidade né?Você não podia nem ir a um supermercado,pois estavam assaltando na volta para casa.Motoristas e trocadores foram fenomenais seguraram o rojão até o fim.O problema da molecada de hoje é que eles gostam de pagar de comunista,mas gostam de web,balada,coisas dos EUA,cartão de crédito,roupas e tudo de bom e melhor que o capitalismo pode oferecer,mas não passa um dia num regime,cubano,coreano do norte ou da finada URSS.

Goos
Goos
Reply to  Renato de Mello Machado
6 anos atrás

Você leu até o fim rapaz?
Sofro a mesma coisa aqui no Rio que você, e agora além de nos subúrbios, baixadas, zona norte e sul sofrem coma violência crescente, ainda que não cheguem aos pés.
Leu até o fim? Conseguiu entender a colocação?
Se não paciência.
Releia e reeleia até você entender o que foi dito.

Goos
Goos
Reply to  Renato de Mello Machado
6 anos atrás

ps:
E pára de falar esta merda enlatada de comunista, EUA, cartão de crédito, regime cubano e ca´pitalismo e escambau, porque o que você disse não faz o menor sentido, e acima de tudo é a saída fácil de quem tem cérebro preguiçoso, OK?

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Goos
6 anos atrás

Li sim,fim imediato das PM só em sonho o rapaz.Quem vai proteger sua família o Bat Man?

Luiz Lourenço Dos Santos
Luiz Lourenço Dos Santos
6 anos atrás

A que ponto chegou a volkswagen do brasil ocultando crimes e manchando o nome de uma das empresas que mais vende carros em quase todos os paises e principalmente no brasil que é lider de vendas no mercado,é uma pagina vexaminosa e impulguinante na história do brasil que passa por um momento muito dificil mergulhado em escandalos da lava-jato,não tem o que falar,o documentário fala por si,estou sem palavras.

Nando Km
Nando Km
6 anos atrás

Sr. FG, boa tarde.

Parabéns pelo post. É sempre bom saber que o senhor, o senhor JK, o senhor SN, e tantos outros estão aí em cima olhando por nós aqui em baixo.

Obrigado.

Hilel
Hilel
6 anos atrás

A minha absoluta aversão à VW só aumenta, dia após dia.

Rodrigo D.
Rodrigo D.
6 anos atrás

Procurei o tal Jacy no Google e vi que ele mantém um blog no qual ele comenta vários assuntos, inclusive sobre esse documentário. A ligação entre os assuntos é que sempre a culpa é do PT. Sim, ele diz que esse documentário tem origem nos petistas.

http://www.jacymendonca.com.br/2017/07/jornal-alemao.html?m=1

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
6 anos atrás

Engraçado,juro quê o povo das antigas sabia disso.Não só a VW,mais as maiorias da empresas no Brasil fizeram isso. O Globo putinha vai com as outras, apoiou o regime militar aliais se vendeu a todos os regimes né? Junto com a maioria dos donos de jornais,faculdades,fazendas,comerciantes,colégios,igreja principalmente a católica maioria na época,pastores também.Todos tinham medo de o comunismo ser implantado no Brasil e perderem sua boquinha.Tinha até um caso que a VW não queria fornecer a mecânica para o Puma a ar e Gurgel.Mas parece que o pessoal foi lá e convenceram a VW a liberar a mecânica,e pelo visto convenceu a GM a liberar também o 6 caneco para a Puma e em represália a VW construiu o SP2.Pensei quê o povo sabia dessas tretas e fim igual deve de ter levado ali,pertinho do Rio Volga os funcionários da Lada pró capitalismo.

Yorkshire Tea
Yorkshire Tea
6 anos atrás

O Strangl era austríaco. Realmente, alguns alemães não aprenderam nada. Agora, na Áustria, acho que a coisa é ainda pior. Na década de 1980, aparentemente, a juventude simplesmente não discutia o passado. Era um tema tabu. Estou falando de jovens universitários estudantes de Humanas.

