NAS ASAS

Quem identifica o pássaro? E essas Kombis…

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Igor
Igor
5 meses atrás

Procuro fotos do Opala Stock car da equipe Transbrasil de 1980, alguém pode ajudar?

Glen T Peach
Glen T Peach
3 anos atrás

Foram quatros os 27 na cor Laranja . PT-TCB,TCF,TYR e TYT. O aeroporto é Congonhas com certeza mas qual o prefixo, é cruel demais ! Ex funcionário.

Fred
Fred
4 anos atrás

A ave mais bonita que a Boeing já fez. Só superado pelos Super 200…

ariano gliarello
ariano gliarello
4 anos atrás

O Brasil sempre foi moderninho, teve já uma empresa “trans” !!!! esse avião de 3 motores é com certeza um dc-10, md-11 ou locked tristar mas a configuração de 3 motores foi abandonada todos preferem bi ….. motor….

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  ariano gliarello
4 anos atrás

É um Boeing 727, prezado. Os DC-10 / MD-11 eram da Varig.

ariano
ariano
Reply to  Edu Zeiro
4 anos atrás

É MESMO, PESQUISEI MELHOR
e voce tá certo, é um boing 727.
Tres motores com duto em “s” como o loked tristar,
dizem que em velocidade de cruzeiro era excelente mas devido ao enfrechamento das asas meio crítico levava a mjuitos erros de pilotos nas decolagens e aproximações pois a sustentação era critica a baixa velocidade em comparação ao 707 e ao 737 basta observar suas asas bem mais anguladas pra tras, mas tinha a mesma fuselagem que 70-7, 737 e 757, variando nesses modelos o comprimento ( e o numero de poltronas ) o numero e tamanho de motores, a cabine de comando e trem de pouso e asas, mas o charuto em si era o mesmo, o 727 tinha um charme a mais por ter uma porta trseira abaixo da cauda que inclusive foi usada no maior sequestro de aeronave bem sucedido nos USA, dizem que o cara manjava bem do 727 pra fazer aquilo.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Edu Zeiro
4 anos atrás

Os DC-10 / MD-11 eram da Varig, Ou da VASP!

Antonio Seabra
Antonio Seabra
4 anos atrás

Um dos melhores aviões de passageiros de todos os tempos, pelas caracteristicas de voo. O 727 era um primor de aerodinâmica, e apesar de ser sub-potenciado, voava muito rápido. Pela falta de potencia, a decolagem parecia um suplicio, comia muita pista, decolava no final e iniciava o voo com baixa razão de subida.
Mas depois de embalado era uma maravilha de avião.
Num comparativo com os 737-200, ele ganhava muito tempo, mesmo nos voos de 1h e 30 min, como Rio – Porto Alegre. Em diversas situações ele voava com velocidade no ar próxima de 1000km/h, e a velocidade no solo (ground speed) com ventos de cauda ia muito alem disso !!!
Voei muito neles. A Transbrasil tinha uma frota grande de 727-100, mas a Varig e a Cruzeiro também tinham alguns deles. Já a Vasp usava os 727-200, maiores e carregando mais passageiros. Voei neles nessas quatro empresas.
Uma característica legal nesses aviões era a porta traseira, que abria por baixo da fuselagem, na longitudinal, próxima a cauda.
OS 727 tiveram 2 importantes acidentes no Brasil: um 727-100 da TB, acho que prefixo PP-TCS, chocou-se morro de Ratones, na aproximação de Florianópolis, matando todos menos 1 passageiro. E um 727-200 da Vasp, PP-SRK chocou-se com um morro em Fortaleza, no que era o maior acidente de avião no Brasil, até os 2 acidentes recentes da TAM em Congonhas e da Gol no Tocantins.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Antonio Seabra
4 anos atrás

Seabra, me desculpe, mas de onde você tirou que ele é sub-potenciado?
Os jatos britânicos é que o são, vide Bac 1-11, Trident, alguns inclusive dependendo da injeção de água-metanol para atingir a potência necessária.
O 727 foi desenvolvido justamente para operar nas pistas que não comportavam os 707/720, justamente pela excelente performance, algo que jamais seria atingido se fosse de fato sub-potenciado como você afirma.

ariano
ariano
Reply to  Antonio Seabra
4 anos atrás

acidente da gol no tocantins…? nao fiquei sabendo, quando foi? eu acompanho tudo e não to sabendo, me de mais detalhes por favor…..

