REGI

RIO (vai viver, amigo!) – Reginaldo Leme é o cara mais gentil que conheci na vida. O mais sorridente. O mais educado. O mais leal entre os jornalistas com quem convivi na Fórmula 1 durante tantos anos. E como este não é um obituário — Regi não morreu, apenas saiu da Globo –, não vou ficar aqui desfiando loas em tom nostálgico ou melancólico.

É claro que as transmissões da F-1 não serão mais as mesmas sem o seu reconfortante “bom dia amigo da Globo”, a voz tranquila e sempre segura, os casos acumulados em mais de 40 anos acompanhando corridas, as referências históricas, a atenção aos detalhes.

Mas o quê mesmo não está mudando na velocidade da luz hoje em dia? Quantas coisas para as quais olhamos a cada instante não são mais as mesmas?

Verdade, as transmissões não serão mais as mesmas, como a TV não é mais a mesma, a F-1 não é mais a mesma, a vida não é mais a mesma. O esporte mudou, a comunicação mudou, os pilotos mudaram, os carros mudaram, os jornalistas mudaram, o jeito de informar mudou.

Então, por que cargas d’água nos sentimos no direito de exigir que o Regi não mude também? OK, são 40 anos, não 40 dias, estávamos acostumados, não precisava sair tão de repente, talvez pudesse nos preparar, não? Oxe, precisava ser assim, a notícia de supetão, do nada?

E talvez ele merecesse mais do que um lacônico comunicado informando que “não presta mais serviços à Globo”, que foi o que disse a emissora. Afinal, ele cobriu os anos Fittipaldi, Piquet, Senna, Barrichello, Massa, e Prost, Mansell, Lauda, Stewart, Schumacher, Vettel, Hamilton e todos mais que vocês lembrarem.

Sim, Reginaldo merecia muito mais que um comunicado lacônico. Pombas, foram 40 anos, não 40 dias. O sujeito é um senhor jornalista, um mestre, um sábio, um professor, um tipo que não se vê por aí com muita frequência, não.

Mas talvez seja melhor assim, mesmo. Textão corporativo nenhum, produzido pelo RH da grande empresa platinada, será suficiente para descrever o que ele fez nessas quatro décadas e o quanto é importante e querido para o meio, para os colegas, para o automobilismo, para o jornalismo. Esqueçam. Não presta mais serviços à Globo? OK, obrigado pela informação, tá dito.

Regi é um profissional que escreve bem, fala bem, reporta bem, comenta bem, edita bem, grava bem, faz “vivo” bem. E um cara que come bem, bebe bem, se veste bem, mora bem, recebe bem. E ama bem. Ah, como Reginaldo ama suas meninas! Carmem Sylvia, Dani, Ió, Camila, vocês são garotas de sorte!

Reginaldo é foda, e ninguém precisa ficar com dó dele porque saiu da Globo. Dó tem de ter é da gente, que não vai mais ouvi-lo nas transmissões.

Nossa, mas o que ele vai fazer agora, depois de 40 anos na F-1 e na TV?, vai perguntar alguém.

Viver, uai. Azar da F-1. Azar nosso. Sorte dele.

Arrebenta, Regi. Se estiver pensando em restaurante, tô dentro! Bar, idem. Lanchonete, tamo junto. Se tiver festa de Réveillon em Paúba, também. É minha folga de fim de ano, inclusive. Beijo.

Ah, o anuário tá pronto, falta só Abu Dhabi.

[bannergoogle]

Subscribe
Notify of
guest

83 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo
Leonardo
4 anos atrás

Muito boa coluna, Flávio!

John Player
John Player
4 anos atrás

Saiu na hora certa.
Já estava fazendo mais papel de fã encantado (Primeiro com Hamilton e agora com Leclerc) do que de comentarista que entende muito e ama o esporte.
Será sempre uma referência sobre automobilismo.
Quem dera todos que trabalhassem com esporte fossem assim: Na hora que percebessem que começam a perder a isenção e a objetividade, se afastariam.
No futebol então, nem se fala..

Rodolfo
Rodolfo
4 anos atrás

Flávio, ótima oportunidade de resgatar a entrevista que o Regi concedeu ao Bruno Vicari e que se perdeu pelos servidores anteriores do GP.

