VAI COMEÇAR A FESTA (2)

Os tempos de hoje: surpresa na ponta com Raikkonen

RIO (coelhos na cartola) – Mais do que o primeiro tempo de Raikkonen hoje, no segundo dia de testes de Barcelona, o assunto no paddock foi o DAS, um sistema testado pela Mercedes que usa o volante para alterar a cambagem de seus pneus.

Ele foi detectado nas primeiras imagens on-board do carro de Bottas e Hamilton e já causou alvoroço. Pode? Não pode? Isso aí é um manche? Onde vamos parar?

Bottas vai para a pista: novidades na Mercedes

DAS significa Dual Axis Steering, ou Direção de Eixo Duplo, e segundo a equipe a novidade foi submetida à FIA para garantir sua legalidade. Aparentemente, o piloto pode alterar a área de contato dos pneus com o asfalto puxando o volante em sua direção ou empurrando-o para a frente, modificando a configuração das suspensões.

Cambagem é o tipo de regulagem que pode mexer com a temperatura da borracha e a estabilidade do carro em diferentes trechos de cada pista. Em geral, quando a gente define cambagem e cáster num carro de corrida procura a solução que melhor se adapta à maior parte de um traçado, sabendo que isso não pode ser alterado durante a prova. Agora, pelo jeito, dá. “Parece coisa de avião”, resmungou Vettel, que foi à pista pela primeira vez. “Não é algo fácil de copiar.”

Os pilotos da Mercedes não comentaram o novo sistema e James Allison, diretor-técnico do time, falou sobre ele superficialmente, admitindo sua existência — não dava mesmo para negar.

Se vai ser o pulo do gato dos prateados, só o tempo vai dizer. E se for, todo mundo vai copiar, mais cedo ou mais tarde. O fato é que hoje Bottas e Hamilton se preocuparam apenas com simulações de corrida, não buscaram voltas milagrosas para aparecer bem na folha de tempos e, pelo jeito, gostaram do que viram. “Pela primeira vez na vida eu queria continuar andando quando acabou”, elogiou Hamilton, que não curte muito testes.

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Chamou a atenção, como em anos anteriores, a impressionante quantidade de voltas que quase todo mundo completou. A Williams teve um pequeno problema e perdeu algum tempo nos boxes, a Alfa também parou no fim, causando a primeira bandeira vermelha da pré-temporada, mas em geral todas as equipes cumpriram seus programas.

Grosjean, com 158 voltas, foi quem mais andou. Dá quase três GPs da Espanha. No cronômetro, foi bom ver de novo a Williams andando no meio da turma. Renault e Red Bull também se aproximaram do topo, mas o topo hoje não teve a Mercedes e por isso é preciso relativizar tudo. De qualquer forma, ver a Racing Point repetindo o bom desempenho de ontem mostra que a “Mercedes rosa” vai mesmo incomodar em 2020.

Alfa Romeo na frente: com Mercedes simulando corrida, melhor ponderar essa posição

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RENATO
RENATO
2 anos atrás

Eu vi no desenho que este sistema muda a convergência das rodas e nos posts e comentário muda o camber. Oque realmente muda?? São coisas diferentes!!!

Ed
Ed
2 anos atrás

Mercedes deve ter tatna disparidade em recursos, tecnologia, que eles vão liberar aos pouquinhos, para não estragar a audiência. Esse Hamilton nasceu com o SEUL pra Lua. Da pra fazer uns 10 titulos mundiais ali, no mínimo. e vamos combinar ALEMÃO È O POVO MAIS FODA DO PLANETA PARA CONSTRUIR MÁQUINA. Até colocaram um piloto inglÊs ali pra não dar confusão, senão a FIA ia reclamar demais. MAs se os caras alopram e colocam Vettel e Hulckenberg ali no Mercedão……acabou a F1 inglesa.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Ed
2 anos atrás

A fábrica fica em Brackley, na Inglaterra. O diretor técnico, James Allison, é inglês. A grande maioria dos funcionários de lá, igualmente ingleses. Os engenheiros de pista, ingleses também. Não vejo como a F1 Inglesa acabaria se, na prática, quase tudo sai de lá.

