A categoria máxima já está com a pontuação inflacionada e ainda tiram do túmulo esse ponto para a volta mais rápida?
Rodrigo Flareço
5 anos atrás
Assistiu o Drive to survive da Netflix? Algum comentário? Eu curti
Pepe
5 anos atrás
Eu creio que ser rápido não determina melhor qualidade dos pilotos, para mim o que decide se o piloto é bom ou não é a capacidade de ultrapassagens que ele é capaz de fazer, é isso que, para mim, determina quem é o melhor nas equipes, com mesmo carro e mesma velocidade nas classificações, a diferença real está em saber o momento certo e preciso de ultrapassar, para mim, é o que diferencia a qualidade real dos pilotos, com mesmo equipamento essa é a diferença que faz, então, para mim a qtde. de ultrapassagens é que deveria ser premiada, pois, é esta característica que determina os bons pilotos. Abs a todos.
Edward Fernandes
5 anos atrás
Pode haver choradeira:
Na ultima corrida do campeonato, faltando dez voltas para o final., com o resulta da pista, Piloto 1 e Piloto 2
estão empatando nos pontos totais sendo que o Piloto 2 fez a melhor volta até o momento e seus companheiro está fora da corrida, nisso o companheiro do Piloto 1, que está em ultimo lugar, recebe ordens do box para troca de pneus e fazer a melhor volta e faz. Resultando na perda do ponto extra que o piloto 2 estava acumulando e o Piloto 1 passa a ter um ponto a mais no campeonato, sendo o campeão.
Em último lugar não se ganha o ponto extra da melhor volta. Só é válido para os 10 primeiros.
Edward Fernandes
5 anos atrás
Pode haver choradeira:
Na ultima corrida do campeonato, faltando dez voltas para o final., com o resulta da pista, Piloto 1 e Piloto 2
estão empatando nos pontos totais sendo que o Piloto 2 fez a melhor volta até o momento e seus companheiro está fora da corrida, nisso o companheiro do Piloto 1, que está em ultimo lugar, recebe ordens do box para troca de pneus e fazer a melhor volta e faz. Resultando na perda do ponto extra que o piloto 2 estava acumulando e o Piloto 1 passa a ter um ponto a mais no campeonato sendo o campeão.
Estratégia válida! O segundo piloto faz a volta mais rápida em último lugar e não ganha o ponto extra, mas tira o ponto extra do adversário de seu companheiro.
Gabriel P.
5 anos atrás
1 ponto só para a volta mais rápida não muda muita coisa mas… se fossem 3 ou 4 poderia, ou até quem sabe um sistema de pontuação para as 3 voltas mais rápidas.
Tipo 3, 4, 5.
Se fossem feitas pelo mesmo piloto seriam 12 pontos a mais, pelo menos haveria briga por este pontos até o fim da corrida.
Júlio
5 anos atrás
DEVERIAM DAR UM PONTO TAMBÉM A QUEM FIZER POLE-POSITION.
Negativo…….justamente porque Ayrton era um PoleMan!! A Fia querer premiar alguém por fazer uma volta rápida em um grande prêmio é, concerteza, uma das coisas mais sem lógica que ja existiu! Na classificação sim, faria todo sentido!
Sennafredo, a coisa mais lógica que existe é que você é Anti Schumacher e por isso o seu chororô e o chororô de outros Antis Schumi pelo ponto da volta mais rápida. Já que o Rei Germânico era mestre desse quesito. Era o único que em uma corrida andava em ritmo de treino. Chooora Sennafredo!
Realmente Schumacher era muito rápido. Era ótimo num esquema de estratégia de corrida. Funcionou perfeitamente na era Ferrari/Ross Brawn/Jean Todt. Mas as vezes aparecia um tal de Barrichello, considerado lento por muitos dos puxa saco do Schummy. Mas o coitado as vezes estava mais rápido do que o genio e era obrigado a dar passagem. Acho que tanto Schummy quanto Senna são genios da F1. Mas Senna nunca precisaria que mandassem um coitado deixá-lo passar. Ele passaria de qualquer jeito.
Meu caro Mattfredo, que eu me lembre (e acompanhei a carreira do Maior do Mundo), as vezes em que o Rubinho foi mais rápido que o alemão, terminou à frente do alemão, com as duas exceções por você citadas (sendo que a vitória foi devolvida e o segundo lugar, não).
