QUEM TEM BAKU… (1) – OH, CHARLES!
SÃO PAULO (no fim, o mesmo de sempre) – Parece que Lec-Lec está condenado a ser o protagonista da temporada. E, por enquanto, o roteiro tem sido semelhante desde o início do ano: talentosíssimo, rápido, de personalidade forte, começa todos os finais de semana de GP brilhando e termina lamentando alguma coisa.
Mas sejamos justos. Até agora, culpa mesmo só pode ser atribuída ao monegasco hoje, pela batida no Q2 em Baku. Os perrengues das três primeiras etapas do Mundial devem ficar na conta da Ferrari, por suas ordens estapafúrdias e pelo problema de motor no Bahrein.
Charles vinha sendo o mais rápido em todos os treinos no Azerbaijão desde ontem (não teve análise dos treinos de sexta deste que vos bloga porque tive de fazer uma viagem-relâmpago para São Paulo e só me vi livre depois da meia-noite, com sono e cansado). Era forte candidato à pole, apesar da surpresa de ver Gasly em primeiro no Q1 — o coitado do francês, porém, terá de largar dos boxes porque ontem não parou para pesar o carro na vistoria. Mas acabou encontrando o muro na estreita curva do Castelo.
“Sou um estúpido”, falou duas vezes pelo rádio. “Passei vergonha na frente de todo mundo”, acrescentou depois. “Mas eu mereci o que aconteceu.” Ora, ora, Charlinho… Não seja tão duro com você mesmo. Acontece. Aliás, tinha acontecido um pouco antes com Kubica, que espetou o mesmo muro com a Williams, a lerda e deprimente Williams. É assim mesmo. Carro de corrida bate. Se não bate de vez em quando, é porque está andando devagar.
Essas pancadas levaram a direção de prova a interromper a sessão longamente em duas oportunidades, para refazer a barreira de proteção. E isso pode ter ajudado a Mercedes, porque a tarde foi caindo, a temperatura também, e nessas condições seus carros melhoraram de rendimento. Já a Ferrari, que ficou só com Vettel, perdeu performance enquanto o sol se punha na Cidade dos Ventos. Resultado: dois carros prateados na primeira fila mais uma vez. Detalhe: com Bottas na pole, pela segunda vez no ano e segunda consecutiva, oitava na carreira.
Sapattudo fez 1min40s495 na sua volta voadora, deixando Hamilton 0s059 atrás. Vettel e Verstappinho, o mais rápido no Q2, largam na segunda fila. A partir da terceira, algumas novidades — como escrevi outro dia, haverá um rodízio no segundo pelotão entre equipes muito próximas, que acabam indo bem em algumas pistas e mal em outras. A terceira fila, por exemplo, terá Pérez, da Ponto de Corrida, e Kvyat, da Touro Vermelho. Pérez é um especialista em Ku (ele chama a pista assim, na intimidade). É o único piloto que conseguiu subir duas vezes no pódio na cidade, terceiro em 2016 e 2018.
Em sétimo vem Mini Norris, da McLata, que vem se destacando como melhor estreante da temporada. Ao seu lado, em oitavo, Kimi Raikkonen, da FNM. A equipe tinha colocado Giovannetti (como é bom o Psicodélico!) no Q3 também, mas o italiano tomou dez posições de punição no grid. Não sei bem por quê. Ainda não li. Deve ter trocado alguma coisa.
Assim, Leclerc, que não andou na fase final da classificação, mas já tinha feito tempo suficiente para subir ao Q3, parte em nono. E Sainz Velocidad é o décimo no grid. No rodízio das equipes médias, foi a vez de Renault e Haas andarem mal. As duas duplas ficaram para trás e não devem conseguir grandes coisas amanhã, a não ser que a prova tenha muitos momentos de safety-car — o que é uma possibilidade sempre presente em circuitos de rua, especialmente aqueles que passam por castelos e muralhas medievais.
Dá para imaginar uma corrida melhor em Baku do que a chatice que vimos em Xangai há duas semanas. A Ferrari está bem, apesar de não ter conseguido ao menos um lugarzinho na primeira fila. Lec-Lec tem carro para chegar rápido na turma que tende a se distanciar um pouco nas primeiras voltas. E larga de pneus médios, podendo trabalhar melhor a estratégia. Não pode perder muito tempo, porém. É dia de mostrar que paciência nem sempre é uma virtude, se não quiser perder contato com os candidatos ao pódio.
Vettel, sem o companheiro ameaçador por perto, tende a fazer uma corrida, digamos, autoral. Seu maior aliado — desde que consiga mantê-lo atrás — será Verstappen, que não vai facilitar a vida de Charlinho quando fatalmente ele aparecer em seu retrovisor. Só espero que mesmo com todo esse otimismo a gente não veja mais uma dobradinha da Mercedes. Não, não torço contra ninguém, não é isso. Torço apenas por bons campeonatos. E se os prateados encaçaparem mais uma, este vai ficar muito chato. E ainda está muito no começo.