Galvão
Galvão
6 anos atrás

Muito bom

Galvão
Galvão
6 anos atrás

Muito bom FG. Precisamos mesmo nos posicionar, pois o fascismo está na nossa porta.

randy
randy
6 anos atrás

Interessante voce usar o termo DELAÇÃO……. SAQUEI A JOGADA LOGO!!!!

Agora convenhamos, tv publica alemã… quem assiste? SE FOSSE UMA DEUTSCHEWELLE seriam sim significativo!!!

Yorkshire Tea
Yorkshire Tea
Reply to  randy
6 anos atrás

Pedro Bó, o documentário foi feito para consumo interno pela NDR (Hamburgo) para a ARD (Das Erste), que congrega todas as emissoras regionais públicas alemãs e é a proprietária da DW. Quem assistiu esse documentário foi a população alemã, Pedro Bó, para quem foi dirigido. Diferentemente do que ocorre no Brasil, a participação de mercado dos canais de TV é bastante pulverizada na Alemanha, mas as duas primeiras posições são ocupadas pelas TVs públicas ZDF e ARD.

Além disso, Pedro Bó, a Deutsche Welle é o braço internacional da ARD. De qualquer forma, se, para você, só vale se sair na DW, segue aqui a matéria sobre o documentário, publicada em português pela DW:

Mundo
Como a Volks cooperou com a ditadura brasileira

Imprensa alemã obtém acesso exclusivo à investigação sobre o envolvimento da montadora com o regime: cooperação era maior do que se pensava e teria tido o conhecimento da chefia da companhia em Wolfsburg.

Uma força-tarefa investigativa formada pelo jornal Süddeutsche Zeitung e as emissoras estatais NDR e SWR obteve acesso exclusivo à investigação externa, ordenada pela própria Volkswagen, sobre o papel de sua filial brasileira na ditadura militar (1964-1985).

Segundo reportagens publicadas no domingo (23/07), a filial brasileira da montadora colaborou de forma mais ativa do que antes se imaginava com os militares na perseguição de opositores do regime.

Leia também: “Volks deveria pedir desculpas ao Brasil”

Leia também: O polêmico agronegócio da Volks na Amazônia

Análise extensa de documentações mostrou quão participativo foi o papel da Volkswagen do Brasil e sugere que a sede em Wolfsburg tomou conhecimento disso – o mais tardar em 1979.

Os repórteres alemães analisaram documentos corporativos localizados na filial brasileira e na sede alemã, papéis classificados como secretos pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) e relatórios confidenciais do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha.

“Operários eram presos na planta da fábrica e, em seguida, torturados: a colaboração da Volkswagen com a ditadura militar brasileira foi, aparentemente, mais ativa do que antes presumido”, escreveu o Süddeutsche Zeitung.

Departamento de segurança da Volkswagen teria espionado e contribuído para detenções de funcionários na planta da fábrica em São Bernardo do Campo

Os repórteres alemães também tiveram acesso às atas de investigação do Ministério Público de São Paulo. Além disso, eles realizaram entrevistas com alguns ex-funcionários da Volkswagen do Brasil – muitos confirmaram que foram detidos na fábrica em 1972. Eles faziam parte de um grupo oposicionista e distribuíram folhetos do Partido Comunista e organizavam reuniões sindicais.

Os veículos de comunicação alemães corroboraram que a filial brasileira espionou seus trabalhadores e suas ideias políticas, e os dados acabaram em “listas negras” em mãos do Dops. As vítimas lembraram como foram torturadas durante meses, após terem se unido a grupos opositores.

“A Volks roubou dois anos da minha vida”, disse Lúcio Bellentani, ex-operário da montadora e agora com 72 anos, que afirmou ter sofrido oito meses de tortura e ter passado outros 16 meses na prisão. “Indiretamente a Volkswagen foi responsável por numerosos casos de tortura e perseguição. A Volkswagen deve ter a dignidade de reconhecer sua responsabilidade por esses atos.”

