N’URSS (3)

RIO (voltei) – Nastola, Finlândia, 26 de setembro de 2061. Diante do prédio onde há anos se reúne o Conselho Municipal da pequena cidade de pouco mais de 15 mil habitantes no sul do país, uns 120 km distante da capital Helsinque, um senhor de olhos muito azuis e cabelos louros bem curtos caminha lentamente de mãos dadas com um garotinho de não mais que 8 anos de idade. Ele acena para as poucas pessoas que passam por ali, o que dá a entender que é conhecido no povoado. É começo de outono, mas as temperaturas ainda são bem aceitáveis para esta época do ano: 14°C, céu azul, e um sol que permite ao menino que passeia com aquele que parece seu avô dispensar as luvas e usar apenas uma jaqueta de nylon cinza e um gorro de lã azul escuro.

O vovô compra uma saquinho de pipoca doce no carrinho de pipoca automático — há décadas os vendedores de pipoca foram substituídos por esses carrinhos automáticos que fazem a leitura da íris do usuário e debitam o valor direto de sua conta — e leva o neto até um dos bancos desocupados da praça. Senta aqui do meu lado, Juha, vou te contar uma história.

Compreendendo que o preço que teria de pagar por aquelas pipocas doces que tanto amava seria ouvir de novo aquela história, que só no verão o avô já havia contado quatro vezes (e renderam, pela ordem: um sorvete de pistache, um boné com o número 77 bordado nas laterais, um objeto para colocar no pulso com números e ponteiros que ele não sabia para que servia e uma pizza entregue pelo drone vermelho que falava “ciao”, e que ele adorava por causa do sotaque esquisito), o pequeno Juha se acomodou no banco, abriu o saquinho e ensaiou mentalmente as reações que teria de demonstrar a cada frase daquele relato mais do que conhecido. Seu avô gostava de suas expressões de espanto, medo, incredulidade e, na hora do gran finale, das gargalhadas que arrancavam até lágrimas de seus olhos. E Juha gostava de ver o avô feliz, e por isso se esforçava para que suas reações parecessem autênticas — especialmente as gargalhadas finais e os olhos vermelhos de tanto rir, que no fim eram autênticos mesmo, Juha achava aquilo tudo engraçado de verdade.

Foi em 2020, Juha, começou o avô. No sábado, todo mundo caçoou de mim. (Juha faz cara de indignado, como podem caçoar de você, vovô?) Só porque fiquei em terceiro, ninguém achava que o vovô poderia ganhar aquela corrida. (Ele às vezes se referia a ele mesmo na terceira pessoa, “o vovô”, e Juha também gostava daquele jeito de contar histórias, embora não soubesse exatamente para que serviam as tais corridas das quais o avô falava; sabia apenas que era uma espécie de competição disputada por uns carros esquisitos para uma pessoa só que tinham quatro rodas e vagamente lembravam o furgão elétrico da prefeitura que passava todos os dias em sua casa pontualmente às 10 da manhã para levá-lo à escola junto com seus coleguinhas do bairro, com a diferença de que o furgão não tinha ninguém dirigindo, como aquelas coisas que seu avô jurava que dirigia sozinho — Juha achava que era mentira, mas não dizia isso ao avô –, e não fazia barulho algum.)

Às vezes Juha interrompia a história para dar algum ritmo à narrativa, quando o avô se perdia em algumas digressões incompreensíves, falando de ângulos de asa, carga de bateria, mapa de motor, borracha mole e borracha dura (isso ele fazia ideia do que poderia ser, afinal tinha uma borracha mole para usar quando apagava coisas escritas a lápis em seus cadernos, e outra dura para apagar caneta, mas não entendia direito a relação que o avô fazia entre borracha dura, borracha mole e quanto corriam aquelas coisas que dirigia; quando falava de borracha média, então, Juha se perdia completamente no raciocínio, mas deixava rolar senão a história não terminaria nunca), e gostava bastante quando o avô contava como eram as reuniões no fim do dia com as pessoas que trabalhavam com ele, porque aí desembestava a falar palavrões, e Juha achava muito engraçado o avô falando coisas que, em casa, resultariam num ralho danado da mãe. Juha morria de rir principalmente quando ele dizia “engenheiro filho da puta”, “viado do Toto”, “negão desgraçado de rápido” e “mecânicos de merda”.

Juha já sabia o fim daquela história: o avô ganhava a corrida, xingava o engenheiro (ele adorava quando o avô imitava o engenheiro dizendo parabéns pelo rádio, e então reproduzia a resposta: vai se foder, você e todo mundo!), chutava a bunda do tal Toto, que Juha nunca entendeu exatamente quem era, e gritava “chupa Lewis!” — ao que parece, um amigo que corria com aqueles carros que precisavam de gente para dirigir.

Se a foto for ampliada um milhão de vezes, será que veremos algo estranho na viseira de Bottas?

Mas a parte que Juha mais gostava, e para ouvi-la ele reservava a parte mais gostosa do saquinho de pipoca doce, que era o fundinho com calda de framboesa, era a da abelha gigante. Como foi no começo da corrida, vô, por que você não passou logo o seu amigo? O avô fazia uma pausa, limpava os óculos nas fraldas de sua camisa de flanela vermelha e preta, parecida com a de um sujeito que vinha todo começo de novembro trazer o estoque de lenha sintética para o inverno, e dizia, separando bem as sílabas no começo da frase e olhando nos olhos de Juha: por cau-sa de u-ma a-be-lha… GIGANTE!, e ele falava “gigante” bem alto, de um jeito muito assustador, mas que divertia Juha até não poder mais.

