PESTINHAS (2): MAX, ENFIM
RIO (chuva, só aqui) – Foram 92 GPs disputados para, finalmente, conseguir uma pole. Max Verstappen se tornou hoje o primeiro holandês a conseguir a posição de honra numa corrida de F-1 e o 100º piloto na história habilitado a colocar no currículo a honra de largar na frente na categoria.
Demorou um pouco mais que o desejado. Max já tem sete vitórias na carreira e a Red Bull, de vez em quando, vinha cravando uma pole mesmo nesta era dominante da Mercedes — Ricciardo fizera uma em 2016 e duas no ano passado. Mas desta vez, na Hungria, Verstappinho fez uma volta realmente próxima da perfeição em 1min14s572 e deixou para trás não só a dupla prateada, como o duo da Ferrari — que, mais uma vez, decepcionou.
[bannergoogle]
“O melhor de ter feito esta pole é que vocês vão parar de me perguntar quando eu vou fazer a primeira”, brincou o moço diante de uma torcida apaixonada em Hungaroring, que tingiu parte das arquibancadas de laranja. Só os fãs poloneses de Kubica estavam em maior número, pela proximidade geográfica com o país e uma certa afinidade ideológica, pode-se dizer, entre Polônia e Hungria — no passado socialista, como satélite da gloriosa URSS, e no presente xenófobo, reacionário e conservador que macula a história das duas nações.
Verstappinho, aos 21 anos e 309 dias, tornou-se o quarto piloto mais jovem da história a fazer uma pole. O recordista na precocidade é Vettel, que tinha 21 anos e 73 dias quando fez a pole para o GP da Itália, em Monza, em 2008 — de lá para cá, fez mais 55. Leclerc aparece em segundo (fez poles no Bahrein e na Áustria neste ano, a primeira delas com 21 anos e 166 dias de vida), com Alonso em terceiro (21 anos e 237 dias ao fazer a primeira de suas 22 poles, na Malásia em 2003 pela Renault). Barrichello é o quinto: 22 anos e 98 dias ao fazer a pole para o GP da Bélgica com a Jordan em 1994 — a primeira das 14 de sua carreira, sendo uma delas com a Stewart na França em 1999, uma proeza quase inacreditável, assim como a de Spa; ele fez também 11 com a Ferrari e uma com a Brawn.
Foi uma classificação divertida, esta, num sábado seco e não muito quente em Budapeste e arredores. Sem chuva e com temperaturas mais amenas, esperava-se que a Mercedes nadasse de braçada, apesar da sempre presente possibilidade de uma surpresa da Red Bull por conta da excelência de seu chassi e do talento de Max.
Mas não foi bem assim. Hamilton, ainda não recuperado da forte gripe que ameaçou até sua participação no GP da Alemanha, domingo passado, não brilhou e ficou apenas em terceiro no grid, a 0s197 do holandês. Bottas foi quem acabou brigando com o rubro-taurino, terminando o dia em segundo, a meros 0s018 de distância. Fechando a segunda fila, a primeira Ferraril, de Leclerc, 0s471 atrás. Pior que o monegasco foi Vettel, em quinto. Ao estacionar seu carro no Parque Fechado, ficou namorando o antigo carro como se se perguntasse: onde fui amarrar meu cavalinho rampante?
Fecharam os dez primeiros, pela ordem, Gasly, Norris, Sainz Jr., Grosjean e Raikkonen. Tudo mais ou menos nos conformes. O que causou espécie mesmo foram alguns resultados no Q1 e no Q2. A começar pela fase inicial da classificação, que limou Russell, Pérez, Ricciardo, Stroll e Kubica, nesta ordem.
A Racing India ficar fora, tudo bem. Seu carro não vai em pistas travadas como a húngara. Mas Ricardão foi um vexame. E é claro que não pode faltar uma palavra de elogio a Russell e à Williams, que deu sinal de vida. O inglesinho chegou a estar em nono quando o cronômetro foi zerado no Q1, mas aí quem ainda estava na pista foi empurrando o novato para baixo. Mesmo assim, largar na frente de três carros de duas equipes diferentes pode ser definido como uma façanha.
No Q2, empacaram Hülkenberg, Albon, Kvyat, Giovinazzi (que perderá três posições no grid por atrapalhar Stroll) e Magnussen. De novo, decepção para a Renault. E uma certa frustração para a Toro Rosso, que vem de um pódio na Alemanha.
A Honda conquistou uma pole pela primeira vez desde o GP da Austrália de 2006, com Button. Foi a 78ª da marca japonesa, que vive um momento de êxtase com a Red Bull. Foram duas vitórias nas últimas três corridas, para desespero de Alonso, seu maior crítico nos últimos anos. O espanhol, a cada sucesso nipônico, é lembrado pela acidez com que tratava a montadora quando ainda estava na McLaren.
Mas isso é passado. O presente se chama Verstappen. Ele é o grande favorito à vitória amanhã. A Mercedes vai ter de suar muito na Hungria para deter a ascensão do menino.
Melhor GP da carreira do Hamilton, na minha irrelevante opinião. Ajudado pela estratégia, brilhante, mas que foi aquilo. “Ele tá fazendo 19.5 Hamilton. What?” Dá-lhe ritmo de classificação 10 voltas seguidas.
Que pensas, Flávio?
Agora que maravilhoso momento da F1 estamos vendo, o Verstappen foi sensacional.
Bom ver o Vettel se reabilitando aos poucos, também.
Segunda parte promete!
Não tem jeito o Max é o melhor piloto fora da Mercedes, sua primeira Pole veio tardia, mas o seu prêmio de consolo foi ter sido o centésimo a conseguir ela.