Emenelau Marucci
Emenelau Marucci
4 anos atrás

Reginaldo, o Ranchariense voador. Sim, o mais ilustre cidadão de Rancharia não só é o melhor (mestre, professor,…), como é o único jornalista que mais acelerou um F1. ( * Arrows Yamaha?).
A primeira vez que ouvi falar do Reginaldo lá em Rancharia, foi em 1973, quando – já fissurado por automobilismo – ganhei uma foto do Emerson (com o carimbo do Estadão) de um dos muitos amigos que o Reginaldo tem por lá. Creio que foi do Ulisses deSouza (o Di), também jornalista (Folha), que na época morava e trabalhava em São Paulo.
Última vez q o vi, foi no lançamento de um livro sobre a volta dos Mutantes, no Café Journal . Onde estavam também, claro, o irmão Dinho.
Vai aí Reginaldo Leme, filho do “seu” Paim Leme (Igualmente cidadão benemérito de Rancharia.).
E que texto (mais um belíssimo) do FG!!!

Emenelau Marucci
Emenelau Marucci
Reply to  Emenelau Marucci
4 anos atrás

Onde estava também, claro,….

Luis Felipe
Luis Felipe
4 anos atrás

Que droga o Reginaldo Leme ter saído da Globo. Por que não o Burti, então, pombas!
São 40 anos de F1 na emissora! Não levam isso mais em consideração? É assim “tchau para você” e deu?

like f1
like f1
Reply to  Luis Felipe
4 anos atrás

O Burti até agrega mas aquele outro que chegou a pouco é um naba

Britto
Britto
4 anos atrás

Sem dúvida um cara especial. Mas ele mudou sim. Fez plástica nos olhos.

André
André
4 anos atrás

Creio que o Galvão, após o susto do haja coração, vai sair da Globo. As transmissões da F1 ficarão menos sennistas.

Leonardo Rubens
Leonardo Rubens
4 anos atrás

Flávio,

Sou fascinado por histórias de bastidores e relativas ao exercício do jornalismo “in loco” como voce, o Reginaldo Leme e tantos outros fazem ou fizeram.

Confesso ser ansioso por um livro com relatos do Reginaldo (como muitas vezes li seus).

Mas faço uma pergunta mais ousada.. Você toparia biografar o Reginaldo Leme?

Alfredinho
Alfredinho
4 anos atrás

A Globo empobreceu com essa decisão.

S
S
4 anos atrás

A Globo não se cansa de tentar afundar. A saída do Reginaldo Leme pode ser o início do fim. E já já o Galvão vai embora e vai aumentar a profundidade do buraco global…

Claudio
Claudio
4 anos atrás

Poxa, e só te pensar que tantos comentaristas podiam deixar a tv e não o Regi, fica a dica.

Acarloz
Acarloz
4 anos atrás

Globo cada vez mais uma bosta. Vaza daí F1 !

Gustavo
Gustavo
4 anos atrás

Boa tarde.

Ótimo texto, de novo.

Com tem trouxa nesse país, diz o cabra que o outro tem milhão….contamos mais um milhão de tolos.

Andpontini
Andpontini
4 anos atrás

Como diz o Texto “tudo muda”….então sugiro ao “Regi” que faça como seu companheiro de Ex empresa, Alexandre Garcia…faça um canal no youtube…fale quando quiser, oq quiser e pra quem quiser ouvir e ver e tenha em 6 meses mais de 1 milhão de seguidores…e continue, não ao vivo, mas sempre vivo, dando suas opiniões e principalmente informações, pq esse cara sabe tudo e um pouco mais de F1 e automobilismo!…

Ricardo
Ricardo
Reply to  Flavio Gomes
4 anos atrás

Apoiado Favio

Bernardo Oliveira
Bernardo Oliveira
Reply to  Flavio Gomes
4 anos atrás

Exatamente !!!

Hudson Cordeiro
Hudson Cordeiro
4 anos atrás

GLOBO: O ÚLTIMO QUE SAIR APAGA A LUZ !!!!!

Giovanni Romão
4 anos atrás

Pra sempre Regi! E Nunca muito dizer, #ForaGlobo rsrs. Brincadeiras a parte, é vida que segue, e quem sabe vem coisa “pesada” aí numa Fox ou no próprio Grande Prêmio com o Regi né; um GP às 10h especial com Regi. E vai ter mais anuário. E tem rádio. O negócio é o Regi seguir nos brindando com seu conhecimento sobre o esporte a motor.

Diogo Lima
Diogo Lima
Reply to  Giovanni Romão
4 anos atrás

Um “Paddock GP” com o Reginaldo Leme seria demais!

RODRIGO PEITER
RODRIGO PEITER
4 anos atrás

Traz o REGINALDO pro Grande Premio

Vitor Viegas
Vitor Viegas
Reply to  RODRIGO PEITER
4 anos atrás

Ele já teve coluna no Grande Prêmio. Seria um retorno muito bem vindo.