Bateu, perdeu a pole. Será mesmo? E o que adianta uma pole diante da supremacia prateada ao longo da prova?
Eu gosto muito dessa pista, esses longos trechos de aceleração plena permitem ultrapassagens, quem tá na frente não consegue se defender e se escorar no circuito, como na Hungria por exemplo, onde você mesmo com carro bom não consegue passar porque as retas acabam logo, e o motor não consegue fazer a diferença.
Circuito difícil esse de Baku pra todo Mundo, foi um treino que demorou quase duas horas por causa de duas batidas na estreita subida do Castelo, entre elas o Kubica que já está meio enferrujado e o novato rebelde da Ferrari Leclerc que quase deu um tiro na cabeça pela batida, ainda teve a sorte de largar em nono.
Só falta ver agora se o Bottas vai a forra em relação ao azar do ano passado com essa Pole, e já no caso da Ferrai só jogando Roleta Russa pra chegar a vitória.
Poha Gomes. Essa não dá pra colocar na conta do moleke-leke ainda. O birutto deveria estar tendo indigestão de macarronada quando mandou os seus pilotos pra estrada com borracha mediana. Numa pista que já estava pra lá de fria por conta do acidente do metro Kubico. Como se fosse fazer uma diferença enorme largar amanhã de pneus macios. Ainda mais numa pista que tem quase tudo pra ter porrada nas primeiras voltas e quando tem porrada nas ruas Bakuanas dá tempo pra parar nos boxes e até pedir um cappuccino com sanduíche.
Colocar a equipe nas mãos do Binotto parece que foi uma das grandes cagadas dos mandatários pós Marchione. Já dava pra ver que daria merda quando se viu que o cara chegou ao poder após dar um golpe por trás no Arrivabene e fez o joguinho:-“Ou me dão a faixa de capitão ou eu vou jogar pro outro time”.. Mali-mali tinha capacidade para ser diretor técnico e deram a chave da garagem pro sujeito. Aí não tem piloto que dê jeito.
Agora: Se tem uma coisa que eu torço pra que aconteça nessa corrida é pra Max Verstappen e Charles Leclerc duelarem. Vamos torcer gente pra esse duelo enfim acontecer.
E podem anotar hein: Disputa só do terceiro lugar pra baixo. O P1 e o P2 serão Mercedes.
Pancas fazem parte do aprendizado.
FeNeMe, é o psicodélico do Giovanetti, boa.
Tava olhando os comentários do Autoracing. E continua a balela… Um monte de gente falando “Ferrari tem o melhor carro”. Vamos rirrrrr! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Auto who?
E outra: Essa pista do Azerbaijão apesar das ótimas corridas que já teve, ô pistinha travada viu. Não tem UMA curva de alta velocidade. O que compensa e salva o circuito de ser uma bosta é a enorme reta.
É sempre assim! Ferrari melhor nos treinos livres de Sexta e chega o dia em que a coisa realmente vale, e é a Mercedes quem reina. Estamos vendo claramente corrida após corrida, a Mercedes escondendo o ouro nas Sextas, jogando uma isca pra Ferrari morder, a Ferrari morde a isca, e chega o dia seguinte e a Mercedes já sabe o que fazer pra se sair melhor que os tifossis. Tá difícil! Tomara que dessa vez o Bottas vença. Todo mundo comparando Lewis a Ayrton, mas no GP passado Lewis teve que pedir a equipe pra afastar o Bottas dele. E depois veio o pit stop duplo favorecendo o Lewis. Ayrton jamais faria isso. Gostava de conseguir suas vitórias por conta própria sem equipe o favorecendo descaradamente. Agora que o Lewis tá pedindo ajuda a equipe pra facilitar suas vitórias, que chegou a hora de Valtteri mostrar que é macho e bater de frente com Lewis.
Até achei que estava lendo algum comentarista esportivo da Globo! Sempre ressuscitando o falecido!!
Pediu pra equipe pra afastar o Bottas…
Só você viu isso!
Tadinho de você…
No GP Chinês ele pediu sim a equipe pra que deixasse o Bottas longe dele.
Porra mano. Eu fui um grande torcedor do Senna. Mas dizer que “Ayrton jamais faria isso” é pra lá de pegar pesado. Só faltava mandar o Dennis ordenar o Berger pra passar pretinho nos pneus dele (se é que não passava).
Um psicodelico no giovanetti depois uma Macarronada Italiana e finalizar em Itatinga !!
Kimi Raikkonen de FNM.
Você é impagável…
Ocorrência normal de um jovem piloto numa equipe grande. Querendo mostrar serviço, acaba passando dos limites.
Tenho pena de Leclerc, mas delirei de rir ao ver a cara de b* de John “Agnelli” Elkann, o presidente da Ferrari, vulgo a equipe que sabe perder para si mesma como ninguém!
Leclerc chamou a responsabilidade para si, muito bom esse rapaz