RESERVA DE MERCADO

Nada como viver num país livre…

RIO (no dos outros…) – A foto é de 1982. Foi tirada nos EUA, a meca da iniciativa privada e do livre mercado. Mostra dois retardados protestando contra a venda cada vez maior dos carros japoneses no país.

A América é estranha…

[bannergoogle]

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ed Diogo
4 anos atrás

Alguns de vocês comentaram sobre os EUA . Vocês vivem law quantos anos?
Ou só conhecem através da Rede Globo ou de visitar a Estátua da Liberdade.
Para se conhecer uma pessoa ou pais você tem que viver o dia dia da pessoa ou pais e não sair falando asneiras sem conhecimento .

Fernando
Fernando
4 anos atrás

São desempregados da indústria automobilística protestando. Eu não sou contra protestos, mesmo os deste tipo, meio burro. No Brasil tem muito também.

CRSJ
4 anos atrás

Com o domínio do carro japonês surgiu um novo esporte nacional lá nos Estados Unidos entre os nacionalistas daquela época, que foi destruir um carro japonês.

Alexandre
Alexandre
4 anos atrás

No inicio dos anos 90 , exibiram uma série de documentários sobre a indústria japonesa, se não me engano, na TV Cultura aqui de SP. Em um desses documentários aparecia justamente esta cena : de operários que supostamente perderam os empregos na indústria automobilística, descontando a raiva em cima do “culpado” pelas suas demissões. Se alguém souber o nome desta série e puder postar aqui ficarei grato, estou procurando a mesma faz tempo.

Marques Goron R. da Silva
Marques Goron R. da Silva
Reply to  Alexandre
4 anos atrás

Me lembro dessa série. Também nunca encontrei, mesmo no Youtube. Outro documentário muito bom sobre o tema que a Cultura passou foi “A ilha dos carros”, que falava sobre o excesso de veículos na República Dominicana acho…

ED
ED
4 anos atrás

Talvez seja daí que os japoneses da Capcom criaram a fase de destruir carro americano no jogo do Street Fighter. kkk Vingança!

Samuel Pavan
Samuel Pavan
Reply to  ED
4 anos atrás

Mas não é um Lexus no street fighter?

João Paulo Macedo
João Paulo Macedo
4 anos atrás

Aqui também existe algo parecido, tipo vaiar e ofender o adversário em competições esportivas…

Henrique
Henrique
4 anos atrás

One question: é a foto de um Civic sendo violentado?

lagerbeer
lagerbeer
4 anos atrás

O capitalismo é estranho ….. a China está defendendo livre concorrencia e o Trump o protecionismo… doidera

Amaral
Amaral
4 anos atrás

Idiotas sempre existiram desde que o mundo é mundo.
Tivemos a fase que idiotas eram o padrão. Existiu a fase em que os idiotas dominaram o mundo. Existiu a fase em que os idiotas desejavam dominar o mundo novamente. Agora estamos na fase em que nos indignamos com os idiotas que ganharam voz com a internet, redes sociais e fake news e querem tentar dominar o mundo novamente. Mais ou menos como formigas que se alvoroçam quando se joga veneno no formigueiro, e a impressão que se tem é que elas em vez de ter a morte iminente declarada, ganham mais força ainda.
Futuramente, e isso só depende de nós mesmos, entraremos na fase em que os idiotas lentamente se minguarão e terão duas alternativas: Ou deixarem de ser idiotas ou se extinguirem.

Pilau
Pilau
4 anos atrás

Então Flávio, veja bem…
Nem todos concordam com políticas de seus países. Sempre haverá gente a favor e contra tudo, não existe unanimidade. Vejamos isso na F1 hj.
Até podemos imaginar os caras quebrando o carro japonês, entrando num americano, dizendo que é uma merda e pensando que vai comprar um alemão ou um… japonês, pq é melhor que o americano.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
4 anos atrás

Isso é “normal” por aqui. Os doidos fazem questão de mostrar o quão pirados eles são. Meses trás , queimaram tênis Nike, porque a Nike colocou como garoto propaganda Colin Kaepernick, um jogador de futebol Americano que se recusa a colocar a mão no peito durante o hino do país e ao invés disso se ajoelha, em protesto pela morte de negros pela policia. O Red Necks queimaram tênis da marca e fizeram protestos em frente as lojas. Como são tão intelijudos como os extrema-direitas tupiniquins, em protesto passaram a pedir aos compatriotas extremistas para não usarem mais tênis da Nike e sim comprarem tênis da All Star. Só que Converse que produz o All Star, pertence a Nike. Poderia se esperar o quê de quem vota no Trump?

