N’ÁUSTRIA (2)

RIO (tudo igual?) – Três carros da Mercedes pontearam a folha de tempos na volta da F-1 hoje na Áustria. Dois carros deste ano e um do ano passado. Foi meio assustadora a diferença de Hamilton para Bottas, quase 0s2 numa pista curtinha onde normalmente os tempos ficam muito próximos. E apavorante para o resto, especialmente Red Bull (Max a 0s911) e Ferrari (Vettel a 0s647 e Charlinho a 0s994). Acho que Leclerc tinha razão. O carro vermelho é bem ruizinho.

Claro que é só uma sexta-feira, mas esses treinos sempre dão pistas, ainda mais numa temporada em que todos têm pressa para andar bem logo — ninguém sabe nem quantas corridas teremos. Pérez em terceiro só surpreendeu aqueles que se esqueceram da pré-temporada. A Racing Point copiou o carro da Mercedes de 2019 na cara dura para garantir um ano de bons pontinhos e uma verba robusta para 2021, já como Aston Martin. Ninguém reclamou, vamos em frente.

2020 Austrian Grand Prix, Friday – Steve Etherington

Reclamação veio da Red Bull, que protestou oficialmente contra o uso do DAS (dual-axis steering), o dispositivo instalado nos carros de Hamilton e Bottas que, puxando o volante para trás, altera a convergência das rodas e atua diretamente na gestão da temperatura dos pneus. Toto Wolff disse que não está muito preocupado. “Eles só vão usar isso quando os engenheiros pedirem, e funciona bem em voltas de aquecimento, ou atrás do safety-car”, minimizou. “Se precisar tirar tudo bem, até porque é um negócio pesado e colocado numa posição chata de mexer.”

Ou seja: o DAS não é propriamente um pulo do gato da equipe ex-prateada e agora lindamente negra, pelo menos nas declarações oficiais. E a julgar pelo que disseram os cronômetros hoje, talvez não seja tão necessário assim, mesmo.

A foto acima é de Stroll, e seu parceiro Checo Pérez gostou muito do comportamento da Mercedes rosa. Deu a impressão de que a equipe pode liderar a “Fórmula 1 B” neste ano. Disse, porém, que ninguém deve se animar tanto assim. Ponderado, o mexicano lembrou que é só uma primeira sexta-feira, e que tem gente trabalhando duro para brigar com os clones da Mercedes. A McLaren, por exemplo, que também não foi mal hoje.

Já a Ferrari…

Leclerc falou que a falta de performance não tem nada a ver com algo específico que porventura seu carro tenha de errado. Meio que falta tudo. Mesma opinião de Vettel — que mencionou aderência baixa, pressão aerodinâmica manca e velocidade baixa nas retas. A SF1000, pelo jeito, nasceu torta. Por isso que o time promete “uma nova Ferrari” na Hungria. Um vexame.

Na Red Bull, pelo menos segundo Verstappen, não há motivo para desespero. “Os tempos não são tão reais assim. Tive um problema na asa dianteira. Amanhã vamos ver exatamente onde estamos, tem muita coisa para vir desse carro”, prometeu. OK. Tomara, mesmo, para que a Mercedes tenha adversários neste ano curto e estranho.

O grande carro da temporada parece ser, de novo, esse aí. A nova pintura da Mercedes, na pista, ficou lindona. E ainda passa uma mensagem anti-racista importantíssima, que não será ignorada. Hamilton já arrancou na frente e os outros que lutem.

No mais, saltou aos olhos a falta de competitividade de três equipes em especial: Alfa Romeo, Haas e Williams. Esta parece que vai segurar a lanterna mais uma vez. Pelo menos mandou uma foto bonita para fechar os trabalhos deste blog por hoje. A cobertura completa do dia #1 da F-1 em 2020 está no Grande Prêmio. Que, agora, está operando em parceria com o “Lance!”, para minha alegria — fui um dos primeiros contratados do querido diário, lá em 1997, e é bom estarmos juntos de novo.