As versões da história da abelha gigante variavam dependendo do presente que Juha ganhava. Às vezes o avô tinha pouco tempo para contar, como no dia do sorvete de pistache, e aí a abelha apenas se espatifou no seu capacete, espalhando um veneno gosmento amarelado pela viseira, e ele teve de correr a corrida toda sem enxergar, e mesmo assim ganhou. Quando ganhou o boné eles estavam numa praia de água geladíssima, então ficaram na areia um tempão e o avô contou a Juha que a abelha gigante pousou no seu colo e tinha um ferrão de 50 centímetros de comprimento, e que ele teve de socá-la no nariz com uma mão, enquanto com a outra segurava o volante (Juha não sabia o que era volante, mas nem perguntava para não esticar demais a história), a mesma abelha gigante, que mudava de tamanho a cada versão, tentou arrancá-lo do carro no dia em que o avô lhe deu o objeto de prender no pulso, mas ele se livrou dela enforcando-a com o cinto de segurança, e a melhor variação do caso foi contada no dia do drone que entregava pizza, porque ela demorou um pouco para chegar e o avô teve tempo de descrever como foi que convenceu a abelha gigante a agarrar seu carro com suas pernas gigantes, para depois bater suas asas mais gigantes ainda e voar por cima dos outros carros, e colocá-lo na frente de todo mundo, e foi assim que ele ganhou aquela corrida. Nessa hora, e Juha se divertia muito com isso porque era sempre igual, vovó vinha lá da cozinha com o pano de prato nas mãos enxugando uma xícara ou um bule e dizia, com ar de censura: Valtteri, para de contar essas coisas para o menino! Ele vai ficar assustado! E então o avô piscava cúmplice para Juha, que gargalhava até saírem lágrimas de seus olhos, e o vovô ficava feliz, e os dias, assim, se sucediam naquela pequena vila finlandesa.

Bottas: nona vitória na carreira, segunda no ano, primeira com abelha gigante

Valtteri Bottas ganhou o GP da Rússia de hoje, na verdade, não por causa, mas apesar da abelha gigante. Teve isso, sim. Foi ele quem contou, e quem sou eu para duvidar? E foi mesmo na largada, a única parte mais ou menos fiel aos fatos nas histórias que contará a Juha daqui a alguns anos. Porque Valtteri largou bem, chegou a colocar o carro na frente de Hamilton depois de passar Verstappen — estava em terceiro no grid –, e aí a abelha gigante bateu na sua viseira. “Massive bee”, foi como ele descreveu o apavorante inseto depois da corrida.

O fato é que, ao ser nocauteado pela abelha gigante, Bottas garante que perdeu o ponto de freada, e só por isso Hamilton recuperou a ponta, para caminhar rumo a uma vitória fácil em Sóchi.

Só que não, porque Lewis foi punido e acabou em terceiro. Verstappen foi o segundo.

Numa prova chata pra cacete, que nem mesmo uma abelha gigante seria capaz de salvar, o que definiu o resultado foi mesmo a punição a Hamilton. Quando se dirigia ao grid, o inglês fez dois treinos de largada, parando o carro e realizando todo o procedimento de início de corrida para testar o equipamento. É algo corriqueiro ao longo de todo um fim de semana na F-1 — o treino de largada. Mas tem lá suas regras, que mudam de pista para pista.

Pelo que entendi, Hamilton fez seus treininhos onde não podia, em pontos do circuito onde era proibido parar o carro, embora seu engenheiro o tenha orientado o tempo todo pelo rádio, dizendo que estava OK, sem problemas, aí pode, vai na boa. Entrou em modo full pistola quando, na sexta volta, foi informado de que teria de pagar 10 segundos nos boxes quando fizesse sua parada para troca de pneus. Cinco segundos para cada infração.

Hamilton ficou puto: se tivesse o VAR, pediria revisão do lance

Teve mais. Levou dois pontos na carteira, chegando a 10 (só podem 12 em um ano), e correu o risco de ser suspenso em caso de novas infrações. Depois, devolveram os pontos da carteira e multaram a equipe em 25 mil euros, já que ficou claro, pelo rádio, que foi o time que o orientou a fazer o treino de largada.

Mas o modo full pistola permaneceu depois da corrida. Porque Lewis, quando pagou os 10 segundos nos boxes, na volta 17, caiu de primeiro para 11º, ficando a 35s9 do novo líder Bottas, a quem só veria de novo no pódio — ele se recuperou, passou um aqui e outro ali, os demais foram parando para trocar pneus e já na volta 32 estava em terceiro, onde terminaria. “Eles fazem regras para me deter, e não é de hoje”, desabafou, com certo exagero no tom de voz e esquecendo onde tinha deixado as sandálias da humildade que vinha calçando nos últimos tempos.

Assim, não foi neste domingo ensolarado e quente de Sóchi, 29°C, que Hamilton igualou a marca de 91 vitórias de Schumacher, o maior vencedor da história. Ainda bem. O palco não seria apropriado — o circuito russo é horrível, sem graça, sem alma. Lewis, mesmo largando com pneus macios contra os médios de seus dois mais diretos perseguidores, Bottas e Verstappen, teria a chance de vencer em condições normais. Mas foi punido e parou cedo, o que também o deixou full pistola com seu engenheiro. Até ali, de qualquer forma, não havia construído uma diferença muito grande para Bottas, algo que pudesse anular o tempão que perderia pagando a punição nos boxes. Isso porque as cinco primeiras voltas da corrida foram realizadas atrás do safety-car por conta de dois acidentes logo nos primeiros metros: Sainz Jr., que arrebentou sozinho sua McLaren no muro, e Stroll, que rodou e bateu depois de ser tocado por Leclerc.

O carro de Sainz: bateu no muro sozinho, num acidente patético

Resumindo, a punição acabou com qualquer chance de Hamilton, e especular o que teria acontecido se adiasse seu pit stop não faz sentido a essa altura. Bottas parou na volta 27, não perdeu mais a liderança e em nenhum momento foi ameaçado por Verstappen, que terminou quase 8s atrás dele, muito menos por Hamilton, que só viu a quadriculada 22s7 depois do finlandês. Pode-se discutir, quando muito, se a caneta dos comissários pesou demais sobre Lewis. Ele e Toto Wolff acharam que sim. Mas nada apaga o fato de que a Mercedes errou na orientação ao piloto.

E, também, não faz muita diferença. Hamilton será campeão da mesma forma.

Aí em cima, a classificação final do GP da Rússia. Como se nota, tirando a diferença entre Ocon e Kvyat no final, inferior a um segundo, todos os demais correram sozinhos, sem ameaçar ninguém e sem ser ameaçados. O que não quer dizer que não houve uma disputa ou outra, um destaque ou outro. Magnussen, por exemplo, ganhou nove posições na largada — de 18º para nono. Grosjean e Latifi, seis. Giovinazzi, cinco. Mas o que aconteceu com eles? Nada, foram despencando com o andar da carruagem e terminaram onde sempre terminam, atrás.

Pérez, sim, conseguiu um bom quarto lugar — mas fez uma corrida solitária. Valeu pelos pontos e por ser o “primeiro dos outros”, considerando “outros” todos menos a dupla da Mercedes e Verstappen, que estão em um nível diferente neste campeonato. Ricciardo também foi bem, quinto, tendo recebido 5s em seu tempo final de prova por ter feito uma ultrapassagem por fora dos limites da pista — quando seu engenheiro o avisou, ele disse que ia “guiar mais rápido” para abrir mais de 5s para o sexto colocado, e foi o que fez.