FUMIO KURIHARA
FUMIO KURIHARA
2 anos atrás

Esse equipamento da Mercedes não é correto na utilização em corrida. se a Mercedes colocou em testes durante o periodo de testes que se discuta os beneficios e custos e como as equipes sem recursos irão buscar. mas impedindo a utilização em corridas. a F1 sempre foi palco de evolução tecnologica. só que tem que ser democratica e permitir acesso igualitario. chega de privilegios dos ricos e poderosos. distribuam….

Carlos
Carlos
Reply to  FUMIO KURIHARA
2 anos atrás

Você sabe o significado da palavra competição? Esporte é competição. A F1 (oficialmente pelo menos) é um esporte, é competição, não demonstração de altruísmo.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  FUMIO KURIHARA
2 anos atrás

Acesso igualitário? Quer dizer que, se um time de futebol consegue uma grama melhor, não poderá usar porque os adversários não a têm? Ou, então, por os jogadores ter uma chuteira mais confortável, eles terão que distribuir para todos os adversários? Ou que, no tênis, a raquete tem uma firmeza e pegada melhor que as outras, o tenista terá que ceder para todo mundo? Só pode ser piada o que você escreveu.

Paulo F.
Paulo F.
2 anos atrás

Mercedes (e Hamilton) só não serão campeões de novo se a coisa DASandar!
Brincadeiras a parte, Kimi pode pensar em um pódio esta temporada?
Vão fazer uma marola sem fim ao sistema da MB , parecido com que foi feito na época dos dutos da Brawn.
E como diria o narrador : segue la pelota!

Et: Gomes já havia visto falar deste auto?:
http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2018/02/josef-ganz-o-criador-do-primeiro.html
https://www.louwmanmuseum.nl/Ontdekken/Ontdek-de-collectie/rapid-swiss-volkswagen

Sds.
Paulo

Manfred
Manfred
2 anos atrás

DAS dará à Mercedes uma vantagem absolutamente maciça para este ano, porque ninguém mais passará meses desenvolvendo essa configuração de suspensão (FIA já certificou de proibir esse tipo de recurso nas novas regulações e ninguém desperdiçará recursos para algo que vai durar menos de 1 ano)

10.5.2 The re-alignment of the steered wheels, as defined by the position of the inboard attachment of the relevant suspensions members that remain a fixed distance from each other, must be uniquely defined by a monotonic function of the rotational position of a single steering wheel.

Regulamentos(2020)comment image
Regulamentos(2021):comment image

O material verde é copiado/colado, o material amarelo é basicamente o mesmo, mas com palavras diferentes, o material rosa é algo completamente novo. É bem claro que isso foi direcionado diretamente para o DAS e, dado que os registros de 2021 foram publicados em 31 de outubro de 2019, a FIA sabia sobre esse sistema há pelo menos cinco meses.

Bola da Vez
Bola da Vez
2 anos atrás

Colocaram a tabela de tempos de cabeça para baixo?

Yuri Campos
2 anos atrás

Depois de dois dias de testes eu estou igual aquele comentarista da NFL da ESPN: TEEEEMOOOOOSSSSS UMMMM JOGGOOOOOOOOOO

O titulo é da Mercedes, mas o pelotão intermediario vai ser disputadissimo….

Ahhhh Flávio…. me desbloqueia no Twitter cara…. ;-)

Cesar
Cesar
Reply to  Yuri Campos
2 anos atrás

kkkkkkk
Você também?
Esquece, ele não desbloqueia. Deve ter tanta gente bloqueada lá.

Yuri Campos
Reply to  Cesar
2 anos atrás

Eu zoei ele pq a Ferroviária ganhou da Portuguesa e deixou eles fora do Brasileiro da Serie D e levei block kkkk pior que eu acompanho o trabalho dele desde qdo o site era o WarmUp

Victor Penteado
Victor Penteado
2 anos atrás

Tinha visto que o “manche” alterava apenas a convergência/divergência dos pneus. Cambagem e cáster acho muito, mas não duvido.