Espionagem e colaboração com Dops

Em 2016, a montadora alemã nomeou para uma investigação sobre seu passado o historiador Christopher Kopper, que confirmou a existência de “uma colaboração regular” entre o departamento de segurança da filial brasileira e o órgão policial do regime militar.

“O departamento de segurança atuou como um braço da polícia política dentro da fábrica da Volkswagen”, antecipou Kooper, pesquisador da Universidade de Bielefeld, à imprensa alemã. Segundo ele, a montadora “permitiu as detenções” e pode ser que, ao compartilhar informações com a polícia, “contribuísse para elas”. Ele sugeriu que a montadora alemã peça desculpas aos ex-funcionários afetados pela conduta.

De acordo com protocolos internos da Volkswagen, as chefias da montadora na Alemanha e em São Paulo trocaram memorandos referentes às detenções de funcionários. O conselho da multinacional tomou conhecimento da conduta em São Bernardo do Campo, cidade satélite de São Paulo, o mais tardar em 1979, quando funcionários brasileiros viajaram à Alemanha para confrontar o então presidente da companhia, Toni Schmücker.

A sede da montadora se negou a comentar o conteúdo das alegações e reiterou ter encarregado o historiador Kooper de investigar e apresentar um parecer sobre a questão. Kooper apresentará suas conclusões até o final do ano.

Galpões cedidos aos militares

Há quase dois anos foi aberta em São Paulo uma investigação sobre a Volkswagen do Brasil para determinar a responsabilidade da empresa na violação dos direitos humanos durante a ditadura de 1964 a 1985.

Conforme estabeleceu a Comissão Nacional da Verdade (CNV), que examinou as violações dos direitos humanos cometidas pela ditadura militar, muitas empresas privadas, nacionais e estrangeiras, deram apoio tanto financeiro como operacional ao regime militar.

No caso da Volkswagen, a comissão constatou que alguns galpões que a empresa tinha numa fábrica de São Bernardo do Campo foram cedidos aos militares, que os usaram como centros de detenção e tortura. Além disso, a comissão sustentou que encontrou provas que a multinacional alemã doou ao regime militar cerca de 200 veículos, depois usados pelos serviços de repressão.

Fonte: http://www.dw.com/pt-br/como-a-volks-cooperou-com-a-ditadura-brasileira/a-39811612

pedro araujo
pedro araujo
Reply to  randy
6 anos atrás

da pena ler argumentacao como essa…

mas aí eu lembro quem manda no bananal hoje em dia, e aí eu mudo a afirmaçao para:

dá medo ler argumentacao como essa

Daniel Vidotti Prando
Daniel Vidotti Prando
6 anos atrás

Fantástico o documentário.
Obrigado por compartilhar conosco.

Parei de assistir a corrida para assisti-lo.

Yorkshire Tea
Yorkshire Tea
6 anos atrás

O nome do advogado escroto, que foi Diretor de RH da VW, é Jacy Mendonça. Calhorda de marca maior.

E muito importante, além de lembrar que o documentário foi produzido por um canal de TV pública, é destacar o equilíbrio com que eles prepararam o programa, dando plena oportunidade para que a VW se explicasse – algo que a empresa não consegue fazer em momento algum.

Duas outras personagens que saem extremamente chamuscadas do documentário são o então presidente mundial da VW na Alemanha e o atual porta-voz da empresa (que diz na cara dura que alguns assuntos a empresa acha que não são de interesse público, dando a entender que esse seria um deles).

A coisa é tão feia que envolve até a presença de um ex-comandante da SS, Franz Strangl, que foi o encarregado pela segurança industrial da empresa alemã em SBC durante anos, até ser denunciado por Simon Wiesenthal e ser deportado para a Alemanha, onde foi condenado à prisão perpétua por crimes contra a humanidade. Detalhe: Strangl nunca ocultou sua identidade. Detalhe 2: ele foi o comandante de Sobibór e Treblinka, dois dos mais conhecidos campos de extermínio nazistas.

É um documentário imperdível para quem tem um mínimo interesse sobre a história do Brasil ou da indústria automobilística no país.