Leclerc: largou bem, terminou em sexto e fez milagre com um carro ruim

Leclerc tirou leite de pedra da Ferrari e terminou em sexto, Ocon foi burocrático e acabou atrás do monegasco, e Kvyat, Gasly e Albon fecharam a zona de pontos sem fazer nada de mais, nem de menos. Engraçado foi ver Grosjean arrebentar placas de isopor na área de escape, mas ter de contar com as patetadas de Grosjean para salvar um GP é um pouco demais. Só o pessoal da Netflix curte.

Lewis tem 205 pontos no campeonato, contra 161 de Bottas, que se distanciou bem de Verstappen — 128 agora. A briga legal está daí para trás, com Norris (que foi mal hoje e segue com 65), Albon (64), Ricciardo (63), Leclerc (57), Stroll (57) e Pérez (56). Da mesma forma, entre os construtores, apenas a disputa pelo terceiro lugar oferece alguma emoção, com McLaren (106), Force Point (104) e Renault (99) numa briga de foice no escuro. A Ferrari, com 74, ficou para trás e ocupa uma medíocre sexta posição. Vettel, antes que perguntem, terminou hoje em 13º. Atrás de uma Alfa Romeo e de uma Haas.

Não sei se informaram o público pagante em Sóchi, mas notei gente à beça nas arquibancadas, sem distanciamento social nem porra nenhuma. Os russos cagaram para a pandemia. Um absurdo, que a F-1 — que vive dias muito estranhos em algumas decisões fora do âmbito esportivo — nem mencionou. Se houver um surto de coronavírus na cidade, de qualquer forma, creio que não saberemos. Porque Putin também caga para todo mundo. Já disse, nos tempos de URSS não seria essa zona. Mas dane-se, cada um se atira de peito na lança como quiser.

Sei que vocês devem estar se perguntando sobre Gola Profonda, meu informante em Maranello. Lamento, mas hoje não teremos muita coisa, não. Quando terminou a corrida, vi uma mensagem que dizia apenas: “Tenho de sair correndo, só pode comprar o que eu quero no mercado até as 18h”. Lembrei dos quase dois meses que passei em Moscou, na Copa. E é verdade. Depois das 18h tem coisa que é proibido vender no mercado. Ou seria depois das 22h?

Os russos são estranhos.

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CR Santos
CR Santos
3 anos atrás

Invejo-te pela criatividade e fluidez da escrita. Parabéns pelo conto.
Depois de um texto desses, Bottas tem a obrigação de exigir um neto, e que se chame Juha.
O “full pistola” do Hamilton não tem a mesma elegância, mas é totalmente pertinente.
Continue nos brindando com esses tesouros literários, que eclipsaram o Gola Profonda com toda justiça.

CARLOS GALVAO
CARLOS GALVAO
3 anos atrás

Texto excelente! Parabéns!
E o próximo livro?

Thiago
Thiago
3 anos atrás

VAI SE FU… FLÁVIO, TU ESCREVE MUITO BEM!

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
3 anos atrás

Prezado F&G: A equipe Mercedes-Benz, prejudicou L.Hamilton, punição justa, valeu a vitória e Bottas com abelha sim, há mais de duzentos km por hora é quase um tiro, é um susto grande, passeando com minha Vespa, já fui derrubado por um besouro no rosto, é dolorido. Gola Profunda , tem segundas intenções com a garrafa de Vodka, vai fazer uma proposta indecente para Dona Vilma, para passear no Recreio dos Bandeirantes, levando consigo o seu fiel amigo o cãozinho Giovanne. Duas próximas semanas veremos se L.Hamilton estabelece mais uma incrível conquista.

Daniel Granja
Daniel Granja
3 anos atrás

Fantástico texto!

Thiago Ávila
Thiago Ávila
3 anos atrás

Parabéns Flávio, baita história! Eu como um analfabeto funcional (hehehe) acabei me prendendo muito a esse conto.

MARCIO K
MARCIO K
3 anos atrás

Flávio, acho que quem está por trás dessa conspiração contra o Hamilton é a Netflix, é eles filmarem a Mercedes que algo acontece!!! Acho que deveriam aumentar episódios com a Mercedes!!! hahahaha….

Amaral
Amaral
3 anos atrás

Mais dois parágrafos e esse conto poderia perfeitamente fazer parte de uma obra de ficção científica. Já é um capítulo antecipado de uma futura obra? Trocando o nome do Valtteri, talvez mexendo na cidade ou no país, fica uma obra pós-moderna perfeita. Tipo aqueles livros de ficção científica que tentam imaginar um futuro distante pós-apocalíptico. Bem. Carros sem motorista soam pós-apocalípticos hoje, pelo menos pra mim. Acho que demoraremos a nos acostumar.
Concordo que Sochi é uma pista sem alma. Comparem com Mugello. Tanto medinho de que a pista era estreita, e ninguém tinha corrido pra valer lá, a turma adorou, mesmo tendo um quase “big one” e a prova tendo sido muy loca.
Mas convenhamos que eles souberam fazer um Parque Olímpico bonito. Será que usam ou é igual aqui, o nosso “largado olímpico”?
Hamilton tem momentos em que temporariamente volta a ser aquele Hamilton marrento, playboy, que acha que o mundo está contra ele porque ele é bom demais. Tipo um Verstappen hoje em dia, que reclama demais e não fez taaanto assim ainda. Se quem vacilou no final foi a turma da coxia, vai lá e reclama com os caras, não com as regras. Aceita que dói menos. Vacilaram e a prova caiu no colo do avô do Juha.
Que sabe que essa vitória não valeu de nada pra esse ano, o hepta já é do Luizão, foi só pra fazer aquela média pra equipe, ajudar no título de construtores mais fácil que vão ganhar em muito tempo, e também pra capitalizar números no seu currículo, e que não será melhor que Kimi ou Mika. Provavelmente esse foi o motivo do palavreado impróprio. Ele só não iria admitir isso em frente as câmeras.
Ele será tipo o Massa da Finlândia. Ou, pensando bem, talvez sejam palavrões de alívio por ter sido uma abelha de Itu, e não uma mola, um pedaço de carro, uma garrafa de vodca ou o Grosjean.
Uma pergunta que não cala, como amante das brigas do fundão… Russell é só leão de treino ou o ritmo de corrida da Williams é horroroso mesmo?

