MONZÍSTICAS (1)

ita171

RIO (prepara pra estrada) – Nada de novo no front depois do primeiro dia de treinos para o GP da Itália. A Mercedes saiu na frente, a Ferrari veio logo atrás, e a Red Bull na sequência. As duas primeiras, no mesmo segundo. Os rubro-taurinos, um segundo atrás. É a realidade desta reta final do campeonato, bem longa, diga-se. Já aconteceu muita coisa na temporada, 12 corridas, e ainda temos oito pela frente.

Bottas foi o mais rápido, 0s056 à frente de Hamilton, o favorito à vitória no circuito mais veloz do calendário. Vettel ficou a 0s140 do finlandês. Está na cola. Como na Bélgica, vai tentar ficar perto da Mercedes e sabe que em Monza, apesar de todo o entusiasmo dos italianos, ganhar será uma surpresa. O cenário mais provável é de um empate técnico depois da prova de domingo.

Naquilo que chamam de “bastidores”, segue o embate Alonso x Honda. Fernandinho abandonou o GP da Bélgica sem maiores explicações, e a Honda insiste que não havia nada de errado em seu motor. Em uma dessas entrevistas que não já não lembro qual foi, o piloto teria condicionado sua permanência na McLaren à troca de fornecedor de motor. “Ele não nos quer mais”, respondeu magoado o chefe da Honda, admitindo, porém, que as coisas estão feias — algo que não dá para esconder.

[bannergoogle]Mas Fernandinho nega que esteja expulsando a Honda da McLaren. “Se eles resolverem os problemas, a melhora será imediata”, disse, abrindo as portas até para uma renovação com o time de Woking mesmo se os japoneses ficarem. E elogiou a Renault, que reconheceu publicamente que não dá para contratar Alonso agora, porque o carro de 2018 não será um candidato a vitórias como deseja o espanhol.

Resumo da ópera, desconfio que, no fim das contas, Alonso não tem muito para onde ir — a história recente da Williams, que eu achava fazer algum sentido, foi negada categoricamente por todos. Ferrari está fechada, Mercedes idem, o mesmo para a Red Bull. São os únicos times interessantes para um piloto que tem o seu perfil. Abaixo delas, são todas médias e/ou pequenas e uma gigante em má fase que parece eterna, a sua McLaren. Correr para onde?

A equipe laranja segue conversando com a Renault, fábrica com quem o espanhol ganhou seus dois títulos mundiais. Mas os franceses também têm seus problemas. Verstappen que o diga. E a Honda, é preciso ser honesto, melhorou bem em termos de potência. Basta ver as posições de Alonso e Vandoorne hoje, sétimo e oitavo numa pista que exige motor. A questão é resolver urgentemente a falta de confiabilidade de alguns componentes que, trocados como mercadorias com defeito na loja da esquina, resultam em perdas de posição gigantescas no grid, inviabilizando qualquer busca por resultados — El Fodón de la Punición já perdeu 35 para o GP da Itália.

Seja como for, as decisões, tanto de McLaren quanto de Alonso, terão de ser tomadas rapidamente.

Comentários

  • Há dez anos atrás, Alonso estava no auge. Vinha de dois títulos seguidos, sendo o segundo em cima do Maior do Mundo e tudo levava a crer que a “Alonsomania” ia decolar rumo à glória. Dez anos depois, eis um Alonso com os mesmos dois títulos e a tão esperada “Alonsomania” enterrada sem direito a pêsames. As escolhas erradas somadas às conquistas fulminantes de Vettel e Hamilton, solaparam as expectativas do espanhol.
    A tão sonhada pretensão de se tornar um supercampeão ficou no passado. Hoje, o sonho é mais modesto e cada vez mais impossível: a conquista do tricampeonato. Falta nesse contexto um carro vencedor e esse não se encontra disponível no momento (levando-se em conta que o “momento” de Alonso já passou).
    Alonso se encontra num dilema. Fica na McLaren ou vai para a Indy? Ou, quem sabe, para a aposentadoria?

  • O talento do Alonso não paga o seu carater. Estragou a carreira do Piquet que com certeza seria melhor se não fosee seu companehiro de equipe. Não consegue se relacionar com as pessoas que estão trabalhando para seu sucesso como piloto.Não tem humildade, e recebe uma fortuna , Não abres concessão aos companheiros de equipe. . Não sei até onde iria na Indy. Só sei que eu não pagaria um centavo para ter um mestre da Cizãnia em minha equipe. Quanto à Honda, talvez ganhe mais com uma equipe que não tem um Alonso para encher o saco. Outros grandes pilotos passaram por momentos de crise em suas carreiras sem tem a antipatia desse espanhol. A coisa mais próxima que conheço do temperamento e simpatia do Alonso são os funcionários do aeroporto de Barajas..

