VAI COMEÇAR A FESTA (6)
RIO (a pedidos) – Bom, terminou a pré-temporada ontem em Barcelona e agora é hora de balancinho maroto para tentar imaginar o que será o Mundial que começa dia 15 na Austrália.
Só para lembrar, Bottas fechou o dia ontem com o melhor tempo, superando uma marca mais do que aceitável que Ricciardo manteve por boa parte do dia.
Ao final de seis dias de treinos, a relação de forças estabelecida não é lá muito diferente do ano passado e vou arriscar aqui uma classificação do campeonato em função dos resultados em pista:
- Mercedes (não deve ser ameaçada)
- Red Bull (acho que desta vez deixa a Ferrari para trás)
- Ferrari (começa mal e quando acertar não terá tempo para reagir)
- McLaren (a boa dupla vai ajudar a superar a “Mercedes rosa”)
- Racing Point (Pérez vai cansar de pontuar)
- Renault (a luta com a Racing Point será duríssima)
- AlphaTauri (é mais ou menos o lugar dela)
- Alfa Romeo (normalmente perde performance ao longo do ano)
- Williams (finalmente fez um carro de F-1, depois do fiasco de 2019)
- Haas (a dupla de pilotos é fraca e o encanto acabou)
Abaixo, a lista das melhores voltas de cada equipe, com os pneus usados quando o tempo foi registrado. Lembrando que a graduação da borracha vai de C1 (mais duros) a C5 (mais macios e aderentes):
- Mercedes: Valtteri Bottas, 1min15s732 (C5)
- Red Bull: Max Verstappen, 1min16s269 (C4)
- Renault: Daniel Ricciardo, 1min16s276 (C5)
- Ferrari: Charles Leclerc, 1min16s360 (C5)
- Racing Point: Sergio Pérez, 1min16s658 (C3)
- McLaren: Carlos Sainz, 1min16s820 (C4)
- Williams: George Russell, 1min16s871 (C5)
- AlphaTauri: Daniil Kvyat, 1min16s914 (C4)
- Alfa Romeo: Robert Kubica, 1min16s942 (C5)
- Haas: Romain Grosjean, 1min17s037 (C4)
Em relação ao ano passado, a Williams foi a que mais evoluiu — como era de se esperar. Comparando o melhor tempo dos testes em 2019 com os de 2020, a equipe de Grove foi mais de 1s mais rápida. Já a Ferrari… Vejam as diferenças:
- Williams: -1s259
- Racing Point: -0s922
- Red Bull: -0s822
- Renault: -0s567
- Mercedes: -0s492
- Alfa Romeo: -0s297
- McLaren: -0s093
- Haas: -0s039
- AlphaTauri: +0s032
- Ferrari: +0s139
Bottas foi o mais rápido dos seis dias, seguido por Verstappen. Foram 21 pilotos na pista. A única equipe que usou piloto de testes foi a Alfa Romeo, com Kubica. Aos tempos:
- Valtteri Bottas (Mercedes): 1min15s732 (C5)
- Max Verstappen (Red Bull): 1min16s269 (C4)
- Daniel Ricciardo (Renault): 1min16s276 (C5)
- Charles Leclerc (Ferrari): 1min16s360 (C5)
- Lewis Hamilton (Mercedes): 1min16s410 (C5)
- Esteban Ocon (Renault): 1min16s433 (C4)
- Sergio Pérez (Racing Point): 1min16s658 (C3)
- Carlos Sainz (McLaren): 1min16s820 (C4)
- Sebastian Vettel (Ferrari): 1min16s841 (C5)
- George Russell (Williams): 1min16s871 (C5)
- Daniil Kvyat (AlphaTauri): 1min16s914 (C4)
- Robert Kubica (Alfa Romeo): 1min16s942 (C5)
- Romain Grosjean (Haas): 1min17s037 (C4)
- Pierre Gasly (AlphaTauri): 1min17s066 (C5)
- Kimi Raikkonen (Alfa Romeo): 1min17s091 (C5)
- Lance Stroll (Racing Point): 1min17s118 (C3)
- Nicholas Latifi (Williams): 1min17s313 (C5)
- Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo): 1min17s469 (C5)
- Kevin Magnussen (Haas): 1min17s495 (C4)
- Alex Albon (Red Bull): 1min17s550 (C2)
- Lando Norris (McLaren): 1min17s573 (C3)
No número de voltas completadas, a Mercedes ficou na frente e a Haas foi a última colocada. Aos números:
- Mercedes: 903
- Ferrari: 844
- McLaren: 802
- Racing Point: 782
- Red Bull: 780
- AlphaTauri: 769
- Renault: 743
- Williams: 737
- Alfa Romeo: 735
- Haas: 649
Presente em três equipes (Mercedes, Racing Point e Williams), os motores Mercedes foram os que mais rodaram, seguidos pelos Ferrari (Ferrari, Alfa Romeo e Haas), Honda (Red Bull e AlphaTauri) e Renault (Renault e McLaren). Aos números mais uma vez, por voltas completadas:
- Mercedes: 2.422
- Ferrari: 2.228
- Honda: 1.549
- Renault: 1.545
Por fim, a lista do número de voltas completadas por cada piloto:
- Lewis Hamilton: 466
- Carlos Sainz: 446
- Charles Leclerc: 442
- Sergio Pérez: 441
- Valtteri Bottas: 437
- Max Verstappen: 414
- Sebastian Vettel: 402
- Daniil Kvyat: 399
- Romain Grosjean: 399
- George Russell: 394
- Esteban Ocon: 376
- Pierre Gasly: 370
- Daniel Ricciardo: 367
- Alex Albon: 366
- Lando Norris: 356
- Nicholas Latifi: 343
- Lance Stroll: 341
- Antonio Giovinazzi: 323
- Kimi Raikkonen: 300
- Kevin Magnussen: 250
- Robert Kubica: 112
Não houve muitas quebras e quanto às inovações, só o DAS da Mercedes — o sistema que altera a convergência das rodas dianteiras quando o piloto puxa o volante para trás, voltando à posição original empurrando o volante em direção ao cockpit.