Wilian Esteves
Wilian Esteves
4 anos atrás

Pqp, Globo!!!

Quando achei que a cobertura da F1 estava melhorando, com o pré e pós corrida no globoesporte.com, vem a Globo e não renova com o maior jornalista de F1 que já existiu. Só falta, agora, oficializar o Cléber Machado, que não entende picas do assunto, como narrador oficial. Como disse o Flávio, a perda é nossa.
Quem sabe o Regi não abre algum canal no YouTube pra trasmitir as corridas ao vivo ou coisa que o valha? Fica minha torcida.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
4 anos atrás

“NÃO PRESTA MAIS serviços à Globo.”

A platinada poderia ter usado outra redação.

Alex
Alex
4 anos atrás

Essa doeu, doeu muito. Não sei mais como poderei assistir F1 sem Reginaldo Leme. Já está ruim com o reinado interminável da Mercedes, com a falta de disputas e tudo aquilo que já sabemos. Agora, sem Reginaldo Leme e com um Galvão Bueno que cada vez mais amplifica seus defeitos e abandona suas virtudes como narrador, não sei se terei paciência e tempo a perder assistindo F1. Bom, em um ano em que perdi minha mãe, e um ano em que minha cidade, meu estado e meu país caíram nas mãos de débeis mentais nazistas, essa é apenas mais uma porrada.

Aliandro Miranda
4 anos atrás

Será que agora ele volta a ser colunista do Grande Prêmio?

Fica a dica.

josue
josue
4 anos atrás

É isto Flavio, este é o sentimento mesmo. muito obrigado Regi valeu demais. E quem sabe de vez em quando não pinta um textinho seu aqui no Grande Premio hein?? Seria muito bem vindo.

Michel
Michel
4 anos atrás

Reginaldo Leme e Lito Cavalcanti foram desligados da Globo/SporTV demonstra como o grupo maltrata o “produto” Fórmula 1

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Michel
4 anos atrás

1º- Salve Reginaldo ! Grande conhecedor das coisas do esporte a motor.
2º- Desde que não há um “herói! (sic) nacional , a organização do Jardim Botânico vai diminuindo seu comprometimento com a F1.
3º- A possibilidade de que se torne um produto exclusivo para o segmento a cabo é cada vez maior.
4º- A MotoGp tem um streaming que funciona (e esta ano luz da F1, eh, eh) , TV é importante, mas não é tudo. A Liberty tem que comer muito arroz com feijão até atingir o nível Bernie Ecclestone de qualidade e principalmente de eficiência.

Danilo Candido
4 anos atrás

“O anuário tá pronto (…)”, e eu estou desatualizado, parei no 21 (tenho desde o primeiro), preciso dar um pulo na RLeme para pegar os restantes…
O Galvão corta tantas vezes o Reginaldo nas transmissões que talvez até seja melhor assim. Haverá outros meios de acompanhá-lo.
Que curta a vida então !

joel lima
joel lima
4 anos atrás

Reginaldo Leme é o jornalista responsável por um dos maiores furos do esporte mundial – a batida proposital de Nelsinho Piquet para beneficiar Alonso. Com sua modéstia, Reginaldo nunca ficou falando “Olha, eu sou o jornalista responsável por esse furo, viu?” Que ele seja muito feliz nessa nova etapa da vida. .

Thiago
Thiago
4 anos atrás

Infelizmente esse dia ia chegar, o dia que Galvão e Reginaldo iam sair das transmissões.

Tive o prazer de vê-lo (e tirar foto) em um seminário na semana passada, o homem é um lorde. Muito tranquilo e respeitoso, e todos foram muito respeitosos com ele.

Flávio, se puder, convide Regi pro Fox Nitro, será sensacional!

Agora, imagino que os titulares devem ser Galvão, Giafonne e Burti. Só que Galvão, depois desse problema de saúde e a saída do Reginaldo, pode até aposentar junto, vai saber.

No mais, valeu Regi!

Rodney L. Mariano
4 anos atrás

Concordamos inteiramente com você, FG. A lamentar, mesmo, a forma deselegante como se deu a saida do Regi, igualmente como se deu a do Lito, profissionais de grande saber e experiência que vão deixando um grande vazio. As instituições têm a obrigação tanto moral como até de agradecimento, de se manifestar de maneira respeitosa, elegante e até mais humana quando promovem esses desligamentos de seu quadros de profissionais. Fica uma sensação de pouco caso com o público que acompanha a F-1. Lamentável.