    • Quem estragou a carreira do Nelsinho foi o Nelsão, ao trazer à luz a armação de Cingapura/2008.
      Não gosto do Alonso, mas sejamos honestos, Um piloto que consegue fazer duas voltas rápidas com um motor bichado, no meio de motorzões como o Mercedes e o Ferrari e ainda levando-se em conta que a última volta rápida do Honda foi com Senna (na época em que era um motorzão), esse piloto só pode ser diferenciado.

  • A Flavinho não sei pq tanta viadagem com relação ao Dick Vigarista2 opss Alonso ele já está em final de carreira já tá velho reclama de quem paga os salários na cara larga e vamos ser sinceros ele só foi Bi Campeão do mundo quando a renault tinha o melhor carro , que tinha um controle de tração irregular que detectava o sinal de largada e fazia o carro pular na frente então menos ele não é e nunca foi um piloto espetacular não me lembro de nenhuma vitória épica dele. E outra ele é o maior pilantra X9 que eu já vi primeiro caguetou a Mclaren no caso de espionagem da ferrari por inveja do Hamilton que deu um pau nele na pista em 2007 e detalhe o Hamilton era estreante na categoria e ela já era Bi Campeão aliás era o atual campeão na época no caso da batida do Nelsinho Piquet em 2008 que aconteceu somente para beneficiar o Vigarista que ganhou aquela corrida por causa do cambalacho do Briatore e dele quem foi banido foi o cúmplice prejudicado no caso o Nelsinho ele o beneficiado e pq não se dizer o culpado foi isento de culpa praticamente um santo do pau oco ! Agora voltando à realidade quem é ele perto de uma Honda multinacional gigantesca maior fabricante de motocicletas do mundo, multi campeã em todas as categorias que disputou possui uma expertise fudida do que é corrida de automóvel e motocicletas ele é um Bi Campeão do mundo Ok ! Igual a ele têm alguns por aí, não o acho o melhor piloto nem de longe , na frente dele estão Hamilton, Vetel e Verstapen talvez até o Ricciardo então não entendo pq esse bafafá em volta desse frango de padaria do Alonso admito que rachei o bico na cena dele da cadeira de praia aqui no Brasil e só, mas o fato dele viver me tendo o pau na segunda equipe mais vitoriosa da F1 e na Honda que pagam 40 milhas por ano para ele é demais para mim cidadão brasileiro e que me ralo todo para conseguir ganhar os meus trocados para sobreviver como motorista Uber dirigindo 12 horas por dia em um transito caótico de São Paulo me revolta um pouco e resumindo a ópera se ele for para a Renault ou a Renault vier a ser fornecer motores para a Mclaren o carro não vai andar também então na moral é trocar 6 por meia dúzia então se eu fosse a Honda que banca toda operação metia um JC nele dava um bico na bunda dele e contratava um garoto no lugar dele ou melhor traria o Kobayashi do WEC ou o Takuma Sato da Indy para o lugar dele e pronto !

  • El Fodón de la Punición kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Acho que o mais coerente para Alonso seria ir para Renault ou Force India …..
    Fazia contrato de 1 ano só e ficava vendo como ia ser a temporada 2018 da Mclaren.
    Se a Mclaren desse um salto de qualidade ele poderia voltar em 2019.
    Senão deveria se aposentar com dignidade, não tem essa de que com 35 ele ta mais veloz do que nunca, a idade chega para todos.

  • Acho que a Honda melhorou em termos de potência para voltas de classificação, estão largando mais pra frente é verdade, mas nas corridas continuam sendo jantados por metade do grid as vezes logo nas primeiras voltas e Alonso vai lá pro fundo…para um sujeito da categoria dele, isso deve ser a morte

  • a Honda pode até prometer versões de motor atualizadas 3.5 3.7 ou 4.0 não vai alterar nada em relação a Mercedes e Ferrari que estão anos luz a frente em termos de potencia são 90 cavalos a frente dos japoneses e pra encostar na Renault precisa de no minimo 60 cavalos . Não quero ser pessimista aos fans da team MCLAREN e Alonso porém é pesada e cruel a missão de trazer a equipe nas costas porque a Honda não tem capacidade neste momento de resolver a equação de potencia e confiabilidade. passaram se 3 anos e a situação so piorou. a separação MCLAREN/ Honda e inevitável . é melhor a Honda deixar a formula 1 do que passar vergonha sendo o pior motor do grid. para a MCLAREN o motor Renault cairia com uma luva encaixaria certo pois traria um motor a um piloto experiente prata da casa campeão e sabe onde tirar o melhor para equiparar em termos de potencia com as grandes buscar as rivais não é uma missão impossível para a Renault porém pra Honda seu desempenho e vergonhoso e pífio sendo motivo de chacota e zombaria uma humilhação para o passado de gloria .