O que mais assustou mesmo foi a pouca performance da Ferrari. A equipe não evoluiu, garante que não está escondendo nada e procura abafar a crise dizendo que não é hora de entrar em pânico.
É um pouco, sim. Carro que nasce mal normalmente é difícil de corrigir. Mas a temporada é longa. O que Barcelona fez foi um retrato do momento. Que pode ter um ou outro retoque de Photoshop. As imagens reais virão em Melbourne daqui a duas semanas.
O que dá para dizer com certeza: Hamilton vai fechar a temporada como o maior vencedor de todos os tempos. E como heptacampeão. Mudanças radicais a gente deixa para 2021, com novo regulamento e, possivelmente, uma intensa dança das cadeiras.
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Ficou lá atrás, e talvez sem destaque por conta disso. Mas o tempo do Albon com C2 parece muito bom. Será que o garoto mostra as garras esse ano?
Gostaria de saber sua opinião, Flavio.
Abraços!
Que festa?
Kubica ainda acelera muito, a williams era horrível ano passado!
O problema da Ferrari, ao que tudo indica, é o motor, e não a aerodinâmica do carro. A FIA deve ter descoberto algo realmente sério na investigação sobre a power unit do ano passado, após as denúncias da Red Bull, Mercedes e Renault, e, apesar de não ter havido punição, o comunicado emitido pela FIA no final dos últimos testes leva a crer que a Ferrari foi obrigada a reprojetar seu motor do zero, daí a falta de desempenho. E considerando que em 2012 o regulamento será outro, não dá para saber até que ponto valeria a pena à Ferrari investir no desenvolvimento de um motor só para este ano.
Dado que os tempos da RedBull foram com composto C4 ainda resta uma esperança.
Para ter emoção, espero que a Ferrari não tenha mostrado tudo nos testes, como a Mercedes fez no ano passado
Considerando o tempo do Verstappen com os C4 dá esperanças que, principalmente em alguns dos circuitos, ele poderá encarar e talvez superar a Mercedes. Já ficou bem claro que no mano a mano hoje ele é superior ao Hamilton. Além do talento expecional comum a ambos ele tem aquele mesmo ímpeto juvenil que o Hamilton demonstrava no início da carreira. Que faz a diferença.
Que venha a Austrália.
Tales!!! quanta merdalhada em poucas palavras…Acorda meu filho.
O Albon ficou atrás das duas Willians e das duas Haas ???
o campeonato acabou antes de começar, e o unico recorde daqueles que tem importância é o de títulos que não sera ultrapassado mas igualado que venha 2021
Ricciardo vai ao pódium nesta temporada, podem apostar!!
Nossa, viúva! O Canguru Atolado no pódio? Vai ser um feito e tanto!
Acho que a ordem do começo do campeonato vai ser
1 – Mercedes
2 – Mercedes Rosa
3 – Red Bull
4 – Ferrari
5 – Renault
6 – Alfa Romeo
7 – Mclaren
8 – Alphatauri
9 – Williams
10 – Haas
Depois, Red bull e ferrari evoluem e passam a Stroll Racing
Meu cenário especulativo (meramente exercício de achismo e pra saciar um pouco a ansiedade) seria:
Mercedes
Mercedes Rosa (gostei da trollagem)
Red Bull
Ferrari
Renault
McLaren
Alfa Romeo
Williams
Alpha Tauri
Haas
Sendo um eterno otimista, espero que os tempos até aqui não representem a realidade da Austrália.
Continuo apelando para os Deuses do Automobilismo fazerem a RedBull (e até mesmo a Ferrari) incomodar o Hamilton (que sempre é espetacular).
Segue o jogo, bem ansioso pela abertura do Campeonato 2020.