NAS ASAS

RIO (ah, as assessorias…) – Recebo press-release da Red Bull sobre corrida aérea na cidade do Porto, em Portugal. A Red Bull Air Race, de acordo com o despacho, não acontecia no país havia oito anos. E, hoje, foi assistida nas ruas por nada menos do que 600 mil pessoas — ainda de acordo com o texto que recebi.

O Porto tem 216.405 habitantes. Se bem compreendi o fenômeno, todos os moradores da cidade, incluindo os quase 60 mil acima dos 65 anos de idade, os bebês de colo e aqueles já capazes de engatinhar, saíram de suas casas para ver a corrida de aviões. E mais 400 mil acorreram de outras aldeias, vilarejos, povoados, arraiais, burgos e cidades no entorno porque, afinal, não dá para perder uma corrida de aviões, não é mesmo?

Assessorias de imprensa deveriam ser mais cuidadosas, porque sempre tem uns chatos como eu por aí.

oportorb

ATUALIZANDO…

Muitos blogueiros escrevendo para dizer que a área metropolitana do Porto, considerando as cidades próximas e acopladas, tem cerca de 1,7 milhão de pessoas. E que a imprensa local está dizendo que foram 850 mil pessoas, e não 600 mil. E que no passado essa conta chegou a um milhão para ver os aviões. Está registrado. E eu continuo achando um exagero. Posso?

Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo
Gustavo
4 anos atrás

Moro por perto, estive lá e foi bom. A região é linda e muito ampla. Mas acho que 850 mil pessoas, só se somar todos os dias do evento. Aí é tranquilo.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
4 anos atrás

Lembro que Portugal tem 10.800.000 habitantes. Lendo tudo o que foi escrito, podemos chegar a conclusão que a área metropolitana do Porto suporta quase 20% da população portuguesa e que 6% da população de Portugal assistiu a corrida aérea. Deve ter sido uma muvuca daquelas… se é que tudo isso é verdade.. Nada disso importa, o que vale mesmo é que é um espetáculo de primeira grandeza.

Angelo
Angelo
4 anos atrás

Ok quanto a quantidade de pessoas na região, o que eu não consigo entender é como colocariam 800 mil pessoas à margem do rio, sendo que o trajeto da corrida de aviões é rasante e muito menor que um autódromo (eu já assisti em duas oportunidades a corrida e a distância entre o primeiro pilão e o último não me pareceu maior que 1,5 quilômetros). Sendo assim, espremer 800 mil pessoas ao longo de 2 km em margens estreitas, me parece certo exagero.

José Octávio
José Octávio
4 anos atrás

A Área Metropolitana do Porto tem 1,8 milhões de habitantes e a densidade populacional é semelhante à da Grande Salvador. Sem contar a presença maciça de turistas, principalmente aos finais de semana. Considerando que a corrida área ocorreu sobre o rio Douro, na região mais visitada da cidade, na divisa com Gaia, é capaz que 600 mil portucalenses e simpatizantes tenham assistido ao evento, mesmo que involuntariamente, ainda que não tenham propriamente saído de casa só para ver o evento chatíssimo da Red Bull.

Diogo Magalhães
Diogo Magalhães
4 anos atrás

As autoridades aqui de Portugal falam em cerca de 800mil pessoas, de todo país, e turistas estrangeiros

Não chegaram a marca dos anos anteriores (em que foi realizado o evento), que era de mais de 1milhão de espectadores as margem do rio Douro

Toni Righi
Toni Righi
4 anos atrás

A conta é simples. 8 anos de audiência represada vezes 200 mil habitantes… Fácil chegar nos 600 mil expectadores.

Flávio Imperial
Flávio Imperial
4 anos atrás

Meu Caro Flávio, a área metropolitana do Porto tinha, em 2011, 1,76 milhões de habitantes, numa área geográfica reduzida e densamente povoada. Basta referir que na margem oposta ao Porto está a cidade de Gaia, que só ela tem cerca de 190.000 habitantes. Os dados apresentados ontem pela imprensa até falam de 850.000 espectadores. Acorreu gente de todo o país, pois o sítio é belíssimo e proporciona imagens geniais da competição. Embora também seja muito desconfiado das informações de assessorias, pelo que vi e conheço do Porto, parece-me que 600.000 até pode ser um número que peca por escasso… grande abraço!

Rui Alves
Rui Alves
4 anos atrás

A Área Metropolitana do Porto é uma área metropolitana portuguesa, cuja sede se localiza na cidade do Porto. Conta, actualmente, com 17 municípios, com um total de 1.700.000 habitantes distribuídos por uma área aproximada de 2.040 km², resultando numa densidade populacional próxima de 861.96 habitantes/km².

Fonte: Wikipédia e eu que moro por aqui.

Um abraço.

dante
dante
4 anos atrás

A contagem foi feita pelo mesmo pessoal que contabilizava milhões de pessoas nas ruas na época do golpe contra a Dilma.

JP
JP
Reply to  dante
4 anos atrás

E das paradas gays também….

pedro araujo
pedro araujo
Reply to  JP
4 anos atrás

bom, a parada gay é um dos eventos que mais deixa renda para SP. o outro é o GP de interlagos

já as gincanas dominicais dos patos amarelos, aquilo foi micareta pra trouxa brincar de ativismo.

como diz o zack de la rocha:
“they say jump you say “how high?””