Senna passaria de qualquer jeito? Sim! Mas Senna já passou para o outro lado, encerrando prematuramente sua carreira. Isso dificulta qualquer tipo de avaliação.
Sem mais!
Paulo, primeiramente queria agradecer a oportunidade de estar aqui conversando e mesmo divergindo em algumas coisas, voce tem sido respeitoso. Isto é importante. Discordamos em quem é o maior piloto de todos os tempos, mas que isso não venha a ser motivo de ofensas. Desculpa ficar te “enchendo” a paciencia.
Júlio
5 anos atrás
DEVERIAM DAR 1 PONTO TAMBÉM A QUEM FIZER POLE-POSITION.
Garlet
5 anos atrás
BOLSOMINION é igual mulher de malandro, quanto mais é enganado mais gosta.
Ainda bem que Schummy tem títulos suficientes pra dividir. Pior é o Senna, que só tem três e tem que dividir com Ron Dennis, Neil Oatley e Gerhard Berger.
Se dividirem entre si, .dá menos de um pra cada um.
Antes de mais nada, vamos aos números. Os dois pilotos disputaram 48 GPs juntos pela McLaren em três temporadas. E em nenhuma vez em todas as corridas, Berger teve de abrir caminho para o brasileiro; muito pelo contrário: foi o brasileiro quem cedeu a vitória no GP do Japão de 1991, a pedido de Ron Dennis, então chefe da equipe inglesa, já que o austríaco ainda não tinha vencido pelo time e como forma de gratidão pela ajuda no trabalho durante o ano. A prova em Suzuka marcou a conquista do tri de Senna.
Perde seu tempo me desafiando para confrontar números.
Agora, ao que interessa: a única vitória que Rubinho cedeu para Schumacher (Áustria/2002) e ainda assim, por ordem de Ross, foi devolvida no mesmo ano em Indianápolis.
Edson, a cutucada de MATT87 tem endereço certo: os fãs de Schummy. E a minha cutucada, também: uma “viúva” irônica.
2001 – Áustria, primeiro ato
Michael Schumacher era o líder do campeonato quando a F1 chegou à Áustria para a sexta de 17 corridas na temporada. O alemão tinha três vitórias em cinco corridas, enquanto seu mais direto perseguidor, David Coulthard (McLaren), somava oito pontos a menos.
O escocês partiu para a vitória em Spielberg, e a Ferrari decidiu mandar Rubens Barrichello ceder o segundo lugar ao alemão, no que foi atendida a apenas poucos metros da linha de chegada. Sem oposição, Schumacher conquistaria o título com quatro corridas de antecipação.
2002 – Áustria, segundo ato
Numa situação parecida com a do ano anterior, Schumacher liderava a tabela, mas com ainda mais vantagem sobre os adversários – 19 pontos sobre Juan Pablo Montoya, da Williams. Só que Rubens Barrichello, num fim de sema inspiradíssimo, fez a pole position e liderou toda a prova. Mesmo nessas circunstâncias, a Ferrari ordenou que Barrichello abrisse para Schumacher vencer e somar ainda mais pontos. O brasileiro, que havia tido o contrato renovado dias antes, relutou e só obedeceu na reta de chegada.
“Hoje não! Hoje não!!! Hoje sim… Hoje sim???” foi a histórica narração de Cleber Machado para o jogo de equipe.
Michael Schumacher conquista seu sétimo título mundial, mostrando mais uma vez porque ´é o Maior do Mundo, sem precisar dos pontos do segundo lugar da Áustria/2001 e nem dos pontos do primeiro lugar da Áustria/2002.
Não sei se você chegou ao blog agora, mas não perca seu tempo com o Pinto.
No fim dos anos 70 ele foi abduzido por alienígenas e viveu em Saturno até meados de 2005, quando retornou para cá. Desde então passa o dia lendo sobre estatísticas da F1. Sabe, inclusive, qual é a taxa de crescimento dos fios da barba do Alondo ao ano.
No WRC tem o power stage que dá 5 pontos ao mais rápido neste trecho mais 3 e 1 pontos aos segundo e terceiro respectivamente . Uma pontuação mais robusta pela volta rápida seria sim mais interessante .