Agora é largar bem, o que é fundamental nesse circuito travado, assim sua chance vai
ser bem maior de chegar a terceira vitória.
Com o Max a Holanda fica com vários GPs da Holanda pela Europa sem ter o GP da Holanda, no ano que vem o circo vai pegar fogo por lá.
Quando, referindo-se a Vettel, você escreveu “e de lá para cá fez mais 55” (poles), deu a dimensão do que o alemão já conquistou. E há quem diga que Vettel não é um bom piloto. Obrigado pela frase.
Molecada muito boa no Grid. Certeza de belas corridas pelos proximos anos, bem como é certeza que para um Brazuca brilhar na F-1 o mesmo terá que ser um super fora de série,
Não sou cego pra não ver a maravilha desse monte de feras no grid e o pau comendo bunito como tá agora. Mas dá saudade de um brazuca no grid, sim, nem que fosse pra tá ali no pelotão intermediário. Uma lástima. Único lado bom é que eleva o nível dos comentários da imprensa e torcedores. Até da Globo. Sem ufanismo ridículo.
Muito legal o momento da F-1. Muito Feliz pelo Max, RedBull e Honda. Volta por cima em grande estilo.
Chupa Alonso!
Dá-lhe, Honda!
Alemães X Japoneses: a guerra dos motores tá ficando boa!
Alonso nem deve ou vir falar em F1, está pouco ligando se a Honda está progredindo.
Até aqui está cheio de viúvas de Senna. Deixem o cara descansar.
A Mercedes vai ter de suar para deter o Verstappen? Mas o hexa já não era de Hamilton?
Nessa corrida, malandrão.
Dois pilotos de boa cepa devem estar se rasgando ao verem o jovem Verstappen crescer cada vez mais:
Alonso – porque desdenhou do motor Honda, sem atinar para o fato de que os japoneses não desistem enquanto não chegam no objetivo sonhado.
Ricciardo – porque abandonou a Red Bull, sem atinar para o fato de que o dono das latinhas tem muita grana para jogar no desenvolvimento da equipe.
Um, pelo menos, é campeão. O outro, pelo visto, não será.
Sempre que falar que o Picaretonso é campeão, não se esqueça de passar a informação correta: “campeão com vantagens indevida”…
Concordo em gênero, número e grau.
Gostaria de ver a carinha do Alonso…. Deve estar feliz…
Alguém sabe dizer se algum piloto obteve vitória na f1 antes de conseguir a pole?
Pra lembrar só de dois recentes, Verstappen e Ricciardo.
Emerson Fittipaldi ! USA 1970…
Fisichella, Michael e Ralf Schumacher, Frentzen (3 vitórias, nenhuma da pole), Panis (nenhuma pole, melhor grid foi 3º), Irvine (que venceu 4 mas nunca saiu na pole), José Carlos Pace, se pesquisar tem mais…
Saudações Flavinho Gomes ! Merecido…Vai ser uma bela corrida. abs
Max Verstappen é um gênio. Ele definitivamente é a reencarnação de Ayrton Senna da Silva. E Pierre Gasly é um pé de chinelo. Um pé de chinelo capacho que consegue ser pior que um Berger e um Barrichello.
Eu também estou achando a mesma coisa! Ele é bastante parecido com o nosso amado Senna e vai derrotar todos os que ficarem no seu caminho!
Se Verstappen é o Senna, então Hamilton é o Prost.
Não Garagista. Hamilton está mais pra um Niki Lauda.
Discordo. Ninguém está para um Niki Lauda. Duvido que Hamilton ou qualquer outro, que sofresse o acidente que ele sofreu, voltasse a correr 40 dias depois e o mais difícil, voltasse a ser campeão no ano seguinte. E o quase impossível, voltasse a ser campeão mais uma vez, ao retornar à categoria e derrotando Prost na mesma equipe.
Foi um Q3 sensacional! Max andou muito, mereceu sair da fila. Tá guiando demais esse holandês!
A FERRARI está com o desenvolvimento do carro voltado para o estilo de LECLERC, como eles mesmos admitiram. Isso aumenta ainda mais a minha suspeita que o Vettel está de saída. E depois de namorar o antigo carro, talvez ele esteja com saudades do jeito prussiano e organizado de ser. Eu ainda acho que ele sai final do ano, provavelmente pela situação política da Ferrari no momento. MAs provavelmente para ser apenas segundo piloto. Por outro lado, se a FErrari está desenvolvendo o carro para o LECLERC (o carro sai mais de dianteira, que é o contrário do estilo de Vettel, segundo ele mesmo declarou), ele também não vai ser o primeiro piloto da equipe por muito tempo.
E bom.pra o esporte que a RBR entre na disputa pelo campeonato sim que vertappen venca a 3 e jogue toda a responsabilidade no motor honda que n e tudo isso. Alonso n estava errado faltava confiabilidade e hj a rbr esta tendo alem de sorte de vencer 2 corridas em que n conta o carro e sim o piloto na chuva o holandes e bom e esta e sua melhor temporada na f1. . A ferrari n tem piloto pra combater as mercedes e o nome ALonso deve crescer durante as ferias deve ser a grande contratacao na ferrari e vettel cada bez mais perto da Red Bull
Vettel na Red Bull e Alonso na Ferrari? Vamos voltar a 2010?
Agora, estou curioso pra ver como vai ser o GP da Holanda em 2020. Os holandeses estão em toda parte, bonito de ver.
A Honda vai chegar e vai dominar tudo, vai deixar os europeus comendo poeira.
P.S.: Torci muito pelo Russell. Pena que o sem sal e sem pódio do Hulkenberg tirou ele do Q2.