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
3 anos atrás

Só uma coisa sobre o Bottas: o moço ganha duas corridas por ano, tendo um canhão nas mãos, e na hora de comemorar sai mandando palavrão pelo rádio?

Que patético.

Jô Zerroela
Jô Zerroela
3 anos atrás

Fox Golf
Encaro o mimimi do Amilton como:
Eu ganho, nós empatamos, vocês perdem.
Abrax

Jorge Luis
Jorge Luis
3 anos atrás

Flavio a historia do vovô foi sensacional … Parabens !!!!!

Brabham-5
Brabham-5
3 anos atrás

“Eles fazem regras para me deter, e não é de hoje”, (Lewis Hamilton após ser punido DE FOMA JUSTA por se comportar como menininho mimado malandro que acha que para ele as regras são diferentes daquelas aplicadas aos outros). Será que faltou no briefing dos pilotos antes das corridas? Não estava conectado?
Só faltou soltar: “Tenho educação européia, norte-americana, inglesa…sabe com quem estão falando?”
RIDÍCULO.
Agora vem com essa de “complô para me deter”.
Realmente, é mesmo uma cria mental de Ayrton Senna.
“RULES ALWAYS MATTER”, DEAR LEWIS HAMILTON!

Beto
Beto
Reply to  Brabham-5
3 anos atrás

Disse tudo em poucas palavras, Brabham-5. Comentário certeiro!

RS
RS
3 anos atrás

FG,

Dei muita risada com a estória do vovô…

Fantástico, parabéns.

Fernando
Fernando
3 anos atrás

Hamilton (44) tem 44 pontos de vantagem para Bottas (77), Verstappen (33) está a 77 pontos de Hamilton (44), e a 33 pontos de Bottas (77). Alguém conferiu isso?

FBugre
FBugre
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Rapaiz!

Papa Bituca
Papa Bituca
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Boa Fernando! Bem curioso mesmo!!
Essa digna de PVC..
Valeu!

Felipe Luz
Felipe Luz
3 anos atrás

Hamilton tem total controle da situação e ainda tem a gana para lutar e vencer. E é inteligente. Quando a vitória em Monza lhe escapou, igualmente pelo erro da Mercedes, pode ser que tenha mentalizado em qual circunstância ficará melhor igualar Schumacher. Mugello? Legal, pista da Ferrari, mas é uma pista de exceção, por enquanto. E fazer isso lá poderia ser interpretado como uma humilhação para a Scuderia (como se já não bastasse a própria temporada) por fãs mais exaltados. Igualar na Rússia era consenso de que seria sem graça. Agora o cenário está ideal até para a série de streaming sobreviver. Igualar o recorde do Schumi em Nurburgring e na Alemanha da Mercedes depois de um semi drama de 3 quases. Igualar, não ultrapassar. Vai ser uma ode de homenagens e isso só faria sentido lá. Então, lançado está o argumento de que até agora, se não foi planejado antes, assim ficou depois de Monza.
Parabéns GP pelos 26 anos de trabalho!

Luís Almeida
Luís Almeida
3 anos atrás

Como deve ser bom saber escrever tão bem…
Mas, puder disfrutar a leitura de um texto tão bem escrito, também não é nada mau.
Mais uma vez, e já foram tantas, foi publicado neste blog um texto que é um grande prazer ler.
Caro Flávio Gomes, muito obrigado pela escrita.

CHAGAS
CHAGAS
3 anos atrás

Belíssima história do blogueiro. E o vovô Vartão terá muitas histórias para contar aos netos.
Vartão pilotou suave. Com a punição de Hamilton não tinha adversários. Fez os pontos máximos do fim de semana. Controlou a corrida como quis, fácil, extremamente fácil. E o tradicional phoda-se com abelha e tudo mais. Verstappen é realmente um fora de série. Mesmo se Hamilton não tivesse punição conseguiria chegar à frente do comandante, isso com equipamento inferior, porém com a estratégia certa.
Hamilton fez o que podia, 3º era o máximo que conseguiria mesmo. O erro do inglês no Q2 com pneus médios custou a vitória. Sim, Hamilton erra e quando escrevi que o comandante é o rei das punições as Hamiltetes piraram. E sempre nos lembrando que não sabe perder, dá-lhe rádio. “Não me parem muito cedo” “Com esses pneus acho que não chego até o fim” e o cúmulo reclamar da punição por treinar largada praticamente no meio da pista com os carros passando a mais de 200 km do lado dele.
E a cara de bunda no pódio??? Caro comandante, tu serás o maior da história…. pare de chilique porque isso alem de te apequenar, dá munição aos seus detratores. Tá pior que o Felipe Melo ontem, haja mamadeira.
Pérez tratou a borracha da melhor forma entre os 20 carros. Stroll que fez uma largada impressionante, foi gentilmente convidado a sair da pista por Leclerc. Erro que sequer foi investigado? O monegasco começou mal mas teminou bem levando a Ferrari à 6ª posição.
Outro que começou mal e terminou bem foi Ricciardo. Se aproveitou do vácuo na largada e passou Verstappen, duas curvas depois já estava atrás até de Ocon??? Andou o primeiro stint inteiro atrás do irreconhecível francês e ainda foi superado por Pérez. Por fim Ocon cede o lugar para o “rei das ultrapassagens” e ele faz o que? Erra e toma uma punição. Mas se recuperou terminando em 5º, e doutrinou como se trata uma punição. Não choramingar no rádio e anular a mesma na pista.
E o Magnussen? Foi bem o malucão ontem, já o outro maluco….. barbaridade.
E teve zebras. Kvyat à frente de Gasly, Giovinazzi à frente de Kimi e Latifi (de novo) ganhando de Russel…… ah Russel, o futuro da Mercedes para os comentaristas experts do blog. Né???
Domingo pra esquecer dos demais. E olha que estamos falando de Vettel, Norris, Albon e Sainz.

Gus
Gus
3 anos atrás

Muito legal a história do Juha – rsrsrsr, deu um pouco de cor a uma prova tão cinza. Não sabia desse episódio da abelha, para mim até é um pouco pitoresco, pois no sábado fui picado por uma no concurso de uma longa descida de bicicleta, e não pude nem imaginar em me desconcentrar…
Achei exagerada as manifestações do Bottas ao final da corrida, TODO mundo sabe que em igualdade de condições (sem penalizações), Hamilton levaria mais essa. Ele estava comemorando, “se emponderando” encima de uma vitória meio mixuruca.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Gus
3 anos atrás

Muito bem, aponte como Hamilton ganharia a prova sem as punições?