Michel
5 anos atrás
Flávio não vai fazer um vídeo sobre a série da Netflix? Muito legal os bastidores e brigas por pontos nas equipes médias. O que mais me fez pensar é o quanto a transmissão da Globo só aborda o que acontece na ponta e fica alheia a essas disputas tão interessantes.
Marco Aurélio Pelli
5 anos atrás
Vaias a Roma eram sempre ouvidas e o império so crescia.
Murilo
5 anos atrás
Há espaço para jogo de equipe?
O ponto extra pode decidir campeonato. E de forma indireta! Supomos que Hamilton ao cruzar a linha de chegada na ultima corrida do campeonato estivesse sendo campeão por ter o tal ponto extra nessa corrida. Porem o 10 colocado é uma Toro Rosso que recebe ordens explícitas para fazer a melhor volta, tirar o ponto extra do Hamilton e dar o título para o Vesattapen da Red Bull…
receber a ordem pra fazer volta rápida, todos os pilotos recebem, sempre. O problema é FAZER essa volta rápida.
Desde quando equipes como Toro Rosso e demais médias e pequenas conseguem isso?? Se o cara está em 10º, é porque não consegue fazer volta nenhuma rápida como os demais da frente.
Bizarrice é cogitar isso.
Singapura 2018 – Kevin Magnunsen de Hass
Monaco 2017 – Sérgio Perez de Force India
Hungria 2017 – Alonso de McLaren
China 2016 – Hülkenberg de Force India
Espanha 2016 – Kyviat de Toro Rosso
Itália 2016 – Alonso de McLaren
Apenas alguns que vi aqui rapidamente.
Não tenho dúvidas que dependendo da corrida vários pilotos brigarão por esse ponto extra. É só planejar a ultima parada próxima ao fim, dando 10 – 12 voltas com tanque vazio e pneus novos. Vai ter sim Toro Rosso fazendo volta rápida.
Vai haver maior interesse pela volta mais rápida agora, mas tem que chegar entre os dez primeiros, senão não vai ter ponto extra nenhum.
RICARDO
5 anos atrás
Pensando bem, se o mesmo piloto fizer a melhor volta em todos os GPs da temporada, ao final, ele teria quase que o equivalente em pontos de uma vitória. Isso poderia levar significar o titulo num campeonato equilibrado.
Como o próprio BLOG já disse, esse ponto pode fazer tanta diferença que se a regra valesse desde 1980 o Piquet seria Tetra Campeão e o Senna apenas Bi-Campeão.
Mudança interessante. Vai ter muito jogo de pneu macio sendo usado por equipes intermediarias faltando 6 voltas para acabar as provas.
Essa questão de parar no finalzinho pra ganhar ponto extra não é tão simples assim. Em muitos casos essa parada extra acarretaria em perda de posições (perdendo mais pontos do que o conquistado com a volta rápida). Se for um carro fora da zona de pontuação, é difícil ter equipamento sobrando pra fazer a volta mais rápida, ainda que tente.
Carros vermelhos “não-Ferrari”:
– Dallara / Scuderia Itália
– Toyota
– Brabham Alfa Romeo “fan car”
– Williams 1998/99
– Onyx 1991 (que nunca correu, mas vale só pela história maluca da equipe)
Tem também a Zakspeed e a Haas-Lola-Beatrice
PS.: Não posso ver “Onyx” escrito que lembro logo do “ministro-chuveiro” do caixa 2, que pediu desculpas e ficou tudo certo…
hermes de meneses
5 anos atrás
Não é correto pegar um regulamento novo e aplicar pro passado.
Antigamente a melhor volta não valia nada, então ninguém se mataria para fazer a melhor volta.
Mas, se valesse ponto, pode ter certeza que a disputa pela melhor volta seria muito mais acirrada.
Marcelo D.
5 anos atrás
Raikonnen seria penta campeao se isso do ponto extra pra volta mais rápida ja estivesse em vigor….
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
A categoria máxima já está com a pontuação inflacionada e ainda tiram do túmulo esse ponto para a volta mais rápida?