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
4 anos atrás

B727-100 da TRANSBRASIL (tudo dito).

Voei apenas uma vez de 727 (retorno de minha Lua de Mel) da VARIG. Bonitão, sempre gostei mais do “27” do que do “37”, apenas questão de gosto e belezura

Ricardo
Ricardo
4 anos atrás

Quem teve as jaquetas brancas com as mangas coloridas da transbrasil que na verdade por de baixo do logo da empresa eram da OP (Ocean Pacific) ?

Bola da Vez
Bola da Vez
4 anos atrás

Eu identifico a empresa!

Alessandro Foureaux
Alessandro Foureaux
4 anos atrás

Pelos 3 motores, eu diria tratar-se do MD11.

AVBastos
AVBastos
4 anos atrás

Boas recordações, inicio de carreira, 10 anos de B727 .na Transbrasil. Frota de 22 aeronaves e pela pintura este pode ser o matricula PT TCB

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  AVBastos
4 anos atrás

Foi por um bom tempo a empresa com a maior frota de 727 do hemisfério sul.

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
4 anos atrás

727 da Boeing

Wellington Cunha
4 anos atrás

Peguei muito estas viaturas (como eram chamadas as Kombis) quando trabalhei na Transbrasil. Nos 727 nao cheguei a voar, infelizmente.

josue
josue
4 anos atrás

727-100 da colorida e simpática Transbrasil!!!

Fernando
Fernando
4 anos atrás

727…entrei muito nesses avioes em GRU, onde iniciei minha carreira na saudosa Transbrasil….

Fernando de Almeida
Fernando de Almeida
4 anos atrás

Imagina hoje em dia os Minions viajando numa empresa chamada Trans e com um arco-iris na calda…rs Pena que tenha falido…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Fernando de Almeida
4 anos atrás

Fernando, relaxa, é apenas um avião e uma Kombi pintados com estilo da década de 70, muito antes da famosa bandeira ter sido criada.

Fantasmas não existem, mas eles sabem para quem devem aparecer.

Alex
Alex
Reply to  Fernando de Almeida
4 anos atrás

kkkkkk….bem lembrado. A Damares já teria em ação

marcos jacob
marcos jacob
Reply to  Fernando de Almeida
4 anos atrás

cauda é com “u”, cumpanhero…

João Paulo Taveira Toledo Piza
João Paulo Taveira Toledo Piza
4 anos atrás

Lindíssima pintura da Trans Brasil ,tanto nessa Kombi Clipper ( sinal que é de de 76 pra frente ) quanto no histórico 727 ,primeiro avião que viajei com meus Pais (SP x Recife) em 1978 com 6 anos de idade .Abraço Flavio Gomes.

Costa
Costa
4 anos atrás

Os projetistas de carro (Ágile, HB20…) deveriam fazer um estágio com quem desenha esses logos de empresas aéreas… Cada coisa mais linda…

Wilson Cordeiro
Wilson Cordeiro
4 anos atrás

Minha mãe trabalhou 14 anos na Transbrasil, voe algumas vezes nesses 727 assim como nos 767 e 737. Eu tinha miniaturas e posters em casa dos 3 modelos.
Também dei uns passeios nessas kombis também, lembro de uma vez que minha mãe pediu a ajuda de um dos motoristas pra transportar uma cama e fomos todos numa dessas kombis.

Nick B
Nick B
4 anos atrás

Minha pintura favorita!
Lindo 727.

Bitoquinhas.

Nick B

Fábio Renato Hladyszwski
Fábio Renato Hladyszwski
4 anos atrás

Com todo o respeito ao pássaro de ferro, mas a Kombi me encanta muito mais. Mesmo sendo a Cliper!!

Caio Ramalho
Caio Ramalho
4 anos atrás

Boeing 727-100. A Trans Brasil teve um total de 12 desses.

karlo
karlo
4 anos atrás

MD-11

Robertom
Robertom
Reply to  karlo
4 anos atrás

N. F.

Giuliano de Oliveira Rufino
Giuliano de Oliveira Rufino
4 anos atrás

Boeing 727