Duvidoso
Duvidoso
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Tenho minhas dúvidas se ganharia.
Talvez, pela estratégia, Bottas ficasse na frente

Mas terminaria na frente do Verstappen certeza

Gus
Gus
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Do jeito de sempre, segurando a primeira posição na largada e depois mantendo Bottas a uma distância segura para fazer suas trocas de pneus, sendo sempre mais rápido antes e depois das paradas. Os pneus não decidiriam a corrida à favor de Bottas.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Hamilton não tinha mais pneus na volta 17. Parou e voltou de duros, nas 18 a 27, Bottas fez 7 melhores voltas e em todas as 10 fez voltas mais rápidas que Hamilton de pneu zero porem duros.
Depois que Bottas parou e calçou duros foi só aumentando a distância tanto pra Verstappen como pra Hamilton, pois o comandante tinha pneus mais velhos. Bottas foi mais veloz que Hamilton praticamente a corrida toda, abrindo uma margem maior que a punição.
Esse seu comentário é tão falho como o erro tosco do comandante no treino de largada. Se baseia nas corridas anteriores onde ambos os carros tinham a mesma estratégia, e você ainda comete a proeza de descartar Verstappen na disputa.
Comentário mais cego que a abelha que atingiu o capacete do Vartão.

Rodrigo Gomes
Rodrigo Gomes
3 anos atrás

Um belo texto com a parte do vovô contando a historia, muito bom mesmo..parabens

Costa
Costa
3 anos atrás

Mais uma corridinha latrinária… Borra ganhou por causa da punição ao campeão do Instragram (e dos pitis). Talvez a pior corrida do ano…

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Costa
3 anos atrás

Sem argumentos raros, prove como Hamilton ganharia essa prova?

Costa
Costa
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Simples: Hamilton is faster than you!!! Ou sai do mei Bottas!!!

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

OK. E nessa sua ordem de equipe Verstappen se encaixaria onde???

Costa
Costa
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Verstappen é do terceiro para trás…

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Costa
3 anos atrás

Rasos*

Antonio
Antonio
3 anos atrás

Sublime crónica 👏🏻👏🏻👏🏻

Badoer
Badoer
3 anos atrás

Quanta bobagem kkkk. E os fãs amam essa porcaria

Amaral
Amaral
Reply to  Badoer
3 anos atrás

Se tá falando da crônica introdutória, vai lá e escreve uma melhor. Mas tem que ser com o mesmo tema pra comparar.

victor
victor
Reply to  Badoer
3 anos atrás

Com esse nick, só pode ser assim mesmo.
50 corridas, ZERO pontos. Duas de Ferrari… Largou do fim, chegou no fim.
E os tifosi amam esse piloto…
Combinou bem.

Amaral
Amaral
Reply to  victor
3 anos atrás

Também conhecido como Luca “How Bad You Are”… Pagou vergonha no crédito em doze vezes com aquelas duas corridas da Ferrari.

J.R.Duran
J.R.Duran
3 anos atrás

Genial, texto genial!

Reginaldo Pola
Reginaldo Pola
3 anos atrás

Nem seria preciso dizer, mas…
Flávio, seus textos estão cada vez mais foda.
Faltou dizer que tinha um companheiro de equipe, que acreditava em tudo que o engenheiro lhe dizia e muitas vezes se ferrava por causa disso.

Está aí uma coisa erradíssima, culpar injustamente alguém.
Quando a culpa é da equipe, não há o porque de punirem o piloto, o mesmo vale ao contrário.
Os tais fiscais, comissários, tem gravados o audio dos rádios das equipes, era só buscar o audio para saber que Hamilton não teve culpa nenhuma e apenas obedeceu o que lhe disse o engenheiro.
Qualquer outro piloto ficaria igualmente p.. da vida. Ainda mais, quando a injustiça se repete.
Fico claro, que os comissários, racistas que são, ainda não aceitaram as manifestações antirracistas do Hamilton e esta é a verdade.
Estragaram a corrida e aliás, com essas regras idiotas vão acabar é destruindo a F1 .
Daqui a pouco vão implicar até com a cor do capacete dos pilotos.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Reginaldo Pola
3 anos atrás

Existe uma reunião antes das provas onde são definidas as regras do GP.
Se tratando de um piloto que está em vias de ser o maior de todos os tempos, o que me vem a cabeça é que Hamilton nas reuniões deve colocar o fone de ouvido e ouvir músicas, fazendo a parte dele na pista, deixando as regras para a equipe.
Fato é que Hamilton parou em local improprio, e foi punido. Porém a equipe positivou o erro afirmado que poderia treinar largada em local indevido, com isso a punição ao piloto (pontos na carteira) foi retirada. Justo, justíssimo.

Edison
Edison
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

A equipe errou, o piloto faz parte da equipe. Ponto.

Clayton Santos
Clayton Santos
3 anos atrás

Que texto foi esse? Incrível!

Mario
Mario
3 anos atrás

Parabéns, provavelmente o melhor texto esportivo do ano.

CRSJ
3 anos atrás

O Hamilton se preocupou tanto com a largada que acabou punido no seu ensaio em um lugar proibido.
O Bottas acabou desabafando com sua vitória, quando você é o parceiro de um campeão absoluto como Hamilton ou Schumacher acaba diminuído, o Rubinho sabe bem como é isso.
Agora quem está diminuído nesse momento na Ferrari é o Vettel que disputou até com o Vovô Raikkonen chegando na décima terceira posição, lamentável.

Alexandre Neves
Alexandre Neves
3 anos atrás

Mais uma vez comprovado: Mercedes e Hamilton só perdem para eles mesmos.

Samuel
Samuel
3 anos atrás

Acho que não é só o Leclerc q tira leite de pedra… Você também FG. É de aplaudir-se a sua criatividade (e bom humor) para escrever um texto incrível como esse, apesar da corrida sonífera e entediante de Sóchi.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Samuel
3 anos atrás

Leclerc tira carro da corrida também.

Cowboy do Asfalto
Cowboy do Asfalto
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Tirou o carro do companheiro na Estíria. E o dele, também.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
3 anos atrás

Pelo menos o troféu não tem a cara de cocozinho do Santander … Parece mais um troféu de verdade.
Isso vale muito, em uma corrida chatinha, em que o Bottas fez o trabalho bem feito.