FUMIO KURIHARA
FUMIO KURIHARA
4 anos atrás

pô FG!!! cresci vendo F1 desde a lotus preta do Emerson perseguindo o Stewart e esperando o Peterson quebrar o carro ou bater. aí estava garantido o 1º ou o 2º. as taticas de genio do Piquet. e o Reginaldo estava lá sempre dando informações e sendo escada pro Galvão. tenho certeza que o Galvão vai fazer alguma surpresa na proxima corrida. eles viveram muito essas corridas.

Ronaldo
Ronaldo
4 anos atrás

#globolixo

emerson57
emerson57
4 anos atrás

Bom dia.
Seu Flavio, que tal oferecer espaço para o sr. Reginaldo publicar uma coluna aqui no site ou no seu blog?
Pode ser semanal, pós corrida ou quando ele quiser.
Será ótimo!

Daniel Miglorancia
Daniel Miglorancia
4 anos atrás

Lindo seu texto, Flavio. Grande homenagem ao grande Reginaldo Leme! Obrigado!

Roger Takey
Roger Takey
4 anos atrás

Tive a sorte de conhecê-lo pessoalmente em Suzuka em 1998. Vi ele no prédio onde ficavam as salas das emissoras e falei que era brasileiro e ele veio falar comigo. Pessoa muito gentil, atenciosa. Boa sorte nessa nova fase da sua vida!

CARLOS EDUARDO BENCKE DA SILVEIRA
CARLOS EDUARDO BENCKE DA SILVEIRA
4 anos atrás

Regi saiu pelo prazer de viver, sofreu com uma doença a pouco tempo e viu seu amigo sofrer de outra doença grave.
Regi nos deixou para viver,
Aproveita Regi.

Gus
Gus
4 anos atrás

Vai ser estranho não ouvir a voz dele nas transmissões, bem estranho…mas felicidades totais na nova fase de vida do Reginaldo – tudo muda e nada é para sempre.

Alexandre Quintão
Alexandre Quintão
4 anos atrás

Flávio,
Concordo com tudo o que você escreveu. Que o Reginaldo Leme seja muito feliz aonde for e, se não for a lugar nenhum, que seja feliz aonde estiver…

Antonio Seabra
Antonio Seabra
4 anos atrás

Antonio Seabra,

Flavio, belo texto, falou tudo sobre o homem.
Aliás, quase tudo: faltou dizer que, com toda essa experiencia, com toda essa cancha, ele é um cara super acessível, e eu diria até, humilde. Simples, muito simples, o sucesso e o reconhecimento não o tornaram um semideus.
Fará muita falta nas transmissões. Mas espero que continue ativo, um cara com o conhecimento dele, com os contatos dele, não deveria ficar parado e a margem dos acontecimentos.
Regi, viva a vida, sim, mas não nos deixe órfãos das suas noticias e comentários.
Espero que continue trabalhando, ainda que de forma mais ligth.
Como fã de automobilismo a mais de 55anos, somente a cerca de 1 mês atras tive a chance de conhecer e conversar com o Regi pessoalmente, num evento em Vitoria – ES. E foi um papo bem legal, embora limitado pelo assedio que os fãs mantiveram durante todo o tempo.
Nesses poucos momentos em que conversamos, ele me contou que está escrevendo um livro sobre a vida dele, como jornalista de automobilismo, e de outros esportes. Ele estimou que o livro estaria pronto em mais 2 anos. Pois bem, agora, possivelmente, será acelerado !!! Sorte a nossa !!!
Boa sorte Regi, vida longa !!!
Obrigado por tudo de bom que você nos ofereceu ao longo desses 4o e tantos anos.

Antonio

Fábio Mendes
Fábio Mendes
4 anos atrás

Reginaldo Leme assim como Galvão Bueno, estão nas mais antigas lembranças da qual tenho sobre Fórmula 1, ou sobre a TV já que acompanho desde os 5 anos…
Como o texto fala, é uma pena para nós, público fiel e apaixonado por automobilismo. Mas uma pena também para o jornalismo da própria Globo, que perde um de seus maiores jornalistas esportivos, talvéz até o maior atualmente.
No meu caso fico ainda mais chateado porque na sua última transmissão da Fórmula 1 no GP do Brasil, juntamente com Galvão Bueno, não assisti pois estava em Interlagos.
Enfim, que aproveite bem ainda sua vida, e prefiro dizer um até breve…

Mansell
Mansell
4 anos atrás

Mas ficamos bem com 2 ex pilotos que manjam muito, especialmente tecnicamente

Zezinho Hashtag
Zezinho Hashtag
4 anos atrás

Assim como o Reginaldo, o Galvão também fará falta. É esporte nacional espinafrarmos o Galvão (quem nunca? E acho até que ele lida bem com isso), mas nem Luiz Roberto nem Cléber Machado estão à altura, principalmente para narrar F-1. Sérgio Maurício é a melhor opção, mas também falta algo.