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
cesinha
3 anos atrás

Flávio,comprava o Lance só para ler sua coluna da F1

Antonio Reginaldo Lemos Pola
Antonio Reginaldo Lemos Pola
3 anos atrás

Flávio
Gostaria de uma analise sua ou comentario sobre os carros não terem mais painéis de informações na frente e tudo ficar no volante.
Me parece que para o piloto, piorou, mas voce o que acha ??
Colocar isso num carro de rua não sei se seria uma boa idéia.
O que voces acham ????

Rama Costa
3 anos atrás

Amigos,

pra quem quiser brincar no Fantasy da F1, fiz uma liga. Todos convidados.
Arrisca lá teus palpites, Flávio.

Nome da liga: F1 Brasil
Código de acesso: fe5300d69f

ciro
ciro
Reply to  Rama Costa
3 anos atrás

entrei lá! kalashnikov 47ers

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Tudo dito. Li que a reclamação da RedBull era esperada. Se a FIA confirmar o dispositivo abre o caminho para a RedBull instalar a sua versão. As Mercedes (Black and Pink Panther) estão em alta mesmo.

Cowboy do Asfalto
Cowboy do Asfalto
3 anos atrás

A FIA poderia outorgar um título de campeão sub-mundial ao piloto que chegasse em terceiro nesta temporada, só para dar a impressão de que algo mudou após tantos anos de mesmice.

Beto
Beto
Reply to  Cowboy do Asfalto
3 anos atrás

Seria mais ou menos o quê? Um sub-campeão?

Cowboy do Asfalto
Cowboy do Asfalto
Reply to  Beto
3 anos atrás

Exatamente! E o terceiro colocado na temporada seria o sub-vice.

Cowboy do Asfalto
Cowboy do Asfalto
Reply to  Beto
3 anos atrás

O quarto colocado é que seria o sub-vice.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Beto
3 anos atrás

Esse sub-campeão ganharia o quê? Metade de um título?

Goiabada
Goiabada
Reply to  Beto
3 anos atrás

Ganharia o que a verdureira ganhou na horta. É cada uma!

GASTAO QUEIROZ
GASTAO QUEIROZ
3 anos atrás

Na minha opinião, o DAS terá influência nos pneus (desgaste mais lento e regular). Os outros que copiem se quiserem (ou puderem). Provavelmente, acabará por ser ilegalizado. A F1, deveria ser, como no passado, uma fonte de novas tecnologias, que acabariam por ser aplicadas nos carros dos normais mortais como nós. E nos últimos 10 anos, os regulamentos caparam um montão de possibilidades.
Uma pena.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  GASTAO QUEIROZ
3 anos atrás

A FIA já liberou e a Red Bull já tem um sistema igual…

Essa reclamação foi uma espécie de “pró-forma” para poder espetar o tal dispositivo nos carros de Verstappen e Albon.

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
3 anos atrás

O meu perimeiro comentário do ano, é igual ao primeiro dos 4 anos anteriores:
TUDO COMO DANTES , NO QUARTEL DE ABRANTES

ítalo Torres
ítalo Torres
3 anos atrás

Da hora essa pintura Black Knight do Comandante Amilton! no mais aguardando para ver o espetáculo no domingo…

Ferrarista
Ferrarista
3 anos atrás

Mais do mesmo. Mais uma temporada previsível, mesmo com algumas surpresas.

Julio
Julio
3 anos atrás

Uma temporada com os carros mais bonitos da historia moderna, a Mercedez, Alfa e Alpha Tauri estão lindas!

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Julio
3 anos atrás

A Mercedes “Pantera Cor de Rosa” também é muito bonita!!!

Paulo Moreira
3 anos atrás

Eu tinha algumas duvidas se a Ferrari estava mesmo tão atrás como eles falavam, mas parece que sim. O Hamilton é que já começa a mostrar ao que vem, principalmente ao Bottas.
Vamos ver amanhã na qualificação como vai ser.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Paulo Moreira
3 anos atrás

Mirto já é o maior em títulos da História…

Só resta saber quanto ele vai abrir de diferença para Schummy!!!

Assombração
Assombração
Reply to  André Fonseca
3 anos atrás

Já abriu o dobro de títulos para Senna!!!

Goiabada
Goiabada
Reply to  André Fonseca
3 anos atrás

Não fale assim que a viúva surta!