Assistiu o Drive to survive da Netflix? Algum comentário? Eu curti
Eu creio que ser rápido não determina melhor qualidade dos pilotos, para mim o que decide se o piloto é bom ou não é a capacidade de ultrapassagens que ele é capaz de fazer, é isso que, para mim, determina quem é o melhor nas equipes, com mesmo carro e mesma velocidade nas classificações, a diferença real está em saber o momento certo e preciso de ultrapassar, para mim, é o que diferencia a qualidade real dos pilotos, com mesmo equipamento essa é a diferença que faz, então, para mim a qtde. de ultrapassagens é que deveria ser premiada, pois, é esta característica que determina os bons pilotos. Abs a todos.
Pode haver choradeira:
Na ultima corrida do campeonato, faltando dez voltas para o final., com o resulta da pista, Piloto 1 e Piloto 2
estão empatando nos pontos totais sendo que o Piloto 2 fez a melhor volta até o momento e seus companheiro está fora da corrida, nisso o companheiro do Piloto 1, que está em ultimo lugar, recebe ordens do box para troca de pneus e fazer a melhor volta e faz. Resultando na perda do ponto extra que o piloto 2 estava acumulando e o Piloto 1 passa a ter um ponto a mais no campeonato, sendo o campeão.
Muito bem pensado!
Em último lugar não se ganha o ponto extra da melhor volta. Só é válido para os 10 primeiros.
Pode haver choradeira:
Na ultima corrida do campeonato, faltando dez voltas para o final., com o resulta da pista, Piloto 1 e Piloto 2
estão empatando nos pontos totais sendo que o Piloto 2 fez a melhor volta até o momento e seus companheiro está fora da corrida, nisso o companheiro do Piloto 1, que está em ultimo lugar, recebe ordens do box para troca de pneus e fazer a melhor volta e faz. Resultando na perda do ponto extra que o piloto 2 estava acumulando e o Piloto 1 passa a ter um ponto a mais no campeonato sendo o campeão.
Estratégia válida! O segundo piloto faz a volta mais rápida em último lugar e não ganha o ponto extra, mas tira o ponto extra do adversário de seu companheiro.
1 ponto só para a volta mais rápida não muda muita coisa mas… se fossem 3 ou 4 poderia, ou até quem sabe um sistema de pontuação para as 3 voltas mais rápidas.
Tipo 3, 4, 5.
Se fossem feitas pelo mesmo piloto seriam 12 pontos a mais, pelo menos haveria briga por este pontos até o fim da corrida.
DEVERIAM DAR UM PONTO TAMBÉM A QUEM FIZER POLE-POSITION.
Infinitamente mais relevante do que dar uma volta rápida durante uma prova, se não vejamos Mônaco??
Você diz isso, Sennafredo, porque Senna só conseguiu 19 voltas mais rápidas na carreira.
Negativo…….justamente porque Ayrton era um PoleMan!! A Fia querer premiar alguém por fazer uma volta rápida em um grande prêmio é, concerteza, uma das coisas mais sem lógica que ja existiu! Na classificação sim, faria todo sentido!
Experimenta refazer as contas, pra ver como ficaria o cenário…….ah mas o “se” não existe correto??
Sennafredo, a coisa mais lógica que existe é que você é Anti Schumacher e por isso o seu chororô e o chororô de outros Antis Schumi pelo ponto da volta mais rápida. Já que o Rei Germânico era mestre desse quesito. Era o único que em uma corrida andava em ritmo de treino. Chooora Sennafredo!
Realmente Schumacher era muito rápido. Era ótimo num esquema de estratégia de corrida. Funcionou perfeitamente na era Ferrari/Ross Brawn/Jean Todt. Mas as vezes aparecia um tal de Barrichello, considerado lento por muitos dos puxa saco do Schummy. Mas o coitado as vezes estava mais rápido do que o genio e era obrigado a dar passagem. Acho que tanto Schummy quanto Senna são genios da F1. Mas Senna nunca precisaria que mandassem um coitado deixá-lo passar. Ele passaria de qualquer jeito.
Meu caro Mattfredo, que eu me lembre (e acompanhei a carreira do Maior do Mundo), as vezes em que o Rubinho foi mais rápido que o alemão, terminou à frente do alemão, com as duas exceções por você citadas (sendo que a vitória foi devolvida e o segundo lugar, não).
Senna passaria de qualquer jeito? Sim! Mas Senna já passou para o outro lado, encerrando prematuramente sua carreira. Isso dificulta qualquer tipo de avaliação.
Sem mais!