Igor
Igor
3 anos atrás

Na transmissão apareceu a primeira punição, depois apareceu a segunda. Depois colocaram nos caracteres acrescentando 10 segundos em que posição o Hamilton estaria. No sistema oficial aparecia as duas punições.
Mas o Cleber Machado e companhia perceberam isso UNS 10 MINUTOS DEPOIS!!! Fora que ele não sabia quem é quem que estava na pista… que coisa horrorosa.

Lucas Bornemann
Lucas Bornemann
3 anos atrás

Cagada maior que a do Sainz só mesmo a da dupla Hamilton e seu engenheiro.

Bruno Jamalaro
Bruno Jamalaro
3 anos atrás

Mais uma vez, palmas e mais palmas pelo texto! A história de Juha (seu nome pode ser influência de alguém da familia fã de WRC??) e seu avô é sensacional!!

LUIZ
LUIZ
3 anos atrás

Se der uma canelada no Hamilton ele sai rolando até Londres. esses caras são chorões pra caramba.

Angelo Jose De Medeiros Simões
Angelo Jose De Medeiros Simões
3 anos atrás

A KKK Brasileira nunca vibrou tanto na F1. O discurso de ódio no Twitter foi um absurdo (não vejo isso nem contra time de futebol). Não vou falar da punição, pois correta ou não, passou. Saudades do Schumacher né, o cara que não titubeava em jogar carro em cima de adversários. Senna idem. Piquet conhecia o regulamento e trapaceava, lindo né. Mas o Lewis não. Não pode bater o recorde e ser o maior de todos (Já é), Não tem adversários (Vettel, Alonso, Button, Rosberg, Raikkonen, e até o Massa). Esses ou Alan Jones, Mansell e Prost? Ou Hakkinen, Jaqcues, Montoya e Coulthard? Esses caras deviam ir assistir aos desenhos aninados do Pica-Pau no Domingo No Parque (ainda existe isso?). Olha no Youtube vocês podem assistir corridas com um monte de suecos, Dinamarqueses e Noruegueses. E ele não pode nem Ficar Puto, porque tá errado. Não pode ser politicamente correto, porque tá errado. Não pode ter o melhor carro, pois não teve meritos? Não pode ser veloz? Não pode ganhar? Não pode perder? Não, não pode, pois o discurso é o mesmo todo domingo à tarde e segue até um dia ele perder um campeonato. Mas volta o assunto é ruim porque perdeu para um companheiro de equipe. É Senna nunca perdeu, nem Piquet, Nem Prost, Nem Lauda, Nem Schumacher. E esses também nunca tiveram um carro bom. Parei de seguir várias páginas de F1 por causa deste ódio, que não é novidade, no mundo inteiro. Um cara disse que o piloto “inglês de verdade” era o Lando Norris. E eu sei bem o que é sofrer preconceito. Mas para a grande maioria isso não existe. PS: Eu sou cadeirante, sou paraibano de João Pessoa, Também sou jornalista, Não sou negro. E acompanho Formula 1 desde 1981. Ou seja já vi toda essa turma citada correr.

Clayton Santos
Clayton Santos
Reply to  Angelo Jose De Medeiros Simões
3 anos atrás

Compartilho da sua indignação.
Apensar de não ser algo que deveria ser elogiado, sua critica foi bem argumentada e construída. Mesmo se eu não concordasse com ela, teria gostado.

Reginaldo Pola
Reginaldo Pola
Reply to  Angelo Jose De Medeiros Simões
3 anos atrás

Muito bom, concordo com tudo que disse, esses bolsominions (vc não disse, mas eu digo) são uma gente que nasceram e agora sairam das trevas, nada do que é honesto, certo, positivo, bom, lhes interessa, é só preconceito, racismo, mentiras, canalhices e o que é errado e imoral lhes interessa.
Mas o fato é simples e fácil de constatar.
Gente feliz não enche o saco dos outros.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Angelo Jose De Medeiros Simões
3 anos atrás

Quantos dos citados você ouviu chorar mais que Hamilton no rádio???

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

O rádio era aberto e transmitido na época dos citados?

Você escreve mal, argumenta mal e agora deu pra ser desonesto, valterete.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Qual dos 19 pilotos atuais choram mais que Hamilton no rádio?
E o inglês faz escola, as Hamiltetes choram mais que ele.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Os outros 19 foram citados no comentário, Doença De?

Com o fim da dinastia alemã e o êxodo dos adoradores de salsicha do blog, você caminha a passos largos para se tornar o maior imbecil deste blog.

Engole o Hamilton, valterete. Engole inteirinho neste e no próximo ano.

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

E posso garantir que dá pra engolir! Porque eu engoli salsichões por 12 anos (7+4+1) e não morri…

O que uma viúva passa não é normal…

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Não seja mais ingênuo que o comandante treinando largadas. Citei os 19 de hoje, mas poderia citar os 700 pilotos que já correram na formula 1, nenhum chora mais que o mimado do Hamiton, inclusive todos que o colega citou no post inicial tenho certeza absoluta que jamais chorariam uma derrota de forma tão infantil. É um lamento no rádio de dar dó.
Hamilton chorou contra Alonso, contra Button, contra Rosberg e chorou em 8 das 9 vitórias do Bottas. Imagino que em algum momento o comandante irá literalmente aos prantos em rede mundial via rádio.
Achei que seria insuperável o “ele está usando mais zebras do que eu”, porém domingo ele conseguiu. Mais um recorde, e este insuperável.
E professor você que é mais desinformado que a CBF, somente em 2008 torci contra o Hamiton. Sou do time que acha o inglês o maior de todos, mas não sou “lambão” como você.
Sobre ser o imbecil do blog, vindo de você é um elogio. Muito grato.

Markonikov
Markonikov
Reply to  Angelo Jose De Medeiros Simões
3 anos atrás

Perfeito comentário … e o escriba preocupado com abelha, siceramente … agora esses boçais ae debaixo é a turminha do setor G, q só vai para interlagos para comer puta barata e se sentirem machoes …

Fernando
Fernando
Reply to  Angelo Jose De Medeiros Simões
3 anos atrás

Ótimo comentário meu caro Angelo. Agora já somos dois a perceber o real motivo de tanto ódio por Hamilton. E nem precisa sair daqui, aí embaixo podemos conferir nos comentários este sentimento destilado sem qualquer razão pelo melhor piloto. Sempre foi assim, desde sua primeira corrida já era odiado, os motivos só apareceram depois, claro, eram necessário motivos! Incrivelmente são muito parecidos com os motivos de quem odeia o grande piloto que foi Schumacher.