ED
ED
Reply to  Alfredo Aguiar
4 anos atrás

Infelizmente a ignorância é endêmica e não escolhe lado. Por aqui mesmo eu tive um exemplo semelhante: um conhecido meu que sempre gostou de bradar contra o capitalismo, uma vez disse que ia fazer um protesto deixando de beber Coca-Cola. Ao invés disso, só beberia Sprite e Fanta! kkkk É rir pra não chorar.

Alex
Alex
4 anos atrás

É simples. Eles são cuidadosamente instruídos para ter o seguinte raciocínio:
Mundo = América = EUA (talvez a Inglaterra seja lembrada vagamente, pelo passado)
Livre mercado é para o mundo = américa = eua.
Inexistem outros países, povos, realidades ou interesses. É tudo mobília, propriedade privada. O sujeito é militar e tá lá no Iraque, Kuwait ou Vietnã, brincando de matar gente como se matasse insetos e ainda bate no peito: “Estou defendendo minha pátria, sou um herói”. Eles realmente acreditam nisso

Luiz
Luiz
Reply to  Alex
4 anos atrás

Sério que vc acredita que alguém sai de casa, passa meses em condições precárias, com um altíssimo índice de stress, dormindo muito pouco, correndo risco de morte a qualquer instante e sem nenhum conforto somente para matar gente feito inseto e dizer que está defendendo a pátria?
O que vc conhece dos EUA e dos americanos para comentar tanta bobagem?
Não esqueça que tanto na primeira quanto na segunda guerra, os americanos foram colocados nelas e, nos dois casos, trabalharam para fazer o que os ingleses e franceses, que iniciaram as guerras, não conseguiram..

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Luiz
4 anos atrás

Prezado, quem passa essa impressão são os próprios norte-americanos, em seus livros, filmes, séries e documentários. E ela parece ser verdadeira, pelo menos no que diz respeito às grandes guerras, quando o número de voluntários foi muito grande, devido às agressões sofridas antes das intervenções (ataques a navios mercantes na primeira e a Pearl Harbour na segunda). Mesmo no Vietnã, o apelo ao patriotismo funcionou no início. Hoje, as intervenções são conduzidas por profissionais das três armas, todos voluntários e certamente com um sentimento patriótico bastante exacerbado, pelo que são; ou, em alguns casos, por mercenários regiamente pagos, “funcionários” de empresas “de segurança”.

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
4 anos atrás

Cenas como essas sempre funcionam, as vezes para o lado do vencedor e as vezes para o lado do derrotado. Hoje em dia vemos cada vez mais carros asiáticos espalhados pelo mundo.

Será que não foram 2 yankees pagos pela industria japonesa?

Fernando de Alemida
Fernando de Alemida
4 anos atrás

O que eles sentem hoje vendo a Toyota ganhando corridas na Nascar?

Pedro Diniz
Pedro Diniz
Reply to  Fernando de Alemida
4 anos atrás

No caso da atual temporada, DOMINANDO o esporte, com 15 vitórias contra 8 da Ford e 5 da Chevy.

Marco Brotto
Marco Brotto
4 anos atrás

Eles mal podiam imaginar: em 2018 os 5 carros mais vendidos nos EUA foram de fabricantes japoneses. Civic, Camry, CR-V, Rogue e RAV-4.

E desde os anos 90 os japas começaram a dominar por lá. Com o Accord como o mais vendido. Por exemplo.

Marco Brotto
Marco Brotto
Reply to  Marco Brotto
4 anos atrás

5 entre os 20 mais vendidos.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Marco Brotto
4 anos atrás

O veículo mais vendido nos EUA não é a pickup Ford?

Tales Bonato
Tales Bonato
4 anos atrás

No Canadá eu entenderia. Havia uns Ladas lá para descer a picareta.

Helena Sophia
Helena Sophia
Reply to  Flavio Gomes
4 anos atrás

Concordo. Mas.. Pode vazar matéria fec….
Desculpe. Deixa pra lá.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Flavio Gomes
4 anos atrás

Isso aí, Flávio, picareta na cabeça desses intolerantes que fazem piada com marcas de carro.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Tales Bonato
4 anos atrás

Tales, como você ousa fazer esse comentário carrofóbico, sabendo que o Flávio ama essa marca e tudo o que ela representa? Se fosse um carro símbolo do capitalismo opressor tudo bem, mas do socialismo salvador!? Como ousa se expressar criticamente através de uma piada?

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Alexandre
4 anos atrás

E você dever ter se salvado pela ironia.