  • Caro Flávio, na boa… que saco! Cada vez que entro no teu blog sou transferido pro site do grandepremio e, de lá, abre um pop-up do site de apostas patrocinador. Eu não estou interessado em fazer apostas quando entro no seu blog. E, quando estiver interessado em fazer apostas, NUNCA serão por essa p… de site que consegue estragar minha vontade de ler teus insuperáveis textos. Mas já que é necessário o tal patrocinador, sugiro que abra o pop-up direto do blog, sem fazer trampolim na página inicial do grandepremio.
    Pronto! Desabafo feito!

  • Esse Alonso é um mala!! A McLaren deveria retrucar as declarações do piloto! O time também não está feliz com os resultados, se é que podemos chamar de resultados, a questão é que o piloto espanhol é muito bem remunerado e deveria tentar trabalhar mais com o time.

  • Onde que eu dono de uma Ferrari, mercedes ou rbr vou perder tempo com laranja podre de alonso moço, o cara tudo bem sabe fazer uma leitura da corrida mas nao agrega nada pois nao eh daqueles que poe a mão na massa ou seja, desenvolver um carro coisa assim, ele sabe sim ficar andando de cara feia no box, reclamando da equipe, trabalhe com a honda no carro meu filho! mas diferente dos chefes das grandes equipes que querem ele longe, Mas ele vai continuar assim enquanto existirem pessoas na midiam que enaltecem tipos assim

  • Pra mim, essa declaração que pode ficar muito mais tempo dá a entender que se a Honda ficar como fornecedora de motor ele vai esperar o fim dessa geração e ver se os novos motores que serão mais simples e baratos fazem com que a Honda acerte.

    Se isso acontecer, acho que ele tem uma boa chance. Agora o carro da McLaren é muito bom, se a Honda melhorar ainda mais conforme vem fazendo a tendência é eles fazerem igual a RBR que xingou um monte e no final ficou os motores Renault mesmo.

  • Do jeito que Alonso é azarado, é capaz de se ele sair da Mclaren, a honda conseguir descobrir qual rebimboca da parafuseta que está com problema, e a McLaren começar a voar nas pistas. E ele ficar penando na nova equipe.

    • Ou ainda. A McLaren assina com a Renault, e vai pro bloco intermediário, e continua com Alonso. Honda assina com a Toro Rosso, e Carlos Sainz Jr, com medo de ir pro fundão, vai pra Renault, substituIndo Jolyon Palmer.

      Mas como desgraça pouca é bobagem, a Honda consegue descobrir como ser veloz novamente, e a nova dupla da Toro Rosso, Kyvat e Gasly passam a ganhar de todo mundo em 2018. Kyvat se torna no fim do ano o primeiro campeão russo de F1, com 10 vitórias, para a alegria do Gomes e do Putin. Alonso enquanto isso, consegue como melhor resultado dois pódios em terceiro lugar pela McLaren-Renault., ambos em corridas vencidas por Daniil.

      E vendo o sucesso da Toro Rosso, a Red Bull assina com a Honda para 2019.

      Apesar de parecer delírio, em se tratando do futuro de Alonso, é possível,

  • A Honda perdeu a mão faz tempo. Desde que voltaram como equipe de 2006 a 2008 não fizeram grandes coisas. Agora, já são mais de 3 anos desenvolvendo um motor que não vai pra frente.
    Pensar que a volta da parceria McLaren Honda seria uma sucesso é coisa de viuva do Senna. a coisa não deu certo…
    Fernandinho deveria ir para Andretti na Indy e ser feliz por lá, As chance de ser muito competitivo e ganhar corridas são enormes. o cara teve um baita desempenho na Indy 500.
    Como Vc diz, existe vida fora da Fórmula 1..

  • No fim das contas, independente escolhas erradas e caráter, que a gente não faz ideia do que é verdade ou não, fato é que dá pena ver um piloto do calibre do Alonso ter a carreira que teve. Já tá indo pro fim e não tem muito que ambicionar em termos de recordes e números. Dá pra ir longe na imaginação do que teria sido se as escolhas fossem outras, embora, em tese as escolhas sempre foram compreensíveis.

  • el emburradon se quizer pode partir pra indy que foi oque restou já que wec e dtm respiram por aparelhos depois das saidas de porsche e mercedes respectivamente mas pode ir traquilo ja tem um subistituto a altura talentoso um dos melhores do grid mas encrenqueiro reclamão queridinhos dos especialista mas n ada popular entre as equipes e pilotos o klager verstappen

  • A única opção de uma equipe com motores de fábrica é a McLaren. Eu não espinafraria os nipônicos assim, eles vão chegar lá. Dinheiro, capacidade e paciência eles tem. Resta a Alonso que neste momento seja estoico. Que arque com suas escolhas erradas durante a carreira. Sem contar sua boca enorme e a capacidade de se meter em confusões nada éticas.