Paulo, primeiramente queria agradecer a oportunidade de estar aqui conversando e mesmo divergindo em algumas coisas, voce tem sido respeitoso. Isto é importante. Discordamos em quem é o maior piloto de todos os tempos, mas que isso não venha a ser motivo de ofensas. Desculpa ficar te “enchendo” a paciencia.
DEVERIAM DAR 1 PONTO TAMBÉM A QUEM FIZER POLE-POSITION.
BOLSOMINION é igual mulher de malandro, quanto mais é enganado mais gosta.
Schumacher tem que dividir seus titulos com: Ross Brawn, Jean Tod e Barrichello.
Ainda bem que Schummy tem títulos suficientes pra dividir. Pior é o Senna, que só tem três e tem que dividir com Ron Dennis, Neil Oatley e Gerhard Berger.
Se dividirem entre si, .dá menos de um pra cada um.
Antes de mais nada, vamos aos números. Os dois pilotos disputaram 48 GPs juntos pela McLaren em três temporadas. E em nenhuma vez em todas as corridas, Berger teve de abrir caminho para o brasileiro; muito pelo contrário: foi o brasileiro quem cedeu a vitória no GP do Japão de 1991, a pedido de Ron Dennis, então chefe da equipe inglesa, já que o austríaco ainda não tinha vencido pelo time e como forma de gratidão pela ajuda no trabalho durante o ano. A prova em Suzuka marcou a conquista do tri de Senna.
Perde seu tempo me desafiando para confrontar números.
Agora, ao que interessa: a única vitória que Rubinho cedeu para Schumacher (Áustria/2002) e ainda assim, por ordem de Ross, foi devolvida no mesmo ano em Indianápolis.
Edson, a cutucada de MATT87 tem endereço certo: os fãs de Schummy. E a minha cutucada, também: uma “viúva” irônica.
Estes são os “sempre pertinentes” argumentos do BoboPinto, kkkkkkk! Pois jamais entendeu a seguinte expressão: 3>7
2001 – Áustria, primeiro ato
Michael Schumacher era o líder do campeonato quando a F1 chegou à Áustria para a sexta de 17 corridas na temporada. O alemão tinha três vitórias em cinco corridas, enquanto seu mais direto perseguidor, David Coulthard (McLaren), somava oito pontos a menos.
O escocês partiu para a vitória em Spielberg, e a Ferrari decidiu mandar Rubens Barrichello ceder o segundo lugar ao alemão, no que foi atendida a apenas poucos metros da linha de chegada. Sem oposição, Schumacher conquistaria o título com quatro corridas de antecipação.
2002 – Áustria, segundo ato
Numa situação parecida com a do ano anterior, Schumacher liderava a tabela, mas com ainda mais vantagem sobre os adversários – 19 pontos sobre Juan Pablo Montoya, da Williams. Só que Rubens Barrichello, num fim de sema inspiradíssimo, fez a pole position e liderou toda a prova. Mesmo nessas circunstâncias, a Ferrari ordenou que Barrichello abrisse para Schumacher vencer e somar ainda mais pontos. O brasileiro, que havia tido o contrato renovado dias antes, relutou e só obedeceu na reta de chegada.
“Hoje não! Hoje não!!! Hoje sim… Hoje sim???” foi a histórica narração de Cleber Machado para o jogo de equipe.
Continuas o mesmo, Sennafredo! Só muda o nick.
Não BoboPinto……. é que são várias as pessoas de bom entendimento.
Bélgica /2004 – Sétimo Ato:
Michael Schumacher conquista seu sétimo título mundial, mostrando mais uma vez porque ´é o Maior do Mundo, sem precisar dos pontos do segundo lugar da Áustria/2001 e nem dos pontos do primeiro lugar da Áustria/2002.
O resto é blábláblá.
Amigo,
Não sei se você chegou ao blog agora, mas não perca seu tempo com o Pinto.
No fim dos anos 70 ele foi abduzido por alienígenas e viveu em Saturno até meados de 2005, quando retornou para cá. Desde então passa o dia lendo sobre estatísticas da F1. Sabe, inclusive, qual é a taxa de crescimento dos fios da barba do Alondo ao ano.
Não perca seu tempo com ele. Não vale a pena.
Melhor dizendo, os nicks.
No WRC tem o power stage que dá 5 pontos ao mais rápido neste trecho mais 3 e 1 pontos aos segundo e terceiro respectivamente . Uma pontuação mais robusta pela volta rápida seria sim mais interessante .