O fato de um negro entre os quase 800 pilotos brancos da história da F1 ser o melhor de todos sempre será insuportável para quem se acostumou a ver apenas branquelos vencendo, nem sempre com méritos. Dizem que nunca chegará aos pés de Schumacher. Certamente não, nunca será o piloto canalha que Schumacher foi, Hamilton é mimado, chorão, mais esta “qualidade” ele não tem, não há um título discutível em sua carreira.

Enfim, gostemos ou não vamos ter que engolir Hamilton. Para quem gosta de automobilismo é fácil, para quem gosta de discriminação é impossível. Eu também não sou negro, sou europeu, branco, alto, conservador, e adoro Hamilton. Um abraço.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Angelo Jose De Medeiros Simões
3 anos atrás

Parabéns pelo comentário, Angelo!

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Ih… comentei no lugar errado. Querem saber? São essas schukruzetes que me deixam assim!

É duro ser viúva.

Cowboy do Asfalto
Cowboy do Asfalto
Reply to  Angelo Jose De Medeiros Simões
3 anos atrás

A Ku Klux Klan tem uma filial no Brasil? E ninguém me disse nada!

Piqueto
Piqueto
3 anos atrás

Mais uma corrida burocrática onde cada um procurou manter sua posição. Disputas mesmo só do oitavo lugar para baixo.
Trocas de posições somente nas trocas de pneus e algumas punições. Duas punições, inclusive, não mexeram no quadro geral.
Os “donos do pódio” mais uma vez se fizeram presentes.

Saudades de Piquet & Cia.

Angelo Jose De Medeiros Simões
Angelo Jose De Medeiros Simões
Reply to  Piqueto
3 anos atrás

Igual ao GP da Africa do Sul de 1983

Piqueto
Piqueto
Reply to  Angelo Jose De Medeiros Simões
3 anos atrás

Igual a muitos e muitos GPs, principalmente em épocas dominantes.

lula
lula
3 anos atrás

Mesmo numa corrida TÃO RUIM quanto essa, o Flavinho consegue elaborar um texto maravilhoso/genial. PARABÉNS.

João
João
3 anos atrás

Sim, sim, nos tempos da URSS não seria essa zona, Chernobyl que o diga.

Ricardo
Ricardo
3 anos atrás

O cara corre sozinho há séculos , tem um carro 1 s mais rapido e com um colega de equipe dos mais bunda moles e frouxo , e quando não ganha começa a chorar. Parece aquelas crianças mimadas e xililquentas criada pela avó. Imagina ,se cada um dos 20 pilotos do grid resolvem cada um treinar largadas num lugar da pista , a maravilha que seria. Pra evitar isso , todas as pistas tem o colchete pra fazer isso. Veja a atitude do Ricciardo ao ser punido , aquilo sim é atitude de um piloto , assumiu o erro e anulou a punição na pista. Não dar xilique no rádio . Vai bater os recordes mais nunca chegará aos pés do Alemão.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Ricardo
3 anos atrás

O fato é que Hamilton não teve culpa e qualquer um ficaria pistola com isso. O cara seguiu as orientações do engenheiro que está lá para isso, se cagou, a culpa não é de quem obedeceu. Aliás, que regras mais merdas essas, não pode isso, não pode aquilo, nada pode. Em outros tempos nenhum piloto teria sido campeão com isso, a começar por Schumacher, Alonso já teria perdido até a permissão de pilotar na F1, Villeneuve e Mansel nem teriam existido e por aí vai.

Mansell
Mansell
Reply to  Ricardo
3 anos atrás

Sim, nunca chegará no alemão: até agora não jogou carro pra ganhar título sujo

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Mansell
3 anos atrás

Até agora. A carreira dele não terminou.
Alias, não tem um “crime” que acusam o Schumacher que Senna não tenha cometido pelo menos uma vez..
Ou já esqueceram de Prost e Senna jogando o carro um no outro em dois finais de campeonato, duas largadas em anos consecutivos no Japão, bem antes de Schumacher…
A diferença é que para chegar aos 7 titulos de Schumacher, só se os fãs de Prost e Senna somarem os titulos de Prost e Senna.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Mansell
3 anos atrás

O seu amado Piquet abaixo e o Hamilton acima de todos eles.

Engole, invejosa. Engole tudo!

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  Mansell
3 anos atrás

E o meu amado Senna (ai, meu Deus!) também está abaixo do Hamilton, do Schumacher, do Fangio, do Vettel, do Prost…

Eu tenho que engolir todos eles, tenho?

Douglas Sakai
Douglas Sakai
Reply to  Ricardo
3 anos atrás

Só o “Alemão” pode ser chiliquento então? Negão não tem este direito?

Porque reclamar no rádio não é nada comparado com bater de propósito, invadir boxe do adversário para bater nele, etc, etc.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Ricardo
3 anos atrás

Como explicar um cara bater todos os records da categoria e não chegar aos pés de outro piloto?

Paulo Moreira
3 anos atrás

Uma vitória vindo do céu e que caiu no colo do Bottas, no que foi mais um erro do Hamilton, mas principalmente da Mercedes, o outro tinha sido no Grande Prémio de Itália quando chamaram o britanico para trocar pneus com o pit-lane fechado.
Ironia do destino, o Hamilton pode igualar as vitórias do Schumacher na Alemanha. Melhor ainda, pode ultrapassar o Alemão no Grande Prémio de Portugal, à imagem do que fez Prost em 1987 no Estoril, quando bateu o recorde de Jackie Stewart.

Abraço

Visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

Rodrigo Streithorst
Rodrigo Streithorst
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Lindo mesmo! Flávio Gomes está no ápice, se tornando genial. É tudo tão inteligente e sutil. Tenho dúvidas sobre o devido crédito de seu público. Sempre deixo seus textos como último consumo digital do dia. Toda informação após isso atrapalham.

Fred
Fred
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Concordo plenamente! Destaque para a fabulosa história do avô e seu neto. Parabéns!

eder félix
eder félix
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Muito mesmo! Palmas, Flávio! Você escreve como poucos, parabéns e não pare de alegrar nosso pós corrida. Saúde e sucesso, sempre!

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
3 anos atrás

Hamilton terminou 20 segundos atrás do líder.
Talvez mesmo sem a punição ele não vencesse. Não podemos ignorar o fato de que ele não tinha a melhor estratégia e isso faz muita diferença na corrida.