E bons tempos aqueles em que o Reginaldo aparecia também falando sobre outros esportes. O cara é versátil mesmo.

EU MESMO
EU MESMO
Reply to  Zezinho Hashtag
4 anos atrás

Galvão não faz falta nenhuma. Sabe pouco de F1 e é mais torcedor do que tudo. Só sabe ressuscitar o dito cujo toda corrida. Vá em paz!!!!!

Daniel
Daniel
4 anos atrás

Poxa, senti um vazio, de verdade. Vai fazer muita falta. Acho q depois dessa o Galvão abandona tambem e passa a bola para o Sergio Maurício, que também gosto muito, ou talvez o Guto Nejaim!

Valmir Passos
Valmir Passos
4 anos atrás

Isso é totalmente inesperado. Sou fã de F1 desde que me entendo por gente, e sempre associei F1 ao Reginaldo. Fará muita falta. Que seja muito feliz.

Luiz
Luiz
4 anos atrás

Vamos sentir falta.

Rene
Rene
4 anos atrás

Bela homenagem FG ! Realmente ferrados estamos nós sem o Regi nas transmissões… a propósito me libera no Twitter ! Já comprei o novo livro das peripécias do Gerd… kkkkkk

CRSJ
4 anos atrás

O Reginaldo já aparece com problema de saúde, só isso já contribui para sua Demissão, hoje a Globo já tem um prejuízo de 530 Milhões de Reais até o final do ano passado, mesmo assim a Globo gasta além da conta para se mostrar poderosa, por isso vai demitindo seja quem for não ligando mais para um veterano e nenhuma tradição.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
4 anos atrás

Azar o nosso. Simples assim.

Fica o desejo que a Felicidade continue a acompanhá-lo em cada reta ou curva de sua Vida!!

Formiga
Formiga
4 anos atrás

Belo texto FG, de longe mesmo o melhor comenrarista da F1 no Brasil. Vá viver Regi

Almir Angelo
Almir Angelo
4 anos atrás

Globo, F1, ùltimos suspiros. Já era!Vida longa Reginaldo….

Guilherme Jales
4 anos atrás

Ah, como vou sentir falta da voz dele nas transmissões. Mas depois do que aconteceu com o Galvão essa semana… Aproveita a vida, Regi. Você merece ainda mais do que você tem.

(e se quiser escrever umas palavrinhas pro GP qualquer dia desses, tenho certeza que o Victor, a Evelyn e o Flavinho — e todos nós — iríamos amar)

Rafael Favoreto
Rafael Favoreto
Reply to  Guilherme Jales
4 anos atrás

Essa coluna já tá caindo de madura!

Comentando as corridas, contando os perrengues e as boas histórias vividas, em pouco tempo o RL vai ter um livro!

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
4 anos atrás

Uma sacanagem brava com o Reginaldo Leme foi em 2013 quando fizeram aquele revezamento dele com o Rubinho e o Burti nos comentários e ele não foi no GP da Itália em que o Ecclestone premiaria o Galvão e ele por participarem em mais de 500 grandes prêmios. Ali percebi que a emissora tinha mudado e não valorizava mais os caras da casa como no passado (e sim, a Globo já foi muito mais gentil e respeitosa com seus funcionários).

A se lamentar também a forma como demitiram o Lito.

Vitor Viegas
Vitor Viegas
Reply to  Wanderson Marçal
4 anos atrás

Bem lembrado, aquilo foi muita sacanagem. Já tinha motivos para cair fora ali, mas pelo visto não conseguiram se livrar dele e inventaram outra mutreta.

Tinha a impressão de que o Reginaldo andava meio “cansado” nos comentários das transformações. Enfim, como o belíssimo texto do Flávio deixa evidente, é um cara realizado, tem mais é que curtir a vida.

Vitor Viegas
Vitor Viegas
Reply to  Vitor Viegas
4 anos atrás

*transmissões… Corretor maledito…

Alexandre Soucha
Alexandre Soucha
4 anos atrás

Puxa Regi vc poderia ter feito o favor´, de levar o chato do Galvão junto com vc , não aguentamos mais !!!
Mas agradeço por tudo que vc fez nas transmissões , com comentários precisos e com fundamento , um abraço e muita saúde pra que vc curta sua merecida aposentadoria!!