Flávio não vai fazer um vídeo sobre a série da Netflix? Muito legal os bastidores e brigas por pontos nas equipes médias. O que mais me fez pensar é o quanto a transmissão da Globo só aborda o que acontece na ponta e fica alheia a essas disputas tão interessantes.
Vaias a Roma eram sempre ouvidas e o império so crescia.
Há espaço para jogo de equipe?
O ponto extra pode decidir campeonato. E de forma indireta! Supomos que Hamilton ao cruzar a linha de chegada na ultima corrida do campeonato estivesse sendo campeão por ter o tal ponto extra nessa corrida. Porem o 10 colocado é uma Toro Rosso que recebe ordens explícitas para fazer a melhor volta, tirar o ponto extra do Hamilton e dar o título para o Vesattapen da Red Bull…
Seria bizarro.
Claro, pq a Toro Rosso só não faz a melhor volta pq ninguém manda…
É cada uma q me aparece.
receber a ordem pra fazer volta rápida, todos os pilotos recebem, sempre. O problema é FAZER essa volta rápida.
Desde quando equipes como Toro Rosso e demais médias e pequenas conseguem isso?? Se o cara está em 10º, é porque não consegue fazer volta nenhuma rápida como os demais da frente.
Bizarrice é cogitar isso.
Pelo contrário, Piloto recebe ordem pra poupar equipamento, esfriar freios, segurar o ritmo, gastar menos combustível.
Caros Mario e Helena,
Singapura 2018 – Kevin Magnunsen de Hass
Monaco 2017 – Sérgio Perez de Force India
Hungria 2017 – Alonso de McLaren
China 2016 – Hülkenberg de Force India
Espanha 2016 – Kyviat de Toro Rosso
Itália 2016 – Alonso de McLaren
Apenas alguns que vi aqui rapidamente.
Não tenho dúvidas que dependendo da corrida vários pilotos brigarão por esse ponto extra. É só planejar a ultima parada próxima ao fim, dando 10 – 12 voltas com tanque vazio e pneus novos. Vai ter sim Toro Rosso fazendo volta rápida.
Vai haver maior interesse pela volta mais rápida agora, mas tem que chegar entre os dez primeiros, senão não vai ter ponto extra nenhum.
Pensando bem, se o mesmo piloto fizer a melhor volta em todos os GPs da temporada, ao final, ele teria quase que o equivalente em pontos de uma vitória. Isso poderia levar significar o titulo num campeonato equilibrado.
Como o próprio BLOG já disse, esse ponto pode fazer tanta diferença que se a regra valesse desde 1980 o Piquet seria Tetra Campeão e o Senna apenas Bi-Campeão.
Mudança interessante. Vai ter muito jogo de pneu macio sendo usado por equipes intermediarias faltando 6 voltas para acabar as provas.
Essa questão de parar no finalzinho pra ganhar ponto extra não é tão simples assim. Em muitos casos essa parada extra acarretaria em perda de posições (perdendo mais pontos do que o conquistado com a volta rápida). Se for um carro fora da zona de pontuação, é difícil ter equipamento sobrando pra fazer a volta mais rápida, ainda que tente.
Estava esquecendo do Massa que seria Campeão do Mundo com 100 pts… rebaixando o Hamilton a um simplório titulo de Tetra-Campeão.
Na época a vitória valia só 10 pontos.
Carros vermelhos “não-Ferrari”:
– Dallara / Scuderia Itália
– Toyota
– Brabham Alfa Romeo “fan car”
– Williams 1998/99
– Onyx 1991 (que nunca correu, mas vale só pela história maluca da equipe)
Tem também a Zakspeed e a Haas-Lola-Beatrice
PS.: Não posso ver “Onyx” escrito que lembro logo do “ministro-chuveiro” do caixa 2, que pediu desculpas e ficou tudo certo…
Não é correto pegar um regulamento novo e aplicar pro passado.
Antigamente a melhor volta não valia nada, então ninguém se mataria para fazer a melhor volta.
Mas, se valesse ponto, pode ter certeza que a disputa pela melhor volta seria muito mais acirrada.
Raikonnen seria penta campeao se isso do ponto extra pra volta mais rápida ja estivesse em vigor….