Quando eu vejo esses chiliques do Hamilton…O Schumacher era tão mais elegante com a equipe, ne?
Tudo bem que na época dele não tinha essa coisa de radio…mas não imagino o alemão dando esses chiliquinhos, apontando dedos, via rádio.

Hamilton vai se tornar o maior da historia…Mas em alguns aspectos nunca chegará aos pés do alemão.

Costa
Costa
Reply to  Rafael Rego BH
3 anos atrás

O que foi que disse mesmo o Renê Simões sobre o amigunho do Hamilton?

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
Reply to  Costa
3 anos atrás

Eu super respeito o Hamilton, sua carreira, seus numeros, sua militancia…
Mas acho que o Schumacher era bem mais “classudo”.
Não imagino o Schumacher no rádio: “o que vcs fizeram comigo? me tiraram a vitória, a culpa éh de voces…blablabla”

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Rafael Rego BH
3 anos atrás

Especialmente no quesito jogar o carro de propósito no adversário para ser campeão. Nesse ponto Hamilton nunca chegará aos pés do alemão trapaceiro. Mas já está uns 10 metros acima da testa em todos os outros.

Engole rápido que dói menos.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

É sério que vc acha que essas provocaçõezinhas me causam algum desconforto?
Schumacher fez algumas besteiras na carreira msm…Eu não tenho problema nenhum com isso.
Mas ele era fechado com a equipe o tempo todo, na vitoria e na derrota. Não virava um bebê chorão quando perdia…

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Eu sei e não precisam me lembrar, que o meu amado também jogou o carro de propósito no adversário (naquele francês pilantra).

E engole rápido que o leite tá quente!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Se não incomodasse, não teria respondido.

As comunicações não eram abertas na época de Schumacher. Você, que nunca visitou um pitlane, não faz a menor ideia do que acontecia naquela época. Tudo o que sabe foi o que imaginou e que seu tio Neno falou no grupo de zap da família.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Eu respondo não pq me incomoda, mas eu acho curioso mesmo essa relação de fã que não aceita ouvir nada que contrarie sua opiniao.

Quando era era bem mais novo e bobo eu era assim tb. Hoje essas coisas não me incomodam , de verdade.

Ainda acho o Schumacher o melhor da historia, mas se vc discordar, achar que ele é o Dick Vigarista, que o Rubinho era sacaneado pra ele ganhar…blablabla, amanha faz dois dias pra mim.

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Eu cansei de visitar pitlanes , tentando dar um beijo na bochecha do meu amado, mas nunca consegui!
Também pudera! Ele ficava o tempo todo dentro do carro e com aquele lindo capacete…

Como é dura a vida de viúva! Vocês nem imaginam…

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Já ia esquecendo. Lembranças para o tio Neno!

Babão do Mirto
Babão do Mirto
3 anos atrás

Meteram a mão na vitória do Mirtão, o Gostosão! Mas a maracutaia não vai funcionar. Ele vai ser o campeão!

As viúvas e as schukruzetes que se preparem! Ele já meteu poeira no brasileiro e vai meter poeira no alemão!

Bruno
Bruno
3 anos atrás

Muito legal o começo do texto Flávio, vc sempre escreve bem, mas dessa vez se superou (não sei se me lembrou meu avô, que Deus o tenha, deu uma sensação de nostalgia). Ultimamente nem vejo mais as corridas, venho só ler aqui o seu relato. E quem diria que não foi só história pro Juha, Bottas falou mesmo na tal abelha na entrevista… kkkk, que bizarro.
Interessante que Hamilton irá igualar o recorde de Schumacher justamente correndo na Alemanha.

Markonikov
Markonikov
3 anos atrás

FG, você acha normal tirarem uma vitória de um piloto porque ele treinou largada na volta de saída dos boxes? É algo corriqueiro para você? Na boa, para o inferno com essa abelha … tenha dó …

Edison
Edison
Reply to  Markonikov
3 anos atrás

O regulamento prevê essa infração, certo? Então que se cumpra o regulamento.
O Hamilton é sensacional, não precisa ficar fazendo esse chororô.

Felipe Oliveira
Felipe Oliveira
3 anos atrás

A máfia ferrarista que agora se apodera da FIA e da F1 já estão dando as cartas para salvar a combalida Ferrari. Um de seus piloltos bate atras de outro, causando um acidente e o tirando da prova e nem sequer investigação é lançada…

Victor
Victor
3 anos atrás

Que tamanho era essa “Maribeia” que o Bottas reportou?

Andre
Andre
3 anos atrás

O erro do Sainz foi mais devido ao momento da largada, que é mais agitado. Acabou acelerando demais e não mirou direito.

Rodrigo Marques Vieira
Rodrigo Marques Vieira
3 anos atrás

Hamilton já fez isso várias vezes como ele mesmo disse. Já vi outros pilotos também. Querem calar o cara.

Juan
Juan
Reply to  Rodrigo Marques Vieira
3 anos atrás

Só falta falar que foi racismo dos comissarios…

Juan
Juan
Reply to  Juan
3 anos atrás

Que Bolsonaro o que. Aqui é Lula! Sempre fui!

Agora que o Hamilton está a um passo de falar que é racismo, está. Já está com a conversinha de que estao tentando parar ele. Da mais alguns meses e mais alguma derrotas e voce vai ver ele jogar essa carta. Vou voltar aqui pra te lembrar.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Rodrigo Marques Vieira
3 anos atrás

Existe uma reunião antes das corridas com todos os pilotos e a direção do GP, para discutir particularidades e regras da pista.
Hamilton sabia exatamente o local designado para o treino de largada.
Tanto que quando posicionou o carro no local certo, não perguntou para ninguém no rádio se ali poderia fazer o treino, ele reclamou que tinha muita borracha.
Saiu e parou em um local imprevisto, tão imprevisto e passível de punição que o inglês questionou no rádio se ali poderia.
Mas convenhamos é a mesma coisa que o Juha perguntar pro vovô Vartão se pode fazer xixi na pracinha. E o vovô retrucaria que é óbvio que não, o banheiro é ali onde está a fila dos amiguinhos.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Leclerc tirou Stroll da pista e nem foi investigado !!!!!!! Merecia pelo menos uma punição de 5 segundos. Mais estranho ainda é a Racing Point não questionar.

Hamilton: punição injusta.Ele já fez isso em outras pistas e nunca foi punido.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Seu comentário é mais ou menos.
100% certo sobre o incidente de Leclerc.
100% errado sobre a punição de Hamilton ser injusta.